Dissecando as Mentiras

O “Cel.” Dário César, nosso comandante anterior, “caiu”. Mas, quedas à parte, em paráfrase ao personagem fictício (que também fazia parte do oficialato superior) Tenente-Coronel Nascimento, a sua queda foi “para cima”. Ele agora é o “dono da bola”, apesar de ainda não estar claro se ele vai “deixar mais alguém jogar”.
Dias atrás, recebi um e-mail, elaborado por um suposto oficial da corporação que se intitula “O Cabeça de Haya”, e acredito que seja sugestiva e interessante a sua publicação. Através de uma babada entrevista dada pelo Coronel Holofote Dário César, o “Cabeça” dissecou o que ele próprio caracterizou como “mentiras”. Aqui vai um apanhado da...
RETROSPECTIVA DO COMANDANTE GERAL DA PMAL
SEGUE A RETROSPECTIVA DO COMANDANTE GERAL DA PMAL, segundo o blogueiro.
DISSECANDO AS MENTIRAS:
Mentira: 1. Conseguiu otimizar o policiamento ostensivo nas ruas, principalmente no horário das 13h a 01h, onde de acordo com os estudos da malha criminal, acontecem 80% dos delitos.
Verdade: A criação deste turno foi um verdadeiro desastre. O policial na capital cumpre apenas PBs de 15 minutos em lugares onde geralmente comerciantes estão localizados, são menos viaturas rodando nas ruas e o cartão programa arcaico engessa as guarnições. O índice de homicídios explodiu e os homens estão cada dia mais cansados, e com menor rentabilidade.
Mentira: 2. Realinhamento das escalas de serviço, criando o 3º turno, respeitando a folga dos policiais, com essa ação aumentamos em 50% o número e viaturas nos horários críticos, o COPOM que entrava com 60, hoje entra com 110 viaturas.
Verdade: Mentira deslavada. A folga dos policiais militares nunca foi tão desrespeitada quanto neste comando. O numero de PMs foi reduzido em Vtrs diminuindo a superioridade numérica das guarnições em relação a bandidos, ou seja: são na maior parte, 3 PMs pra atender ocorrências onde geralmente estão 4 a 5 elementos em dois veículos de apoio, oferecendo imenso risco de vida ao PM que vai atender a esta ocorrência. A folga nunca foi tão desrespeitada. O PM de rua, que antes no CPC atendia a uma escala de 12 por 48 horas, a muitos anos em vigor na policia, passou para uma escala de 12 por 24 horas (!!) de serviço e uma outra de 12 por 48, e em muitas unidades eles são escalados para serviços extras não remunerados. Agora vigora uma escala de 12 por 36, na qual o PM esta TODO O DIA de serviço em 12 horas, pois avança de um dia para o outro, trabalhando em serviço análogo a escravo.
Mentira: 3. A mudança em cargos estratégicos na corporação: Comando da Capital, Comando do Interior, Assessoria de Comunicação Social, Seção de Inteligência e Comando dos Batalhões da capital e interior).
Verdade: Essa mudança apenas beneficiou a panelinha do comando. Vide o desentendimento do anterior comandante com o subcomandante atual, que culminou com o seu afastamento precoce. Ademais, a mudança no comando do CPC desagradou tanto ao oficialato superior, quanto ao efetivo de rua, pois o atual comandante é mais moderno do que muitos comandantes de batalhões, rasgando o regulamento e acabando com a cadeia de comando por antiguidade, fazendo mais modernos comandarem mais antigos, ou seja: o poste esta mijando no cachorro.
Mentira: 4. Implantou um novo modelo de gestão na PMAL, focando as ações de policiamento na proteção ao cidadão.
Verdade: Tudo continua tão ou mais bagunçado do que já era. Tente impetrar um requerimento que não seja disciplinar ou tente ver cumprir o regulamento ao seu favor. As transferências estão sendo feitas em represálias a oficias e praças que não atendem a linha de comando do atual. Continua bagunçado, porem agora a bagunça é objetivada.
Mentira: 5. Acabou com a Padaria da PMAL(mais de 20 anos) e reduziu número de policiais na burocracia.
Verdade: O pão agora vem do sistema prisional. Onde os presos cospem na sua fabricação. O efetivo foi aumentado com cerca de 10 PMs que estão com restrição médica e não vão a rua. A burocracia está em sua maioria, com restrições médicas idem, e também não vão a rua.
Mentira: 6. Apresentou ao Conselho Estadual de Segurança o novo modelo de Corregedoria e Ouvidoria da PM, criando Patrulhas Correcionais.
Verdade: Aumentou o numero de PDOs e punições esdrúxulas e bestas, criando instabilidade na tropa e inaugurando uma era de temor. Nunca se puniu tanto, é verdade, mas nunca se puniu tanto subjetivamente. Um atraso ao serviço aqui, uma dispensa médica não homologada ali... Um conselho de disciplina por ofensa ao PUNDONOR ali... E, a propósito: o que seria uma patrulha correcional?
Mentira: 7. Obteve apoio do Conselho Estadual de Segurança para as mudanças de legislação e na organização estrutural.
Verdade: O mesmo conselho de segurança que disse através de documento oficial que oserviço público era abnegação e que se nós estivéssemos insatisfeitos que pedíssemos para sair. As mudanças formuladas pelo senhor comandante são um código de ética que proíbe o praça de fazer serviço extra fora da PMAL (em contrapartida da PMDF que permite) e que prevê mais de 120 punições diferentes, além de comprometer nosso salário prevendo punições pecuniárias. Seria a entrega total dos nossos direitos e garantias fundamentais ao comando da PMAL e a derradeira rasga na CF88.
Mentira: 8. Possibilitou a realização do Concurso para Oficiais da PMAL (três anos sem acontecer), sendo o mais procurado da UFAL2011, contando com 71 candidatos para 01 vaga.
Verdade: O pedido para formulação do CFO já vem desde três anos atrás, todos os anos sendo negado pelo governador do Estado que informou não possuir dotação orçamentária. Porém, em ano eleitoral, o mesmo foi feito. Aumentos anuais foram dados ao duodécimo da Assembleia e Tribunal de Justiça. O pedido e realização não é objeto deste comando, mas sim interesse dos anteriores, desde o coronel Rubens Goulart.
Mentira: 9. Redimensionou as áreas e missões de Batalhões da PM, agora com novas áreas de atuação e novo foco, a exemplos do Batalhão de Guardas, do Batalhão de Trânsito, do Batalhão Rodoviário e da Companhia Fazendária.
Verdade: O que esse comando é bom mesmo é de acabar. Acabou com a CIA fazendária. Acabou com o BPGd praticamente. Alterou a missão real do BPTRAN. Acabou com boa parte do efetivo do BPRv. Só não acabou com o BPA porque o IMA bateu em cima porque senão...
Mentira: 10. Retomou processo de promoções atrasadas na corporação.
Verdade: Promoções só tem para que é de “panelinha”. Os modernos estão sendo promovidos na frente dos antigos. O subcomandante geral tem apenas 22 anos de corporação e já chegou ao maior posto. As promoções de cabos e sargentos estão emperradas na justiça, capitães QOC denunciaram recentemente o jogo político que esta sendo feito e a negociata de promoções. Verdadeira desmoralização do processo das promoções, que deveriam ser graduais e sequenciais.
Mentira: 11. Otimização de ações de policiamento no interior do Estado, com operações mais frequentes e desarticulação de grupos criminosos, num trabalho integrado com a Polícia Civil.
Verdade: Quem esta trabalhando no interior é a PC. A PMAL esta apenas pegando carona. Quando o Cap. Rocha Lima estava aqui no interior, em união, ele estava realmente combatendo a criminalidade. Mexeu com políticos importantes e veja o que aconteceu. A polícia continua sendo capacho dos políticos locais do interior. Fato.
Mentira: 12. Resposta a sociedade, por meio de operações oriundas do disque-denúncia da PMAL: 3201-2000.
Verdade: Tente ligar para o telefone 190. Conseguem? Se não se consegue ligar para o 190, imagine ao disque denúncia. Agora se for para denunciar alguma guarnição que abordou alguém e esse alguém não gostou e abrir uma sindicância, isso sim, consegue-se.
Mentira: 13. Extensão do Programa Vem Ver a Banda Tocar para os bairros periféricos da cidade e interior do Estado, com o incremento de atividades de saúde para a comunidade.
Verdade: Pelo desejo desse comando, a banda de musica já haveria deixado de existir. A banda é maravilhosa, seus membros dão dignos de elogio.
Mentira: 14. Alterou a formação dos novos soldados incorporados na PM, que serão empregados nas Bases Comunitárias de Segurança a serem instaladas em Maceió e interior do Estado, eles sairão do Centro Formador com Cursos em Polícia Comunitária e Direção Defensiva.
Verdade: A formação dos PMs ainda é retrógrada e baseada numa cultura militar do medo e da subserviência. No CFAP os alunos são submetidos a tratamentos dispensáveis e aprendem a serem revoltados e quem pagará o preço será a sociedade.
Mentira: 15. Intensificou as ações de polícia comunitária.
Verdade: A polícia comunitária é idealização do Maj. Casado. Os policiais que ali trabalham são bons e lá estão no interesse de uma escala mais justa e menos estafante. Produzem resultados para não voltarem para guarnições convencionais.
Mentira: 16. Desenvolveu diversas operações com apoio Aéreo do BOPE no patrulhamento e nas operações policiais.
Verdade: Ainda não se sabe ao certo para que serve o apoio aéreo. O helicóptero da PMAL serve apenas para transportar oficiais ao interior. Ele não patrulha as cidades do estado diariamente a procura de ocorrências.
Mentira: 17. Intensificou os estudos da malha criminal para reorientar o policiamento, tanto na capital, quanto no interior.
Verdade: Alguém conhece algum grupo de estudo feito para esse fim? O que existem são grupos de estudo de caráter punitivo, visando escarafunchar o RDPMAL para encontrar punições por analogia. Existem estágios para elaboração de TCOs (que acho um absurdo por ser competência de polícia judiciária, acredito ser usurpação de função) e o próprio talão do TCO é autoexplicativo.
Mentira: 18. Implementou um maior rigor nas ações do policiamento em eventos esportivos (torcidas organizadas).
Verdade: Os ônibus continuam sendo depredados e as brigas de torcida organizada continuam. A violência nos estádios é um problema social no qual o Ministério Público deveria intervir extinguindo as organizadas. Enquanto as viaturas são direcionadas para o estádio, nas periferias a violência explode, os ônibus são apedrejados. A menos de seis meses, um menor de idade perdeu a visão por uma pedra atirada em um ônibus. Em dias de jogos, os coletivos não vão mais as imediações do estádio.
Mentira: 19. Realizou as Eleições 2010 (inclusive com a confecção de "Cartilha de Procedimentos" para todos os policiais que atuaram nas eleições) com êxito e apartidária.
Verdade: Espalhou o efetivo pelo interior, em zonas eleitorais diversas, com dias de antecedência, impedindo o voto em trânsito, dificultando a eleição de um representante da categoria como deputado estadual e federal. Ademais, é notório a ligação de membros do comando com deputados estaduais reeleitos, como Marcos Barbosa, exemplificando, no qual o comandante do CPC era assessor na Assembleia. Puniu-se vários PMs por apenas colocar seus carros no estacionamento do QCG e estes terem adesivos colados nos veículos, ferindo a lei eleitoral, o direito a propriedade a livre manifestação de pensamento.
Mentira: 20. Implementou maior rigor nas apurações das denúncias de corrupção policial nas operações realizadas pela PMAL.
Verdade: O pau que dá em Chico também precisa dar no Francisco. É Preciso abrir a caixa preta do CPC e do CPI para saber se vem, e de onde vem, e para onde vão as ajudas de custo dadas por muitos comerciantes a batalhões e a eventos, como forma de apoio. Corrupção é corrupção, se um PM aceita um refrigerante é corrupto. Se um comandante aceita meios para colocar policiamento para um evento, é tão corrupto quanto.
Mentira: 21. Contratos já assinados para aquisição de mais de 100 motocicletas, 1200 coletes balísticos, equipamentos de informática e 01 embarcação para o BPA, além da reforma estrutural e arquitetônica do Quartel Geral da PMAL.
Verdade: As motos vêm por convenio com a SENASP. Os coletes são da força nacional. A reforma do QCG é necessária, mas no interior as CIAs e BPMs estão caindo aos pedaços.
Mentira: 22. Apresentou a proposta do Código de Ética da PMAL ao Conselho Estadual de Segurança Pública.
Verdade: Um verdadeiro desastre! Não ouviu as associações e o código de ético nada tem. é grotescamente inconstitucional, opressor e limita a liberdade de expressão do militar. Militar da PM é assemelhado e não soldado em uma guerra.
Mentira: 23. Determinou rigorosa investigação no Colégio da Polícia Militar, sobre PMs recebendo Bolsa Família.
Verdade: Já admitiu em entrevista que possivelmente não há irregularidade em PMs receberem bolsa família. O colégio da PM precisa de investimento, pois está a beira de fechar as suas portas. Isso o comando não corre atrás.
Mentira: 24. Capacitação de mais de 300 policiais no Curso de Formação Complementar para Praças (Maceió e Arapiraca), que possibilita a promoção por tempo de serviço.
Verdade: As promoções estão emperradas. Esta semana houve a formatura de uma nova turma do CFCP e estes não foram promovidos. Mentira grotesca.
Mentira: 25. Publicação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária de Maceió, da Cartilha orientativa para criação dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Verdade: A ideia da cartilha é do secretário Pedro Montenegro. Mais uma vez a PMAL pega carona no que é criação alheia.
Mentira: 26. Ampliação das atividades do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), com mais de 20.000 alunos, capacitados no programa.
Verdade: O PROERD já existe a muitos anos e é uma exigência do SENASP para que alagoas continue a receber recursos para segurança publica.
Mentira: 27. Formalização do Termo de Cooperação Técnica entre o Batalhão de Polícia Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visando o reaparelhamento e a capacitação continuada dos integrantes da Corporação.
Verdade: Em verdade o interesse já demonstrado do comando, ao invés de cobrar do governador melhores condições para tropa, seria de colocar o BPA pra fazer patrulhamento ostensivo na rua, como fez com BPGd.
Mentira: 28. Redução no índice de homicídios, graças na redistribuição do efetivo em horários mais críticos, conseguimos nos últimos 04 meses, verificar os menores números dos últimos três anos, de acordo com os dados do IML.
Verdade: A maior mentira de todas. Os homicídios explodiram. Maceió e Arapiraca são as cidades mais violentas do País. Turistas são assassinados, moradores de rua são assassinados, o que levou a matérias nos principais jornais do País. Houve neste final de semana 26 homicídios e diariamente são mais de 4. Este ano quase 3 mil pessoas perderam a vida assassinadas em Alagoas. Os crimes de mando continuam. Palmeira dos Índios que o diga. A droga esta tomando conta do estado como um todo, e os acertos de conta por conta dela aumentando. Hoje já se matou gente em Alagoas, Amanha se matará também. É uma agressão a nossa inteligência dizer que os homicídios estão diminuindo.
Mentira: 29. Disciplinou a política de Comunicação Social na PMAL.
Verdade: Como se a ASCOM tivesse sido criada por esta gestão...
Mentira: 30. Realizou campanha institucional de difusão de uma Cultura de Paz em Alagoas.
Verdade: Acho que estava morando em outro planeta, nesta época!

1 comentários :

Anônimo disse...

VIATURA PARA POLICIAMENTO, NÃO TEM!
MAS PARA FAZER PROPAGANDA DA PM, NÃO PODE FALATAR!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver