Subproduto de um comando ausente

O suicídio do 2º Sargento Santos, lotado na Radiopatrulha surpreendeu e chocou a todos os que com ele trabalhavam. Muito embora traga a berlinda a tônica de como (sobre)viva hoje a tropa com a linha de atuação de quem deveria ter em mãos o norte da instituição.
No fim da tarde de sábado, 29 de outubro, o PM foi encontrado em sua residência no Bairro da Santa Lúcia, nas dependências dos fundos, já morto com um disparo na cabeça, ao lado de sua pistola por militares do 5º BPM.
Segundo apurou a Assessoria do BEF, o Sargento José Domingos dos Santos Filho – o Santos, como era conhecido – fazia parte dos quadros do BPRp hà mais de 7 anos e ocupava a função de armeiro por quase a totalidade deste tempo. Militar pacato e honesto, homem de poucas palavras era querido e estimado por todos. Considerado reservado em seus assuntos pessoais, como nos repassou um sargento que prefere manter a sua identidade em sigilo.
Entretanto, quais os reais motivos que levaram o homem a cometer suicídio?
Apuramos que atualmente o militar mesmo estando na função de 2º Sgt e contando com 27 anos de corporação recebia líquidos R$ 786,00 (a vergonhosa quantia de setecentos e oitenta e seis reais), pois contava com cinco empréstimos consignados e com esse salário e o completo do "bico" sustentava a sua família.
Recentemente, estava sendo escalado nos serviços extras – sem remuneração – o que o impossibilitava de procurar atividades de complementação de renda e sustento familiar, tornando a sua via financeira cada vez mais difícil.
O Comandante Geral e mais especificamente o secretário de insegurança, o incompetente Dário, o César, que deveriam buscar o resgate da dignidade dos membros da corporação, perseguem cada dia mais seus interesses próprios e a satisfação dos poderosos a quem servem como cães, aplicando uma política de recessão e perseguições à tropa, buscando a manutenção dos seus fartos cargos comissionados.
O sangue de mais um Militar está na mão do comando.
O BEF solidariza-se com a família do Sargento Santos e coloca-se de luto por mais uma perda na nossa caserna, observada com indiferença tanto pelo Coronel Luciano Malvadeza, quanto pelo Secretário Dário, o César, que sequer comentaram o assunto – o compromisso de ambos lacaios não é com a população e sim com os políticos a quem bajulam.

18 comentários :

sd.rogerio. disse...

Fique com deus meu amigo,foi uma homra ter trabalhado com o senhor.espero que deus o coloque em um bom lugar(ele vai compreender o desespero).

Anônimo disse...

Parabéns comandante medíocre e secretário incompetente, a culpa disso tudo é de vc's

Anônimo disse...

Infelizmente vivemos momentos de pura falta de compromisso com a dignidade humana, pois agora fica em meu pensamento, onde estará agora o "Direitos Humanos" de nossa corporaçao que nunca estao preocupados com a situaçao d tropa, cade o OAB de ALAGOAS que nunca se manifesta contra as abritariedades de que esta no poder e sempre oprimindo os bons e honestos profissionais da segurança publica! É para mim lamentavel, ver um verdadeiro profissional morrer assim, e o pior é ver na realidade que nada significará para a corporaçao essa perda!! para a familia, meus sentimentos, meu apoio e solidariedade!!!
E para alagoas a triste realidade de saber que vivemos hoje num Estado sem LEI e comandados por um sem ORDEM.

Anônimo disse...

oh fase MALDITA essa!!! quero ver se essa cupula vai ter onde rufugiar-se no PÓS-COMANDO... e ta cada dia mais PERTO desse MOMENTO CHEGAR!!! FICA COM DEUS SGT-SANTOS,HOMEM DE BEM E DO BEM,QUERIDO POR TODOS.

Anônimo disse...

EM 89 CONHECI O ENTÃO CB SANTOS NO 1º BPM; EM 2011, NAS POUCAS OPORTUNIDADES EM QUE CONVERSEI COM ELE DURANTE AS ESCALAS EXTRAS, NOTEI QUE O SANTOS PERMANECIA COM A MESMA SIMPLICIDADE, COMPANHEIRISMO, DEDICAÇÃO, PACATEZ, ENTRE OUTRAS VIRTUDES. POUCOS SABIAM ALGO SOBRE A SUA VIDA PARTICULAR , MAS NA REALIDADE UM HOMEM DE BEM. MEUS PÊSAMES À FAMÍLIA,VIZINHOS E AOS COMPANHEIROS DE CASERNA. QUE O PODEROSO DEUS, EM NOME DE JESUS CRISTO, OS CONSOLE E ABENÇOE. AMÉM!

Agente Penitenciário disse...

quando estava na PM como soldado 3 classe em 2006 conheci o santos... gente boa... sai da briosa pq na epoca o salario de Ag Pen era melhor... meus sentimentos a familia e aos companheiros da briosa... abraços a todos de coracao...

Anônimo disse...

E ainda querem que não façamos bico... a coisa está ficando insustentável, já tem até bico de milícia. Quando o governo e o comando não estão do lado da tropa dá nisso: PMS bandidos e marginais.

Anônimo disse...

O QUE ACONTECE NO CÉU QUANDO ORAMOS?

Este é um dos melhores e-mails que eu já recebi e é bem verdade!

Sonhei que fui pro céu e um anjo estava me mostrando o lugar. Caminhávamos lado a lado por um escritório cheio de anjos. O anjo que me acompanhava parou em frente à primeira seção e me disse: "Essa é a seção dos Recebimentos. Aqui, todos os desejos pedidos a Deus em oração são recebidos."

Olhei ao redor e estava tudo muito movimentado, com muitos anjos selecionando pedidos em volumosas folhas de papel e recados de gente do mundo todo. E aí continuamos a descer por um longo corredor até chegarmos na segunda seção.

Então o anjo me disse: "Essa é a seção de Empacotamento e Entregas. Aqui, as graças e bênçãos pedidas pelas pessoas são processadas e entregues aos vivos que pediram por elas.

"Percebi como, novamente, o lugar estava. Havia muitos anjos trabalhando muito naquela seção, pois muitas bênçãos tinham sido pedidas e estavam a ser empacotadas para a entrega na Terra.

Finalmente, ao final mais distante daquele corredor paramos em frente a uma porta de um pequeno lugar. Para minha surpresa, havia somente um anjo sentado, sem fazer nada. "Essa é a seção do Reconhecimento," meu anjo me disse, admitindo isso ao parecer envergonhado.

"Como assim não há nenhum trabalho sendo desempenhado aqui?", perguntei.

"É mesmo muito triste", o anjo suspirou. "Depois que recebem as bênçãos que pediram, muito poucos retornam os reconhecimentos."

"E como podemos reconhecer as bênçãos de Deus?", perguntei-lhe.

"Simples," o anjo respondeu. "'É só dizer, 'Obrigado, Senhor.'."

"E quais bênçãos deveriam ser reconhecidas?" eu perguntei.

"Se você tem comida em sua geladeira, roupas sobre você, um teto sobre você e uma cama para dormir você é mais rico do que 75% desse mundo. Se você tem dinheiro no banco, na sua carteira, e o troco de uma refeição, está entre os 8% de afortunados do mundo."

"E se você receber isso no seu próprio computador, você faz parte do 1% do mundo que tem essa mesma oportunidade."

"Se acordou hoje de manhã com mais saúde do que doença, você é muito mais abençoado dos que os muitos que não conseguirão nem ao menos sobreviver ao dia de hoje."

"Se nunca teve de provar o medo em uma guerra, a solidão da prisão, a agonia da tortura ou pontadas de fome, está acima de 700 milhões de pessoas nesse mundo."

"Se podes ir à Igrej a sem temer assédio, prisão, tortura ou morte, você é invejado e mais abençoado que três bilhões de pessoas no mundo todo."

"Se teus pais estão vivos e ainda juntos, você é ainda mais raro."

"Se podes erguer sua cabeça e sorrir, não é a norma. Você é único dentre aqueles todos em dúvida e desespero."

"Está bem. E agora? Como posso começar?"

Se pôde ler essa mensagem, recebeste uma dupla bênção, pois alguém pensava em você como sendo muito especial e és mais abençoado do que mais de dois bilhões de pessoas no mundo que não conseguem ao menos ler.

Tenha um grande dia. Conte todas as suas bênçãos. E se você se importa, repasse a todos para lembrá-los o quão abençoados (e especiais) todos nós somos.

ATTN: Departamento de Reconhecimento.

"Obrigado, Senhor, pela habilidade de compartilhar essa mensagem e me dar tantas pessoas com quem eu a possa compartilhar."

Se já leu até aqui e está agradecido por todas as bençãos com as quais fostes agraciado, por que não continuar a enviar?

Eu agradeço a "Deus" por tudo, em especial por toda a minha família (a da alma/coração e biológica)!!! Abraços ,Sucesso ,com muita Saúde, Paz, Luz, Sabedoria à todos no UNIVERSO!!!

JESB disse...

ANÔNIMO: Sobre a mensagem: O que acontece no céu quando oramos? Realmente a mensagem é bonita, e você pode ter postado cheio de boas intensões, porém a luz da Palavra de Deus, ela não tem fundamento, senão o tópico em que devemos agradecer a Deus; e isto não apenas pelas benesses, mas até mesmo pela desventura, pois é um meio do Eterno provar a nossa fé. Não são os que falam de Deus que são servos de Deus, mas aqueles que agem de acordo com a vontade Dele. Não sei se você faz parte desta crença, ou apenas a postou por achá-la bonita, mas na Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas no cap. 1.8 diz o seguinte: Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um outro evangelho diferente daquele que pregamos, que seja amaldiçoado. Se de forma inocente ou maliciosa, em meio a morte de um companheiro, quiseste postar algo ilusório, avesso às Escrituras Sagradas, mas que Deus tenha misericórdia de você e lhe dê a oportunidade do arrependimento. Que à família seja confortada pelo Espírito Santo de Deus nestes momentos de dor, e a Graça do Pai esteja presente em cada lar, por meio do Senhor Jesus Cristo. Os que creem digam, Amém!

Anônimo disse...

Só queria dize a esse comando da PMAL e da SEDS, bem como a esse governador, que estamos cansados, desmotivados, estressados, e que a situação está ficando fora de controle... Se vcs 3 (Téo, Dário e Luciano) não conseguem ser responsáveis, saiam, antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

27 anos de PMAL, ele já devia ser um sub-tenente... Isso é pra mostrar que esta instituição é injusta, ingrata, sebosa já devia falir e acabar.

Anônimo disse...

Se existe um local onde se tem mais injustiças sociais, escravidão, humilhações, nepotismo, roubalheira, bajulação, esse local se chama MILITARISMO.

anjo do apocalipse. disse...

É por isso que o negócio não vai pra frente,o anônimo postou uma bonita mensagem,mas tem que aparecer alguém pra botar defeito e pregar a diferença religiosa.olha meu caro jesb,se você acredita na sua doutrina,parabéns se ela for cristã!continue acreditando em Deus,PORÉM pare de criticar quem está tentando passar alguma coisa boa.o homem vai ao céu pela FÉ e PELAS BOAS AÇÕES,se a sua bíblia é diferente meus pêsames você está sendo usado como massa de manobra dentro de uma classe que foi explorada pela ignorância,pobreza e pela falta de esperança e teve promessa de alguma coisa boa.todas as religiões são boas na hora que pregam o bem e a fraternidade,não quando se acham OS SALVOS!cuja igreja é a certa.todas são certas,quando pregam o bem!você só vai saber se está salvo no dia do juízo,quando aí sim for mandado para o céu ou inferno! tá aí,o grande pastor de uma igreja exemplar sendo processado por pederastia assim como vários outros que dentro da igreja é uma coisa,fora é outra,político,viado,ladrão então nem se fala,e se dizem servos de Deus.eu acho que tá bom é de acabar com essa safadeza.

contra gente idiota. disse...

jesb,você é muito pequeno.Deus não gosta é disso aí!criticar o próximo por causa de uma mensagem muito bonita por sinal.você deve ser algum evangélico fanático que pensa que está salvo por quê dá o dízimo.o anônimo postou uma mensagem linda,mas você é burro,pessoas como você são burras,com tapa olho e tudo.o mundo anda uma coisa tão triste com suas diferenças e ainda vem você dizer pra olhar para as coisas ruis?eu que não olho,de coisa ruim já basta,procuro sempre as coisas boas.sempre me preocupo com as ruins,mas não tenho essa sua neura.

cristão. disse...

Meu Deus como é que nos dias de hoje ainda existem pessoas como esse jesb aí...mas não tem nada não,Deus é misericordioso,e apesar de você fazer pouco,nossa senhora ainda intercede por vocês,por que vocês não sabem oque falam.
muito bonito essa mensagem anônimo,continue assim,querendo passar alguma coisa boa,no lugar de criticar,já temos problemas demais.que DEUS E A VIRGEM MARIA te guarde e proteja.

Jenésio, o Pecador disse...

Que o Senhor o mantenha, sargento Santos, no local em que você merece estar! Amém!

Anônimo disse...

Militar pacato e honesto, homem de poucas palavras, vida pessoal reservada, ha, ha ,ha isso é uma piada, Pois só os moradores das ruas que esse cidadão morou sabe o que ja passou nos momentos dele de psicose e neura, realmente fica dificil saber se era um suicidio ou mais um ataque p assustar seus vizinhos, Claro que seus amigos agora estão fazendo dele um anjo, mas quando ele era vivo ninguem o queria por perto.

Cada Minuto disse...

Investigação de morte de sargento da Radiopatrulha pode apontar homicídio

Laudo do IML aponta a causa mortis como não sendo suicídio

por Dulce Melo

O caso da morte do sargento PM Santos, da Radiopatrulha (RP), ocorrida no bairro Santa Lúcia pode ter outro direcionamento, com uma nova linha de investigação. A primeira hipótese de suicídio foi substituída, após familiares da vítima receberem o laudo do Instituto Médico Legal (IML). A médica-legista oficializou a causa mortis como sendo homicídio.

Na manhã desta quarta-feira (30), irmãos do sargento – que o encontraram morto dentro de casa – foram à direção da Perícia Oficial procurar o coronel Roberto Liberato para tentar agilizar o laudo pericial criminal para que haja um comparativo.

O comandante da RP, tenente-coronel Jairisson Correia disse ao Cadaminuto ter conhecimento do laudo do IML, mas que não podia se pronunciar a respeito de nada porque, além de fugir da sua incumbência, precisaria da conclusão dos trabalhos periciais para um posicionamento.

À época, o comandante ficou surpreso, como todos os outros militares do batalhão especializado da Polícia Militar ao saber do suposto suicídio, já que o sargento trabalhava há mais de cinco anos na unidade e sempre foi visto como pessoa pacata.

Ainda não há previsão para a conclusão do laudo pericial, visto que o armazenamento de solicitações no setor de balística é grande, com muitos casos à frente da morte do policial militar. Mas, não é descartada a possibilidade de que até o final de dezembro a perícia poderá apresentá-lo.

Relembre o caso

O sargento PM Santos, lotado na Radiopatrulha (RP) cometeu, supostamente, o suicídio na tarde do sábado (29/10), em sua residência, no conjunto Santa Lúcia, em Maceió. Policiais do 5° Batalhão constataram o fato.

Muitos colegas de farda e da unidade onde ele era lotado foram ao local. Segundo informações dos militares, o sargento foi encontrado sem vida na dependência de empregada.

O militar era tido como pessoa pacata e amiga dentro da Radiopatrulha (RP) onde trabalhava a aproximadamente sete anos. O comandante, tenente-coronel Jairisson tomou um susto ao saber da trágica notícia por meio da reportagem do Cadaminuto e comentou.

"Meu Deus, estou sem reação. O Santos era uma pessoa dedicada, tranquilona e se dava bem com todos do batalhão. Não há o que pensar numa hora dessa. O que posso dizer é que ele era um bom policial", declara o coronel Jairisson Correia.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver