CFP/BM: OS ALUNOS PEDEM SOCORRO!‏

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelos e-mails nos parabenizando pelas postagens, um trabalho que, conforme declarações dos leitores, "é feito com muita propriedade e deixa a todos informados de tudo que ficaria nos bastidores senão fosse o blog".
Assim, agradecida pelas palavras dos leitores, eis que esta escritora trás com muita indignação algo que, da mesma forma que no caso do coronel Lima Júnior, foi descoberto "sem querer".
Estes dias, após terminar as aulas do CFAP, se é que podemos chamar aquilo de aulas, dirigi-me ao ponto de ônibus que fica nas proximidades do SESI, depois do antigo HGE, sentido Praça do Pirulito. Foi quando ouvi uma conversa entre os alunos do CFP, no caso, do CFP/BM.
Em meio às tantas informações que pude apurar, o que ficou claro é que ainda restam 10 alunos no referido curso que deveria estar acabando, se não fosse a (in)eficiência do componentes do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE) do CBMAL.
Pelo que pude ouvir, os alunos vêm sendo tratados como ouvíamos falar há décadas atrás, e que ninguém gostava de ser tratado daquela forma, somente se sujeitando a tanto para não perder o curso; ou seja, é aquela velha frase: NADA MUDOU (nem mesmo no CBMAL)!
Uma das maiores reclamações dos alunos é que os mesmos são obrigados a marchar na lama, mesmo já tendo pago ordem unida. Outro fato que os incomodava bastante, é receberem diversos tipos de apelidos degradantes a qualquer ser humano. Fora isso, outra situação desnecessária e revoltante é o fato de que os alunos vivem pagando flexão e outros castigos físicos como forma de punição, sendo que algumas vezes ainda são punidos também com revista, faxinas etc., não se respeitando nem a hora da refeição.
O que mais me causou revolta foi que, em dado momento da conversa, o aluno revelou para o colega que já não estava aguentando mais, pois "mais uma vez ele não foi liberado para o almoço no horário", haja vista que ficou por mais de uma hora sem fazer a refeição no horário devido, como forma de punição, algo que ocorre a bel prazer... Pois as perseguições estão DEMAIS.
Antes de pegar o ônibus, ainda deu tempo de ouvir o nomes de alguns dos militares do Corpo de Bombeiros que mais estão causando transtornos nos alunos. São eles:
Sgt BM Lucas Barreto (que até uns 4 anos atrás era soldado e agora é um dos maiores perseguidores dos recrutas); Sgt BM Lima Santos (outro que até uns 4 anos atrás era soldado e agora "paga de mauzinho"); e Sgt BM Nobre (uma "lenda", melhor dizer um "peça rara" no CFAE).
Aproveitamos o momento, e enviamos essa denúncia para o Cb BM Rogers Tenório, vice-presidente da ACS, ocasião em que solicitamos que o mesmo procure checar essa informação que está ocorrendo no CBMAL, e, diante da confirmação, cobre providências do coronel BM Neitônio Freitas, Comandante do CBMAL. Desde já, também informamos que no CFP/PM, assim como no CFCP/PM, a situação não difere em nada, além do que o que causa mais revolta é a TAXA ESCOLAR.
Cb BM Rogers Tenório, estamos esperando o retorno do seu contato sobre esta situação.

14 comentários :

Soldado Pfem Ana disse...

E para não dizerem que eu apenas sei falar mal, aproveito o momento para parabenizar o "Projeto Bombeiro Mirim Canta com a Banda do CBMAL". Algo que faz com que esqueçamos que no CBMAL as coisas também não são mil maravilhas.

Sebastiana Lúcia disse...

Soldado Pfem Ana, é triste, vergonhoso, ver um militar com a postura ora apresentada pela senhora.Se não há o que temer, por que esconde seu rosto?
Não acho justo usar nomes de terceiros para fazer uma denúncia, que pelos detalhes e características atribuídas aos citados, parece ser sua e de mais ninguém. É vergonhoro, soldado, mentir e tentar prejudicar aquelesw que com muita luta estão seu lugar na corporação e sentem-se por isso muito honrados, principalmente pelas instruções e lições, também de
vida, passadas por seus instrutores. Se a denúncia é sua, deveria tê-la feito em sua época e não falar por pessoas que não conhece, inventando uma história absurda, tentando denegrir a imagem desta corporação tão
respeitada por todas as pessoas de bem.

Soldado Pfem Ana disse...

Dona Sebastiana, no caso da postagem acima, sobre o CBMAL, eu realmente ouvi os alunos falarem o que foi postado, bem como falei com eles. Ademais, num universo de 10 alunos, de que forma a senhora acha que eu deveria levar a informação? "Um dos alunos me disse..."

Toda semana chegam diversas denúncias na nossa conta de e-mail, e estas informações somente são postadas depois de confirmado o teor das denúncias. Nesse sentido, a senhora quer que a gente chegue e diga "fulano" (citando o nome verdadeiro) escreveu pra gente dizendo "isto" ou "aquilo", sem nem ao menos confirmar?

A gente até que poderia fazer isso, mas perderíamos a credibilidade, além do que – no que se refere às estorinhas – lembre-se que pela "cultura" da nossa tropa, bem dizer do nosso público, temos de "CRIAR UMA ATMOSFERA" para levar a informação. E a senhora como educadora sabe disso melhor que eu.

Entre em contato conosco através da nossa conta de e-mail briosaemfoco@hotmail.com, que lhe enviaremos algumas das informações que nos são repassadas. Algo que, tenho certeza, a deixaria estarrecida e – não estranhe – até mesmo envergonhada.

Quanto à foto da máscara, a senhora não acreditou que aquela fosse uma foto minha, não foi? No que se refere ao meu perfil a única verdade é a sobre o meu nome, que no caso tem "ana", razão pela qual para minha família sou chamada de "Aninha".

Por fim, não sei se a senhora percebeu, mas a nossa página é uma página de denúncias que visam coibir os abusos existentes nas corporações militares de Alagoas, em especial a PMAL. Daí o nome da página: Briosa (de Polícia Militar) em Foco. Nesse sentido, não é de se esperar que apareçamos explicitamente, não é mesmo? Ou seja, "temos sim o que temer".

Estaremos esperando o seu e-mail, para que possamos nos conhecer melhor. Atenciosamente, Soldada Ana.

OBS: acesse o nosso "quem somos", e o "quem é" da página http://briosaemfoco.blogspot.com/2011/01/policiais-militares-de-alagoas-lancam.html, bem como acompanhe as nossas postagens para conhecer-nos um pouco melhor. A propósito, em uma das nossas próximas postagen estaremos denunciando (com uma outra historinha) dois oficiais da PM. Garanto que, para alguém graduada em literatura, como é o caso da senhora, será algo bem interessante.

Estarei esperando o seu contato, querida. Obrigadinha!

maceioman disse...

Isso é o de menos, faltou o principal!
O CBMAL não pode arcar com os custos de Alimentação e Fardamento dos alunos, conforme rege a lei, então o que acontece? Os Alunos têm que pagar tudo do próprio bolso!!!

andreiabrasil disse...

PESSOAL DO BOMBEIRO TEM UM CORONEL GATUNO DO BOMBEIRO QUE ESTAR FAZENDO ELE MESMO DOAÇÃO DA GASOLINA DA VTR PARA O CARO DELE DEPOIS EU VOU BOTAR A PLACA DO CARRO DELE EU VOU TIRA FOTOS DEPOIS EU MANDO

Sócio da ASSOMAL disse...

Essa matéria deveria ser endereçada a todos os presidentes de associações, mas concordo que tenha sido encaminhada a Associação de Cabos e Soldados, na pessoa do seu vice-presidente. Contudo, será que eles vão responder? Acho muito difícil!

Anônimo disse...

Não só os alunos, a maioria dos soldados que se formaram agora tb teve que arcar do próprio bolso a farda.

Anônimo disse...

Os referidos militares são profissionais de alto gabarito, não creio que essas denuncias tenham fundamento, Formação é sempre complicado mesmo!

DESCOBRINDO A VERDADE disse...

PELO QUE TÔ VENDO ESSE BLOG DE NOME BRIOSA EM FOCO É UM CENTRO DE MENTIRA, A PROVA É ESSA SENHORA ACIMA A DONA ANA QUE ESTÁ FALANDO A VERDADE, VCS DO BRIOSA EM FOCO TEM QUE PARAR DE ILUDIR OS COITADOS DOS NOSSOS COMPANHEIROS COM SUAS MENTIRAS, VCS COLOCAM A MATERIA DO JEITO QUE VCS QUEREM E OS BURROS ACREDITAM EM VCS, PAREM COM ISSO, IMPRENSA É COISA SÉRIA, PAREM DE BRINCAR DE JORNALZINHO, VCS QUE INVENTAM TANTA MENTIRA DE MUITOS HOMENS DE BEM, VCS DEVIAM RESPONDER POR CALUNIA E DEFAMAÇÃO, PAREM DE QUERER NOS ILUDIR, BANDO DE QUEM NAO TEM NADA O QUE FAZER !

Anônimo disse...

Não acredito que esses profissionais que também com muito orgulho foram soldados tenham feito algum de errado. A disciplina, saber lidar com o estresse emocional e o esforço físico são requisitos fundamentais na formação de um bombeiro, pois são esses requisitos que serão exigidos no seu dia dia de trabalho. Não é fácil formar profissionais principalmente, pois o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país, então antes de escreveram calúnias procurem realmente a verdade, pra não está incriminando pessoas honestas que com orgulho e esforço também foram bons soldados e procuram passar isso aos outros.

CBMAL disse...

Alunos do Curso de Formação do CBMAL comemoram aprendizado

Por José Augusto

Os alunos do CFP, Curso de Formação de Praças, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) estão ansiosos por estarem em sua penúltima semana de aula para conclusão do curso e passarem a serem bombeiros de fato. Todos comemoram o grande aprendizado, toda a bagagem técnica adquirida durante os meses de curso e que servirão para a vida toda, tanto na Corporação como em suas vidas fora dela.

Alcançar conhecimento suficiente para ajudar vítimas em situação de risco não é uma tarefa fácil, mas quando se tem força de vontade e amor pelo que se faz tudo se torna palpável. Eles acreditam que toda a experiência obtida durante as instruções foram boas, principalmente durante as aulas práticas nas Unidades Operacionais, que não foram poucas, visto que é um pelotão pequeno e tiveram oportunidade de estagiarem mais que turmas anteriores.

Para o aluno Francisco Ferro, após tudo o que passaram quem sairá ganhando é a população, que terá bombeiros com boa formação, mais qualificados e aptos a ajudar o próximo. As instruções estão sendo repassadas por módulo, onde o foco é apenas um, como estudar apenas o Atendimento Pré-Hospitalar ou Combate a Incêndio, pondo em evidência área por área, o que torna mais eficaz o aprendizado, acreditam eles.

O fato de serem poucos alunos facilita na hora de aprender algumas técnicas, já que eles podem repetir diversas vezes o mesmo procedimento. Isso favorece também um contato maior entre instrutor e aluno, onde dúvidas são sanadas facilmente. Houve momentos durante o curso em que eles propuseram ter aula durante os três horários, inclusive nos finais de semana, para que o conteúdo disciplinar não fosse prejudicado.

No início do curso, qualquer palavra que era dita de forma mais austera, com um tom mais alto, já soava estranho. Porém, de acordo com o aluno James Silva, todos sabiam como seria a formação militar, as cobranças, todas as dificuldades que teriam de enfrentar para adequação nessa nova vida, que tem por base a hierarquia e a disciplina. Os alunos frisaram que todos os traquejos, essas atividades físicas aparentemente excessivas algumas vezes, têm por finalidade o árduo trabalho que os bombeiros enfrentarão em horas de incêndio ou outro tipo salvamento.

Continua...

CBMAL disse...

Continuação...

James Silva sabe que o dia-a-dia dos bombeiros exige muito de cada um. Quando se entra no poço cheio de sujeira para retirar uma criança, ou se resgata uma vítima dentro do mar, é de vital importância que a preparação física e a compreensão rápida e precisa do que está se fazendo estejam presentes nesta hora. Até mesmo se deparar com acidentes em vias públicas que necessitam de concentração no que está se fazendo, já que uma vida está em suas mãos e necessita de sua total atenção.

Esses alunos têm em comum o sonho de serem bombeiros. Alguns eram concursados, outros também tinham bons empregos privados, mas abriram mão de tudo para se dedicarem ao ato mais humano, que é ajudar o próximo em qualquer situação, mesmo que suas vidas também estejam em risco. "Poder ajudar encanta. Antes, eu não sabia o que fazer se me deparasse com alguém passando mal. Hoje, sabemos como agir e procuramos fazer o melhor. Sempre ando preparado com luvas e outros materiais de proteção. Pronto pra ajudar", destacou o aluno Santos Júnior.

A aluna Juliana Barros é dentista há nove anos, possui seu consultório, é também comerciante, mas abandonou essas atividades para se dedicar a salvar vidas. "Apesar de em 2006 abrir vaga para dentista, não fiz o concurso para isso, porque o meu sonho mesmo era trabalhar como bombeira operacional, ajudando nas ruas e não em um consultório, mesmo ganhando menos. Muitos da minha família não queriam apoiar essa decisão, mas estou correndo atrás do meu sonho", disse a aluna.
"Quando eu era vendedor, saía de casa, agradecia a Deus pelo trabalho, mas era triste. Agora faço as mesmas coisas. Saio de casa, agradeço a Deus e sou feliz. É meu orgulho ser bombeiro", disse o aluno Bueno.

Eles passaram a fazer parte da Corporação após decisão judicial, apesar de estarem na reta final de formação, ainda aguardam o resultado final na justiça e ficam apreensivos quando pensam no assunto. O concurso que eles fizeram foi o de 2006 que abriu 600 vagas imediatas. Como o governador autorizou mais 100 vagas para os próximos aprovados e nem todos compareceram para assumir, eles recorreram na justiça para que fizessem parte da Corporação, já que foram aprovados.

No dia 29 de julho, eles concluem a carga horária necessária para se tornarem bombeiros e aguardam pela tão sonhada formatura, que ainda não tem data definida.

Antônio Carlos disse...

Muitos alunos ficaram com receio de confirmar o teor dessa matéria quando alguns oficiais fizeram perguntas a respeito.

Anônimo disse...

no tocante a taxa escolar sempre foi assim e sempre será pois aqui é uma terra sem lei mesmo tendo esse grande canal de denúncias ninguém até o momento fez e acho q não fara nada contra essa situação.

Na turma de CFP SDPM 2006 diante o orçamento foram juntados sem uso algum após fim do curso aproximadamente R$14.000,00 dessa tal taxa e foi sugerido já que não teria festa de formatura alguma organizada pela corporação que esse dinheiro que restou fosse dividido entre os pelotões para ajudar em alguma confraternização se assim eles quizessem organizar de forma particular, mas a resposta foi não esse dinheiro é da corporação... Pra onde acham que esse dinheiro foi?...

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver