O pescador de ilusões e a destruição de sonhos

Meus dois neurônios se agitam. Enquanto um tenta entender o que está acontecendo com a nossa corporação e os rumos que ela deveria tomar, algo que nos decepciona e entristece quase que todo dia, o outro briga com a música e chora.
Se meus joelhos
Não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé
Que me traga fé
Antes de ser policial eu conclui um curso de nível superior, bem como fiz outros cursos de menor importância e expressividade, ou seja, eu procurei me qualificar para me inserir no mercado de trabalho assim como para me realizar profissionalmente, e somente depois que agreguei esses valores à minha vida é que eu decidi ingressar na Polícia Militar para realizar um sonho de infância.
Se por alguns
Segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol
Eu me tornei uma policial porque acreditava na justiça, porque eu pensava em ajudar as pessoas, porque eu pensei que poderia aplicar o conhecimento acadêmico, porque o meu pai despertou em mim tudo de bom que eu imaginei que a polícia fosse.
Ainda assim estarei
Pronto pra comemorar
Se eu me tornar
Menos faminto
E curioso
Curioso...
Durante o meu curto tempo na PM eu me dediquei de corpo e alma à atividade policial, abdicando de todos os valores que ralei para agregar nos cursos que fiz, relegando todo o investimento sacrificado que a minha família fez na minha formação, isso porque nada do que eu aprendi é aproveitado pela Corporação. Infelizmente, algumas pessoas do meu próprio ambiente de trabalho conseguiram destruir a vontade que eu tinha em seguir carreira.
O mar escuro
Trará o medo
Lado a lado
Com os corais
Mais coloridos
Em relação ao fascínio que eu sentia em ser da Polícia Militar, hoje eu penso muito mais em sair assim que tiver uma chance que seguir carreira, independente do valor que eu possa ter como aposentadoria.
Valeu a pena
Êh! Êh!
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões
Hoje eu penso que poderia ser muito mais útil à Corporação se os nossos comandantes realmente tivessem uma visão de otimização e aproveitamento dos valores acadêmicos que parte da tropa tem, ao contrário das diretrizes adotadas. Eu desempenho as minhas funções nas ruas, basicamente tirando PO, sendo assim um "arquivo morto". E a fundamentação para esse entendimento é bem simples: temos bons soldados nas ruas defendendo a sociedade, o que para tanto não é preciso conhecimentos acadêmicos e sim práticos, mas não temos profissionais verdadeiramente qualificados em setores estratégicos, tais quais o CHPM, onde apenas três praças que são lotados lá tem formação superior na área de saúde, e a corregedoria, onde menos de 5% do seu efetivo tem formação jurídica. Isso nos revela que há um sub-aproveitamento dos valores inatos na caserna em diversas áreas.
Valeu a pena
Êh! Êh!
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões
Eu desisti de tentar ser transferida para o setor onde tenho qualificação acadêmica. Eu aprendi que, no caso das mulheres, a corporação prima mais pelos valores estéticos ou então submissíveis, que pela formação que a tropa venha a ter. Por essa razão, hoje eu apenas cumpro a carga horária. "Mas então por que você escreve neste blog?", irão perguntar. Simples! Apenas para desabafar meu descontentamento e a minha decepção, e talvez, quem sabe, fazer algo de bom enquanto estiver por aqui. "E então porque você não larga a polícia?", perguntarão outros. Esse momento está pra chegar, tenham certeza. Falta apenas mais um pouco até que o concurso que eu estou esperando abra inscrição, e então até nunca mais, PM.
Se eu ousar catar
Na superfície
De qualquer manhã
As palavras
De um livro
Sem final!
Desde que eu me tornei policial militar eu fiz tudo que pude para ser uma boa policial, inclusive até investi na realização de diversos cursos, aquisição de material tático e treinamento. Mas, para quê, se nem mesmo quando a gente tenta fazer Estágio de Adaptação pela Força Nacional a gente consegue, pois só quem vai são os peixes? Como tudo tem um preço, o preço que a Corporação vai pagar pela gestão dessas pessoas que estão aí comandando atualmente/ultimamente é a perda de valores que, mesmo não ganhando tão bem como policial militar, fazem o que fazem pelo amor que tem pela profissão. Pode ser que um dia isso mude, até lá muitos sonhos já terão sido sepultados, muitos militares terão ido buscar a felicidade em outras instituições que certamente os valorizarão.
Sem final!
Sem final!

7 comentários :

Anônimo disse...

Vamos participar das manifestações de balaclava ou máscara de carnaval, vamos fazer uma manifestação pra chamar a atenção da mídia nacional. Uma ótima idéia, vamos divulgar isso. Em Breve estará no JORNAL NACIONAL "POLICIAIS DE ALAGOAS FAZEM MANIFESTAÇÃO SEM MOSTRAR O ROSTO, TEMENDO REPRESÁLIAS". ÓTIMAAAAAAAA IDÉIA, DIVULGUEM, DIVULGUEM, DIVULGUEM, DIVULGUEM, DIVULGUEM, DIVULGUEM. VAMOS A LUTA COMPANHEIROS!!!

Uma Policial disse...

Cara amiga, isso que você está nos relatando não é uma exclusividade apenas da nossa Corporação, pois como há de se verificar nos links a baixo, a podridão vai além. O que há em comum entre o que vemos a nível de Alagoas com as demais Polícias Militares, é que isso é uma coisa arraigada nas demais PPMM, algo que pode ser perfeitamente confirmado na Força Nacional, que foi criada para ser a Elite das Polícias Militares do Brasil. Então, pergunto: essa é a nossa “elite”? Eu quase não acreditei quando li sobre isso no teor das matérias dos links a baixo. Infelizmente, cara amiga, são esses os salvadores da sociedade brasileira, em especial da sociedade alagoana, os quais atuam contra a violência sem freios do Estado! São esses mesmos militares que, se por um lado são pagos para combater a criminalidade, por outro são os principais causadores de assédios sexuais, nepotismo, pedidos de suruba, tráfico de influência, cargos para peixadas... Talvez seja por isso que a cúpula da SEDS em Alagoas gosta tanto da Força Nacional...
Leia o teor dos links e tire suas conclusões das denuncias.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/escandalo+sexual+causou+polemica+na+forca+nacional+em+2009/n1300097427839.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/forca+nacional+e+senasp+se+tornam+reduto+de+nepotismo/n1300097408398.html
http://ultimos egundo.ig.com.br/brasil/forca+nacional+vira+forca+gaucha+de+seguranca+publica/n1300097426656.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/forca+nacional+nao+indica+profissionais+nem+discrimina+diz+assessoria/n1300098080017.html

Quem puder, ou quem quiser, encaminhe essas informações para os órgãos de imprensa aqui no nosso Estado, pois essa verdade deve circular.
Depois, ainda dizem que a Força Nacional é tropa de Elite...

JORGE DA PONTA DA TERRA disse...

VCS DUAS DÃO PARA FAZER UMA BELA TABELINHA

Jenésio, o Pecador disse...

Eu acho que a FN está mais para "Farsa Nacional"

Sd Fem do Batalhão de Guardas disse...

Oi "Ana" passando para te deixar um beijo e dizer que estou sempre por aqui acompanhando as suas matérias.
Sou sua fã.
Ass: Sd Fem do Batalhão de Guardas

Andressa Carvalho disse...

Adoro as suas matérias, querida.

Anônimo disse...

Adoro suas materias, cara Ana, e todas as demais!
Sd Fem QCG

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver