O sono dos "justos"

Quando criança, eu tinha um herói: o soldado que eu via chegar naqueles carros antigos, usando aqueles uniformes que para mim eram roupas especiais, carregando as suas armas, algo que na minha imaginação o colocava acima de qualquer pessoa, e com superpoderes para enfrentar qualquer bandido.
O problema foi que eu despertei o desejo de quer ser como soldado que eu aprendi a admirar na minha infância, pois o mesmo, conforme pude compreender à medida que fui crescendo, para minha decepção, era cheio de limitações e comandado por pessoas alheias ao verdadeiro sentido de "ser policial", bem como sujeito ao cumprimento de todo tipo de ordens, muitas das vezes absurdas, as quais tinha que ser cumpridas. Ao perceber que eu não poderia ser como aquele soldado, tão sofredor nas suas atribuições e tão limitado nos seus direitos, fiquei desanimado, e criei em mim a vontade de ser oficial, o que de certa forma não deixa de ser um soldado, porém um soldado com mais poderes.
Por um tempo, por ser de família pobre, até que me deixei persuadir com a possibilidade de não passar no concurso, isso porque na minha época ser oficial da PM era algo possível apenas para as famílias tradicionais ou então para os filhos dos oficiais. Mas eu teimei, e de volta para o meu sonho, fiz por onde chegar onde cheguei.
Hoje, mesmo tendo mais autoridade que aquele soldado que aprendi a admirar na minha infância e a quem prometi a mim mesmo defender, eu me sinto mais impotente que ele. E a razão é bem simples: "eu sou comandado por pessoas alheias ao verdadeiro sentido de 'ser policial', bem como estou sujeito ao cumprimento de todo tipo de ordens, muitas das vezes absurdas, as quais tenho que cumprir, até mesmo para dar exempo", e para não ser tragado pelo sistema. O que não quer dizer que eu seja covarde, pois o bom guerreiro tem que combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé, ou seja, tem que ter sabedoria para saber o que, como e quando combater, justamente para conseguir chegar ao final – e tudo com a fé, que tem que ser exercida com obras, pois a fé sem obras é coisa morta.
Hoje, no mesmo dia em que um Guarda Municipal foi assinado na frente da Central de Polícia  (clique aqui), alguns bairros de Maceió foram contemplados com o reforço da "Ronda Cidadã". Segundo o que a SEDS divulgou à imprensa, "os Moradores dos SETE bairros serão contemplados com a segunda etapa do Programa Ronda Cidadã e vão ganhar reforço na segurança", como se isso fosse um grande feito.
E o Governador Téo, tão criticado pela "onda vermelha" da violência no Estado, fez o lançamento da segunda fase do Programa Ronda Cidadã, justamente em um dos locais mais violentos do Estado, mas que não faz parte dos bairros contemplados, os quais são: Pajuçara, Farol, Gruta de Lourdes, Jaraguá, Pitanguinha, Pinheiro e Serraria. Ou seja, os bairros contemplados são apenas bairros da elite. A proposto, quem analisar com a devida atenção esse Programa Ronda Cidadã, verá que ele só atende aos estabelecimentos das áreas comerciais dos bairros nobres, bem dizer, às classes mais abastadas. Sendo assim, e porque a área de abrangência do Ronda Cidadã compreende um patrulhamento em um raio de 2,5 quilômetros, afirmamos que o conjunto José Tenório – local de lançamento da segunda fase do Programa – ficará de fora.
Ainda em relação ao Governador do Estado, o mesmo disse:
"A segurança pública é a prioridade do nosso governo, como se vê no Plano Plurianual, no empréstimo com o Banco Mundial e no trabalho da Secretaria de Defesa Social. Eu converso todos os dias com o secretário Dário César, seja quando estou no gabinete, em outra cidade ou no exterior".
Já o secretário da insegurança:
"Estamos trabalhando, mas é claro que teremos os críticos de plantão, aqueles que apregoam o caos, pregam a política da terra arrasada para depois aparecerem os príncipes, como salvadores da pátria. Os cães ladram, mas a caravana passa, e é a caravana do trabalho. Governador, nós dormimos o sono dos justos. Porque nós somos do bem".
Analisando o que foi dito pelos nossos ilustres representantes, começando pelo governador:
Como podemos acreditar que "a segurança pública seja prioridade desse governo" quando o mesmo, para fazer o lançamento de um programa de segurança, retira das ruas dezenas de policiais e viaturas que poderiam estar levando mais segurança à população ao invés de estarem parados debaixo de árvores sem fazer nada, simplesmente para vê-lo discursar? Quanto ao "empréstimo com o Banco Mundial", se ao menos tivéssemos uma equipe técnica competente designada para tal fim, não perderíamos os recursos que o governo federal nos ofertou recentemente. Vejamos nas fotos como a PM é "bem" empregada:
Quanto as palavras do secretário da insegurança:
Vou apenas perguntar uma coisa: "Cadê, onde está, o resultado POSITIVO desse seu trabalho?" O povo quer saber!
Como eu dizia, eu vi aquele monte de soldados lá no conjunto José Tenório muito mais preparados que os soldados que conheci na minha infância e "me senti mais impotente que eles", porque vi e ouvi o quanto eles estavam ávidos para não estarem ali, mas as "forças superiores" queriam o contrário. Eu já fiz inúmeras recomendações quanto emprego do policiamento, e quanto às formas de motivar a tropa, mas isso nunca foi ouvido por essa gestão responsável pela segurança em nosso Estado. Apesar disso, e mesmo com todos os índices de violência que (com a contribuição dos nossos gestores) podem fazer de qualquer um de nós a próxima vítima, eu saio à rua, sem nenhuma preocupação e com a minha cabeça erguida, ao contrário do Secretário Dário César e do Coronel Luciano Silva, pois a minha parte eu faço, seja de uma forma ou de outra.
Ainda no que se refere às conversas do governador com o seu secretário da insegurança, vou ensinar aos amigos uma coisa que aprendi com um cabo velho: "um grama de bons atos vale mais que uma tonelada de boas teorias recheadas de palavras bonitas".

22 comentários :

Anônimo disse...

Estava tendo instrução de BP 60 na última terça-feira a tarde...

E tava vendo os recrutas do CFP sendo traquejados, pelo ten Arandas. Enquanto todo mundo foi embora, ele segurou o pelotão dele.

Nada mudou!!!

yo. disse...

la política de la vaca,barriando y caminando.perder la operacionalitá, mas nunca el dinero!e fuy conosotros!

Anônimo disse...

E o secretário de insegurança pública, é tão ignorante que ainda posta em seu twitter, uma postagem do blogueiro Célio Gomes em que o "sono dos justos", eu acho que ele pensa que foi um elogio! Que pena desse homem, infelizmente Alagoas e comandada por AMADORES!!!

Delegado Zero disse...

Ei anonimo, tu tirasse a minha da boca, quer dizer, las palabritas porque eu tava pensado a mesma coisa do ignorante do secretario de inseguranca kakakakakakaa

Anônimo disse...

Inutil e vagabundo é isso que é o secretario dário o cesar.

Anônimo disse...

Amigos do Briosa em Foco, os senhores precisam fazer um post sobre o "Policiamento por Quadrante" destacando que já foram abertas algumas sindicâncias para apurar o pq alguns companheiros de farda atenderam ocorrências ao se depararem com as mesmas durante o trajeto do batalhão ao quadrante. Em outras palavras a sindicância apura o "pq as guarnições não se omitiram?" É mais uma prova de que o atual comando trabalha dentro da ilegalidade, pois prevaricar é crime!

Anônimo disse...

Do aloprado
Vcs leram as notícias

GAZETAWEB
ONU aponta AL como o lugar onde mais se mata no País
Brasil supera China e Estados Unidos e é o 24º no ranking da violência no mundo

Alunos do Cepa fazem protesto contra a falta de segurança

Adolescentes encontrados mortos são identificados por parentes no IML
IC confirma marca nos punhos das vítimas; testemunhas dizem que viram as vítimas entrando em viatura da Polícia Militar, nesta quarta-feira à noite

Suspeito de tráfico reage
à prisão e agride militares
Policiais apreenderam 83 pedras de crack e R$ 321 com Wellington Felipe da Silva

Enquanto isso a Cúpula da SEDS e da PMAL através da Corregedoria procura mais desafetos para punir, em vez de cuidar das Políticas Públicas na área de segurança pública

Anônimo disse...

Ei alguem sabe informar pq o site alagoas24horas não coloca mais a contagem de homicídios.

Anônimo disse...

Sec nojento e misrave.

Uma Policial disse...

Dário César disse: "é claro que teremos os críticos de plantão, aqueles que apregoam o caos, pregam a política da TERRA ARRASADA para depois aparecerem os príncipes, como salvadores da pátria".. Parece ironia, mas as fotos de onde estavam as Vtrs apresenta justamente uma "TERRA ARRASADA", onde algumas pessoas fingem que um aglomerado de Vtrs e policiais representam policiamento moderno. Depois ainda quer reclamar dos críticos de plantão.

sd Araújo disse...

A propósito, triste de quem não tem "sensibilidade". Eu digo isso porque Dário César postou em seu twitter a matéria do Célio Gomes, editor da Gazeta, como se tivesse recebido um elogio. Diante disso, é de se compreender porque Dário César durma o “sono dos justos”.

Anônimo disse...

companheiro, evita fazer esses tipos de comentário se identificando, pois pode sobrar pra tu.

sd Araújo disse...

Meu caro, isso é "liberdade de expressão", e eu não falei nada de mais, apenas dei o meu ponto de vista. E se me botar pra responder PDO, eu respondo sem problemas, mas depois tem o regresso: processo por violação a direito fundamental, e não tenha dúvida que ainda posso ganhar um belo QSJ.

Anônimo disse...

BOTA PRA F*** ARAÚJO.

Anônimo disse...

o viado do mar, é o Marujo...
o viado do AR, é o...

Jenésio, o Pecador disse...

Seja lá quem for, não é ninguém do Povo de Deus!

sd Araújo disse...

Certos comentários deveriam ser mais criteriosos. Mas valeu pela brincadeira.

Anônimo disse...

Mais uma MEGA OPERAÇÃO DA SEDS 220 HOMENS, 44 VIATURAS E 07 MOTOS PARA PRENDER 04 PESSOAS, SENDO UMA MULHER, 01 PISTOLA 765, 01 REV. 38 E 50 PEDRAS DE CRACK.

ISSO É QUE É DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO.
ERA MELHOR E MAIS BARATO DÁRIO, LULU E CIA IR NA BOCA E COMPRAR 1.000 PEDRAS DE CRACK E DEPOIS CHAMAR A IMPRENSA PARA NOTICIAR

Capita Gomes Bebo sim! disse...

Que nada araujo, eu te apoio.

Anônimo disse...

É triste de ver que nós fazemos a nossa parte e não somos reconhecidos por esse governo que paga a nós da pm (minúsculo) um salário incompatível com o nosso trabalho perigoso e os GUARDAS MUNICIPAIS (maiúsculo) que, com méritos deles próprios e do prefeito Ciço, recebem R$ 4300,00, justamente pagos... Nós da pmal (minúsculo)é que não somos merecedores de um salário digno pois somos fracos, covardes e acomodados ( é só ver a empolgação e o contágio da ROCAM da Rp quando vão pra rua combater o crime, parecem que ganham iguais ao cel. LAMPIANO, muito bem, para trabalharem tão felizes).

Adriano Soares de Lima disse...

O meu nome é Adriano Soares de Lima. Nascido em Viçosa, filho de Marcos Bentes de Lima e Maria Soares da Paz. Meu único patrimônio é meu nome, o nome de meu Pai e de minha Mãe. Tenho mais de 3 milhões de irmãos, se considerar a população do Estado de Alagoas, quase todos analfabetos e sem perspectivas de futuro, mas todos passivos da violência, motivo pelo qual jamais serei um cidadão tranquilo, muito menos feliz, pois sinto que os nossos governantes não se preocupam conosco.

Anônimo disse...

A mentalidade dos nossos representantes, em especial dos nossos comandantes, vai de mediana para sofrível. Dário César e Luciano Silva fazem com que policiais deixem de prestar um bom serviço à sociedade só porque os mesmos querem impor as suas formas de policiamento, a qual é incompatível com o que a tropa pode fazer, ainda mais diante das perseguições. E o resultado é tudo isso que estamos vendo: meia-dúzia de palavras dando conta que as suas ações são "exitosas" e "profícuas", algo sem sentido diante dos dados que são revelado a cada dia!!!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver