PMAL forma Técnicos em Segurança com 20 tiros

Bom dia caríssimos responsáveis pelo Briosa em Foco. O que eu quero informar é exatamente isso que os senhores leram no título deste artigo. A última turma formada este ano (abril se não estiver enganado), que teve uma formação de aproximadamente oito meses de curso no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e durante todo esse período já no final do curso foram deslocados para o "Estande de tiro da PMAL", que fica na cavalaria e que de estande não tem nada. Um espaço com britas no chão e um alvo ao pé de uma barreira, isso é um estande?
Infelizmente na PMAL tudo é assim: esculhambado! E foi nesse local onde os alunos foram exercitar o que aprenderam na teoria. O grande problema é que os alunos só efetuaram 20 disparos. E em alguns casos, com arma de fogo diferente, o que só piora a situação. E com esses 20 disparos receberam ao término do curso um certificado de "Técnico em Segurança Pública" (absurdo).
É bem verdade que alguns alunos efetuaram mais disparos, porém para realizarem tamanha façanha, buscando aperfeiçoar algo que é obrigação e dever do Estado, o que no caso é investir na formação desses profissionais, tiveram que comprar munições recarregadas (que absurdo). Outros fizeram o curso de tiro tático, nos finais de semana, quando não sofriam punições.
Outro grande agravante é que dos soldados formados neste curso, 128 destes foram enviados para destacar no BPRp (Batalhão de Rádio Patrulhamento), a elite da Polícia Militar. Ao chegarem no citado batalhão tiveram que fazer a chamada "semana de adaptação", que antes chegava a durar quase um mês, mas que hoje – sabe-se lá porquê – dura somente uma semana; onde foram realizadas aulas teóricas e depois prática (que não aconteceu).
Muitos permaneceram, e ainda permanecem, com dificuldade na parte de tiro. A esses valorosos soldados que não têm culpa nenhuma é disponibilizada diariamente no serviço, várias armas para trabalharem, porém muitos nunca deram um tiro com uma MT 12, com a PT Imbel (que é a pistola do batalhão) e etc. Contrariando toda e qualquer norma existente na face da terra. Como por exemplo, Documento da ONU sobre princípios para "uso da força por entidades policiais" que entre outros pontos apresenta:
Considerando que o trabalho dos funcionários encarregados da aplicação da lei (*) é de alta relevância e que, por conseguinte, é preciso manter e, sempre que necessário, melhorar as condições de trabalho e estatutárias desses funcionários;
APELA a todos os governos para que promovam seminários e cursos de formação, a nível nacional e regional, sobre a função da aplicação das leis e sobre a necessidade de restrições ao uso da força e de armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei;
Os governos e entidades responsáveis pela aplicação da lei deverão preparar uma série tão ampla quanto possível de meios e equipar os responsáveis pela aplicação da lei com uma variedade de tipos de armas e munições que permitam o uso diferenciado da força e de armas de fogo. Tais providências deverão incluir o aperfeiçoamento de armas incapacitantes não-letais, para uso nas situações adequadas, com o propósito de limitar cada vez mais a aplicação de meios capazes de causar morte ou ferimentos às pessoas. Com idêntica finalidade, deverão equipar os encarregados da aplicação da lei com equipamento de legítima defesa, como escudos, capacetes, coletes à prova de bala e veículos à prova de bala, a fim de se reduzir a necessidade do emprego de armas de qualquer espécie;
Os governos e organismos encarregados da aplicação da lei deverão assegurar que todos os responsáveis pela aplicação da lei recebam treinamento e sejam examinados com base em padrões adequados de competência para o uso da força. Os responsáveis pela aplicação da lei que tenham de trazer conseguem armas de fogo só devem receber autorização para fazê-lo após terem completado o treino necessário relativamente ao uso de tais armas;
(...).
Infelizmente não é isso que acontece. Neste ponto faço um apelo aos oficiais que destacam no BPRp: "revejam essa situação". Um oficial sozinho não consegue muita coisa, porém vários unidos podem melhorar a qualidade da tropa e do batalhão (que deixa a desejar e muito), e assim prestará um melhor serviço a sociedade.
Não posso deixar de informar que durante a formação no CFAP, foram aprendidos mais hinos que tiros dados. Acredito até que na hora que for preciso abordar um cidadão em atitude suspeita os policiais irão cantar um desses hinos para o cidadão.
Sem contar que a grande maioria das armas usadas nos treinamentos dos novos policiais estavam em péssimo estado de conservação, com raríssimas exceções.
É realmente de se questionar: o que é que o coronel Luciano Silva esta fazendo no comando? Já sei: brincando de "Polícia e Ladrão" juntamente o coroné (e não coronel) Dário (o Cesar). E como sempre, a sociedade paga o preço da incompetência desses pseudo-gestores e militares.
Concluo chamando a atenção de todos os leitores e desejando que o Ministério Público e a quem possa interessar que a omissão dos órgãos competentes poderá influenciar grandemente na sociedade de amanhã, principalmente porque os nossos familiares podem ser uma vítima de tamanha omissão. Pois "um" faz de conta que investe(estado) e "o outro" faz de conta que fiscaliza(órgãos competentes).

17 comentários :

Tenente Silva Filho disse...

é isso ai meus queridos do BEF metam o cacete nesse comando e nesse secratario safados

Anônimo disse...

Pensem, a culpa é do governo q fica com a verba para gasta nas eleições. Vote nesses po... .

Anônimo disse...

Quando você carrega uma Bíblia, Satanás fica com dor de cabeça...
Quando você abre a Bíblia, ele desmorona...
Quando ele vê você lendo a Bíblia, ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge...
E quando você estiver a ponto de repassar esta mensagem... ele tentará desencorajar você...
Eu acabei de vencer estes obstáculos, pela Graça de Deus!
Alguém mais?

Um teste :
Será que Deus está em primeiro lugar em sua vida ?
Se estiver pare tudo e envie esta mensagem para todos os seus contatos e observe o que Deus faz!

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, quase perfeita observação, digo quase pois o amigo esqueceu de atenuar tal denuncia, pois neste batalhão(bprp), vemos diariamente viaturas compostas por apenas 2006 e 2010; p que é um risco para eles, pois ambos além de não terem "estabilidade" no cargo, devemos reconhecer que tb não tem a experiência do serviço, que as vezes até os mais antigos cometem erros "evitáveis", e isso para mim é muito arriscado! Alguém precisa observar isso! sei que é muito bom trabalhar somente com gente nova e cheia de disposição, mas o risco é bem proporcional!

Anônimo disse...

Esse fato narrado aconteceu também com nossa turma, que irá se forma no mês de novembro. Não tivemos muitas aulas de tiro. O instrutor, Sgt J. Marcus tem a maior boa vontade do mundo, mas só isso não serve. Agora, cantar nos cantamos muito. São 13 hinos. Não sei pra que, porque não vai servir para nada no serviço de segurança pública. Espero que a situação mudem para as próximas turmas, mas não acredito muito.
Não é somente o Cmt Geral, mas também o Comando do CFAP. Ainda não sei o motivo porque os oficiais, a exemplo do Major Maldézio, tem prazer em ser detestado. TEM QUE MUDAR MUITA COISA.

Anônimo disse...

No ouve nada tao disgusting quanto o aniversário do pulha coronel luciano malvadeza hjno quartel geral

praça muito puto! disse...

A rádio patrulha está acabando graças em primeiro lugar ao cmt.geral,o malvadeza, quer acabar com a rp. segundo ao batinga,a maior decepção da tropa da rp,e ele sabe por quê!na época em que ele era o sub-comandante da referida unidade defendia com unhas e dentes a escala 12 por 48 e o expediente,que é muito bom tanto pra unir mais a tropa tanto pra atividade física e instrução,muito bom mesmo.e era totalmente contra desvio de viaturas pra atender pedido de cel.a ou z,e hoje conseguiram acabar com tudo isso.parabéns não só aos 2.mas a todo resto que não se moveu pra não sofrer no aço do lúlú e perder a vez!até os bons oficiais saíram!só ficou alguns ótimos tenentes como o Washington,Assunção,Danilva e Fábio Mello,e todos os oficiais da rocam,que juntos levam o batalhão nas costas e são pessoas de bem,o resto não quer ovo,traíras que pensam que todo mundo é besta pra comer conversinha babada,a gente na verdade acha é graça ver vocês pensando que são muito safo com suas conversas de cobertura,é melhor deixar de querer ser bonzinho e ser oque realmente são,vocês não enganam ninguém!ninguém gosta de quem quer passar imagem,mas sim dos que são eles mesmos!sejam vocês mesmos,ridículos.cadê a dispensa pelas armas apreendidas?todos os outros batalhões tem,e nós,que nos ferramos a madrugada toda nada?nem umazinha?que belo incentivo à tropa!não vou fazer mais ovo na rua,e acabou-se!estou sendo contaminado com o vírus da vagabundagem e da preguiça que já abateu toda a tropa,graças aos bons oficiais de nossa polícia.e eu vou dizer mais,um policial militar tá ganhando menos do que um guarda,cuja função é tomar conta de prédios,e eles que tem comandante de vergonha,recebem adicional noturno e periculosidade!quem vai me complementar agora é a rua,por que eu não vou ganhar menos que um guarda nem a pau!e dane-se.vocês conseguiram converter mais um guerreiro em só mais um muchiba,breve cheio de vícios,exatamente como os donos da polícia querem.eu era um bom policial,mas primeiro vem minha família,depois o resto,inclusive meu brio,que nessa situação já era,mas que pelo menos vai trazer mais conforto pra mim e meus filhos.e recrutas,quando forem pra rua treinem nas placas de sinalização,é mais legal com a viatura em movimento!

Anônimo disse...

Por isso que eu não abordo, não dou um tiro, não dirijo viatura, não trabalho a noite e não dou o sangue... só aprendi uma coisa na minha formação no CFAP: FAZER VINCO EM CALÇA JEANS, isso mesmo, coisa de jerico, VINCO EM CALÇA JEANS. Dei 20 tiros, não tive curso pra dirigir VTR, e faço faculdade a noite já pra não virar a noite trabalhando, pois além de não ganhar ADICIONAL NOTURNO e nem PERICULOSIDADE, a noite foi feita pra dormir, kkkkkkkkkkkkkkkk... Fui.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk em 2002 foram 03 tiros de revolverkkkkkkkk.

CMT DE GUARNIÇÃO disse...

CREDO EM CRUZ! AGORA VOU PRESTAR MAIS ATENÇÃO NO QUARTEL. ESSAS ARMAS PODE DISPARAR E ATINGIR A GENTE, OU A GENTE PODE TOMAR UM TIRO DE UM PM COLEGA QUE QUERIA ATIRAR NO MELIANTE, VIXE MARIA. E OLHA Q NAO É SÓ OS RECRUTA, EU CONHEÇO UNS 'PEIXES' QUE TEM MAIS DE VINTE ANOS DE POLÍCIA E NUNCA DERAM UM TIRO NA VIDA. EITA CEL LUCIANO...

Anônimo disse...

ACS/AL convoca os associados para Assembleia Geral

A diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (ACSPMBMAL) convida todos os seus sócios para a Assembleia Geral que ocorrerá no dia 1º de novembro, às 14h, no Clube Social em Guaxuma.

Na assembleia serão discutidos diversos assuntos, entre eles: A solução para o débito do INSS, o aumento do aluguel do Clube, verificando a possibilidade de permanência ou entrega do local, atualização de informações dos processos abertos da ACS/AL e a venda do terreno em Marechal Deodoro (AL).

O presidente da ACS/AL, cabo PM José Soares, aguarda todos os sócios da entidade para esta importante assembleia, pois serão tomadas diversas decisões acerca da associação. “É de suma importância a presença de cada um para que possamos discutir os rumos da ACS/AL que serão tomados nesta assembleia”.

Fonte: http://www.acsalagoas.org.br/portal/?p=4051

Anônimo disse...

eu mesmo dei 20 tiros, acertei 2...kkkkkkkkkkkk e ainda fui aprovado!!!

corra q a policia vem ai!!!
turma 2010 é a melhor .... kkkkkkkkkkkk canta hino, faz vinco, corta o cabelo, e ainda atira mal!
É a melhor do batalhão, o melhor da instrução!!!
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

População quer aumento salarial‏


http://abordagempolicial.com/2011/10/populacao-quer-aumento-salarial-e-melhora-na-formacao-policial/#more-9874

Anônimo disse...

REPASSANDO

DESABAFO DE UM VELHO SARGENTO PICA-FUMO SOBRE O CHQAO

Senhores, perdoem-me o desabafo, mas, na minha opinião, os sargentos que não concluíram até hoje o ensino superior é porque de fato dedicaram-se inteiramente ao serviço do Exército. Esses militares sempre foram o esteio da instrução militar, inclusive tapando furo, segurando serviço, pegando boca-podre (Pelopes, Suopes, Uopes, etc) no lugar daqueles que viviam pedindo pro Cmt Cia dispensa pra estudar, assistir aulas na faculdade, fazer provas, etc. Eu mesmo cansei de tirar serviço, ir pro campo, pegar instrução de última hora porque alguns companheiros universitários postulão foram chorar com o Comandante. "Não há como servir bem a dois senhores." Infelizmente, o bom sargento, o pica fumo, tropeiro, operacional, pau-pra-toda-obra, ficou relegado, espezinhado, e o praça que hoje tem um diploma universitário é considerado abnegado e super-esforçado. Eu bem me lembro à época em que muitas vezes em que pedi, fui preterido para trabalhar em alguma das seções dos Batalhões de Infantaria, onde sempre servi, em benefício de sargentos universitários, sob este mesmo pretexto, mas acabava sendo designado para o Pelopes por anos, depois Adj Pel, Sgte, depois Enc Mat, depois Sgte novamente, depois Enc Mat de novo e depois Sgte..., e sempre pica-fumo. Perdi as constas das vezes que flagrei (mas nunca dedurei) sargentos com papiro da faculdade na mão, no bolso, nos exercícos de campo, nas oficinas de rastejo e progressão diurna e noturna, até no EDL, totalmente distraído e indiferente à situação, "cagando" pra execução do exercício feita pelos soldados, enquanto o “babaca” aqui, “sifu” de verde e amarelo, vivendo a situação, mas com muito gosto. Sargentos universitários, que bom, que ótimo (já pensou, um exército de bacharés e doutores, sem "lavradores"?). Dedicação ao estudo e aprimoramento pessoal? Que lindo, que maravilhoso... mas presta atenção no serviço, né!! Eu sei que há “n” exceções (pasmem! Malgrado este texto, eu sou uma delas, modéstia à parte), mas a maioria quase que absoluta, não merece ser vista como se tivesse se esforçado mais que os outros sargentos pra conseguir um diploma superior. Isso pra não falar dos insubstituíveis de brasília (deles, os cemitérios estão cheios) e outros ratos de salas refrigeradas. Agora, senhores, eu pergunto: hoje o exército tira algum proveito da formação desses sargentos “ladrões de grau”? Não, preferem criar um concurso e curso de "habilitação", ignorando o falta de preparação (não intencional) daqueles que preferiram dedicar-se apenas ao seu ofício, para o qual estavam sendo pagos. Por quê? porque não acredita na formação extra-muro do sargento bacharel e, consequentemente, na instituição que o formou, mesmo sendo a USP, UNICAMP, etc, entretanto, confia piamente num oficial temporário com seis meses de curso de formação, e sem ter concluído o curso superior; porque não acredita que os seus sargentos ao longo dos seus 25 anos de serviço, em média, auxiliando e substituindo (costumeiramente) oficiais (inclusive, não muito raro, até o posto de 1º tenente), tenham tido a capacidade de apreender e assimilar as funções que por tantos anos vivenciaram e desempenharam a contento. Dizem que o CHQAO é uma exigência e uma previsão legal, mas, o devido processo legal, a liberdade de associação e de expressão, e o direito de personalidade também o é, no entanto...

"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons". (Martin Luther King Júnior)

Dr Áquila Volat

Grupo Sargentos PMDF disse...

Caso da Juíza - Grupo Sargentos PMDF

"Senhores e Senhoras,

Solidarizo-me com todos vocês e com todas as afirmações feitas nesta mensagem. Quando a casa furtada ou invadida é a do vizinho, normalmente fingimos que sentimos muito, mas quando é a nossa, aí a coisa muda de figura. É o caso dos nossos nobres Magistrados. Assisti semana passada, ao programa "Mais Você", da Ana Maria Braga, no qual a apresentadora entrevistou um jurista e um promotor sobre a nova lei do flagrante. Segundo eles, poucos serão os crimes em que o praticante será preso. Fiquei como cidadão, indignado com esta lei. Percebe-se um grito de revolta na garganta da sociedade. O povo brasileiro deveria se mobilizar para cobrar do Congresso a alteração desta lei, cujo teor é uma afronta aos direitos fundamentais do cidadão de bem.

***************

Agora os Juízes querem segurança:

O assassinato da juíza Patrícia Acioli trouxe à tona um tema bastante interessante: Os juízes estão querendo segurança particular.

Queremos apenas lembrar aos magistrados que:

- Mais da metade dos crimes de morte que acontecem hoje no país, são praticados por pessoas já condenadas e soltas por esses mesmos juízes que agora querem "seguranças contra os bandidos".

- Nenhuma viatura da polícia militar (que combate o crime todos os dias) é blindada, então porque os carros dos juízes deveriam ser? (ainda por cima pagos com o dinheiro da população). Se o juiz quiser um carro blindado, que ele saiba que ganha suficientemente bem para blindar seu carro particular.

- Querem detector de metais nas portas dos tribunais - Na hora de fazer um teste de bafômetro, o motorista que está colocando a vida de várias pessoas em risco por dirigir embriagado, não é obrigado a produzir prova contra si. Será que os juízes irão deixar eesse mesmo motorista entrar no tribunal, acaso ele se recuse a passar pelo detector de metais alegando esse mesmo direito?

- Querem que os criminosos da juíza sejam presos. Ora, além de soltarem a maioria dos criminosos presos, os processos ainda são lentos e se arrastam no judiciário por anos. Então, será que os magistrados deste país têm moral para pedir que a polícia execute seu trabalho a contento se eles mesmos não executam os deles?

- Querem aplicar a justiça para os matadores da juíza - Se forem policiais, que tal aposentá-los com vencimentos integrais? (Essa é a pena mais proferida contra juízes corruptos e que são pegos infringindo as leis). Portanto, será que serão usados os mesmos critérios?

Repassem!"

--

"O POVO BRASILEIRO PRECISA SE UNIR PARA ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ESSAS REGALIAS VERGONHOSAS DOS JUÍZES EM NOSSO PAÍS! ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE ACEITAR ESSES ABSURDOS! SERÁ QUE SOMOS TODOS IGUAIS, COMO REZA A C.F/98!"

Grupo SARGENTOS PMDF
Profissionais esclarecidos,
Instituição fortalecida!

Anônimo disse...

To chegando comigo a Policia militar do estado de Alagoas vai ter outra cara !!!! e sem fala em muito irmãos de farda que pensa que é o capitão nascimento do filme tropa de elite,e uns sem vergonha que dão em cima das atendentes do ciods as garotas novas do somprobem . to chegando !!! porra e vou acaba com essa palhaça policial mal caráter se lasca ...

Anônimo disse...

Alagoas? Isso ainda faz parte do Brasil? Terra que lambe os Calheiros só pode ser o paraíso dos canalhas. Deus me livre pisar nesse lugar!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver