A "Banda Boa" da pMAL

Poucas coisas orgulham um homem na vida, fazendo-o chorar. Dos poucos dias em que pude estar em casa, quando não estou respondendo pelas escalas arbitrárias de 12x24h e 12x48h, mal armado, em uma viatura sem as mínimas condições e num batalhão sem infraestrutura básica, com banheiros imundos e colchões fétidos e sujos, quando não (também) me vendendo em horas de folga num arriscado "bico" para poder pagar o colégio dos meus dois filhos – meus únicos tesouros e reais compromissos – me surpreendeu a figura do meu mais velho, à beira da minha cama, me pedindo com doçura:
"Papai, o senhor compra para mim um livro?"
Nossa! O quanto isso me orgulhou; mas me pôs a pensar: "E se um dia eu escrevesse um livro?". Quantas mazelas expostas e que já tive o desprazer e o nojo de presenciar haveria para ser ditas! Entre elas, cito a sensação horrorosa de ter dividido meu local de trabalho e compartilhado a mesma farda que hoje ostento com as piores "almas sebosas" que possa o amigo leitor imaginar! A saber: O (hoje sargento) que furtava combustível de viaturas pela mangueira do motor; ou o sargento que negociou a liberdade de um traficante por 2.500 reais; o Cabo que fazia PB noturnos em pequenas biroscas do interior e bebia a noite inteira, intercalando com os intervalos das rondas (e, como motorista da guarnição, arriscando a vida de todos os componentes). O soldado rapidamente promovido a cabo, porque toda a quarta-feira ia ao CFAP e buscava a feira que a DAL comprava com dinheiro público e entregava na casa do coronel (já reformado) e, aproveitando da oportunidade de ouro que tinha nas mãos, servia de pedreiro, encanador e marceneiro, até de copeiro e garçom nas festas da vassalagem explícita com o dinheiro do povo chegou a atuar, ficando sempre fora de escala e sendo, ao final, agraciado com a bela graduação.
Mas não é só no círculo das praças que sinto asco em ter partilhado o serviço, não senhor. Também já tive a desmoralizante missão de trabalhar com a aspirante FEM de Paripueira que tomou a pistola de um civil e tentou ficar com ela para si; com o Tenente (já é capitão) Ladrão de Cargas no alto sertão; com o Capitão que já faz vários anos vive na Assembleia Legislativa encostado, e de lá organizando a sua milícia de "bicos", arregimentando outros PMS, policiais civis e agentes penitenciários; Com o Capitão cujo sobrinho, soldado PMAL foi duas vezes preso em assaltos a casas lotéricas e ele acobertou e foi até a corregedoria tentar abafar; Com o Capitão "esquisitão" de Pilar, que quase causou o capotamento de uma Meriva ao apalpar as partes intimas de um soldado que estava dirigindo a viatura; Com o capitão noieiro do 1BPM e seus maus modos, frequentador assíduo (ele e seu Ford KA vermelho) das bocas de fumo do Vilage Campestre, fumando tranquilamente seu "cigarrinho de palha"; Com o Major Taradão do CFAP que assediava as FEMs, mesmo sendo ele casado.
Seguindo pela mesma linha de caracterização, e não poupando o restante: Com o Major (hoje Tenente Coronel em Maragogi) sempre fiel escudeiro do ex-proprietário do CPC (hoje governador-geral da PMAL) e seu principal elo entre os comerciantes de Maceió e a as "curucas" recebidas; com o TC "porta voz" da SEDS e sua língua ferina, sempre sobre o ombro direito do grande e supremo césar e sempre o acompanhando em suas viagens (sabe-se lá para que), a desrespeitar e desmoralizar ofendendo com palavras o comandante do corpo de bombeiros de Alagoas.
Com a TC comadre do "governador-geral" e seu capitão a tiracolo organizando as escalas com "muito carinho e equidade" fazendo seus subordinados trabalharem em desvio de função; com o Coronel Fechadíssimo que governa o CPC com sua "mão-de-ferro" de um lado, e com a sua "esperta e ligeira mão" de outro. Com o teórico coronel fechado e suas cartilhas mirabolantes e suas matérias orientadas à imprensa, a circular pela praia da avenida com sua moto pelas noites tépidas e a procura de um "ombro amigo" para conversar, quem sabe?
O que vale a pena salientar é que estes citados JAMAIS foram punidos, e fazem parte da chamada "banda boa" da PMAL. Existem outros, que ficaram fora dessa pequena lista, e aos que nesta condição se encontram, peço paciência, pois a memória deste cabo é falha, mas a língua, esta sim, continua afiada e quente de gemer!
E por último, mas não menos importante: Com o "Governador" Geral, Luciano Malvadeza e o "Dono da Bola", Dário, o César! Estes últimos principais responsáveis pelo acobertamento destes e de outros desmandos dentro da nossa caserna, abrindo seus PDOs, sindicâncias, conselhos de justiça e disciplina e licenciamentos "ex-oficio", estes sempre orientando a chamada "banda podre", que na cartilha destes neo-cardeais, são todos aqueles que não comungam e não cooptam com seus desmandos.
Saí ontem ao comércio e comprei enfim, o livro que meu filho pediu. Custou R$ 30,00, o resto do dinheiro que tinha no bolso para as eventuais despesas. Saí da livraria feliz e satisfeito, pois, apesar do mês continuar e do meu dinheiro ter acabado, ainda possuo a vergonha, o caráter, a dignidade profissional e o respeito dos meus pares, superiores e subordinados, algo que os integrantes da "banda boa" da nossa briosa já abandonaram a muito.

12 comentários :

Anônimo disse...

Ei cabo veio, fartou voce falar do Jojó, cumandante do BPE, o Jojó farinha azeda.

Anônimo disse...

Faltou o Cap e os Ten C.A do CPM que nao cumprem expedientes pois vivem nos cursinhos e nas facudades estudando e só tiram um serviço interno por mês, esses tbm pertencem a "Banda Boa da PM". Além das dezenas de oficiais que vivem na area de ensino da PM que desde cedo aprendem que ir para as ruas é muito perigoso e nunca são remanejados até pq tbm pertence a banda boa da briosa.

Sd PM 9....02 disse...

“Quando a gente não tem mais nada a perder, a única coisa que nos resta é a honra, e honra se lava com sangue.”

“Eu ainda tenho alguma coisa a perder!”

Cabo Êta, o que entrega mesmo! Sem boquinha! disse...

Deixa eu ver se eu adivinho quem sao as figura: os praça eu nao vou cabuetar poque praça é praça, mas os oficiá xeu ver se eu sei quem são: a aspirante eh a isabé, o capitaum que surrupiava caiga é o israé? E o capitao dus bico é o tá de Elisiário? Afe... O que ajeitou o subrinho ladrão é o Capitão Barcelos? Eita que esse é farinha azeda. O iskisitaum é o Bonfa, na certa! O noieiro deve de ser aquele tá de savile, e o major barrão é o tá de carvalho?
O major de maragogi curuqueiro é com certeza o Ney, O da defesa social o tá de maxsuel, eitcha bicho metido a importante sem sê! Tem tomem eu acho a major fatima do escolar, o capitao usulino, corone batinga e seu batinguru.. e o corone mario minino que de bestinha nao tem nada... ave que tem tanto bom elemento que ajuntando tudo num da dois real, viu? eu num me aguento, eu entrego mesmo, que eu sou cabueta....

Anônimo disse...

Muitoooo bommmmm!!!!!!!

Estimulante!!!

Anônimo disse...

Tá de Parabéns!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Em nome dos oficiais exijo retratação imediata, esse cabras num tem o que fazer, ficam inventando histórias contra os oficias mais honestos, bondosos, operacionais e populares que essa corporação já teve, viva a lulú e a Dadá.

Anônimo disse...

Esse blog não pode parar! Só assim pra gente saber o que de fato acontece na nossa P-MÁ!
Estou passado:@
Só gente de bem e nós que somos "pestes"


Senhoooooooorrr, tende piedade de nós!

Anônimo disse...

O Maj taradão é o carvalho? o que arrastou a isabé quando era praça e cadete?

viiiixiiiiii

Anônimo disse...

E do oficial que trabalha na auditoria Militar e foi presenteado com um cargo MAJOR, Cap Barros o subserviente, na "Corregedoria" pra selar a amizade com o Auditor Militar ninguém fala né, e sua esposa Sd Fem trabalha em um cargo burucrático.

Anônimo disse...

homi! faltou dizer do coroné que se aposentou rapidinho porque não aguentava da punição que levou por ter tomado um gogó do travesti e não quis pagar! coisa feia Edvaldo!

Anônimo disse...

MAS É ISTO MESMO OS MAU POLICIAL(MAZELAS) DA VIDA LEVA SORTE,EU TRABALHEI COM UM QUE COLOCAVA OS SUBDINADO EM FORMA PARA FALA DE ROUBO DE PEÇAS, NO FINAL O LADRÃO ERA ELE...DURMA COM BARULHO DESSE, Ñ DEU EM NADA, TÃ REFORMADO, NOSSA BRIOSA TEM QUE SER PASSADO ALIMPO, PENA QUE EU JÁ FIZ 30 ANOS,VOU TORCER PELOS MEUS FILHOS E NETO.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver