Parabéns para o RPMon

No dia 03 de agosto comemoramos o 20º aniversário da criação do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro II da PMAL, O RPMon, também conhecido como Cavalaria.
"A Cavalaria é uma tropa especializada e que é determinante nos locais onde é empregada. Por meio do policiamento ostensivo montado, fazemos rondas e incursões em locais de difícil acesso, garantindo assim a segurança das pessoas", explica um integrante do RPMon.
O Regimento de Polícia Montada é uma unidade especializada da Polícia Militar dividida em três seções:
i) a correiaria, responsável pela manutenção, reparo e confecção de peças em couro utilizadas pelos policiais;
ii) a ferradoria, responsável pela moldagem e ajuste de ferraduras de forma segura e técnica;
iii) e a formação veterinária, na qual dois oficiais veterinários desenvolvem procedimentos profiláticos, curativos e cirúrgicos, conservando a saúde dos animais.
Atualmente, o regimento possui pouco mais de 130 policiais militares e algo em torno de 90 solípedes, atuando em toda a região metropolitana de Maceió. Os animais após completarem dois anos de idade iniciam o trabalho de adestramento para o policiamento de rua.
O emprego operacional do RPMon é feito através da modalidade especializada de policiamento ostensivo montado. O regimento é empregado em conjuntos residenciais, nas orlas marítimas e lagunar, em bairros periféricos e no Centro de Maceió. Além disso, a unidade é especializada no controle de distúrbios e tumultos, atuando em reintegrações de posse, praças desportivas, desfiles comemorativos e em representações.
A unidade participa frequentemente de competições de hipismo dentro e fora do Estado, conquistando importantes resultados para a Polícia Militar.

32 comentários :

CBMAL disse...

Reiteramos os parabéns!

Uma Policial disse...

Se não fosse a distância da unidade e as escalsa do Gilmar Batinga eu bem que queria trabalhar na cavalaria.

Anônimo disse...

QUera nao uma policial, vc eh muito linda ta la eh ruim!

Anônimo disse...

Um aniversário que não se tem nada para comemorar,dos 130 policiais militares somente uns poucos 30 fazem o policiamento ostensivo,e com uma escala que muda várias vezes no decorrer do mês, agora esta uma de 12x36 noturna chegando as 18h e sendo liberado as 6h após uma faxina no prédio!!!Dos 40 que se formaram lá em 2006 não tem agora nem 10,202 nem se fala e daqui a pouco serão os de 2010 a sairem tambem

Soldado Inconformado! disse...

Parabéns para a cavalaria, pelas escalas humilhantes do P.O!
Parabéns para a cavalaria, toda semana uma escala diferente!
Parabéns para a cavalaria, por nunca valorizar o P.O, que é quem leva a cavalaria nas costas!
Parabéns para a cavalaria, por todos os dias temos que está lá, pq saímos de um serviço numa segunda e na terça tem que ta lá de novo!
Parabéns para a cavalaria, por acatar todos as ordens do coronel batinga, sem nem pestanejar!
Parabéns para a cavalaria, que da turma de 2002 não sobrou ninguém, da turma de 2006 só tem um no P.O, pq gosta muito do seu cavalo, e da turma de 2010 do jeito que vai, não vai sobrar um pra contar história!
Parabéns para a cavalaria, por achar que somos idiotas, que nos colocam em uma escala com o horário de 18:00 às 06:00 da manhã, trabalhando 12 horas NOTURNAS, pra folgar 36, quando na verdade todos sabem que, trabalhando 12 horas noturnas tem que folgar 48 horas!
Parabéns para a cavalaria, por achar que vai enfiar guela a baixo está escala medíocre e humilhante, e ficaremos calados, com a palavra o MINISTÉRIO PÚBLICO DE ALAGOAS!
Parabéns para a cavalaria, ao seu coronel comandante!
Parabéns para a cavalaria, ao seu capitão sub-comandante!
Parabéns para a cavalaria, aos seus oficiais subordinados!
MAS REALMENTE PARABÉNS A CAVALARIA, NÃO POR SEUS OFICIAIS QUE NÃO FICARÃO A VIDA INTEIRA LÁ, NÃO PELO COMANDANTE DO CPC NEM MUITO MENOS PELO COMANDANTE-GERAL, MAS SIM PARABÉNS A CAVALARIA POR SE TRATAR DE UM REGIMENTO NOBRE, DE GUERREIROS NOBRES QUE DÃO SEU SANGUE NO DIA-A-DIA DA CAVALARIA, PARABÉNS AOS ENFERMEIROS, AOS BAIEIROS, AOS MILITARES DA GUARDA, AOS TRATADORES E PRINCIPALMENTE AOS BRAVOS GUERREIROS DO POLICIAMENTO OSTENSIVO MONTADO, QUE ESTÁ NO DIA-A-DIA, NA LUTA SEM DEIXAR O NOME DA CAVALARIA CAIR, E NUNCA TER O RECONHECIMENTO DE SEUS OFICIAIS! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Soldado Inconformado! disse...

ESPERO QUE SEJA APROVADO!

Soldado Inconformado! disse...

EQUIPE DO BEF, EU QUERIA ENCARECIDAMENTE, PEDIR POR FAVOR QUE COLOQUEM ESTE COMENTÁRIO, ESTAMOS PRECISANDO MUITO DESSE APOIO DE VOCÊS!!

Anônimo disse...

Meus caros colegas acho que estão plenamente inganados, vivemos em um batalha onde não existe comando o CPC faz o que quer comandante fraco, boca preta ,escalas pessimas, onde os tenentes acham ainda esta na ditadura, principalmente o Senhor ten pre-MOreira que e um bossal,mal educado, que ja falou em forma que soldado e para ser tratado como bicho,outro sidsono que so dorme no dia de de seu expediente, um tal de salvanada, outro falso silva que se faz de amigo, mas na verdade e um grande falso, um outro perseguidor senhor que anjos não e anjo mais sim ar- totalmente do mal.

Anônimo disse...

falando em rpmon tem uma praça dessa turma nova que é gostosa pra kct lá, uma que parece uma índia a tal de fátima; era agente penitenciária e dizem que lá no sistema só não (essa parte foi sprimida pelos moderadores do blog) quem não quis. fica a dica pra quem quiser (essa parte foi sprimida pelos moderadores do blog).

CBMAL disse...

Membros do convênio de aquisição da Auto Escada discutem questões técnicas

Por Thássia Santos

Na manhã desta quinta-feira, 04, membros do convênio de aquisição da nova Auto Escada do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) reuniram-se para discutir algumas questões técnicas referentes à compra da viatura. O processo encontra-se em fase de coleta de orçamentos, bem como de realização de estudos técnicos sobre as especificações do novo veículo, o qual possibilitará combater incêndios em altas edificações, bem como em locais de difícil acesso.

Segundo o Capitão BM Roberto Wanderley, gestor do Convênio, o prazo para a conclusão do processo se encerra no mês de dezembro, e a licitação será realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Social, já que o recurso para a compra é proveniente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Com a finalidade de obter subsídios para a realização do processo licitatório, o Capitão BM Roberto, junto com o Capitão BM Cláudio da Silva, Chefe do setor de projetos de aquisição do CBMAL, participou do pregão presencial internacional de compra de uma Auto Escada, realizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Através deste intercâmbio, o gestor obteve informações acerca de problemas com a Auto Escada de 54 metros com elevador, e após estudos técnicos foi decidido que a melhor aquisição para o CBMAL seria a viatura de 37 metros com cesto, igual a que será obtida pela PMESP.

A partir desta mudança, o valor do veículo diminuiu consideravelmente, surgindo a possibilidade de adquirir não apenas uma, mas duas viaturas, visto que o recurso disponibilizado pela SENASP é suficiente e a necessidade de viaturas deste porte é grande. Com isso, a comissão incluiu justificativas no processo a fim de acrescentar esta nova aquisição, que trará inúmeros benefícios à população alagoana atendendo uma maior quantidade de municípios.

Para o Capitão BM Roberto, a compra da Auto Escada é de suma importância para o CBMAL, já que a antiga data de 1975, encontra-se totalmente danificada e seu conserto não respeitaria a relação custo-benefício. “Atualmente não possuímos uma Auto Escada, e esta servirá como um importante apoio às ocorrências de combate a incêndio em edificações elevadas e em locais de difícil acesso, garantindo assim o salvamento de possíveis vítimas presas ao local do sinistro, e um combate mais rápido e eficiente”, ressaltou o gestor.

Anônimo disse...

"fechem aquele chiqueiro" é meus amigos, a nossa querida Pmal não tem condições de manter uma cavalaria;cavalos mal tratados que vivem dentro da lama, aquilo ali mais parece um chiqueiro! gren peace salvem os pobres cavalinhos que comem as proprias feses!

Anônimo disse...

infelizmente tenho que concordar com o amigo acima, pois realmente o lugar em que foram construidas as baias, é alagadisso, daria para criar caranguejo sá. Mais o problema maior é com a saude do policial, que respira o ar contaminado daquele ambiente, não são incomuns soldados sofrendo de doenças proveniente daquele ambiente fétido de urina, restos fecais e de animais semi-mortos. na verdade aquela comunidade (chã de jaqueira) já deveria ter feito um abaixo assinado para retirada daquela que talvez seja o maior criatorio de mosquito da dengue do estado de alagoas!

Anônimo disse...

Sou Praça servindo no RPMon (Cavalaria) e tirando as impessoalidades dos comentários, a Unidade de Cavalaria realmente está precisando de investimentos diversos. Começando pelo local onde foi implantada, insalubre para a atividade de criação de Equinos, passando pela falta de utensílios para montaria e deficiência na aquisição de Ferraduras e Alimentação dos animais, o que causa constantemente suspensão das atividades da Unidade. Não culpo o Cmd nem os Oficiais pela deficiência da Unidade, pois já trabalhei próximo a eles e pude observar que são pressionados pelo CPC e não podem tomar decisões sem consulta a nível superior, ficando de mãos atadas na execução de suas funções, ou seja, apesar de serem Oficiais, apenas cumprem ordens como nós, que somos Praças.

Anônimo disse...

DE SD FATIMA
P/ O "ASTRO"


"falando em rpmon tem uma praça dessa turma nova que é gostosa pra kct lá, uma que parece uma índia a tal de fátima; era agente penitenciária e dizem que lá no sistema só não (essa parte foi sprimida pelos moderadores do blog) quem não quis. fica a dica pra quem quiser"



A RESPOSTA:


ANTES DE TD, SAUDAÇÕES AOS GUERREIROS DA PMAL,

AO COVARDE, QUE AO INVÉZ DE USAR O ACESSO A ESTE ESPAÇO P/ DISCUTIR QUESTÕES RELEVANTES PARA A CATEGORIA, PREFERE, POR FALTA DE CONTEÚDO, OU POR FALTA DE CARATER, COMETER O CRIME DE DIFAMAÇÃO CONTRA QUEM ELE OU ELA, SE QUER CONHECE A VIDA PESSOAL. A ESTE ASTRO ONIPOTENTE E ONIPRESENTE, QUE DIZ SABER DETALHES DA MINHA VIDA INTIMA DIGO O SEGUINTE:

MINHA VIDA, DESDE A ÉPOCA EM QUE EXERCI O CARGO DE AGPEN, NUNCA FOI MANCHADA. SOU DIGNA E HONRRO MINHA PESSOA. NINGUEM, NEM NO SISTEMA P. NEM NA PM, TEM ABSOLUTAMENTE NADA PARA FALAR CONTRA A MINHA HONESTIDADE. NÃO EXISTEM FATOS QUE ME DESONRREM.
MAS MINHA VISITA AQUI NÃO É PARA JUSTIFICAR A MINHA VIDA, PQ ESTA NAO DEVO A NINGUEM, MAS PQ NAO PODERIA ME CALAR DIANTE DA POSTAGEM QUE FIZERAM A UMA FÁTIMA QUE EM NADA SE ENQUADRA NA MINHA PESSOA. NINGUEM TEM O DIREITO DE PROFERIR FALSAS PALAVRAS CONTRA NINGUEM, PQ O QUE SE ACHA MELHORZINHO P FAZER ISSO É O PIOR QUE TEM.


AINDA QUE EU FOSSE ESTA "P..." QUE ELE DIZ NINGUEM TERIA NADA A VER COM ISSO. NÃO DARIA A ESTE GERME QUE SE CHAMA PESSOA O DIREITO DE DETONAR COM A MINHA PESSOA. TODOS OS QUE ME RODEIAM SABEM DO MEU COMPORTAMENTO, SABEM QUE AS MERDAS AQUI FALADAS POR ESTE MALOQUEIRO NÃO CONDIZEM COM O MEU COMPORTAMENTO E QUEM ACHA QUE SOU ASSIM QUE SE APROXIME ENTÃO. DÊ NOMES AOS BOIS SEU MALOQUEIRO. JA QUE É O DONO DA VERDADE.

POLICIALZINHO MALOQUEIRO, BAIXO E NOGENTO, ALMA CEBOSA PIOR QUE OS BANDIDOS DO SISTEMA (LUGAR P/ONDE VÃO PARASITAS DESSE TIPO) QUE NO DESESPERO CAUSADO PELA INVEJA OU PELO TESÃO FRUSTRADO É CAPAZ DE SE SUBMETER AO PAPEL RIDÍCULO DE POSTAR MENTIRAS COM A VIL NECESSIDADE DE MACULAR A IMAGEM ALHEIA. BURRO(A)QUE PERDEU A OPORTUNIDADE DE DAR UMA OPINIÃO QUE ACRESCENTASSE ALGO DE POSITIVO A CATEGORIA.

COVARDE, MEDROSO E FALSO, QUE JAMAIS DIRIA ISSO NO TETE-A-TETE, PQ NÃO É HOMEM SUFICIENTE PARA SE IDENTIFICAR. qUE TIPO DE PESSOA RECORRE AO ANONIMATO PARA DIFAMAR ALGUEM QUE NUNCA O FEZ MAL? IDIOTA! NAO SEI...AINDA...QUEM É VC, PORÉM, SEMPRE QUE OLHAR NA MINHA CARA VAI LEMBRAR O QUANTO É IMBECIL, COVARDE E MAU CARATER E EU PERCEBEREI NO SEU OLHAR O TIPO DE INSETO QUE É. UM DIA SUA MÁSCARA VAI CAIR, NAO VAI DEMORAR E EU SABEREI O SEU NOME.

SÓ DIGO UMA COISA, VAI CUIDAR DESSE DISTURBIO DA INVEJA, DESSE MAU CARATISMO, DESSA PAIXÃO IMUNDA QUE SENTE POR MIM, AFINAL A TROCO DE QUE FEZ ISSO CONTRA MIM? NAO FIZ MAU A NINGUEM, PORTANTO, DEVE SER VC UM INDIVIDUO RECALCADO, FRACO QUE POR NAO TER CONDIÇÕES NENHUMA DE FICAR COMIGO TRANSFORMA O DESEJO EM ÓDIO OU INVEJA. PQ QUER ME TER OU SER IGUAL A MIM. SE CORROI AI POR DENTRO MAUDITO QUE VC NUNCA VAI CONSEGUIR. PRA ESTAR AO MEU LADO TEM QUE SER MT HOMEM, TER BOM CARATER, COISA QUE VC NUNCA VAI SER.

AH, HOMENZINHO DE MERDA VC QUE ENTRA NUM SITE ME DIFAMA PROFERINDO MENTIRAS, IRRESPONSÁVEL, E AINDA SE PRESTA AO PAPEL RIDICULO DE ME INDICAR PARA OS OUTROS CARAS, COMO SE EU FOSSE UM PRODUTO. ALÉM DE CACHORRO, GIGOLô. ME OFERECENDO PQ SABE QUE NAO VAI CONSEGUIR. AQUI NAO É FÁCIL NÃO CARA. MINHA CONDUTA DIZ ISSO.

BOM, PODE SE CONDENAR POSTANDO, PQ EU TENHO MAIS O QUE FAZER. TO CAGANDO E ANDANDO NA SUA CABEÇA.

AO BRIOSA DOU MEUS PARABENS POR PERMITIREM TAIS DIFAMAÇÕES NAO POUPANDO O MEU NOME, COM CERTEZA VCS COMPANHEIROS, PRESTARAM UM GRANDE SERVIÇO A POLICIA MILITAR DE ALAGOAS. ESPERAVA QUE ESSAS MENTIRAS QUE EM NADA INTERESSAM PARA A CORPORAÇÃO FOSSEM EXCLUIDAS. BOM DEIXA PARA LÁAAAAAA.

NADA MAIS A FALAR,


SD FATIMA

Anônimo disse...

Gostei fatima. mas o q é desse covarde ta guardadp. Pode ter certeza que o bolo é formado pelos incompetentes e covardes. Velames, Ivon, Italo, valéria e heleno. Só há uma saida. Cacete neles dentro do quartel e depois da confusão a morte.

Anônimo disse...

Dentro do quartel???? pra que existe esquina? Velames, Ivon, Italo, valéria e heleno são uns badernadores, mesmo que não seja deles esse blogue, tomara que levem o fim merecido.

Anônimo disse...

Relaxa, Fátima. Eles não estão acostumados a ver mulher bonita, bem sucedida, independente... São uns pobres de espírito, invejosos, frustrados com a vida que escolheram. A melhor resposta é ser feliz e não ligar. Esse Blogue gosta de uma agitaçãozinha aparentemente sem responsabilidade deles, gostam de fofoca da vida pessoal. Não foi a primeira vez que fizeram isso por aqui. Mas também, o pior mal que se pode desejar a eles é ser eles mesmos kkkkkkkkk Deseja paz, feito a tenente Noemia. Ela deixou tanto de viver a vida dela por causa dessa baixaria. Pergunta a ela? Isso aqui não representa nada pra vida de vocês. Continue trabalhando e sendo você e deixe eles se pocarem de INVEJA!!! Eles são muito pequenos pra terem coisa melhor pra fazer, só se divertem assim mesmo.

Anônimo disse...

Sei por quê ainda acredito que as associações estão por trás disso tudo. Quem tá lucrando com isso? Quem ganha em falar mal dos oficiais? Aí tem coisa! ASSOMAL< ASSMAL<ACS< SIMAS. Não troco um pelo outro, seja quem for o outro.

Anônimo disse...

Podem ver que até aqui nenhuma associação se manifestou sobre este Blogue e ainda ficam usando esse espaço descabidamente para se promoverem entre uma fofoca e outra. Cadê os presidentes? Fazem nada não? Estão denegrindo a imagem de militares por aqui. Ao menos a palavra de vocês é bem vinda numa hora dessas. Agora pra comer nosso dinheiro... Sou a favor do desligamento em massa!!!

Anônimo disse...

É verdade. Além disso eles saem ganhando ao responsabilizar "Velames, Ivon, Italo, valéria e heleno". São os opositores em potencial. Essas Associações me enojam! Se brincar as vítimas desse blogue não são associados deles. 'Desligamento em massa já!!!' 2x

Maria Isabel disse...

Concordo plenamente com o comentário acima. Realmente eu não havia me dado conta que ao responsabilizar a oposição "Velames, Ivon, Ítalo e Heleno", quem sai ganhando são eles que estão na moita, ou seja, nos bastidores, sem aparecer, só orquestrando as ações e permitindo os ataques; que podem até ser ataques feitos por eles mesmos. Isso é sério, pois algumas pessoas até já falam em "dar cacete, dentro ou fora das unidades", bem como "matar". Seja lá quem for quem está por trás desse blog, acho que certos comentários não deveriam ser permitidos, pois estas pessoas podem não estar envolvidas nas atividades, além do que tem famílias. Quanto ao desligamento, assino em baixo.

Anônimo disse...

Valeu gente. OLha essas pessoas acham que ficam na moita, mas a máscara um dia cai. Banda podre da PM

Anônimo disse...

Não se extressem... A reportagem sobre a Cavalaria foi tão bem empregada, e perdeu o foco, "PARABENS AO RPMON". Por falar em parabens, quem tem motivos de sobra para comemorar o aniversario da Cavalaria é o Sd/2010 PAULO SOUZA, que desde sexta BEBE, mais num bebe pouco não, vai para o serviço as quedas, tirando onda dos Oficiais e Praças daquela unidade, esquecendo assim os pilares formadores da Honra Militar, no qual o mais importante é a disciplina, o homem nem muntar o animal que trabalha consegue, como vai poder algemar um bandido? Como vai se defender de um possivel tiroteio? aqui fica um conselho, " AMIGO VAI SE TRATAR DESSE ALCOLISMO, ISSO É UMA DOENÇA, UMA DEPENDENCIA. QUANDO CHEGA AO PONTO DE IR TRABALHAR ALCOOLIZADO, É PORQUE TA SERIO, NO FUNDO DO POÇO".

Soldado 196 disse...

Engraçado,um “soldadinho” anônimo,vem falar mau de um companheiro de farda (Paulo Souza),em uma reportagem sobre a cavalaria.Já começa errando no português (extressem, parabens, muntar, possivel ),fala que a mesma (reportagem) perdeu o foco,para em seguida ele mesmo fazê-lo denegrindo a imagem de um companheiro de conduta ilibada correto para com os deveres militares e fiel com o RDPMAL ,falando que o mesmo vai trabalhar bêbado indo as quedas para o serviço,que tira onda dos oficiais e praças esquecendo assim “os pilares formadores da honra militar” que como ele diz o mais importante é a disciplina,mas onde esta a honra,disciplina no que ele falou do companheiro, vi ele se escondendo atrás do blog para difamar o soldado citado coisa que ele se achando tão certo não o deveria fazer além de dar alcunhas pejorativas a oficiais ,esse cara deve estar cheio de inveja e da relação de amizade e companheirismo do Paulo para com os outros,já tirei vários P.O.’s com o mesmo e posso comprovar isso,assim como os oficiais da citada unidade podem atestar diariamente.Vai um conselho, cuidado pois as mazelas macetosas nós praças e o oficiais sabemos quem são e Paulo não se preocupe pois sei que 99,999..% estão com você!!!

Anônimo disse...

QUANTO AO ANIVERSÁRIO DA CAVALARIA A FESTA SERÁ DIA. 28.08.2011, EM UM BELO DOMINGO,E TODA A PM ESTA CONVIDADA, AI SIM, NESTA DATA TODOS NÓS VAMOS TOMAR VARIOS JONNY WALKER, NESTA DATA VAMOS COMEMORAR , POR QUE TODOS QUE FAZEM AQUELE REGIMENTO MERECE. QUANTO AO SOLDADO PAULO SOUZA DE 2010, EU O CONHEÇO MUITO BEM. TAL VEZ O FATO DE ELE SER MUITO BEM RELACIONADO E TER UMA VIDA SOCIAL MUITO BOA , E TER AMIGOS MUITO BEM RELACIONADOS NESTA CIDADE E FORA DELA, E VIR DE UMA FAMILIA DO BEM E DE PRINCÍPIOS, ESTEJA IMCOMODADO ALGUNS PILATRAS, VAGABUNDOS E NOEIROS INFILTRADOS, QUE O QUAL A CARAPUÇA JA ESTA CAINDO. SIM, PRINCÍPIOS MORAIS QUE O SEGUEM E ELE APLICA NO SEU TRABALHO, PRINCIPIOS ESTES QUE O FAZEM A NÃO COMPARTILHAR DE SAFADEZA E FALCATRUAS QUE OCORRE DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO E FORA DELE. ELE E UM CARA JUSTO, LIMPO, INTEGRO E HONESTO E COM UMA VIDA BEM RESOLVIDA FORA DOS QUARTEIS, NÃO SOU EU SÓ QUE FALO ISTO, E SIM, TODOS QUE O CONHECE NO AMBINETE DE TRABALHO. NUNCA VIMOS ELE DESACATAR, TIRAR ONDA COM OS COLEGAS DE TRABALHO, IMAGINE SE ELE IRIA TIRAR ONDA COM OS OFICIAIS QUE ADMINISTRA O REGIMENTO. O COLEGA QUE ESTA COLOCANDO ESTES RECANDINHOS, TALVEZ NÃO ESTEJA ACOSTUMADO A TRABALHAR COM GENTE HONESTA E POR ISSO ESTA SE IRRITANDO. PEÇA, PRA SAIR, O SEU LUGAR SERÁ EM UMA CLINICA DE REABILITAÇÃO PARA NOEIROS OU NO PRESIDO MILITAR.

Anônimo disse...

CAROS COMPANHEIROS QUE FAZEM O REGIMENTO DE CAVALARIA DA PMAL, QUERO AQUI DAR MEUS PARABÉNS POR SE COLOCAREM EM DEFEZA DA UNIDADE E DE ALGUNS COMPANHEIROS QUE SÃO COLOCADOS EM CHEQUE POR MEIA DÚZIA DE DESOCULPADOS SEM NOÇÃO DO ESTÃO POSTANDO NESSE BLOG,FICA AQUI MEU REPÚDIO E MINHA INDIGNAÇÃO ASO COVARDES.TEMOS BONS MOTIVOS PARA COMEMORAR MAIS UM ANIVERSÁRIO DO REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA D. PEDRO II. MEUS SINCEROS VOTOS DE FELICITAÇÕES AOS QUE FAZEM A CAVALARIA.

ASCOM da PMAL disse...

Reportagem Especial: CAVALARIA DA PM

Policiamento eficiente: Quatro conjuntos (homem/cavalo) cobrem uma área de patrulhamento realizada, em média, por 20 policiais

Um policiamento que impõe respeito pela natureza. O emprego do conjunto homem / cavalo do Regimento de Polícia Montada D. Pedro I da PMAL nas mais diversas missões é considerado uma das mais eficientes formas de combate ao crime em todo o Estado. Nos locais onde o acesso das viaturas motorizadas é difícil ou impossível, o cavalo surge como a principal alternativa para dar mobilidade e é claro, muita presença ostensiva.
Só para ter ideia da eficiência desta modalidade de policiamento, quatro conjuntos (homem / cavalo) cobrem uma área de patrulhamento realizada, em média, por 20 policiais. O emprego do Regimento de Polícia Montada no policiamento de estádios de futebol, nos locais com alta incidência de crimes e no controle de distúrbios civis de toda natureza, são exemplos da atuação destacada dessa tropa de elite da Polícia Militar de Alagoas.
Mas, para manter todo o aparato da Cavalaria, é necessário muito trabalho nos bastidores. Já às 6 da manhã, os “guardas da Cavalaria”, ou simplesmente “baieiros”, começam as atividades rotineiras nos quatro pavilhões onde ficam alojados os equinos. A alimentação é feita cinco vezes por dia. Ao todo são quatro kg de ração e 12 kg de feno (espécie de mistura nutritiva) que são consumidos diariamente por cada animal.

“Numa analogia, é como se o cavalo fosse uma viatura. Ele deve receber o máximo de cuidado e a manutenção necessária para ser utilizado nas ruas” , explica o tenente Pedro Honorato. Toda essa logística, que ainda inclui as atividades na maternidade, enfermaria e centro veterinário, é direcionado para manter os 97 cavalos do Regimento de Polícia Montada. Destes, três reprodutores são usados para o cruzamento com éguas selecionadas. O cavalo policial já nasce na própria PM e daí por diante passa por uma série de treinamentos. Entra em cena, então, a figura dos domadores e dos tratadores.

E neste dia-a-dia, onde homem e animal se tornam amigos inseparáveis, o afeto entre eles é algo que nasce e se perdura ao longo dos anos. “O cavalo é como se fosse um filho. A gente se apega tanto que ele até sente quando estamos com algum problema pessoal. Por isso não realizamos nenhum tipo de treinamento se estivermos estressados”, conta o soldado José Neto, que está na Cavalaria desde a data de fundação, ou seja, há 20 anos.

Outro que acompanhou a evolução do Regimento de Polícia Montada foi o sargento Antonio Barbosa. Ele também está desde a fundação da unidade e apesar de passar três anos desempenhando outra função fora da Cavalaria, o policial sempre esteve com a cabeça voltada para o trabalho junto aos cavalos ou, mais especificamente, a uma égua. Íris é uma eqüina que o acompanha desde quando nasceu e é o xodó do sargento Barbosa, que já a elegeu como a mais bonita de todas que existem por lá. “Sem dúvida, pra quem está na Cavalaria, o melhor amigo do homem é o cavalo”, descontrai.

Continua...

ASCOM da PMAL disse...

Continuação

Os primeiros potros que chegaram no Regimento vieram do Rio Grande do Sul, em 1991. Na época, o prédio onde funciona a sede e todas as instalações dos equinos ainda nem existiam. Como lembra o cabo Jairo Rodrigues, também um dos pioneiros no trabalho com cavalos na PM alagoana, o próprio cerco do terreno teve a mão dele e de outros policiais.

E também são muitas as histórias engraçadas que rodeiam o ambiente o qual homem e cavalo convivem. Uma delas, dita pelo tenente Moreira, parece sair de um filme de comédia. Conta ele que há uns anos, durante policiamento no município de Satuba/AL, um dos cavalos ficou amarrado em um “orelhão”. Para a surpresa de todos, o telefone tocou e o animal disparou assustado, arrancando com tudo o objeto da calçada.

Numa outra situação, Moreira lembra que um morador de rua estava dormindo próximo a uma placa de sinalização onde o cavalo estava preso; Ao se levantar, o homem tomou um susto e o cavalo também. “Ele pinotou e puxou a placa que, ao fazer atrito no chão, saia faísca e assustava ainda mais o animal”, recorda Moreira, que é um dos domadores da Cavalaria.

A unidade da PM possui profissionais (entre praças e oficiais) com importantes cursos na área, como “Instrutor e Monitor de Equitação”, “Curso de Tropa Montada” e o “Curso de Equitação Policial”, todos realizados na Escola de Equitação do Exército, no estado do Rio de Janeiro, e no Esquadrão de Polícia Montada, na PM / BA.

Os cursos na área servem de base para treinamentos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas, do Curso de Formação de Praças e para os policiais da própria uinidade, que conta com nove mulheres, sendo as soldados Cláudia Maria, Fabíola e Natália as únicas montadoras de cavalos.

Desafios no esporte

Engana-se quem pensa que a responsabilidade do Regimento de Polícia Montada se limita ao policiamento ostensivo. A participação em competições hípicas também é uma das atividades adoradas por alguns policiais que fazem parte da unidade policial.

Ao longo da sua criação, a Cavalaria esteve presente em circuitos de hispismo, esporte o qual a harmonia e a sintonia entre cavalo e cavaleiro é essencial em provas como adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe).

Os treinamentos, realizados principalmente nos horários de folga, renderam para a equipe vários prêmios não somente em Alagoas, mas em outros estados do Nordeste. Na última compeção, que foi a 5ª Etapa do Ranking Alagoano de Hipismo, o Regimento foi o 3º no geral. “Pode não parecer muita coisa, mas, para quem somente treina nos horários de descanso, foi uma vitória e tanto”, lembra o tenente Diego.

Continua...

ASCOM da PMAL disse...

Continuação

E um dos mais experientes cavalos neste quesito é o velho Aiatolá. O animal de cerca de 28 anos de idade chegou no Regimento ainda pequeno e deu muitas alegrias vencendo competições ou trazendo resultados não tão menos importantes.

Tradição em desfiles

Outro importante papel do Regimento é a participação nos desfiles cívico-militares. A imponência e a harmonia dos animais aliadas à destreza dos policiais montadores e à beleza dos uniformes que remontam a época da Guarda Imperial do ainda Brasil Colônia sempre arrancam aplausos do público.

E é no período que antecede o tradicional desfile do Dia 7 de Setembro que os policiais iniciam um ritual um tanto curioso de deixar o bigode crescer. “Incorporamos as personagens históricas daquela época, onde todos os homens que faziam parte da Guarda Imperial usavam bigode”, explica o tenente Moreira.

Na semana passada, o Regimento de Polícia Montada D. Pedro I da Polícia Militar de Alagoas completou 20 anos de existência (data de fundação, dia 3 de agosto de 1991). Atualmente, a unidade é comandada pelo tenente-coronel Wilson Silva.

Rafaela de Almeida disse...

Eu olho para estes comentários da ASCOM da PMAL, e o que se destaca pra mim é o fato de um militar estar com 20 anos de serviço e ainda ser soldado. Outra coisa que pode ser observado, é que para os cursos de qualificação que são feitos em outros Estados, só quem vai é oficial, que raramente tem o mesmo contato que as praças tem com os animais. Em resumo, o que se destaca é a diferença existente entre estas duas classes. É por isso que a PM está o que está.

Soldado Inconformado! disse...

Muito preciso este comentário Rafaela, parabéns!!!

Anônimo disse...

Caros Companheiro cavalarianos vamos nos confraternizar com harmonia pois Faço parte do mesmo há 20 anos e nunca ouvi tanta besteira juntas.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver