O descaramento dos tratamentos desiguais

Alguns dias faz, os amigos devem ter lido a respeito do João, Soldado PM que foi para o exterior fazer seu mestrado em direito e que teve, após necessitar ir até a instância judiciária buscar seu direito, por conta da inércia do nosso "supremo líder", seu desejo sustado pela Procuradoria Geral, em conluio com uma obscura decisão de um desembargador reformando a decisão anterior, cujo comando-geral, "mordidinho de raivinha", procurou cumprir a risca, inclusive determinando o retorno do Soldado (num prazo de 72 horas) imediatamente ao seu serviço.
Ao mesmo tempo, e diverso a isso, o tratamento aos "mui amigos" e aliados continua causando arrepios a todos os que andam corretamente na caserna e que agora têm a certeza de que esse pessoal não tem mais limites: o nefasto e detestado (palavras de vários colegas de farda do terceiro batalhão que já estão dando graças a Deus pela chegada do humano TC Bittencourt, apesar de lamentarem que junto as transferências de praxe o "Capitão Anax" não tivesse ido no bolo) Tenente-Coronel Sampaio foi (sem objeções, evidentemente) frequentar o CSP – Curso Superior de Polícia – no Rio Grande do Norte, mas que acontece concomitantemente em Alagoas e levou consigo na bagagem além de seu salário de R$ 10 mil reais, mais R$ 45 mil limpinhos, limpinhos sob a forma de diárias para custear a sua "estadia". Esta hora deve estar feliz e contente surfando sobre as dunas do morro do careca, em Natal. Pois é... PEIXE é PEIXE!
Não bastasse os fatos anteriores, hoje mais um escândalo cantou em BGO, especificamente o BGO 079 de 28 de Abril, rasgando os regulamentos da quase Bicentenária pMAL e debochando visivelmente de todos os membros da Briosa: a viagem da "comadre" TC Fátima Escaliante para "frequentar o Curso de Polícia Comunitária em Israel". Pior que isso, somente a justificativa para o afastamento da "comadre" do País, que não poderíamos deixar de postar para os amigos leitores:
Trocando em miúdos: a "Comadre Fátima", TC promovida por ESCOLHA, está indo para Israel realizar um curso de Polícia Comunitária, em detrimento ao profissional que realmente implantou o sistema de Polícia Comunitária (mas que não faz parte da panelinha do comandante-geral), o Major Casado, e ainda frisa a assessoria do comando que "...a capacitação profissional, hoje, é a alavanca propulsora de qualquer instituição." (grifo nosso)
Pode parecer piada, mas não é. E se o for, os palhaços somos nós, praças e oficiais que não fazemos parte da cúpula e dos amigões que circulam e enchem a barriga com o poder que desfrutam na nossa instituição e nos meandros do governo.
Por entender pouco de Leis, telefonei para nosso advogado, o Doutor Júlio, que me explicou e me relembrou que no nosso estatuto e em nosso regulamento disciplinar existem as seguintes partes:
No EPMAL (Estatuto da PMAL)
CAPÍTULO II
DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES
Art. 31. São deveres dos militares aqueles emanados de vínculos racionais e morais que os ligam à comunidade e a segurança, compreendendo essencialmente:
...
IV - probidade e lealdade em todas as circunstâncias;
...
(Probidade, o doutor me explicou que seria a honestidade e a honradez)
E no RD para o Mal
CAPÍTULO III
DA ÉTICA POLICIAL MILITAR
Art. 8.º - A honra, o sentimento do dever, o pundonor policial militar e o decoro da classe impõem-se, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância dos seguintes preceitos:
I - amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal;
II - exercer, com autoridade, eficiência e probidade, as funções que lhe couberem em decorrência do cargo;
...
V - ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados;
VI - zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico e, também, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum;
...
Então, cuidado comandante! Pois o mesmo regulamento que o senhor usa para punir seus subordinados se levado ao pé da letra mostra que o senhor fere a ética, o sentimento do dever e o pundonor policial militar com suas atitudes e que, se levar mesmo ao pé da letra, o senhor deveria ser afastado de suas funções como comandante geral e ser submetido a conselho de justificação para avaliar as suas condições de permanecer na PM. Já pensou senhor comandante, o senhor ser submetido a aquilo que o senhor gosta bastante de fazer com os seus subordinados e até deseja fazer com seus pares? Pense um pouco, comandante! Pensar não dói e nem paga imposto.
E para ilustrar como o trato do "todo poderoso" é distinto entre amigos e outros (para não dizer entre oficiais-peixadas e praças) veja a publicação, também em BGO:
Portaria nº "X"/2011 -CG/DP/2
O Comandante Geral no uso de suas atribuições legais e considerando a decisão judicial exarada nos autos do Agravo de Instrumento pelo Desembargador Dr. "X", tombado com o nº "X", onde revoga imediatamente a concessão de Licença para estudos – Curso de Mestrado em Direito na Universidade de "X", em Portugal, pelo período de 1 ( um) ano e 6 (seis) meses. Resolve: revogar a licença para estudo do Sd PM Mat. "X", nº "X", João pertencente ao "X", devendo o mesmo apresenta-se num prazo de 72 horas a sua OPM de origem. Em consequência a Diretoria de Finanças e o CFAP tomem conhecimento e adote as providências pertinentes ao referido Policial Militar.
Quartel em Maceió/AL, 07 de abril de 2011
Luciano Antônio da Silva – CEL PM Comandante Geral da PMAL
O que me leva a crer, leitores, que as leis para os donos da polícia, servem apenas para os que não fazem parte de seus círculos de poder, e que o direito de se capacitar é válido apenas para os amigos e agregados do Supremo Mandatário da pMAL.
Agora, mais do que nunca, devemos nos mobilizar e cobrar a IMEDIATA SAÍDA tanto do Secretário de Defesa Social, quanto do Comandante Geral e em acontecendo isso, torcer para que muita água e sabão, acompanhados de vergonha na cara, ética e dignidade próprias sejam para nós suficientes para limpar a podridão de nossa instituição.

13 comentários :

capitão renegado disse...

Enquanto isso agente que não é peixe só leva fumo1!!!!Um dia esse Comandante e sua panelinha saem, ele não é eterno, ele não vai aguentar o aquartelamento não!

Anônimo disse...

Informo que um nobre colega da rp requereu ao comando para frequentar o curso caveira no rio; salientado que todos os gastos seriam do policial, inclusive o mesmo iria vender sua arma para custear sua estadia no rio. Mas como o mesmo não faz parte da panelinha ...adivinha ,foi INDEFERIDO como seguinte parecer: que o referido constantemente está disponível em nosso estado , mencionado o CATE. Então os cursos dos coronéis CSP E POLICIA COMUNITARIA também deveriam ser indeferidos, pois estão disponíveis em nosso estado. IMPARCIALIDADE DO COMANDO É INEXISTENTE ... LAMENTAVEL.

Anônimo disse...

Informo que um nobre colega da rp requereu ao comando para frequentar o curso caveira no rio; salientado que todos os gastos seriam do policial, inclusive o mesmo iria vender sua arma para custear sua estadia no rio. Mas como o mesmo não faz parte da panelinha ...adivinha ,foi INDEFERIDO como seguinte parecer: que o referido curso constantemente está disponível em nosso estado , mencionado o CATE. Então os cursos dos coronéis CSP E POLICIA COMUNITARIA também deveriam ser indeferidos, pois estão disponíveis em nosso estado. IMPARCIALIDADE DO COMANDO É INEXISTENTE ... LAMENTAVEL.

Anônimo disse...

Essa é a minha poliça!!
Senhor tenha piedade- só um pouquinho- de nós!

Anônimo disse...

Vamos pra praia domingo nos manifestar!!!!!

Zero um e Zero dois, as coisinha do sertão disse...

Ahhhhhh eu sei quem foi esse Jusé!!! O sordado de policia é um carcassa da gota, preparado, selva. Mai o Capitão Braga, junto com o Tenente Patriqui, mais o Jajatoba se ajuntaram e desligaram o sordado jusé do CATI, o cati panelinha que ajeitava um e tirava outro, o CATI golinha né? ahhhhhh sei, o mermo cati que o tenente bruno da RP e o tenente ratinho supermause (jorge) desmaiaram e deveriam ser desligado neh? ahhhhh sei... Os panelinha né? Ah, e ainda indeferiram o requerimento do praça num foi? Ah sei o que é, é medo porque nao amarram a chuteira do praça neh? sei como é... o praça tah cagando e andando pra vcs viu, seus CATIANO DE PLAIMOBIL? Vcs tres (O cap e os tenentes) sao tres caba muito de PEIA!

Anônimo disse...

ESSE PRAÇA FOI PRIMEIRO COLOCADO NA ULTIMA EDIÇÃO DE BP 60 O CARA É CASCA GROSSA! O J. N BOTOU OS OFICIAIS DA MESMA TURMA TUDO NO BOLSO.

Pracinha disse...

Essa é a nossa puliça. Senhor, tende piedade de nós!! Ministerio Público, olhe umm pouquinho para nós!!

Anônimo disse...

Que pena conheço esse soldado.O mesmo é altamente preparado.Facilmente traria o curso caveira do rio no peito.O que a inveja não faz.

Anônimo disse...

minha gente parem de reclamar peixe é peixe, tão reclamando porque num são, eu num reclamo, tenho minhas mordomias, azer o que né

Anônimo disse...

TUDO ISSO MOSTRA QUE A "OXIGENAÇÃO DA PM" PREGADA PELO "DUBLE FACE" DÁRIO CÉSAR PARA ASSUMIR O COMANDO É UMA DAS MAOIRES BALELAS DOS QUASE 200 ANOS DA PM. NA VERDADE, ESTAMOS TODOS SUFOCANDO. QUANTO A TC ESCALIANTE, QUEM NÃO SABE QUE ESSA "BOM VIVANT" É UMA MAMADORA DA MAIOR QUALIDADE? ESPERAMOS QUE ELA FIQUE AO ALCANCE DO MÍSSEIS DO RESBOLAH NA FAIXA DE GAZA, OU ENCONTRE UMA MULHER BOMBA BEM EQUIPADA. CALMA! NÃO QUEREMOS QUE ELA MORRA, MAS QUE VOLTE ARREPENDIDA DE SER AMIGA DA DUPLA DADÁ/LULU. ALIÁS, MUI AMIGOS...PRA FINALIZAR POR ACÁ, O VELHO DITADO "QUEM TRABALHA COM MEL LAMBE OS DEDOS" MOSTRA QUE ESSE COMANDO TAMBÉM GOSTA DE MEL... MAS LAMBE OS DEDOS ÀS ESCONDIDAS E ESCONDE AS LAMBIDAS ATRÁS DO RDPMAL, DA PERSEGUIÇÃO, DO TERROR, E DAS POMPOSAS PALAVRAS DITAS AOS OUVIDOS SURDOS DO PODER. SE LIGA TÉO, MUITO GOVERNADOR JÁ SE ESTREPOU POR CAUSA DESSE TIPO DE ALIADO. UI DADÁ... AI LULU!

Dalai Lama disse...

Atitudes como estas são normais entre alguns oficiais, até porque, este "oficiais", não gostam de "praças" que procuram crescer intelectualmente. Para eles, quanto mais ignorante for a "praça" melhor de comandar, de manobrar.

Anônimo disse...

Esse pm que foi fazer um curso em portugal éum amigo meu.CONHEÇO SUAS FILHAS ESPOSA DESDE DA EPOCA QUE TRABALHAMOS NA BICICLETA E JÁ HAVIA OFICIAL O TEN ANIBAL QUERENDO O PREJUICAR,POIS COM CERTEZA ESSE VAI SER UM GRANDE PROMOTOR.meu amigo vç sabe quem disse isso de vç.COnfie em DEUS e vç chega lá,JOÃO!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver