Gilmar não ponderou suas veredas

Gilmar José Batinga da Silva, um alagoano de 47 anos, doou os últimos anos de sua vida à ambição, fazendo por onde – a todo custo – ser promovido e chegar aonde nenhum outro praça com um histórico como o seu (alcoolatra, macetoso, dentre outras coisas) jamais chegou: ser coronel "fechado" e com possibilidades de ser, provavelmente em dezembro, o próximo Comandante da PMAL.
Nesse caminho de aparente sucesso, muitos foram os "desdobros" do Gilmar, que mesmo cumprindo o seu mister sempre fazia por onde tirar algum proveito, fosse financeiro ou até mesmo através de "gratuitos" e "despretensiosos" elogios, o que lhe rendeu "trocentos" pontos que lhe possibilitaram ascender de forma meteórica na carreira.
Inúmeras foram as vezes que eu vi o Batinga, após uma ação bem sucedida dos seus comandados, pedir para que a pessoa que foi atendida enviasse um ofício ao Comando da PM o elogiando "por tal feito". Ah, meus caros, quanta lábia...
Gilmar Batinga fez tudo que podia e até o que não podia, fosse na "arte da diplomacia" ou até mesmo na "arte da tortura", e sempre esbanjando uma "habilidade" singular, algo que lhe deu notoriedade, mas que na verdade não passava de uma capa. Esse desdobro, no entanto, o deixou fora da realidade, bem como o afastou da simpatia de muitos que o admiravam. Em termos bem práticos, podemos dizer que Batinga ficou com "o rei na barriga".
Em meio à fama, muitas foram às ocorrências em que Gilmar se apresentou como o senhor da razão, mesmo não sendo detentor do conhecimento específico, a exemplo do sequestro em que, passando-se por repórter – e passando por cima da doutrina do gerenciamento de crises –, ele quase pôs tudo a perder. Hoje em dia, em suas entrevistas, comporta-se como se fosse o dono da verdade.
Certa ocasião eu tive a oportunidade de conhecer um sargento que confidenciou:
"Eu era mais moderno que o Batinga, e quase que não engajei porque ele tinha a mania de chegar bêbado no serviço que a gente tirava no centro da cidade, e quando ele chegava ainda ia catar papelão para dormir nas portas das lojas, porque sabia que eu era um cara golinha e ficava em QAP a noite toda. Porém um dia eu estava com febre e com o corpo mole, então pedi para o Gilmar 'segurar' um pouco sozinho porque eu não estava aguentando nem ficar em pé. Algum tempo depois eu acordei com a voz do Batinga dizendo assim para o oficial que chegou no 'Opalão': 'eu falei para ele não dormir, meu chefe, mas ele não quis nem saber'. Nesse dia, quase fiz uma arte com esse cara. A sorte dele é que o oficial era um cara de bem, porque se fosse outro eu estaria fora da polícia."
Foi a partir desse momento que os pares perceberam que o nosso personagem era uma pessoa horrível, cruel e sem sentimento. E isso ficou mais evidente ainda quando ele, por onde passou, demonstrou indiferença com os subordinados e "amor" ao dinheiro resultante do cargo. Sobre isso, os casos mais emblemáticos que podemos citar são: i) o do Extra, onde Gilmar Batinga recebeu R$ 100,00 por cada PM escalado para trabalhar nos serviços extras dentro da área do supermercado; e ii) a designação de uma Vtr composta por membros da P2 (que eram remunerados com R$ 250,00, para cada um), que fardados tiravam um serviço de 12 horas dando voltas no Shopping Iguatemi (que pagava pelo serviço em cheque, o qual era sacado por um soldado na Caixa Econômica que fica próximo à Praça dos Leões, e repassado para a "unidade").
Com tanta ambição, até na Assembleia Legislativa Gilmar trabalhou. Mas não com o intuito de conseguir proventos, sua ideia era outra. Sua ida para a ALE foi estimulada para dar-lhe mais proximidade com os parlamentares, os mesmos que o indicaram e fizeram por onde ele comandar o CPC, bem como as suas promoções "correrem". Em meio a isso, e querendo sempre mais, almoços com o governador foram arranjados para que o "José" expusesse suas ideias, as quais foram meticulosamente ouvidas pela autoridade máxima do Estado.
E a oposição, sempre atenta, apenas observou, tendo certas vezes tramado timidamente alguma situação de cunho político. E Gilmar, em sua lucidez, não refletiu cuidadosamente sobre o que poderia advir de suas ações no caminho de sua jornada de vida. E assim, implacável, insensível, senhor da verdade, com ares de próximo comandante, seguiu Gilmar com suas ações, punindo, dando "banguela", inventando serviço (de confecção de relatórios) nas bases comunitárias até mesmo para os doentes (aptos com restrições), desconsiderando publicamente até mesmo os pares, etc.
A passagem rápida que Batinga percorreu entre um posto e outro contrasta com o caminho livre que hoje ele não tem. Hoje, impedido de seguir um ritmo de vida normal, aquele do homem justo, honesto, que sai à rua sem receios, que vai a praia à noite para fazer caminhadas, esse "José", trilha por um caminho escuro, guiado (literalmente) por homens de preto, diuturnamente, porque além de ambicioso "José" também foi perverso com algumas pessoas, e essas pessoas nas suas razões, tomadas de ira, querem "devolver" a perversidão recebida, ou seja: Gilmar José Batinga da Silva é um homem ameaçado de morte e precisa de escolta para poder sair de casa!
Gilmar Batinga, sabemos que você acompanha este blog, retenha o seu coração nas minhas palavras: "guarda os mandamentos do Senhor e vive" (Provérbios 4:4). "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). "Pondera a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos" (Provérbios 4:26). Saia dessa de ficar perseguindo e oprimindo a tropa, Gilmar Batinga. Veja como está a sua vida desde terça-feira: um aperreio só. Lembre-se que "seus atos, e tudo mais que você faz", como você bem costumava dizer nas unidades por onde passou, "podem trazer reflexos para as pessoas que lhe são próximas".

21 comentários :

GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA PÚBLICA - GPSEG disse...

Tudo teria sido diferente se o coronel Gilmar tivesse seguido a sua carreira por um caminho sem egoísmo e com sensibilidade no tocante às praças, afinal por ter sido da base ele conhece bem o que aflige a tropa. Mas não, ele foi tomado pela ambição desenfreada, e deu no que deu. E, pelo que tenho ouvido de diversos companheiros, pode acontecer de estarmos a ponto de uma "fatalidade". Acredito que ainda seja tempo do comandante Gilmar refletir e mudar o modus operandi a menos que o que ele tenha feito seja “irreversível", pois se isso aconteceu, é só lamentar e esperar a consumação do “ato”.

Anônimo disse...

Gilmar... Gilmar.... Que fizestes da tua vida, gilmar?

Anônimo disse...

Na minha inocencia de um soldado de bem falo isso poque tenho Deus como meu guia pensava que este cidadão era homem de bem até porque ouvia falar deste homem como cidadão de bem mas só quem trabalhou com ele é quem sabe quem ele é e passo acreditar pois só conhece o homem é quem convive com ele peço as autoridades politica que procure conviver com este cidadão pra realmente ensinar os bons costumes publico.

Anônimo disse...

Briosa em foco essa matéria estar de parabéns eu fui um dos que estar com restrições e fui perseguido por esse ditador de (coração cruel) se é que posso dizer que esse homem tem coração. só existe nele é ambição

Anônimo disse...

Eu passo diariamente na porta da casa desse cidadão e já tinha notado uma vtr do BOPE (geralmente formada por recrutas) todos os dias a partir das 06 horas, hoje me atrasei e vi uma cena lastimável, as 06h40min três policiais com a farda da Rp, um fechava o portão enquanto os outros dois ficavam ao lado do carro do coronel com as armas na mão... ao sair a comitiva (sem uso de sirene ou giroflex) a comitiva que tinha a frente o Ford Ranger do coronel, um fiat ideia e uma Ranger do BOPE, nesta ordem FURARAM o sinal vermelho (cometendo infração de trânsito e transgressão disciplinar pelo RDPMAL, pois só a vtr caracterizada tem livre circulação, mas quando sinalizada e em ocorrência)...

Motociclista da Briosa disse...

Abre o olho companheiro!!! Cuidado por que o bicho tá pegando de verdade!!!

Anônimo disse...

Enquanto mazelas como essa estiver na PMAL o boicote vai continuar... Podem fazer o que quiser com o praça, mas o praça só trabalha por vontade própria. Lembre-se: vcs, da alta cúpula, não são ONIPRESENTES, isso só pertence a Deus.

Cabo Êta disse...

Gilmar costumava levar uns 4 minutos para entrar em casa, ainda ficava de costas para a rua. Teve uma vez que ainda deixou a chave cair no chão. Ele pensa que aquelas câmeras o livrarão da crescente onda de violência que devasta o Estado? Eu quero ver como é que ele vai ficar quando essa segurança acabar.

Anônimo disse...

Será que o coronel tem autorização do Conselho de Segurança para esta segurança toda? Ou a Lei só existe para os outros?Será que o coronel tem autorização do Conselho de Segurança para esta segurança toda? Ou a Lei só existe para os outros?

Anônimo disse...

a culpa disso tudo também é de alguns praças que não sabem o seu lugar e só sabem bajular oficial pra crescer onde estão.tem o sd. 2006 no copom chamado aldo que é um desse ,fica inventando histórias,trabalha em um bico e fica ligando pra o copom pra verificar placa de carro.e mais recentemente fez um comentário maldoso contra um policial que sem ter cometido qualquer crime ou transgreção esta respondendo um pdo.tudo isso pra ganhar ponto junto aos oficiais.esse mesmo policial que recuperou objetos roubados da assomal.

Anônimo disse...

É um cabrinha!!!

Sheik Abdullah da brigada dos Martires de Al Usufuk disse...

Gilmar sempre foi arrogante, estupido e arbitrario e agora esta colhendo o que plantou. da mesma forma acontecera com Luciano e Dário, estes escravocratas que esculhambaram a policia de bravos e os oficiais sebosos e praças babonas que apoiam esse regime ditatorial. Eu conclamo a todos os praças que reunam-se em pequenas celulas, vamos organizar uma invasao e uma tomada em massa aos quarteis e depo-los. Se isso acontecer, entrar-mos pacificamente e ocuparmos tres a quatro opeemes o governo nao sustentara mais esssa cupula e tera de negociar e nem o bope sera capaz de nos desalojar. Irmao, a fatah esta proxima, vamos organizar a nossa entifada e depois dario kadafi e luciano kadafi. Vamos decretar nossa jihad.

Anônimo disse...

vocês que colocan coisas sobre o batinga não tem mais o que fazer.tomem vergonha na cara e deixem de ser invejosos e tomem conta da vida de vocês pois o batinga nunca fez nada de erado como estar dizendo nessa reportagem.

Anônimo disse...

Para o comentario acima, so tenho algo a dizer:

Pode-se sentir o cheiro da humilção ao LONGE. Meu amigo, tenha vergonha na cara, se você não for o PROPRIO Gilmar, a submissão e a bajulação gratuita fazem vergonha ao verdeiro HOMEM.

Faz é pena a pessoa se passar para defender assim tão submissamente homem tão "probo" e decente.

Taleban disse...

Irmãos de farda, a fatah esta proxima. Vamos dar a resposta no sete de setembro, vamos mostrar a populacao que somos uma tropa em farrapos.

GRUPO GAY DA PM disse...

CADE O DINHEIRO QUE ESSE CORONEL GATUNO PEGOU DO SUPERMECADO EXTRAS QUE ERA PRA DA OS PRAÇAS DA PMAL QUE ELE BOTOU DE SERVIÇO EXTRA NO SURPERMECADO

BONFA EX-CMT DA BPRV disse...

CADE O OUTRO CORONEL GATUNO DE TENIS

Jenésio, o Pecador disse...

Coronel Gilmar, "guarda os mandamentos do Senhor e vive em Sua palavra". Ainda há esperança para o senhor se salvar.

Anônimo disse...

gilmar se oriente a vida e dificil vc pode aprovvvvvvvvvveitva a vda de outra forma pense nisso seja mais humano

Anônimo disse...

Vão estudar invejosos!!!!
eu tenho vergonha dessa´policia nogenta onde muitos de vcs abusa da autoridade.No 8º bpm tem um policial corrupto,safado,marginal. que vive batendo em cidadão de bem,um policial que só vive bebado.colocando a arma na cabeça do povo e fazendo ameaças e ainda conivente com os marginais, esse sim merece uma lição.
VÃO FAZER JUS A PROFISSÃO E DAR SEGURANÇA AO POVO QUE PAGA O SEU SALÁRIO E DEIXA O CORONEL EM PAZ.

Anônimo disse...

meu amigo o que pensar de um coronel que so chegou ate aqui por causa da epoca do senhor geraldo bulhões ele e muitos outros que tiveram como madrinha a senhora denilma bulhões que numa so turma formou 155 oficiais a maioria nem servia para cer soldado quanto mais oficial tai o senhor batinga um fraco se ele chegar ao comando da pmal ai todo mundo esta F e lascado

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver