Os Bórgias


"Os Bórgias ou Borjas foram uma família nobre espanhola-italiana que tornou-se proeminente durante o Renascimento. Eles são lembrados atualmente por seu governo corrupto, quando um deles foi Papa. Os Bórgias foram acusados de vários crimes diferentes, em geral, sobre evidências consideráveis, incluindo adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato (homicídio, especialmente por veneno).
Passaram para a história como uma família cruel e desejosa de poder. Os personagens principais são Alfonso Bórgia, o Papa com nome de Calisto III, Rodrigo Bórgia, que também era papa de nome Alexandre VI, Cesare Bórgia e Lucrécia Bórgia, os dois últimos filhos de Rodrigo.
A chegada de Rodrigo Bórgia ao papado levou a família a participar de uma série de intrigas e disputas entre os vários pequenos estados em que a Itália estava dividida na época. Os Sforza, Orsini, Farnese, já foram aliados ou inimigos dos Bórgias. Especula-se que a idéia de Rodrigo poderia ter sido criar um império na terra, estendendo-se dos Estados Pontifícios a grande parte da Itália e passando para os seus direitos de dinastia, tanto sobre os territórios e sobre a liderança da Igreja Católica, embora esta hipótese realmente não fundamentada. Os Bórgias passaram para a história graças à sua inteligência para sair de situações que pareciam perdidas. Com a morte de Alexandre VI em 1503 (provavelmente envenenado por quem mais tarde tornou-se seu sucessor no trono de Roma), seu filho César (que inspirou o florentino Nicolau Maquiavel a escrever "O Príncipe"), teve de fugir de Roma e faleceu em Viana, Navarra, lutando ao lado de seu irmão João III de Navarra, rei de Navarra. Por seu lado, Lucrezia Bórgia em Ferrara, continuou o trabalho de seu pai como mecena."
Pelo exposto, perguntamos: quem seriam Os Bórgias da PMAL?

4 comentários :

Adelino disse...

Dadá, Liberato, Luciano Silva, Gilmar Batinga, Mário da Hora, Jordânio, Thúlio, Pinheiro, Loverci, Rocha Lima, Ivon... Segue-se os demais!

Anônimo disse...

Vai pra cima deles BEF!!!!!!

Jenésio, o Pecador disse...

Com certeza os "Bórgias da PMAL" não são o Povo de Deus, e nem Eu!

Seu Madruga disse...

Quem dera se eu fosse um dos borjas da PMAL...
Na minha sala só ía ter essas recrutinhas, e de preferência oficiais bem cheirosas. Uuuuhhh, delícia!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver