Coronéis

Após o embate entre o Desembargador Orlando Manso e o estagiário de Hitler, Luciano Malvadeza, era dado como certa a troca do Comando da PMAL, pois a pressão era enorme, e finalmente para o restante da sociedade tinha sido divulgado a grande quantidade de absurdos jurídicos e ditatoriais que o Comandante da PM vinha realizando contra seus comandados.
As peças do tabuleiro de xadrez haviam sido mexidas e o xeque-mate da Rainha da Briosa era questão de tempo, e muitos já estavam mantendo contato para assumir o tão sonhado cargo de Comandante Geral. Alguns usavam argumentos de "laços de família", outros amizades de longas datas com políticos, uns usavam parentes políticos para chegar lá e outros corriam por fora, tal qual um cavalo paraguaio azarão.
Mas... O desembargador aumentou em demasiado o tom de voz contra a Rainha, exigindo a troca de comando, chegando a constranger o governador, que, em conversas com seus assessores, chegou à conclusão de que se cedesse naquele momento sairia enfraquecido politicamente. Eis que a ânsia de ver o Comandante Geral longe da instituição acabou por dar uma pequena sobrevida à Lulu (ou até a próxima prisão), que, e ao parece, vai passar as festas de fim de ano no trono, sem mandar é verdade, tal qual a Rainha da Inglaterra, que reina, mas não manda.
Bom, após essa pequena introdução (calma "máfia rosa", ainda não é o que vocês querem), chegamos ao que interessa. Quem são os candidatos assumir o maior posto da instituição? Quem está na briga para ser o nosso futuro comandante? Vamos abaixo elencar – em ordem alfabética – os mais fortes:
CORONEL BATINGA: Com Gilmar a PM vai tornar-se muito mais operacional, mas às custas de botar pra ferrar em cima de todos os subordinados. Tome-lhe escala extra e zero de reconhecimento. O Coronel Batinga tem a vantagem de saber muito sobre a área operacional, mas pesa contra ele ter se tornado uma marionete nas mãos do Dário e do Luciano. Sem contar que pairam comentários sobre uma certa inauguração do Extra... Será que Batinga terá força para um comando sem a ingerência do Dário ou envolvimentos com esquemas de furadas, a exemplo das furadas do Shopping Iguatemi?
CORONEL BUGARIN: Grande preferido do secretário Álvaro Machado. Seu nome foi diversas vezes cogitado durante a crise da prisão de Luciano para assumir a PMAL, mas Dário, o César, fez questão de falar algumas coisas desabonadoras de Bugarin para o governador. Essa briga vem da época em que o Dário deu uma rasteira no Bugarin e assumiu a Intendência Penitenciária, e quando lá chegou, só fez falar que o Buga fez um monte de coisa errada e era mau gestor. A favor do Bugarin está sua capacidade de conciliação e que o mesmo não aceitará ingerência no comando por parte do Dário. Conta com um bom apoio da tropa.
CORONEL DIMAS: Tal qual o irmão, não sabe nada de polícia. Ganhou de graça as gemadas, única e exclusivamente por ser o irmão do Dário. Em um possível comando do coronel Dimas, teremos uma Rainha da Briosa II, que governa, mas não manda. Não fará nada pela tropa e nem vai poder. Pontos positivos? Dizem que não é boneca igual ao irmão...
CORONEL IVON: Raposa criada. Esperto, articulador e conciliador. Ganhou pontos quando expôs a terrível situação da Caixa Beneficente, e tomou coragem de peitar um dos maiores larápios da história recente da PMAL: Adroaldo Freitas Gourlart Filho. Nome forte para assumir o comando e sua capacidade de articulação seria de bom grado para estimular a tropa e encaminhar projetos que realmente venham a beneficiar a corporação. Como não tem rabo preso com o Dário, faria um comando independente, afastando a nefasta sombra do secretario nos assuntos da PMAL. Teria um bom apoio da tropa. Contras? Discípulo do Coutinho. Se conseguir afastar-se deste coronel R/R faria um bom comando.
CORONEL MARINHO: Um nome certo, mas no momento errado. Marinho fechou coronel em uma época que não lhe daria muitas oportunidades de chegar à função máxima da corporação. Por onde passou deixou suas marcas como bom administrador. Vide o exemplo do Detran e do 3º Batalhão de Arapiraca. Bom administrador e articulador. Pode trazer vários benefícios para a tropa caso decida comandar para a instituição. Não está tão bem cotado por ter trabalhado na campanha do Lessa. Sempre que pode, Dário, O César, fala mal do Marinho, e essa briga pode resultar em um possível comando sem a ingerência da SEDS. Mas infelizmente, parece que o comando do Marinho vai ficar para depois de 2014. Teria o apoio de boa parte da tropa. Corre também por fora e pode ser o grande azarão.
CORONEL MÁRIO (O MENINO): Correndo por fora, faltam maiores apoios políticos, e para assumir o comando necessita ser um homem político. Tem fama de honesto e talvez não aceite que Dário queira se meter nos assuntos da corporação. Conhecimento sobre a PMAL? Pouco... Mário é cheio de teorias!
CORONEL PINHEIRO: Correndo por fora no MP. Gosta de falar um pouquinho mal do Luciano, mas na frente dele se faz de amigo. Conhecimento da PMAL? Pouco. Gosta mesmo é de "pedalar bicicletas"... Se for Comandante Geral, vai montar um batalhão de ciclopatrulhamento, tendo como comandante o Tenente Coronel Jordânio.
CORONEL DE EXÉRCITO (?): Essa seria a última opção. Em caso de não existir nenhum coronel da PMAL que possa assumir o comando, teríamos o plano B. Vantagens? Na primeira tentativa de Dário querer se impor, o coronel do EB mandaria sutilmente o Tiririca das Alagoas tomar no orifício corrugado e pediria pra voltar para casa. Contra? Seria uma desmoralização para todo o oficialato e sem contar que poderia ter uma rejeição por parte da tropa. Teria interesse reduzido em trazer benefícios para a tropa alagoana.
E vocês leitores? Quem poderia ser um futuro bom Comandante Geral? Façam suas apostas.

24 comentários :

Anônimo disse...

coronel do exercito

Militar do Agreste disse...

Poxa, como voces estão informados, gostei.

ALAGOANO COM ORGULHO! PALMARES! disse...

Cumprimento os senhores com um amistoso aperto de mão.
Das pesoais acima citadas, acho que todos os que fazem partedessa administração nao merecem tão grande resposabilidade, porque será uma missão ardua, tera que entrar e fazer o melhor para que os desmandos executados nesse comando sejam esquecido, ou melhor, sejam lembrados como tudo o que não e pode azer um gestor.
Lembro de um fato que ocorreu na minha vida militar, quando fui escalado para uma solenidade militar, pois naquela data o novo comandade da PM iria fazer uma visita ao nosso BPM.
Na ocasiam estavamos todos chateados, pois era mais uma escala extra e por nada, mas naquela ocasião aconteceu o que nimguem esperava. Vocês vão entender, quando o cmd chegou, foi aquele estardalhaço, corre daqui corre dali, e desse ele, mas pra minha surpresa ele vai ao encontro da tropa e saudanos, um a um, com um aperto de mão e uma pergunta, a minha foi: bom dia, como estão s coisas no quartel. Fiquei sem saber o que falar, numca tinha passado por isso. Esqueci de falar que era um coronel do EB o nosso comandante, foi um dos melhores comandos, trabalhamos com mais ânimmo, sabiamos que havia naquele comando uma valorização. Agora vou fazer um comparativo. esse qua agora esta no comando uma dia foi fazer uma visita no BPM que eu ainda estava trabalhando, quando ele chegou mau cumprimentou o comandante do BPM, imagina a tropa, esqueci mais uma vez, que na ocasiao esse comandante era comandante do CPC, imagina agora como ele se senti, que diferença de educaçao militar, de preparo, de vlorização, gestoris fassam como uma das frases do filme 'tropa de elite', pessam pra sair.

sd Araújo disse...

Bom texto, atualizado e bem estruturado

Acho que atualmente o mais preparado é o Cel Marinho, o que pesa é realmente a Campanha do Lessa. Mas se formos levar isso em conta o Cel Ronaldo também é da era Lessa e hoje é chefe da Casa Militar. Cel Batinga é operacional, mas não tem jogo de cintura política. É um bronco. Cel Bugarin é o estilo do Cel Acírio que foi o estilo do Cel Ronaldo: leva tudo em banho maria, agradando gregos e troianos. Mário da hora é "menino" mesmo sem condições, nem é operacional e nem é administrador. Ivon por mim não seria tão diferente estilo Goulart de trabalhar. Pinheiro e Paulo Amorim (que não foram citados) são politizados demais. Nesta perpesctiva eu aposto Bugarin, Paulo Amorim e Marinho.

Agenário Velames disse...

Por mim, desde há muito tempo, o Comandante-Geral deveria ser o Cel Ivon.

Anônimo disse...

Cel do EB. Pois o mesmo não seria lambaio do governo, independente, e desarticulado com os vicios politicos da corporação. Com relação a desmoralização do oficialato, mais é quase impossivel.

Anônimo disse...

Militares reivindicam reajuste ao governo

SUBSÍDIOS. Categoria dá prazo para que Estado providencie regulamentação de acordo

Líderes de associações militares deram um prazo até o carnaval para que o governo do Estado providencie a regulamentação do acordo firmado em junho passado com a categoria, que trata da implantação de 7% de reajuste nos subsídios dos militares; da correção dos quinquênios – que, segundo eles, vêm sendo pagos de forma incorreta desde 2006 –, e das modificações nos critérios de promoção e acesso à hierarquia militar.

Eles se reuniram, ontem pela manhã, com o secretário Alexandre Lages, na Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), para cobrar que o acordo seja formalizado em papel, com assinatura das partes, o que até agora não foi feito pelo governo, e deixaram claro: se isso não for concretizado a tempo, pode haver prejuízos ao trabalho da polícia na cobertura do carnaval, que acontece na segunda quinzena de fevereiro.

wand berg disse...

Eu optaria por um comando do EB, pois deste existente nesta lista acredito no Cel Marinho, no entanto acredito que um ou outro com um governador de quilate de tanta incompetência não existirá jamais um cmt que queira lutar por uma categoria tão escravizada e tratada com tamanha desumanidade
pois para sair de uma situação dessa é a tropa com seus familiares organizar uma manifestação com os inativos, familiares para que possa conscientizar a sociedade alagoana para buscar o tamanho da insegurança companheiros vamos a luta por nossos direitos não espere por nossos superiores eles não querem ajuadar ninguém.
Maj Wand Berg

Anônimo disse...

3 Coronéis que com certeza comandariam muito bem a tropa, além de ter um grande apoio desta: Marinho (muito inteligente, gestor admirado e respeitado). Paulo Amorim (muito político, sabe fazer loby para conseguir melhorias para a tropa, tarimbado). Ivon (se desgrudar do Coutinho tem tudo para emplacar um excelente comando, além de ser inteligente e de bom trânsito entre as associações).

Anônimo disse...

Comentários em ordem alfabética:
Batinga: bom fazedor pouco pensador.
Bugarin : excelente pensador, em prol do bolso dele.
Dimas: o lema dele é "deixe a vida me levar, vida leva eu ".
Ivon: só se expôs a situação da caixa benef. justamente pensando em se lipar com tropa.
Marinho; é um futuro LuLú, quer conhece-lo, de um pouco de poder.
Mario Menino : já está no lugar certo, pois no comando estaria sempre em cima do muro.
Pinheiro : sem comentários, para mim não deveria fazer parte dessa lista.
Cel. do Exército : amigos vamos deixar o exército fora disso.
Infelizmente, não temos um bons nomes para o comando da PM, temos simplesmente nomes melhores que LuLú.

Anônimo disse...

Então manda chamar o Homem Cuéca! CEL ROCHA O melhor de todos os tempos.

Anônimo disse...

Eu ainda não entendo como o Jordânio aceita uma situação dessas. Saber esse monte de boato e ainda deixar a esposa trabalhar com o Pinheiro. Jordânio acorda!!! Honre as calças, pois essas conversas vem desde a epoca que tu era capitão, daqui a pouco vc fecha coronel e também as gaias.
Quanto ao futuro comandante, precisamos de homens de carater para trazer de volta tropa, pois hoje a corporação está fazendo GREVE BRANCA devido ao desestimulo causado pelo Luciano.
Os melhores nomes dessa lista são o MARINHO e o IVON. Faltou falar do PAULO AMORIM, mas esse é doido, e ia querer fazer um monte de besteira com o efetivo. Lembram daquela maluquice do Teatro de Assalto a banco em Arapiraca? Fizeram uma simulação de assalto mas esqueceram de avisar aos clientes e aos arapiraquenses. Foi muita gente passando mal.

Anônimo disse...

ALguem, por favor,pergunte ao dario como foi a conferencia gay, se ele gostou e tal
o bonfa, foi tb?
uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiii

Anônimo disse...

Rapaz, fiquei sabendo que durante a conferencia gay, o Dario apresentou um curta metragem sobre as politicas de afirmação GLBT dentro da PMAL. O filme retrata como um bando de bicha pode ter mais poder que 7 mil homens e mulheres que fazem a PM de Alagoas. O diretor foi o Lobão e os atores principais foram o capitão Bomfim e o Kid Bengala. Kid Bengala fez o papel do subordinado assediado pelo Bonfa, que acaba não resistindo e matem um caso amoroso com o capitão. Dizem que a cena da primeira relação entre os dois teve de ser repetida 10 vezes, pois o Bonfa dizia que não tinha ficado boa a sua atuação e o angulo da câmera estava errado.

Anônimo disse...

São todos covardes e ladrões sem o respeito e admiração da tropa... Na verdade esse militarismo ultrapassado já deveria ter era acabado.

Anônimo disse...

Coronel de exercito não é mais possível, a constituição estadual proíbe...

Anônimo disse...

Infelizmente qualquer um seria igual, pois recebe R$ 15.600,00 a mais para fazer o que o governador mandar... e se passar dois anos incorpora ao salário... quem vi querer perder a boquinha...

Anônimo disse...

O melhor é o CEL PM MARINHO. Quando comandou o 3ºBPM(Arapiraca) melhorou a estrutura física, recuperou as viaturas,melhorou a escala do pelotão de RP(12X24 - 12X48) passou para 12x48 direto. Sem ter fama de operacional,por várias vezes comandou pessoalmente as operações na rua. Na aceitou ingerência política no 3ºBPM,nunca desmoralizou o serviço de nenhuma guarnição. O contato com a tropa era diário,nas formaturas matinais e até após o expediente. Durante seu comando existia HIERARQUIA e DISCIPLINA.

Anônimo disse...

Não se pode generalizar....

Anônimo disse...

acho que o bom seria, que o cargo de comandante geral fosse escolhido pela tropa em votação direta, por 2 anos prorrogado por mais dois apos isso reserva. agora vejam que o cel ivon alem de nunca ter feito um projeto que beneficiou a pmal quer ser vereador nas proximas eleições e nao tem um passado tao ilibado assim nao.é acostumado a trair qm já o apoiou, será que nao fara o mesmo cm a tropa; pense numa traição kkk. voto no velho cel do EB e a saida de dario, o cesar da sds .

Anônimo disse...

Coronel Sarmento seria a melhor opção!

Anônimo disse...

Eu sou fruto de 2002, Trabalhei no 5 BPM, RPMOm,1 BPM, e agora RP, Agora dos comandantes que passou por mim o Col. Marinho foi o Melhor, Col. Paulo Amorim que Deus nos Salve, se este homem vim a ser Comandante, lebra do dinheiro dos segurança no sesi, que ele deu calote, entre outras ocorrencia, que seria falta de etica mencionar, alem sem prova, me daria uma prisão com certeza, Col. Ivon, muito oficialato, não seria bom para os praças, lembro de um acontecimento (briga) entre um praça e um oficial, oficial todo errado mais só quem foi punido foi o pobre do sargento, esse as praças com certeza iria no cer no hur tomar.

Anônimo disse...

não é só o jordanio que deve ter cuidado com o pinheiro,o mário da hora também.alguem sabe porque

Anônimo disse...

estamos no mato sem cachorro

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver