Quem dera se fizéssemos o mesmo

Já falamos em outras postagens sobre a precariedade com que a PMAL trata a alimentação da tropa, e desde a publicação das nossas postagens nada foi feito. Também, se em quase 180 anos nada de significativo no tocante ao rancho da corporação foi feito, os amigos leitores acham que justamente por conta das nossas postagens algo seria feito? E assim, para não acabar com a tradição perder o costume, a alimentação da maioria dos batalhões da Briosa continuam com a comida sendo posta no chão nojeto antes de ser leva à panela, pegando como tempero a sujeira – o que dá aquele "cheiro" tão gosto e aquele "sabor" tão especial. Acho que é por isso que muitos companheiros que apenas cumprem o expediente, ou melhor, o pessoal que trabalha no setor burocrático, adora comer na unidade, mesmo saindo do serviço às 13 horas.
Bem, como a nossa corporação é constituída de pessoas orgulhosas, até mesmo para admitir o que é obvio (principalmente quando é para admitir as limitações e/ou os erros), e como a nossa corporação tem muito mais recursos mas não tem ideias próprias, haja vista que nossos gestores vivem buscando ideias por aí a fora, vamos mostrar o que o CBMAL, "que fica logo ali", tem feito em prol da sua tropa.
Vejamos:
Reforma do Refeitório do Quartel Geral chega ao fim para servir melhor aos militares
Restaurante Panela de Barro instalou-se nas dependências do QCG BM e a alimentação passou a ser feita no próprio Quartel
Por Stephany Domingos
Preocupado com a qualidade da alimentação servida à tropa de serviço diariamente, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) buscou alternativas para diminuir a insatisfação dos militares com relação a alimentação e ao mesmo tempo mudar a forma que a comida estava sendo oferecida. Diante disso e através da iniciativa do Capitão BM Valdemar Santos, Aprovisionador Geral da Corporação, foi lançada a ideia de instalar um restaurante nas dependências do Quartel e a partir de 2010, ela passou a ser analisada pelo Comando do CBMAL.
Com isso, a partir da aprovação da ideia foi lançado o edital de inscrição das Empresas, elaborado pelo José Gomes de Araújo, Assessor Técnico da Diretoria de Material e Patrimônio, onde toda a especificação técnica foi feita pela Cabo BM Daniele Rodriguez, formada em nutrição.
Encaminhado para a Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP), iniciou-se o processo licitatório através de pregão eletrônico. Quatro empresas se inscreveram e durante três meses deram lances, onde no final, a vencedora foi a empresa com o nome fantasia Restaurante Panela de Barro, com o preço de R$5,59 a refeição mais os acompanhamentos (refrigerante ou suco). No contrato, constava que a Empresa que ganhasse o pregão pagaria toda a reforma necessária para a instalação do Restaurante nas dependências do Quartel.
Com o término da reforma, a cozinha ficou dividida em ilhas separadas de acordo com o armazenamento e o processo de produção, sendo elas: a mercearia, para armazenamento de alimentos secos; a ilha de bebidas, para armazenamento de refrigerantes, água mineral para produção do suco e polpas de frutas; o depósito de carnes vermelhas e brancas; o depósito de verduras; a copa, também chamada de cozinha suja, utilizada para higienização de utensílios domésticos (panelas e vasinhos); a ilha de higienização de verduras em folha e o vestiário para os funcionários. A ilha de produção foi dividida em três partes: a ilha de preparação de verduras; a ilha quente, para processamento da comida e a ilha para envasilhamento e expedição, onde a alimentação é armazenada para ser distribuída para os Grupamentos.
Sendo assim, desde a última quarta-feira, 10, o almoço e o jantar estão sendo produzidos no QCG BM e distribuídos para todos os Grupamentos da Capital servidos através de self service.  Segundo o proprietário do Restaurante, Arkman Pires, com a instalação da unidade de refeição coletiva, o preparo da alimentação está sendo feito em menor interstício de tempo, possibilitando que a tropa receba uma alimentação mais fresca. "Todo o projeto arquitetônico foi concedido dentro das normas de segurança alimentar e a eliminação da alimentação tipo quentinha possibilitou além do ganho na qualidade, a diminuição dos ricos de contaminação", explicou.
Toda a operação do contrato é acompanhada por um nutricionista e um técnico em nutrição, garantindo assim um cardápio nutricionalmente rico e diversificado. E, além disso, o proprietário do Restaurante está procurando adequar o cardápio às trocas de guarnições diárias, com a finalidade de melhorar a diversidade da alimentação servida à tropa.
Segundo o Sargento BM Jadielson Batista, hoje a comida é excelente: "mudou o sabor, a qualidade, a diversidade de saladas. Está muito organizado e saudável, e espero que conservem a como está", citou o Sargento de serviço no Quartel. Já o Soldado Victor Manuel disse que além da qualidade, "estamos comendo a comida quentinha e o refrigerante gelado. Sinto-me satisfeito".
Dentro do prazo de 30 dias, o mesmo processo estará sendo feito no 7º Grupamento de Bombeiro Militar (7º GBM) localizado em Arapiraca, onde o Restaurante Panela de Barro também iniciará a reforma do refeitório com previsão para início do preparo da alimentação dentro do Quartel a partir de 15 de setembro.
Então, como um processo de melhoria das condições de trabalho e estadia oferecidos para a tropa, o Corpo de Bombeiros pensa em replicar esse projeto em todas as unidades, oferecendo assim uma maior qualidade na alimentação servida aos militares.

8 comentários :

Anônimo disse...

Vixx, quem dera fosse assim em todos os batalhões! APELOOO! Vigilância sanitária visitem nossos batalhões!!!

CBMAL disse...

Nota de Falecimento – Cap BM Valdemar

Cap BM Rômulo Guedes

ASCOM

Faleceu no final da tarde deste sábado, 13, o Cap BM Valdemar Santos Silva, vítima de um ataque cardíaco. O Capitão, que era o oficial responsável pelo setor de aprovisionamento da Corporação há alguns meses, ingressou na Corporação em 1985, e desde então realizou serviços relevantes na Corporação, contribuindo assim com melhorias no serviço prestado à sociedade alagoana.

Natural do povoado de Bonito, no município de Piaçabuçu, o Capitão faleceu aos 48 anos, e em pleno exercício de suas atividades, sendo uma triste surpresa para todos que compõem o CBMAL.

O militar passou mal quando estava em seu veículo, dentro de sua residência, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins. Imediatamente, os familiares o conduziram ao hospital, e foram interceptados na Avenida Durval de Góes Monteiro (próximo à Faculdade FACIMA) pelas guarnições do RESGATE - CBMAL e USA - SAMU, onde o médico atestou o óbito no local. O corpo foi conduzido ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), e o velório deverá ocorrer no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro do Trapiche da Barra na manhã deste domingo, 14, e após a despedida de seus companheiros de farda, o corpo seguirá para o sepultamento em sua cidade natal.

Briosa em Foco disse...

Externamos os nossos pêsames à família e aos amigos do Cap BM Valdemar Santos Silva.

Anônimo disse...

sai dai hipocritas. Voces vivem difamando oficiais e praças aqui, ofendendo todo os policiais sem provas e ainda agem como se fossem anjos! Va se fuder filhas das putas. E ainda diz: Filho vou preso pq falei mal do secretario. Vá tomar n cu seu viado! Vc vai preso por ser covarde e não apresentar provas aos orgaos competentes dessa louciuras aqui postadas. Diga filho eu sou um covarde , viado que falo mal da minha corporação e dos oficiais e praças que nunca trabalhei com eles e mesmo assim eu perco meu tempo e não estudo para procurar te dar o melhor e fico a falar em vez de estudar e por isso que vc não pode ter uma vida melhor meu filho. essa é a verdade. Todos que criticam perde tempo e n resolvem nadae eu que já fiz a minha parte fico aqui tb tentando fazer que vcs entendam o mal que estão fazendo com asneiras que não levam a nada a não ser espalhar discordia e raiva dos amigos e familiares de oficiais e praças que são seus colegas e cada um procura e procurou fazer o melhor por onde passou.

Anônimo disse...

Imaginem só as condições do rancho do batalhão de penedo que do oficial responsável ao seu auxiliar roubam etapas e até botijão de gás e infelizmente nada fazem e um total desrespeito com a tropa.Acorda corregedoria.

GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA PÚBLICA - GPSEG disse...

É, os verdadeiros heróis estão morrendo, e não é de overdose não, é de descaso do governo, de preocupação de saber como dar uma educação digna aos filhos ou mesmo uma saúde básica de qualidade ou talvez a falta segurança a sua família já que ele protege os outros e sua família fica desguarnecida.

Anônimo disse...

Eu já fiquei sabendo(por auto) que os PMs que estiverem de serviço ganharão vale-refeição para que as praça tenham uma alimentação correta e digna... O que parece de ruim que vai acontecer é que os donos de restaurantes são coronéis da PMAL... Inventa-se de tudo pra roubar nessa Pmal, kkkkkkkkkkkkk

Sócio da ASSOMAL disse...

Marco Maia diz a PMs e BMs que PEC não será aprovada “na marra”

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou ontem que está havendo uma pressão exagerada por parte de alguns defensores do piso salarial nacional dos policiais e bombeiros militares (PECs 300/08 e 446/09). “Não dá para resolver as coisas na marra, não vamos tolerar esse tipo de atitude”, disse.

Marco Maia recebeu representantes do movimento em defesa da PEC 300 e pediu que, da próxima vez que vierem a Brasília, consigam antes um lugar para dormir. Ele explicou ter permitido que policiais e bombeiros dormissem no auditório Nereu Ramos na noite passada em caráter excepcional, porque eles argumentaram que não tinham onde ficar. “A pressão é justa, legítima e democrática, mas há limites. Imagine se todos os trabalhadores que tenham demanda vierem para cá, seria incontrolável”, argumentou o presidente.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver