Policial que rouba ou desvia recursos é o quê?

O texto "Senhor, tende piedade de nós", mesmo em tom hilário, é uma boa denúncia sobre muitas coisas vigentes na PMAL, mas lhes asseguro que esses tipos de situações inerentes a recursos que foram expostas são mais comuns do que se imagina, e não vão parar por aí. Ninguém quis ou vai querer colocar pra frente ocorrências como as apresentadas, por causa daquela velha história: "o cara também é coronel, se eu mandar apurar e o cara for punido, vou dar brecha para que em um futuro próximo isso possa acontecer comigo..." Entendeu a mensagem "subliminar", Zezinho?
Eu me lembro bem que no ano de 2005, quando o Cel. Coutinho assumiu a APMSAM, o antigo comandante era o Cel. Goulart. O Cel. Coutinho teria recebido a APM sem dinheiro em caixa, sem verba quase nenhuma e com a estrutura defasada. Decidiu-se então que seria feita uma auditoria sobre a receita da (famigerada) Taxa Acadêmica, pois "por baixo" a APM teria uma verba de aproximadamente 20 mil reais, fruto de: 33 cadetes 3º ano, 46 cadetes 2º ano, 46 cadetes 1º ano; sendo que nessas turmas tínhamos cerca de 25 cadetes de Sergipe, que pagavam DOBRADO. Então, na prática, eram mais 25 cadetes, além de cerca de 30 capitães do CAO e mais 30 oficiais superiores fazendo CSP, fora os delegados da Polícia Civil. Os cadetes pagavam 80 reais e nós, oficiais, pagávamos 120 (o que em outros termos é dizer: eu paguei mensalidade para estudar em uma "faculdade pública"). Façam as contas, somente com os alunos, e vocês vão saber de quanto era a "renda" da Academia...
Falou-se que iriam descobrir onde foi gasto toda essa verba gorda, sobre a qual não existia controle, nem prestação de contas para o comando e muito menos para os alunos. Pois bem, abafou-se o caso!(?) E nunca se descobriu aonde foram parar os quase 20 mil por mês ("vinte mil por mês", VÍRGULA, multiplique esse valor por 12 meses e se assuste com a cifra). Bem, teoricamente não se sabe aonde esses valores foram parar... Se é que eles "pararam" em algum lugar. O que é certo, e aí eu falo com propriedade e conhecimento de causa, é que até por xerox nós alunos (independente do posto ou do curso) tínhamos de pagar...
Uma das poucas prestações que eu tive acesso, isso porque um colega de uma PM coirmã que estava fazendo o curso comigo, me mostrou surpreso e perguntando a respeito do assunto, me assustou. Isso porque entre os pagamentos efetuados estava o gasto com "Herba Life" (isso mesmo, você não leu errado, Herba Life!). O engraçado é que eu não me lembro de ter consumido nenhum Shake da Herba Life no período do Curso (...) na APM...
Eu não entendo como, mas havia pessoas estudando conosco que sabidamente não se preocupavam com o assunto "destino das mensalidades". Tal situação chegou a ser interpretada, à boca miúda, como: "esse aí não deve estar pagando as mensalidades". Ironia do destino, tempos depois uma dessas pessoas ocupou o cargo de Comandante Geral e mais uma vez continuou sem se preocupar com o assunto. Meia década depois, podemos assim sintetizar esse episódio: entra ano, sai ano, entra turma, sai turma, e a história está se repetindo. Então, são por estas circunstâncias que eu sei que quem pegou o dinheiro das torres da TIM, por exemplo, por muitos anos vai continuar sem se preocupar com a justiça. Infelizmente!

5 comentários :

Jenésio, o Pecador disse...

Esses aí, nem com o pagamento do dízimo se salvam.

Anônimo disse...

Acho que já vi situação parecida no CFAP, acho que tem mais ratinhos que cobram taxas para manter instituições publicas que já são mantidas pelo estado. Na minha epoca de curso pagava uma taxa de 20 reais por mes para de manutenção do CFAP, mas não tinha nem papel para limpar as partes.

Uma Policial disse...

O Tenente Coronel Alcântara (imagina-se) sabe muito de informática, foi escolhido a dedo pelo Comando para apurar a responsabilidade dos autores dessa página conforme publicação em BGO. Então, vocês terão de fazer tudo para que o blog não seja ligado ao nome de ninguém, isto é, aos seus reais nomes (o que já vem acontecendo e muito bem, pois ninguém sabe ao certo quem sejam vocês e nem quantos vocês são ou suas reais patentes ou postos), mas também terão de tomar cuidado para que não tenham rastros em suas máquinas. Sacaram? Se vocês fizerem uma ligeira busca no Google, certamente vão encontrar um monte de informações sobre como criptografar o computador (leia-se, o HD do computador). Escolham um bom programa, façam o download no site baixaki, seguindo o passo-a-passo das recomendações (que também podem ser encontradas no Google), coloquem uma senha complexa (variando letras - maiúsculas e minúsculas - e números, tudo misturado), e depois é só esperar para ver se alguma coisa (nova) acontece por parte do Comando ou até mesmo por parte da SEDS. Façam isso, que dessa forma nem mesmo os nerds da Polícia Federal, que bem provavelmente serão solicitados, irão conseguir verificar os dados do HD dos suspeitos que certamente serão apontados. Quanto ao IP (Internet Protocol), desde que as suas conexões não sejam fixa, fiquem tranquilos que a IP (popular: Identificação Pessoal – do computador) muda sempre que a máquina é reiniciada. Contudo, não é bom enviar e-mails nem colocar textos no blog usando computadores de suas residências ou seus computadores portáteis, muito embora o endereço de IP do blogspot seja da Califórnia, USA. Usem lan houses (não repetindo as mesmas máquinas em sequência e evitando usar as que já foram usadas anteriormente) e shoppings. Se possível, tenham sempre a mãos um pendrive (também criptografado), com um programa tipo "CCleaner", para sempre limpar os dados deixados na máquina utilizada. Outra dica que dou é: a cada texto que vocês forem divulgar modifiquem a senha que foi utilizada no computador anterior. E a razão é bem simples: caso consigam localizar alguma das lan houses, a senha já terá sido modificada em outra. Eu imagino que essas recomendações devam ser desnecessárias, haja vista que em equipe vocês já devam ter levantado inúmeras questões inerentes à ocultação dos rastros e às devidas precauções. Por fim, e aí seria chover no molhado, o que eu tenho a lhes dizer é: TEM MUITA GENTE (COMO É O MEU CASO) QUE ESTÁ GOSTANDO MUITO DO TRABALHO DE VOCÊS E NÃO QUER QUE NADA LHES ACONTEÇA; RAZÃO PELA QUAL DEIXO EM FORMA DE COMENTÁRIO ESSAS RECOMENDAÇÕES. Para finalizar, o que mais eu tenho a recomendar é: sigam as mesmas táticas que o Capitão Mano utiliza, e isso não vai dar em nada PARA VOCÊS.

eu trabalhei no serviço extra do supermercado extra disse...

batinga estudou na escola do coronel brito
os dois ficaram com o dinheiro do supermercado extra e ainda prederam o soldado que foi cobrar o 100 rais da extra que o mercado pagou para ser dado a cada policial
o ministerio publico tem de investigar essa coisas

Adriano Nascimento disse...

Policial que rouba ou desvia recursos é BANDIDO LADRÃO!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver