Parem as VTRs - JANEIRO VERMELHO

Gostaríamos de informar a todos os militares que iniciamos nesta sexta-feira, dia 06 de Janeiro de 2012, o Movimento JANEIRO VERMELHO, que busca dignidade salarial e cidadania dentro de nossa instituição.
Dando continuidade às ações, o Briosa em Foco orienta e repassa aos leitores militares como proceder com relação ao próximo passo de nossas atividades.
Queremos deixar claro que mesmo possuindo como Comandante Geral um marginal fora da lei que não respeita os diplomas legais e nem as ordens das autoridades judiciárias civis, somos diferenciados: tudo que está sendo colocado nada mais é do que agir de forma legal e honesta, respeitando as leis vigentes no nosso Estado Democrático de Direito, assim como honrando nosso juramento profissional.
Especialmente aos soldados dos anos de 2010, 2006 e 2002 e cabos que estão exercendo a função de motorista.
A princípio, todos os que não possuírem o curso de condutores, RECUSEM EXERCER A FUNÇÃO de motorista (façam como os bravos soldados José Sales do 8º BPM, em março do ano passado, e Luiz Alves do 4º BPM, ontem). Sobre esta situação, salientamos que o caso do Soldado José Sales foi julgado pelo TJ e o mesmo foi absolvido da acusação, e agora está processando o Estado e a autoridade coatora.
O amparo legal é a Lei Federal 9.503/95 – Código de Trânsito Brasileiro e suas respectivas resoluções (do CONTRAN e DENATRAN), além do (pasmem) próprio Regulamento Disciplinar da Polícia Militar de Alagoas.
Conclamamos a todos os PMs que, ao assumirem seus serviços, quer diurnos e quer noturno, recusem-se a deslocarem a viatura que não estiver acompanhada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV) EM DIA ou não estiver com o sinal de identificação (PLACA) afixada e devidamente lacrada.
Estes veículos dessemplacados ou sem acompanhar o certificado de licenciamento, mesmo sendo as viaturas locadas, não podem circular por constituírem ilegalidade ao próprio Código de Trânsito, e a aceitação por parte do condutor em assim proceder fere a lei. Tenha-se, por exemplo, o que aconteceu com um veículo da ACS:
Como não bastasse, o ato é infringência ao RDPMAL e tipificado como transgressão disciplinar de natureza média:
Art. 31 (...)
"XXVII - desrespeitar regras de trânsito, medidas gerais de ordem policial, judicial ou Administrativa".
Ao final da postagem, estão anexados os artigos pertinentes ao texto legal, contribuição gentil do sempre Solícito Dr. Júlio.
É obrigação do motorista, além de possuir CNH regular, ter o curso que habilite a condução de veículos especiais, quais sejam, as viaturas de polícia. No entanto, não basta apenas ter este curso, mas segundo a resolução 205 do CONTRAN, editada em 2006, esta deve estar presente na habilitação do condutor.
Os companheiros deverão oferecer-se para realizar a guarda do quartel ou o policiamento a pé, ressaltando que não estão recusando-se a trabalhar, mas que apenas não irão cumprir uma determinação contrária à lei, pois são guardiões da legalidade e não foras da lei.
E qualquer um que não cumpre a lei, é tão marginal quanto aquele que prendemos.
Gostaríamos de ressaltar que a união é quem faz a força. UNAM-SE e não aceitem as pressões. Os senhores são SERVIDORES ESTADUAIS CONCURSADOS e estão regidos por leis federais e uma Constituição que prevê a igualdade de todos perante a lei, ou seja: as leis são para os subalternos e para os superiores. Respeitem-se e resistam às pressões e PAREM TODAS AS VIATURAS QUE NÃO APRESENTEM OS DOCUMENTOS, BEM COMO AS QUE NÃO ESTEJAM PORTANDO PLACAS. Isso é legal.
Vamos parar o máximo de viaturas neste final de semana que pudermos. Vamos trabalhar, de hoje em diante, dentro da legalidade, somos policiais e devemos agir dentro da lei. Aos companheiros, divulguem em seus batalhões que a luta começou. Nos próximos dias vamos intensificar o movimento com outras ações todas dentro da lei, que devem ser seguidas por todos.
Aos oficiais de serviço dos batalhões: acatem a recusa dos seus subordinados, não procedam ilegalmente como o Comandante Geral e principalmente como o corrupto Gilmar Batinga, comandante do CPRM.
O que fazer em caso de constrangimento ilegal por parte do oficial ou de recolhimento administrativo:
– Dirigir-se a CENTRAL DE POLÍCIA, na Praia da Avenida.
– Registrar um Boletim de Ocorrência contra a autoridade policial com fundamento na lei 4.898/65, cc a Lei nº 6.657, de 5 de junho de 1979. Se a autoridade for o oficial de serviço, o Boletim deve ser registrado contra ela; se for o Comandante da referida Unidade, contra o mesmo e assim sucessivamente, para que quem determinou a arbitrariedade responda criminalmente pelo seu ato.
De posse do Boletim, dirigir-se ao fórum do Barro Duro, ao NÚCLEO DE CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL e ser ouvido em termo pela Promotora de Justiça Dra. Karla Padilha, denunciando a ilegalidade praticada.
Senhores, esta é a nossa primavera vermelha, nossa chance de mudar o estado de arbitrariedades das quais estamos vivenciando.
ANEXOS
Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege‑se por este Código.
Art. 3º As disposições deste Código são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros e às pessoas nele expressamente mencionadas.
Art. 23. Compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:
III – executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;
Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
I – cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;
Com relação as placas:
Art. 115. O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.
Art. 116. Os veículos de propriedade da União, dos Estados e do Distrito Federal, devidamente registrados e licenciados, somente quando estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, poderão usar placas particulares, obedecidos os critérios e limites estabelecidos pela legislação que regulamenta o uso de veículo oficial.
DO LICENCIAMENTO
Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.
Art. 133. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual.
Art. 145. Para habilitar‑se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:
I – ser maior de vinte e um anos;
II – estar habilitado:
a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar‑se na categoria D; e
b) no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar‑se na categoria E;
III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
IV – ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.
Das infrações ao CTB:
Art. 230. Conduzir o veículo:
I – com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
IV – sem qualquer uma das placas de identificação;
V – que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa – remoção do veículo;
Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
Infração – leve;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo até a apresentação do documento.
RESOLUÇÃO Nº 205 DE 20 DE OUTUBRO DE 2006.
Dispõe sobre os documentos de porte obrigatório e dá outras providências.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I do Art. 12, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, e CONSIDERANDO o que disciplinam os artigos 133, 141, 159 e 232 do CTB que tratam do Certificado de Registro e Licenciamento Anual - CRLV, da Autorização para Conduzir Ciclomotores, da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, da Permissão para Dirigir e do porte obrigatório de documentos;
CONSIDERANDO que o artigo 131 do CTB estabelece que a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, entre outros, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT, é condição para o licenciamento anual do veículo;
CONSIDERANDO os veículos de transporte que transitam no país, com eventuais trocas de motoristas e em situações operacionais nas quais se altera o conjunto de veículos;
CONSIDERANDO que a utilização de cópias reprográficas do Certificado de Registro e Licenciamento Anual – CRLV dificulta a fiscalização,
Resolve:
Art. 1º.  Os documentos de porte obrigatório do condutor do veículo são:
I – Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC, Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH, no original;
II – Certificado de Registro e Licenciamento Anual - CRLV, no original;
§ 1º. Os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão expedir vias originais do Certificado de Registro e Licenciamento Anual – CRLV, desde que solicitadas pelo proprietário do veículo.
§ 2º. Da via mencionada no parágrafo anterior deverá constar o seu número de ordem, respeitada a cronologia de sua expedição.
Art. 2º. Sempre que for obrigatória a aprovação em curso especializado, o condutor deverá portar sua comprovação até que essa informação seja registrada no RENACH e incluída, em campo específico da CNH, nos termos do §4º do Art. 33 da Resolução do CONTRAN nº 168/2005.
Art. 3º. Cópia autenticada pela repartição de trânsito do Certificado de Registro e Licenciamento Anual – CRLV será admitida até 15 de abril de 2007.
Art. 4º. Os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal têm prazo até 15 de fevereiro de 2007 para se adequarem ao disposto nesta Resolução.
Art. 5º. O não cumprimento das disposições desta Resolução implicará nas sanções previstas no art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro CTB.
Art. 6º. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogada a Resolução do CONTRAN nº 13/98, respeitados os prazos previstos nos artigos 3º e 4º.
OBS: RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 797 DE 16.05.1995 - DOU 24.05.1995 - RET 16.06.1995
Define a Abrangência do Termo "VIATURA MILITAR", para o Sistema Nacional de Trânsito.
Art. 1º  Viaturas Militares para efeito do Código Nacional de Trânsito e do seu Regulamento são as Viaturas Militares Operacionais das Forças Armadas.
Parágrafo único.  "VIATURA MILITAR OPERACIONAL DAS FORÇAS ARMADAS" é aquela fabricada com características específicas para ser utilizada em operação de natureza militar, tática ou logística, de propriedade do Governo, para atendimento de suas Organizações Militares.
Art. 2º  Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Caros amigos, a lei é para todos, principalmente para nós que somos policiais militares. Além disso, os bons exemplos a gente deve seguir, os maus a gente deve ignorar, ou seja, não façamos como o nosso Comandante Geral Luciano Silva, que por não cumprir a lei foi preso por isso; este mesmo comandante que manda prender os soldados que – pautados na lei – tentam cumpri-la. Saudações aos que tem coragem!

118 comentários :

Anônimo disse...

tem que SECAR os pneus das vtr, se não os cb e os sgt antigos BABÃO vão dirigir!

Anônimo disse...

COMPANHEIROS, AS ASSOCIAÇÕES TÊM QUE APOIAR A TROPA, CASO ELAS NÃO SE MANIFESTEM, QUE TODOS REQUEIRAM SUA SAÍDA DOS QUADROS DE SÓCIO, NÃO AJAM ISOLADAMENTE,PRUDÊNCIA É A PALAVRA CHAVE.

Anônimo disse...

AMIGOS DO BEF, ESTOU DISPOSTO A LUTAR, MESMO QUE ESSAS PESTE DESTAS ASSOCIAÇÕES Ñ FASSAM NADA, VAMOS PEDIR O APOIO, POIS HA MUITOS PRAÇAS ASSOCIADOS AINDA!!!!! E QUEREMOS VER QUAL VAI SER A ATITUDE DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO!!!! VAMOS LA COMPANHEIROS VAMOS BOTAR PRA ARROMBAR

Anônimo disse...

Muito bem BEF, essa é a nossa chance companheiros. VAmos mudar essa triste realidade que nos persegue e nos oprime dia-a-dia. Quem ama a farda, essa é a hora de mudarmos nossa história. Vamos ver até onde o GOV, o "tiririca" e o LULU aguentam com a nossa paralização.

Anônimo disse...

Art 31, inciso XXVII do RDPMAL " desrespeitar regras de transito (...) Trangressao disciplinar.

Art 5º da CF88 - Ninguem é obrigado a fazer ou deixar de faz SENAO em VIRTUDE DE LEI!!!!

Anônimo disse...

EU APOIO!

Iremos a luta!

Anônimo disse...

E você... honra a sua FARDA?

http://www.youtube.com/watch?v=W3Dj95KIzjc&feature=related

Anônimo disse...

SEM LUTA... NÃO HÁ VITÓRIA!

Agência Alagoas disse...

Governador e MJ discutem ações de combate à violência

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado de Defesa Social, Dário Cesar, receberam nesta quinta-feira (5) a secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, Regina Miki. A secretária veio com comitiva para conhecer a estrutura organizacional da segurança pública em Alagoas, projetos em desenvolvimento e ações focadas na redução de homicídios.

Na ocasião, o governador apresentou as ações desenvolvidas pelo Estado e explicou que, em Alagoas, o Governo do Estado não interfere mais na segurança pública. “Aqui a polícia é respeitada e tem autonomia para fazer o seu trabalho. Não misturamos polícia com política, como foi feito no passado”, garantiu Teotonio.

A secretária Regina Miki parabenizou o governador pela postura e ações desenvolvidas pelo Governo. “Temos o mesmo alinhamento conceitual quanto à segurança pública e isso nos dá muita liberdade e nos agrada muito trabalhar aqui”, explicou. De acordo com Miki, o objetivo dessa visita técnica é apontar soluções conjuntas para o problema da violência no Estado.

“O foco da Senasp hoje, sem dúvida nenhuma, é Alagoas. Entendemos a situação do Estado e temos objetivos em comum com o Governo do Estado”, afirmou.

O secretário Dário Cesar apresentou também programas do Governo usados para reduzir a vulnerabilidade de famílias de baixa renda, como o Qualifica Alagoas, destinado à qualificação de reeducandos e dependentes químicos de acordo com as demandas do mercado.

Também foram apresentadas as bases de polícias comunitárias que fazem pesquisa ativa nas famílias, identificando problemas como desemprego, evasão escolar, uso de drogas e problemas de saúde na família e encaminham para as secretarias correspondentes. Além da unificação das bases de informações entre as polícias e o Instituto Médico Legal. “Temos implantado aqui experiências exitosas de outros Estados, adaptando-as à nossa realidade”, explicou Dário Cesar.

Durante toda a tarde desta quinta-feira e o dia de sexta-feira (6), os técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública participam de reuniões temáticas no Hotel Ponta Verde e visita técnica na Base Comunitária de Segurança (jacintinho) e Programa Ronda Cidadã.

Além da secretária Regina Miki, participam da comitiva técnica o diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Major Aragon; a Diretora do Departamento de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, Isabel Figueiredo; a coordenadora Geral do Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Cátia Emmanuelli e o assessor do gabinete e de imprensa da Senasp, Marcelo Oliveira.

Da comitiva estadual além do secretário Dário Cesar, o secretário Adjunto de Defesa Social, Paulo Cerqueira; a delegada geral de Polícia Civil, Luci Mônica; o comandante da Polícia Militar, Luciano Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Gláucio e o diretor geral da Perícia Oficial, Roberto Liberato.

Anônimo disse...

Tá muito em cima da hora, qual a pauta de reivindicações? temos que planejar melhor, quem vai negociar com o governo?

Anônimo disse...

Sou oficial da PMAL e caso algum dos motoristas de serviço se recuse a dirigir por não atender a legislação, não irei dar parte, e caso eu receba algum PDO para apurar, irei solicitar arquivamento. Oficiais Subalternos e intermediários, vamos nos unir e lutar por melhores condições de serviço e salariais.
Motoristas, se a viatura estiver com alguma lampada queimada, se recusem a dirigir, se o pneu estiver careca, se recuse a dirigir, se o parabrisas estiver quebrado ou trincado, se recuse a dirigir. Oficiais, na recusa em dirigir, coloquem o praça no PO, pois assim vai ficar justificado que o mesmo não se recusou a trabalhar. JANEIRO VERMELHO NA PMAL!!!!

Anônimo disse...

Parabéns aos bravos guerreiros do BEF pela iniciativa. Espero que a tropa se mobilize, pois somente nós podemos mudar nossa sorte. Lembrem a todos, que os demais militares também podem se recusar a sair em viaturas sem condições de segurança.

Vamos à luta.

Anônimo disse...

eu sou motorista e em janeiro solicitei um dia de folga por ter chegado além do meu horário de sv e me foi negado.pois bem,eu desde 0 dia 20 de dezembro vinha trabalhando com dores no braço adquiridas de uma ocorrência e ao procurar um médico o mesmo determinou que o braço fosse engessado,ou seja,vou passar ao invés de 1 dia,2 meses em casa.só lembrando que eles não queriam me dar 1 dia porque eu sou motorista,agora vão ter que procurar 1,se acharem.

Anônimo disse...

Se não for assim, Temos que fazer uma tolerância zero, como sergipe. agir em todos os casos com o rigor da lei, sem exceção, principalmente de autoridades.

Anônimo disse...

Soubemos que algumas viaturas do primeiro, quarto e quinto BPMs ja nao sairam hoje por nao terem motoristas, é isso ai AMIGOS vamos continuar e intensificar ESSE FINAL DE SEMANA

Sd 2002 disse...

Ponham as placas nas viaturas e paguem as infrações cometidas. Os guardas municipais vão multar todo mundo. Ninguém usa cinto de segurança, o uso dele tb é obrigatório por todos os ocupantes. E aí, vão usar?? Tb não falem ao celular enquanto dirigem. Não dirijam com apenas uma das mãos. Esse pessoal do BEF é burocrata do QCG. Incita todo mundo, mas quem paga o pato é quem tá na linha de frente e não quem se esconde atras do birô. As associações da mesma forma. Recebem dos associados, recebem do governo e não dão assistência juridica decente e não pagam o licenciamentos de seus veiculos, que são particulares e não viaturas.

Anônimo disse...

Conheço Luiz Alves, bom de serviço, esta no excepicional , não merece o que a PMAL esta fazendo com ele. Ditadores vem e passa, como certo COronel Chamado BRITO, que não tem moral de nada, foi ate pego com outro H, cesssa esse papo, vamos para o LULU, sim, esse Ditador, assumido, não e iqual a outro inrustido, não estou aqui para criticar a classe, que conheço varios compettmos, mais o LULU esta metendo os pes pelas maos, acorda LULU, grita, late fofa. Não é aaaaauuu aaaauu, É HHHHaaaaa, hhhhhaaaaa, ai quero c..., quero sair do comando, Forte,vistoso. Ou Governador, quem manda nesta P...,nesta M... sou eu, meus policiais merecem dignidade, por isso eu quero issso, e isso, Fala fofa. Grita, Berrra e com H. forte.

Anônimo disse...

MEU PEXE, ESSAS COISAS EM ALAGOAS NÃO VÃO PRA FRENTE, O INDIVIDUALISMO FAZ-SE PRESENTE, SE PREÇO DO PÃO AUMENTA SEM MOTIVO TODO MUNDO SE CONFORMA E PÕE NA CABEÇA QUE TEM QUE TRABALHAR MAIS! JA LA FORA SE AUMENTA R$0,10 NA PASSAGEM DE ONIBUS OS CARA SÓ FALTA EXPLODIR O MUNDO.
GANHEM DINHEIRO E MUDEM DE ESTADO, SE POSSÍVEL MUDEM DE PAÍS!

Anônimo disse...

Sd 2002, vc é covarde. Nao boicote o movimento seja homem, esta com medo de levar um xadrez de tres dias é? SEJA HOMEM e nao seja COVARDE se recuse a dirigir a viatura ate que ela esteja legal, voce nao pode ser punido, sao tres dias agora e nao vai pra sua ficha e a revolta ja esta instituida deixe de pensar no seu umbigo e pense numa tropa, num coletivo. Vc tem medo de uma merda que nem aquele comandante geral fala fino?
Vc entrou na pm pela janela? vai deixar de receber seusalario no final do mes? Quantas vezes seu superior foi na sua casa quando vc estava doente?
Deixe de ser covarde e cumpra seu papel constitucional de legalidade se recusando a dirigir viaura, ninguem do blg esta instigando pra vc fazer o que é errado nao e apenas cumprioo que é o certo rapaz. Deixe de ser covardao. Tem um monte de cara da sua turma e uns sargento la no baldomero preso e o luiz alves ia pro baldomero tb, o que é errado vc vai apoiar regime de maloqueiro fora da lei?
Colegas facam o que é certo eu hj a noite vou trabalhar e nao vou dirigir viatura e nao tem quem me faca dirigir.
Num sei se os befe é de burocracia ou nao, mas que eles fazem o que as associacoes nao fazem e que o befe e por causa dele que os oficial pararam de fazer o que que, isso é deixe de froxisse rapaz, e vamos manter a paralizaca ate ser legal.

Anônimo disse...

O Sales é meu amigo de infância e é verdade, ele entrou contra o estado por danos morais. Policiais vcs fortes são unidos más divididos serão sempre fracos. Cumpram a lei q vcs jamais serão punidos. Vtr irregular não pode trafegar. O sd motorista preso ontem vai ser solto e vai entrar com açào contra o Estado também. É assim q tem que ser feito. Assomal, assmal e acs~foram compradas por isso perderam a força.

Sócio da ASSOMAL disse...

Vejam só vocês como é sebosa a atuação do comando: quando um praça falta ao serviço é punido por faltar ao serviço, e quando justifica (por exemplo, quando apresenta uma dispensa médica) é enquadrado por ter deixado de comunicar a impossibilidade de comparecimento. Agora vejam só os senhores: um TC faltou a um ato de serviço, fez a permuta sem a devida autorização, não justificou o ato, e foi punido "apenas" por ter deixado de informar em tempo hábil sua impossibilidade de comparecimento.

Vejam a publicação dessa história:

BOLETIM GERAL RESERVADO Nº 001 DE 04 DE JANEIRO DE 2012 páginas 11 e 12

NP nº 003/2012 – SOLUÇÃO DE PROCESSO DISCIPLINAR ORDINÁRIO

Portaria nº 055/11– PDO- CPC.

Encarregado: TC QOC PM WILSON SILVA
Acusado: TC QOC PM JOSÉ DALTON DE MEDEIROS RODRIGUES
Motivo: apurar os fatos narrados na parte nº 006/2011 – CPC, da lavra do TC ALBUQUERQUE, Subcomandante do CPC, que versa sobre falta do TC Dalton a reunião do dia 11/11/2011, as 14h, no auditório do CPC, sobre mapas e escalas de serviço, sem informar em tempo hábil o motivo de sua ausência.

Em face do que resultou apurado, este Comando:

Considerando
que o acusado confirma que foi informado pelo Subcomando do CPC, sobre a reunião ocorrida no dia 11/11/2011, as 14h no Comando do Policiamento da Capital, para tratar de assuntos relativos a mapas e escalas de serviço;

Considerando que a ética Policial Militar é estabelecida através do sentimento de dever, imposta a cada integrante da corporação, pela conduta profissional irrepreensível devendo cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes;

Considerando que embora o acusado tenha escalado o seu Subcomandante para representá-lo na reunião, não teve a preocupação de informar ao Comandante do CPC a impossibilidade de se fazer presente a reunião;

Considerando que de acordo com Art. 31 do inciso XIX do RDPMAL, deixar de participar a tempo a autoridade imediatamente superior, impossibilidade de comparecer a qualquer ato de serviço é uma transgressão disciplinar de natureza média.

Sou do parecer, salvo melhor juízo, que o acusado seja punido a luz do RDPMAL.

O Comando do Policiamento da Capital Resolve:


1. Concordar com o parecer emitido pelo Oficial encarregado;
2. Punir o TC QOC PM José Dalton de Medeiros Rodrigues, por ter no dia 11 de novembro de 2011, deixado de informar em tempo hábil sua impossibilidade de comparecer a reunião determinada pelo Comando do CPC aos Comandantes e Subcomandantes de Unidades;
3. Publicar esta solução em BGR;

Continua...

Sócio da ASSOMAL disse...

Continuação:

4. Arquivar os autos do PDO na secretaria do CPC;
5. Enviar cópia da solução a Corregedoria e CPO.

4ª PARTE
JUSTIÇA, DISCIPLINA E RECOMPENSA


NP S/N-CPC - PUNIÇÃO DE OFICIAL – DETENÇÃO: O TC QOC PM JOSÉ DALTON DE MEDEIROS RODRIGUES, do 8º BPM, por ter, no dia 11 de janeiro de 2011, deixado de informar em tempo hábil sua impossibilidade de comparecer a reunião determinada pelo Comando do CPC aos Comandantes e Subcomandantes de Unidades; e ao lhe ser dado o direito constitucional de defesa, o exerceu, mas não justificou, incurso no item XIX do Art. 31 do RDPMAL. Transgressão disciplinar de intensidade "MÉDIA". Fica detido por 04 (quatro) dias. A punição deverá ser cumprida na APMSAM.

Solução de Processo Disciplinar Ordinário procedido pelo TC QOC PM WILSON SILVA.

Moral da história: dois pesos e duas medidas (em relação aos praças).

OBS: nesse mesmo BGO o Capitão Marcelo (aquele que ano passado foi preso durante as mobilizações salariais, simplesmente porque defendeu que o cargo de comandante geral deveria decorrer de uma lista tríplice, onde a tropa devesse ter participação na escolha) também foi punido, porém com seis dias de detenção "por ter em 31 de outubro de 2010, em Paripueira/AL, desrespeitado autoridade civil, bem como medidas gerais de ordem policial ao não atender a determinação dos policiais civis de serviço de baixar o som de veículo em campanha eleitoral", enquanto que o Capitão Rocha Lima teve as suas razões de defesa "acolhidas".

Moral da história em relação a estes dois capitães:
i) "quando as meninas comandam, os homens choram";
ii) depois da prisão do Coronel Luciano, quem é que vai querer punir o Capitão Rocha Lima?

Anônimo disse...

Tem que ter vergonha e tem que ter moral companheiros. Se o companheiro desrepeita uma determinção de boca do coronel luciano, aquela bibona bandida responde um pdo e xadrez, mas tao com medo defazer uma coisa que é legal? como vcs olham pras suas esposas e maridos em casa e pros seus filhos que dizem que papai enfrenta bandido. mas pra enfrentar bandido e trocar tiro com maloqueiro nao tem medo, mas pra peitar um comandante ilegal fora da lei ou um oficialzinho novo que ainda nem faz a barba porque é buguelo novo tem medo e caga no cuturno se borra.
VAMOS PARAR ESSAS VIATURA eu mesmo nao dirijo viatura sem ela estar com os documentos em DIA

Anônimo disse...

Principalmente os 90 soldados que nao foram ainda promovidos a depois do curso nao dirigam a viatura nao companheiros e deixe que os oficiais dirigam

Sd 2002 disse...

Anônimo que me criticou, seja herói, mártire sirva de bucha de canhão. Você vai ganhar bem mais. Espero que quando você se recusar a dirigir, nenhum familiar seu precise da PM. Que Deus guarde a todos.

Anônimo disse...

Isso mesmo bef vamos faze policiamento a pe seis horinha e é isso que todo policia de vergonha deve fazer se recusar a ser ilegal

Anônimo disse...

sd 2002 covarde, dario cesar gosta de homens como vc. Sao soldados como voce que ajudam a construir esse sistema nojento e ainda digo mais meu chapa tumara que sua vida seja cheia de extra nao remunerada e va dirigir no meu lugar que eu vou pro po de seis horinha e vou dormir no quartel ou em casa enquanto vc tira o poca oio dirigindo uma viatura ilegal e quando bater com ela chame seus familiares pra ajudar a pagar o concerto dela bonzao.
Sd 2002, teus pensamento sao pensamentos de covardes otarios, sai dessa meu veio
O negocio eh se revoltar e lutar contra o sistema opressor, REAJA RAPAZ

Anônimo disse...

LEIAM: http://policiaconsciente.blogspot.com/2012/01/solenidade-de-sancao-do-subsidios-para.html?spref=fb
SOLENIDADE DE SANÇÃO DO SUBSÍDIOS PARA OS MILITARES POTIGUARES lá eles tiveram um excelente aumento. Parabéns a PM do Rio Grande do Norte.
Aqui o Governo não paga os quinquênios e deu calote em 7% (sete por cento) que é de direito.

Anônimo disse...

A nossa PM só não vai a frente graças aos babões feito esse Sd 2002 aí acima, que enquanto uns querem lutar por melhoras, outros babões além de não ajudar atrapalham tudo! Igual ao conto do caranguejo alagoano...
Resumo do conto...
Dois vendedores de carangueijo vendiam carangueijos em baldes na divisa de alagoas com sergipe, um do lado alagoano e outro do lado sergipano. Aconteceu que no balde do sergipano ele sempre estava tendo muito trabalho em ter que trazer os carangueijos que fugiam de volta para o balde enquando o balde do alagoano estava quieto e com a mesma quantidade de carangueijos. O sergipano curioso perguntou ao alagoano porque os carangueijos dele não fugiam do balde, o alagoano respondeu: Em Alagoas é assim quando um tenta fugir da opressão chega um "companheiro" e o puxa pelo pé, assim não foge ninguém!!!
Pois bem companheiros, nossa PM é um balde de garangueijos tipicamente alagoano, quando uns buscam melhorias, logo vem um babão e atrapalha tudo!

Anônimo disse...

Avançando as negociações, os representantes das partes redigiram um documento que foi aprovado pelos manifestantes acampados na sede da 6ª Companhia do 5º BPM.

A negociação foi intermediada pelo Ministério Publico Estadual, pela Defensoria Pública do Estado e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), o que possibilitou o acordo.

O documento de quatro páginas, redigido e assinado pelas partes, garantiu uma anistia a todos os policiais e bombeiros militares que participaram do movimento, livrando-os de qualquer processo disciplinar e administrativo, bem como da instauração de inquéritos por violação ao Código Penal Militar e ao Estatuto dos Militares do Ceará.

Foi acertada a incorporação definitiva nos salários de toda a tropa da PM e dos Bombeiros da gratificação no valor atual de R$ 920,18, que vinha sendo paga somente aos PMs que trabalham no turno noturno (das 6 às 22 horas). Só com a incorporação dessa gratificação o salário de um soldado será de R$ 2.634,00, já em 1º de janeiro de 2012.

Houve também um acerto para que o governo do Estado reajuste o valor do vale-refeição para policiais e bombeiros, que será de R$ 224,00 por mês. Os ganhos vencimentais estabelecidos no acordo serão estendidos aos inativos e pensionistas das duas corporações militares.

Com isso o salário do Soldado chega a R$ 2858,00.

O documento também estabelece que a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com a possibilidade do agamento de horas-extras

Será formada, no prazo de 30 dias, uma comissão com formada pelos representantes do governo e das quatro associações que congregam os militares, para formular, em 90 dias, novas regras sobre a tabela salarial, discussão de horas-extras, implantação de novo modelo para promoções e reforma no Código de Ética e Disciplina da PM.

ASSIM UM SOLDADO DA PMCE VAI GANHAR MAIS QUE UM 2º TEN DA PMPA

Anônimo disse...

Nós tiramos o Suruagir do governo, se estivermos unidos vamos conseguir nossos idéais, Que DEUS nos abençoe.

Agenário Velames disse...

Em 16 de janeiro de 2011 eu publiquei uma matéria em meu (restrito) blog (Policial Velames) intitulada "Em homenagem ao Soldado Freitas", que na ocasião havia sido preso por se recusar a dirigir uma Vtr por não possuir o Curso de Habilitação de Viatura Especial. Quando aconteceu esse fato eu fui procurado por várias pessoas que pediram para que eu me manifestasse a respeito do tema, e então eu resolvi elaborar um Modelo de Ofício para que os interessados protocolassem nas suas respectivas Unidades.

É claro, que dificilmente esse ofício teria uma resposta [positiva], ainda mais se ficasse no âmbito da OPM do interessado; nesse sentido, recomendei que o ofício fosse protocolado na recepção do QCG, mesmo sendo para o Comandante da Unidade [do interessado], pois dessa forma seria gerado um número de protocolo [o que a meu ver é muito mais seguro] o que certamente levaria a uma "consulta do Comando da Unidade ao Comando Geral" para, enfim, ser dada uma resposta pautada em normas. A recomendação de protocolar o oficio no QCG tinha uma finalidade: através de tal medida "ninguém" poderá dizer que não sabia onde estava o ofício, além do que ficaria mais fácil de ter o seu andamento acompanhado; e mais: tal medida faria com que o Gestor Público se manifeste oficialmente sobre o assunto.

A resposta do comando quanto a isso foi a elaboração, a toque de caixa, daqueles "cursos", onde alguns soldados foram obrigados a fazê-lo, sob a alegação de "qualificação" em nome do "interesse da corporação". E quem não fez foi punido.

Hoje, diante das circunstâncias, não recomendo que ninguém tente protocolar qualquer tipo de ofício sobre esse assunto na PM, quer seja na Unidade do interessado ou até mesmo no QGC, pois a adoção de qualquer tipo de procedimento é perda de tempo. Eu recomendo que os interessados busquem logo o amparo judicial, haja vista que a prática da adoção das medidas da Corporação é a prisão do suposto infrator. Assim, por se tratar de um remédio constitucional preventivo, a medida é o Habeas Corpus Preventivo – que pode ser impetrado (gratuitamente) por qualquer interessado sem a necessidade de advogado.

Sem querer adentrar na seara de quem está certo ou quem está errado (se quem quer agir pautado na lei ou quem acha que deve estar à margem dela), eu penso que cada um tem o direito de, dentro dos valores éticos, morais e legais, assim como do julgar ser o melhor para si, fazer o que a sua vontade indicar.

Diante do exposto, com base no assunto da matéria, assim como diante da possibilidade de outras prisões, disponibilizo, mais uma vez, um modelo de HC com pedido de Liminar para quem, por ventura, queira aderir à legalidade, mas se veja na eminência de ser encarcerado.

Segue o link:
http://www.megaupload.com/?d=X0RCYDI7

Vídeo para quem quiser conhecer mais sobre HC:
http://www.youtube.com/watch?v=KWNtNCJVNp0

UM SD 2002 QUE VAI ANDAR DENTRO DA LEI disse...

VALEU, VELAMES! ANO QUE VEM MEU VOTO É SEU NOVAMENTE!

josehilton andrade disse...

josehilton andrade leal
somente o velames foi homem para colocar o nome,o restante todos anônimos,nunca vão ter coragem e vão ficar sempre escondidos,no anônimato esperando que o velames ou outro que tenha coragem tome uma cipoada!
bando de covardes merecem o salário e a escala que tem,continuem assim nos corredores e alojamentos só reclamando de salários e escalas de serviços!
"UM VERME QUE SE ARRASTA NÃO PODE RECLAMAR QUANDO É PISOTEADO"

VELAMES FUI COLEGA SEU DE TURMA E DE ALOJAMENTO NO CFAP,ADMIRO SUA CORAGEM E PERSONALIDADE!

Anônimo disse...

Soldado Velames,
Perfeita a sua colocação, gostaria apenas de fazer um adendo, se me permitir:
Em se tratando de competência especifica "ratione personae", pela Lei de organização do Judiciário de Alagoas, a 13ª var tem a competência material para processar os feitos em sede de ação autônoma de Habeas Corpus impetrados pelos militares mesmo que tenham o cunho de salvo conduto.
Analisando a existência de uma única vara para atendimento destes pleitos, e observando a perrogativa e peculiaridade de seu Auditor, o Dr. Jose Cavalcante Manso, este não trata-se de um "Juiz Garantista".
Então, em se tratando de transgressão disciplinar, ele vai denegar a concessão em sede de HC por vedação constitucional, muito embora esteja na contramão jurisprudencial por ser uma colisão entre preceitos fundamentais constitucionais. Isto ele já o fez por varias vezes demonstrando conservadorismo legal.
Mas caso estejamos tratando não de uma transgressão disciplinar, e sim de um crime militar, acho válido que o militar impetre o HC correspondente, lembrando que para tal não carece de advogado constituído, pois esta ação não é privativa do mesmo.
Mais uma vez parabenizo o Sd. Velames, ao qual não sabe, mas o conheço pessoalmente e posso constatar: trata-se de mais um perseguido pela legalidade dos seus atos.
Abraços,
Assina:
Val de Jaína

Anônimo disse...

COlegas, vi hoje uma conversa entre dois majores, vcs nao sabem como o comando geral esta em panico pela adesao em massa dos militares, eles nao sabem o que fazer e nem como procedere porque nao querem arriscar-se e prender todos, e nem sabem como fazer para evitar que isso aconteca
Estao viabilizando junto a DAL os documentos das viaturas mas somente pode ser feito isso na semana que vem uma vez que eles estao ainda com as locadoras e aogumas ainda nao foram sequer emplacadas e nao podem estar rodando.

COMPANHEIROS VAMOS ADERIR EM MASSA ELES ESTAO COM MEDO DE NOS

Agenário Velames disse...

Eu me lembro de você, Josehilton. Lembro que você costumava contar da dificuldade que encontrou quando da sua saída do Exército antes de vir para a PM. Por falar em dificuldades, passamos muitas na condição de laranjeira. Contudo, até podemos dizer que aqueles tempos nos trazem saudades. Fiquei triste ao saber que você saiu da PM, mas fiquei feliz por perceber que você está indo para um serviço que se mostra melhor do que a PMAL tem sido ultimamente. Desejo que você tenha nessa nova jornada a realização profissional que a briosa não lhe proporcionou. Eu mesmo só não sai por questão de orgulho, por isso usei as brechas da nossa legislação – conforme me orientou um professor na faculdade em novembro de 2009.

Por falar em faculdade, e voltando à questão do HC, sobre o que o(a) comentarista "Val de Jaína" comentou, saliento que a peça apresentada foi elaborada quando eu ainda estava no 7º período, e sem conhecimentos mais profundos sobre o assunto. Além do mais, este modelo genérico de peça tem mais de mil acessos, ou seja, foi baixado mais de mil vezes, sendo que apenas no mês passado foram 35 downloads, e como este modelo foi o que inicialmente os colegas conheceram e recomendam, achei por bem trazê-lo à tona por aqui. Em suma, agradeço as observações pontuadas. É assim, entre acertos e erros, e sobretudo com a vontade de acertar, que a gente evolui.

A todos os meus amigos e aos que simpatizam com as minhas ações, os meus sinceros agradecimentos pelas considerações. Por fim, uma última informação: mesmo indo para a reforma, não tenho pretensões de lançar-me candidato a nenhuma das associações que ainda sou associado; meu projeto, que em parte envolve representar a classe militar futuramente, vai muito além. Aguardem!

Anônimo disse...

TJ decide que Estado não pode cobrar do motorista

http://www.oliveiracampaniniadvogados.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=183&Itemid=76


TJ/SP decide que Estado não pode cobrar do PM motorista o conserto de viatura acidentadaEm decisão inesquecível, Corte paulista decide que Estado deve assumir o risco por acidente com viatura policial e não pode cobrar do PM motorista o valor do consertoApós os últimos anos de batalha na Justiça em favor dos policiais militares que, em cumprimento do dever se envolvem em acidentes de trânsito vindo a causar prejuízo ao erário, Recurso interposto pela Oliveira Campanini Advogados é aceito, e em decisão memorável, a 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, julgou improcedente ação em que a Fazenda Pública do Estado tentava cobrar o valor de R$ 4.465,65 de um Sd PM atuante na região do ABCD.Na ocasião, em noite com pouca iluminação em rua onde não se havia sinais de solo, policial militar de serviço colidiu a viatura policial contra uma motocicleta ocupada por dois indivíduos, que, sendo estes, internos do Presídio de Franco da Rocha, evadiram-se, haja vista que estavam usufruindo da saída temporária do Regime Semiaberto, e não poderiam permanecer fora de suas residências até aquele horário (22h30min).No belo julgado, os desembargadores entenderam que não se vislumbrou a culpa do servidor, e a condenação do mesmo representaria grande prejuízo ao seu sustento próprio e de sua família.Sustentou o desembargador relator IVAN SARTORI, que: ?se o servidor exercia regularmente seu mister (o que em momento algum foi contestado), advindo, nessa situação, dano ao patrimônio do Estado, inconcusso que a conta deve ser debitada ao próprio ente estatal, dado o risco administrativo que assume?.
Segundo a Dra. Karina Cilene Brusarosco, da banca especializada na defesa de PMs, o Estado, ao empregar seus veículos em atividade de risco, deveria contratar o seguro de sua frota, mormente os veículos utilizados na área de segurança pública, eis que estão diuturnamente em deslocamentos de emergência.Para ela, os condutores de viaturas policiais, deveriam perceber gratificação extra, pelo plus de risco que tem em relação aos demais milicianos.
Assim, policiais militares de parcos vencimentos, sem nenhuma vantagem remuneratória pelo risco e ônus de conduzirem viaturas em situações de cerco e perseguições, com exposição da própria vida e saúde, escalados como motoristas sob o tacão do Código Penal Militar, quando de sinistros esperados, quase-certos, são demandados para ressarcimento do erário.
O agir da Fazenda do Estado é torpe. Há na espécie locupletamento da Fazenda, eis que economiza no contrato de seguro, pois sabe que fácil lhe será ressarcir-se dos reparos nas viaturas descontando tais valores dos vencimentos de seus agentes.
.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Oliveira Campanini Advogados Associados - Divulgação permitida, desde que citada a fonte.

Anônimo disse...

Velame cuidado com estes canalha que a manobra pra le reformar é criar dificuldade pra vc e dar um chute em vc pra fora da pulicia que eles vao le reforamr com 10 dia de salario querendo que vc tenha dificuldade na vida finansseira nao deixe isso acontecer verlames bote na justica aquele corone luciano é um lucife ele cuspia na cara de jesuis cristo é um satanaiz em forma de gente
Bote pocando velames nesses sackanas que fazem dessa policia a mais nojenta do brasil

Anônimo disse...

A maioria dessas vtr's hj, são de locadoras e qm lucra cm elas, através d suas gordas diárias é um político, q tm vários laranjas e ainda por cima não paga emplacamento e não cuida da manutenção da vtr, vejo várias vtr's enconstadas em oficinas d laternagem em tda mcz, e awe?!?
Somos massa d manobra e o pior explorados e expostos, temos q ter união e acabar cm a cultura do coitadinho, "ahhh se não fosse a POLÍCIA eu tava fudido", "melhor q não ser nada", "agradeço a pm por tudo q tenho", isso é coisa d coitado, q não tm competencia para administrar uma banca d confeito, ou espera q os subordinados compactuem d seu pensamento erroneo e depreciativo, tenham orgulho, procurem a informação, qm a deseja é claro, os 2002, 2006 e 2010 tm a obrigação disso, não seja um coitadinho, bichinho, então se diferencie e planeje o melhor e procure os meios para alcança-lo, vms divulgar e organizar um levante e formar uma "comuna" nos quartéis, deixe o pensamento individualista d lado, pq vc não vai ser o pm q daKi a 30 vai ser o SUB ou o Coronel, pq o SUB ou o Coronel é peixe do político certo na epóca certa, "VAMOS AMIGO LUTE, AMIGO AJUDE Q A LUTA NÃO ACABOU,SENÃO A GENT AKABA PERDENDO OQ JÁ CONQUISTOU, VMS LEVANT E GRITE, VMS LEVANT AGORA!!!!

Anônimo disse...

Quer ver agora se os policias alagoanos são realmente homens de fibras ou covardes subordinados a ilegalidade. Força Companheiros!!!

Anônimo disse...

Os coroneis estao com medo que nos revoltemos vamos bota parrombar eles nao tem coragem os tenentes vao nos apioar vamos colega nao dirija mais viatura vamos pro PO

Anônimo disse...

DIA DO SOLDADO 25 de Agosto

Dirigi soldado
Cabeça de papel
Se não Dirigir direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
LULU deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.
O dia do Soldado Foi CRIADO em HOMENAGEM ao Sd Luiz Alves de Lima, Será que o Janeiro Vermelho Comesa com el

Luiz Alves disse...

Obrigado a todos os amigos que me ligaram, ou foram ao CFAP, BALDOMERO e 4BPM! Em especial ao Adv Felipe Lins, que comprovou sua copetencia e hoje as 17:30 conseguiu o relaxamento da minha prisão, e pelo menos por hoje a justiça foi feita!
Vamos continuar a lute a nos recusando a dirigir as viaturas, e a trozoba vai voltar pra cima de quem determinou a minha prisão. VEJAM O ROCHA LIMA que foi arbitrariamente preso e quem depois levou a lapada foi o comandante geral aquele ILEGAL
Obrigado!
Atenciosamente, Luiz Alves

Anônimo disse...

VELAMES É ESPERTO, E VAI SAIR COM O VENCIMENTO INTEGRAL E AINDA VAI SER PROMOVIDO. EU APOSTO! ALGUÉM DUVIDA?

Mefibosete disse...

continuação
Para a Juíza Denize Sassi, considerando que os as viaturas são veículos de emergência, se faz necessária a realização de curso com a finalidade de evitar acidentes e, portanto, está presente a verossimilhança do direito alegado. Ressaltou que também está configurado o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, em razão dos altos índices de acidentes envolvendo PMS. Dessa forma, concluiu estarem presentes os requisitos para a concessão da liminar.
Despacho :
Recebo a presente ação como ordinária. Retifique-se os cadastros e a autuação. Trata-se de pedido de antecipação de tutela em ação ordinária movida pela ASSOCIAÇAO BENEFICIENTE ANTONIO MENDES FILHO ABAMF contra o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, onde a parte autora requerer: I.seja impedido que os policiais militares que não preencham os requisitos previstos no inc. IV do art. 145 do CTB realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência; II.seja providenciado a imediata realização de curso de condução de veículo de emergência em situação de risco, sob pena de aplicação de multa diária; Alega a parte autora que as viaturas empregadas no policiamento ostensivo estão incluídas no termo veículo de emergência, de acordo com o inc. VII do art. 29, do CTB, sendo necessário para conduzir o veículo aprovação em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. Aduz que os condutores de veículos de emergência da Brigada Militar não são sujeitos a uma formação contínua para exercer essa função. Afirma que na prática o Comandante apenas exige que o policial comprove habilitação para conduzir o veículo, sem observar se o candidato a motorista preenche os requisitos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ressalta que a referida omissão da Administração Pública é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo Policiais Militares. Requer o deferimento da antecipação de tutela e o benefício da AJG. Instruiu os pedidos com documentos, fls. 09/16 e fls. 20/33. DECIDO. Como é consabido, para a obtenção da tutela pretendida, necessária prova inequívoca e verossimilhança de alegações (artigo 273, caput, do Código de Processo Civil), somadas a fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (inciso I), ou a abuso de direito/propósito protelatório do réu (inciso II). De acordo com o art. 145, IV, do CTB, para conduzir veículo de emergência é necessário ser aprovado em curso especializado - curso de treinamento de prática veicular em situação de risco - nos termos da normatização do CONTRAN. Desse modo, considerando ser os veículos de policiamento ostensivo, veículos de emergência, de acordo com o art. 29, VII, do CTB, se faz necessário que os Policiais Militares que conduzem as referidas viaturas tenham/façam curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, a fim de coibir eventuais acidentes. Destarte, verifico presente a verossimilhança do direito alegado. Por outro lado, presente o dano irreparável ou de difícil reparação, visto os altos índices de acidentes envolvendo viaturas da Polícia Militar. Ante o exposto, defiro a antecipação de tutela requerida nos seguintes termos: determino ao requerido que somente permita os policiais militares que preencham os requisitos previstos no inc. IV do art. 145 do CTB a realizarem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência, até o julgamento final da lide. Oficie-se ao Comando Geral da Brigada Militar. Defiro o benefício da AJG a parte autora, eis que se trata de associação filantrópica. Cite-se e intime-se.


Proc. 11000086488 (Santa Maria)
Fonte: http://tj-rs.jusbrasil.com.br/noticias/2380033/policiais-militares-sem-treinamento-especifico-estao-impedidos-de-dirigir-veiculos-de-emergencia e http://www.tjrs.jus.br/busca

Mefibosete disse...

POLICIAIS MILITARES SEM TREINAMENTO ESPECÍFICO ESTÃO IMPEDIDOS DE DIRIGIR VEÍCULO DE EMERGÊNCIA
A Juíza Denize Terezinha Sassi, da 1ª Vara Cível de Santa Maria, concedeu em 17/09/2010 liminar determinando que somente policiais militares aprovados em curso de prática veicular em situação de risco realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência. A decisão abrange todo o estado a vale até o julgamento final da ação.


O pedido foi ajuizado pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) contra Estado do Rio Grande do Sul, sob a alegação de que as viaturas de policiamento ostensivo enquadram-se na categoria veículos de emergência. Defendeu, no entanto, que o comando apenas exige habilitação para conduzir veículos, sem observar se o candidato a motorista possui o treinamento previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (inciso IV do artigo 145). Ressaltou que essa omissão é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo policiais militares.

Mefibosete disse...

Ou seja, de acordo com o art. 145, IV, do CTB), para conduzir veículo de emergência é necessário ser aprovado em curso especializado e curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN através da Resolução nº168/2004, Art. 33 e Anexo II – Item 6.


Desse modo, considerando ser de emergência os veículos de policiamento ostensivo da policia militar, e de acordo com o art. 29, VII, do CTB, se faz necessário que os Policiais Militares que conduzam as referidas viaturas tenham, além da habilitação normal, curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, a fim de coibir eventuais acidentes e, também, cumprir as exigências legais.


Com fulcro no acima disposto, é expressamente ilegal a direção de viatura de polícia por quem não possui curso especializado nem curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, e está, portanto, impedido por imposição do Código de Transito Brasileiro Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, de dirigir as viaturas empregadas no policiamento ostensivo e que, também, deve ser considerado manifestamente ilegal a ordem para dirigi-las.


Então, caro colega policial Militar do Brasil, como é de conhecimento geral dentro das fileiras da nossa "briosa", voce que dirige as VTR's da PMAL, comete infração de trânsito, sem não crime, e crime tipificado no Código Penal Militar e deve tomar medidas para que esse absurdo seja evitado, antes que o ministério público faça uma representação e lhe recaia consequências que voce não precisa sofrê-las.

Anônimo disse...

DUVIDO QUE ISSO VÁ P FRENTE. ESSA PM TEM UM MONTE DE MEDROSO E "ANALFABROCO". NÃO SEI PQ VCS INSISTEM NESSAS BOBAGENS. SE ALGUM MOTORISTA SE NEGAR A DIRIGIR A CANETA VAI VADIAR!!!

Anônimo disse...

Ora manézinho estamos no ínicio, e qm não tiver cunhões, q abra, o certo pelo certo.

JESB disse...

COMPANHEIROS, OS PRÓPRIOS CONDUTORES DE VTRs DEVEM INFORMAR POR ESCRITO ÀS CONDIÇÕES PARA DIRIGIR AOS OFICIAIS E PRAÇAS CMT DE GU, POIS QUALQUER PROBLEMA QUE FIRA O CTB, ELES RESPONDERÃO. MAIS ACREDITO QUE FICARÃO COM MEDO DAS RESPONSABILIDADES. AJAM DE ACORDO COM A LEI E A JUSTIÇA SERÁ FEITA.

Anônimo disse...

Impossivel seu idiota a caneta vadiar, porque é ilegal, e outra que vadie e vai dar sabe em que? na mesma que deu na caneta que vadiou no rocha lima: prisao no OTARIO do comandante.
O movimento continua e o estrago ja comeca a ser sentido no primeiro e no quarto batalhao.

Sd Bianca disse...

Companheiros, NAO RECUEM eu fui ontem na promotoria de controle da atividade policial e comuniquei a pressao que estou sofrendo para dirigir viatura ilegal e eles disseram que vao amparar todos os militares que procurarem a eles nesta situacao, fui ouvido em termo e sera remetido para o CPC para as devidos providencias.
NAO DIRIJAM AS VIATURAS ILEGAIS.

1. NP Nº 319/2011 - CG/ASS - DESPACHO EM PROCESSOS: O Comandante Geral despachou no período de 19 a 30.12.2011 os seguintes Processos:
Processo 1101-4024/2011 Interessado: Promotorias de Justiça Especializada de Controle Externo da Atividade Policial Assunto: Pedido de Providências
Despacho nº 776 - GCG/ASS, Sigam os autos ao Comando de Policiamento Regional Metropolitano - CPRM para as providências.

Sd Bianca disse...

De acordo com o BGO 237 de 29 de Dezembro de 2010 NINGUEM É OBRIGADO A SUBMETER-SE AO CURSO DE CONDUTOR:

NP Nº 498/10-DE - Curso de Condutor de Viaturas Policiais: O Comandante Geral da PMAL no uso das atribuições que lhe confere o art. 75, incisos I, da Lei n° 6.399, de 15.08.2003, (Lei de Organização Básica da PMAL - LOB), após análise a apreciação do projeto elaborado pela Comissão designada conforme o BGO nº 226 de 13.12.2010, RESOLVE: 1 – Aprovar alteração da matriz curricular do CURSO DE CONDUTOR DE VIATURAS POLICIAIS; 2 – E publicar o referido projeto em BGO.
...
6. PÚBLICO ALVO
O Curso de Condutor de Viaturas Policiais será destinado, inicialmente, aos policiais militares que exerçam a função de motorista nas OPM’s da Corporação e para os alunos do Curso de Formação de Praças. Cada turma terá no máximo 25 (vinte e cinco) discentes.
6.1 Pré-requisitos do corpo discente:
6.1.1 Ser maior de vinte e um anos;
6.1.2 Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
6.1.3 Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos;
6.1.4 Estar habilitado em uma das categorias: A, B, C, D e E; conforme o tipo de viatura para o qual o curso é ofertado.
...

Anônimo disse...

Líder da greve de PMs mira eleições e prefeitura de Fortaleza

O capitão Wagner Sousa esteve à frente da paralisação que levou caos ao Estado, mas aumentou salário de policiais.
O suplente de deputado estadual capitão Wagner Sousa (PR), de 32 anos, assumiu uma das 46 cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará em setembro do ano passado após sua correligionária Fernanda Pessoa se licenciar. Com quatro meses para mostrar serviço aos 28.818 eleitores, Sousa tratou de gastar a garganta pela causa que defendeu na campanha: segurança pública. Tanto fez que acabou levando os policiais militares do Ceará a uma greve e hoje é sondado para concorrer à prefeitura de Fortaleza.


Há 13 anos na PM, sem nunca antes ter postulado qualquer cargo eletivo, Sousa diz que foi convencido por seus colegas de PM a concorrer a deputado estadual em abril de 2010. “Nunca aceitei os abusos cometidos pela corporação e sempre bati de frente”, conta. Na visão dele, o que para seus superiores significava insubordinação ou indisciplina, para os praças e oficiais intermediários era liderança. Antes de se tornar parlamentar, essa sua postura o levou a ser removido quatro vezes em três anos. “Eram postos de serviços inadequados. Resolvi brigar”, afirma lembrando sua condição de oficial formado pela Academia Militar.
Sousa relata que fez uma campanha com pequenas doações e no “boca a boca”. “Eu ia de quartel em quartel. Chegava a um e o colega doava dinheiro da gasolina para chegar ao próximo”. E assim foi eleito primeiro suplente de Fernanda Pessoa, filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa que, por sua vez, é aliado do ex-governador e presidente do PR cearense, Lúcio Alcântara – os dois são os maiores desafetos do governador Cid Gomes (PSB) no Ceará.

Na Tribuna da Assembleia, os discursos sobre a insatisfação das tropas da PM em relação à carga horária e aos soldos não eram propriamente uma novidade. Desde o primeiro mandato de Cid, sozinho, o deputado Heitor Férrer (PDT) batia nessa tecla. Com pronunciamentos, projetos e requerimentos, Sousa também não conseguiu grande resultado.

A greve



O estopim que levou à greve e à consequente derrota sofrida por Cid foi uma manifestação que o capitão comandou durante uma visita do governador às obras do metrô de Fortaleza. Houve tumulto, Cid discutiu com policias e saiu do local dirigindo o próprio carro, após alguns de seus seguranças entrarem em conflito com os manifestantes.

Sousa passou a ser alvo de críticas na Assembleia por conta do episódio e daí a estourar a greve bastou o silêncio do governo, que só negociou com a categoria após a paralisação.

Agora, o jovem e ainda inexperiente político deve ganhar um fôlego e ter sua permanência da Assembleia prorrogada. “Vai depender de uns acordos”.

TEMOS QUE ELEGER UM DEPUTADO VOLTADO PARA NOSSA CLASSE PM e BM

Anônimo disse...

Caríssimos companheiros. Para quem tem aquele curso de Condutor de Viatura Policial oferecido pela PMAL vai um alerta: um Oficial do CFAP me informou que esse curso e titica de galinha são a mesma coisa. Não vale de nada. Ou você tem o curso oferecido por uma instituição, realmente, credenciada par tal, ou você estará cometendo uma transgressão de trânsito ao conduzir uma vtr. Além disso, um praça do 2º BPM faltou a todas as aulas e o nome dele constou na Ata de Término do Curso. É mole ou vocês querem mais?

O Vingador disse...

Ninguém merece uma cúpula da segurança composta por marginais.

Anônimo disse...

sofri um enorme contragimento e pressão pra dirigir uma viatura...quando cheguei em casa entrei em um colapso nervoso de tanta raiva e humilhação que sofri...terminei desabafando com minha esposa...decidimos procurar ajuda médica já q estava entrando entrando numa depressão profunda de uma hora pra outra...na sala do médio...quando minha esposa, q estava me acompanhando, começou a chorar copiosamente...saí da sala no médico na mesmo hora e num queria mais nada...(estou em choros neste momento!)fiquei tão transtornado q pensei em pegar em pegar um carro e atirar no fila da puta do tenente que fez isto!mas coloquei novamente minha cabeça no lugar e tirei isto da minha cabeça...queria saber de alguém daqui pra ver como faço pra entra com um processo contra o tenente e o sargento q me constrangeu na frente dos meus pares fazendo com que me sentisse humilhado e etc...me ajudem por favor! estou uma pilha de nervos e nenhum psicologo e nem tão puco médico da PM Al me ajuda...pensam q é frescura sei lá...MAS PESSO A ALGUÉM , SEI LÁ O VELAMES OU BEF OU ALGUÉM ANONIMO Q ME AJUDE QUAL CAMINHO DEVO TOMAR PRA ENTRAR COM UM PROCESSO CONTRA ESTES DOIS! EU SUPLICO PELO AMOR DE DEUS!

sd 2002-lado negro da força! disse...

eu acho é pouco,quem mandou ser policia?e tão aí obrigados é?pede pra sair,pede pra sair!se o cmt pedir pra prender companheiros eu prendo mesmo!pedra,pau e bomba nos manifestantes!

sd 2002-lado negro da força! disse...

bando de recruta burro,rebarba de 2006,os mais burros dos mais burros de todos os mais burros que estão no meio dos mais burros!esperem ver a potência de uma canetada bem dada!é uma delícia!nunca mais se ajeitam na vida...quando fizerem um movimento que dê resultado me falem...

Anônimo disse...

E voçes bravos conpanheiros do sertão não dirijam as vtrs, vamos mostrar dentro da lei que unidos somos fortes, por nossas familias, por nossa dignidade, por nosso estado independençia ou morte.

Anônimo disse...

sd 2002-lado negro da força! Vc é o lixo do lixodo lixo da policia. Vc nao merece nem se dirigir a seus pares. Por isso, vamos ate ignorar as besteiras que vc disse e tente me prender pra ver se eu nao meto a quarenta em vc dentro da opm mesmo, seu besta.

Anônimo disse...

Novo modelo de Polícia: a exigência de uma proposta.
Postado por Moisés Filho em 6 janeiro 2012 às 15:30
Enviar mensagem Exibir blog








Começam a ganhar fluxo avaliações nacionais sobre a questão da segurança pública a partir dos recentes acontecimentos verificados no Ceará. Em debate, o modelo mais adequado de Polícia que possa substituir as atuais corporações estaduais – militar e civil.

Algumas análises nacionais tendem a fixar-se no aspecto formal quando condenam os termos do acordo que pôs fim à greve por não ter levado em conta a infração de determinações legais e as consequências que disso poderiam advir para outros Estados.

Acontece que, injunções concretas (sociais e políticas) imperativas, em decorrência de falhas clamorosas na condução pretérita do problema pelas autoridades estaduais inviabilizaram alternativas outras, que não um acordo nos termos propostos e pressionado pelos anseios pacifistas da população.

Certo, havia outra opção: um confronto armado de custos e desdobramentos imprevisíveis – solução prontamente rejeitada pela opinião pública. Ou seja: no estágio extremo a que chegou o movimento, por conta da inépcia do governo (frise-se), uma solução truculenta encontraria o repúdio da sociedade civil democrática. Render-se a essa realidade foi realismo político.

Haverá implicações residuais, desestabilizantes, tanto do ponto de vista interno como para outras unidades federadas? Certamente, sim. Mas é ilusão imaginar uma trégua definitiva nessa questão, por mais que os governos se antecipem às crises. E a razão é evidente: a incongruência de se colocar uma atividade de natureza civil - como a policial - nas mãos de um aparato militar. Essa é a questão fundamental. Enquanto não for resolvida – com a transformação da polícia militar em civil (fardada e voltada para o policiamento ostensivo ) e a adequação da atual Polícia Civil à mesma corporação, formando um corpo civil único, esse problema continuará a entravar o avanço da cultura democrática no País e a ser permanente foco de desestabilização.

Cabe ao Ceará colocar a questão na pauta nacional. Articula-se um fórum de discussão - formado a partir do núcleo de instituições que mediaram o fim da greve - para formular um documento a ser apresentado ao Governo Federal como proposta.

Fonte: O Povo - 06.01.2011

Anônimo disse...

Ao companheiro que pediu uma orientação.
Companheiro,vc esta sofrendo de estresse. Procure um psquiatra qualquer e relate seu caso a ele. No minimo vc sera afastado por conta deste assedio moral por 90 dias. Tempo suficiente para que vc se trate e recupere a sua estima.Nao faca bobagem e nem esforce-se para policia, apenas procure um medico e cuide de vc, e a policia deixe para o oficial que lhe pressionou.
Quanto a ele, das proximas vezes que encontrar-se com ele, ligue o celular e grave as conversas. Se ele descosidera-lo apresente comunicacao disciplinar junto a corregedoria contra ele alem de encaminar-se a defensoria publica e consultar um defensor publico para alguma pretensa acao de dano moral.
Procure o nucleo de controle externo da atividade policial, no forum do barro duro e bote enviesado neste canalha, nao vamos alisar a estes oficias vamos buscar nossos direitos e elesque nos respeitem.
Mas, faca o que eu te oriento, companheiro, busque um psiquiatra e saia de LTS, é isso que vc precisa.

Anônimo disse...

Os Estados estão começando a lutarem por seus direitos,condições de trabalho e dignidade. Vamos vermelhar tambem.

Anônimo disse...

obrigado companheito acima q me deu a orientação...que deus lhe dê em dobro o q vc me fez nesta palavra de conforto...queria poder me identificar...mas acho q realmente estou virando um verdadeiro covarde como nós somos na maioria nós desta PM AL...VAMOS NÓS UNIR!

Anônimo disse...

Nem todos cb e Sgt são babão filho. Publique algo que tenha conteudo para nossa luta.

Anônimo disse...

logicamente existem SGT e CB q são bons e me espelho neles! porém ainda existem praças babões q parece q nem prestaram concurso público e foram colocados pelos memos...ODEIO BABÃO!

Anônimo disse...

Ao companheiro:
Companheiro, vc nao esta sendo covarde, assim como não sao covardes aqueles que fazem este blog. O Anonimato não é covardia, assim como já dsseram os colegas aqui em uma das postagens do blog:
http://briosaemfoco.blogspot.com/2011/04/o-rd-para-o-mal.html
Então use essa ferramenta nos seus comentarios, mas como dizem os companheiros, não alise nao, bote parrombar nesses imorais. Boa sorte meu irmao de armas e saia de LTS, e conclamo a todos que estiverem estressados a sairem de LTS por stress, porque a PMAL nao tem psiquiatra e ninguem habilitado para questionar o stress.

Jenésio, o Pecador disse...

O Povo de Deus não se sujeita à opressão do ímpio. Aliás, não se sujeita a opressão nenhuma. Eu mesmo não dirijo: sou patrulheiro ou então me coloquem de volta no PO! O Motorista é um cabo vei, que acumula a função de comandante da guarnição, mesmo sem ser classificado. "Manda quem pode, obedece quem tem juízo, parêa." Essa é a filosofia do velho cabo (obs: "velho cabo", porque só o tempo que o companheiro tem como cabo, já tem passa do interstício para ser 1º sargento – mas ainda assim ainda é cabo).

Anônimo disse...

Eu acho é tome que ele acumule as funcoes jenesio.
Eu tb ja entreguei a chave da vtr e os p1 da unidade estao tudo doido com a mao na cabeca pressionando os novinho pra dirigir, ameacando expulsar da pm e tudo mais, se fingindo de amigo, o que mais fala merda é aquele tah de cletiano, aquele sujo

2002-lado negro da força. disse...

anônimo,acho que você está nervosinho demais,nem vou levar em conta essa sua ameaça sem fundamento,pq se eu fosse te prender não iria só,até pq nem sei quem diabos é você,porém,se você viesse botar pra mim com a sua poderosa quarenta provavelmente nem saberia oque tinha te atingido,não brigue com quem você não conhece(vou acabar cobrando pelos toques que estou dando)!nunca tive medo de homem vou ter medo de ''anônimo''!e não é verdade não?pq não me diz um movimento desses que deu certo?e digo mais lesado,os recrutas ''revoltosos''só estão servindo de massa de manobra de antigo meu burro anônimo,será que você não se deu conta não?me diz um tenente,sgt,cb que bota a cara mesmo?!bota o carái!!!é mais cômodo botar os dos recrutas na reta!tapado.porra,tem que ser um 2002 pra esclarecer e iluminar essas mentes ofuscadas pelo ódio que cega e confunde,depois você me agradece,anônimo burro.ou não,continue companheiro,revoltado,que um dia você leva uma trozoba e fica pianinho.abaixem o faixo e comecem a pensar,bater de frente é burrice,a lei está do nosso lado,o problema é que as vezes ela é ceguinha,ceguinha...pensem nisso.

Uma Policial disse...

Também morre quem atira. Lembrem-se disso!

2002-lado negro da força. disse...

só mais uma coisinha,uma coisa é um recrutinha solteiro com carrão e herança,(nada contra,já fui um),outra é um antigo que já levou muita cacetada do r-quero com mulher e filhos,uma classificação pode parecer pouco mas ajuda muito,a viração as vezes não cobre as dívidas.hoje não sou de nenhuma das duas situações,mas paro e procuro analisar as coisas.outra coisa que tem que ser levado em conta é o tempo de polícia e suas promoções que só saem pela justiça,será que os antigões vão arriscar finalmente suas promoções por uma causa que pode dar inclusive em prisão?pra quê?pra acabar de vez com a família?pra ter sua ficha suja?acho que não.
oque quebra nossas pernas é a própria constituição,e se existe um movimento que poderia valer a pena seria o de modificá-la,mas ninguém toca nesses pontos não é mesmo?é mais fácil se manter no planozinho de salário e uma porra de pec que nunca sairá.

Austin disse...

Cala a boca ai 2002 bagaço puxa saco de comandante bestao. O negocio é revolta e revolução e prar essa peste dessas vtrs todas.
eu ja parei a minha fique vc dirijindo que vc é que é bom, agora bata com ela e se arrombe otariano

Anônimo disse...

"Podem os homens vir que
Não vão me abalar
Os cães farejam o medo,
Logo não vão me encontrar"

Anônimo disse...

Malditos escribas e fariseus que veem boicotar o movimento, para seus desesperos o BEF influencia e vai conseguir a adesao macica dos companheiros. Fariseus seus dias estao contados cairao junto com os opressores.
Veja kadafi e seu fim macabro.

2002-lado negro da força. disse...

não estou com isso dizendo que temos que ficar parados,mas arrumar uma forma legal mais inteligente de proceder.uma dessas formas seria o tolerância zero,documentação atrasada,desacato,embriagues,briga em aniversário de boneca,tudo teria que ser feito como diz o figurino,viatura parada em delegacia = menos uma na rua(sem precisar bater de frente com ninguém,apenas cumprindo seu papel de policia)!a boa e velha baixa por atestado médico,que não pode ser proibida nem contestada,e não conheço com toda desgraça quem queira colocar o seu na reta com o crm(porém existem babacas que vão trabalhar doentes!).e várias outras!
escondidinhos a gente mina devagarinho as estruturas deles!na calma e sempre...agora,quem quiser sair por aí com cartazes e panfletos e gritando e se expondo,vá em frente,não durará nada e poderia ter contribuído bem mais.

2002-lado negro da força. disse...

Austin,vou contar uma estorinha pra você,existia um viadinho novinho e uma capivara cansada e os dois queriam beber água da fonte do outro lado do bosque,o viado disse pra capivara;eu sou mais veloz e vou chegar primeiro e beber toda água primeiro que você,a capivara porém não disse nada.
e o viadinho correu velozmente e após uns 100 metros houvesse um tiro e o viadinho cai morto,existia escondido ali próximo um caçador,que pegou o viadinho pelas patas e levou pra comer em casa,quando o caçador foi embora a capivara atravessou o bosque e bebeu tranquilamente sua água.
lição; Austin,você é o viadinho e vai acabar sendo comido,sua ''revolução''não vai dar em nada.as capivaras cansadas pelo menos não vão ser comidas e quem sabe ainda vão ver a queda do caçador.as capivaras são inteligentes e preparadas pela constante caçada,e só vão na certeza essa é a diferença básica de vencedor e perdedor.
viadinho.

Anônimo disse...

Rapaz, analisando a discussão ai entre o sd 2002 e os demais, eu posso afirmar com certeza que a figura de linguagem que o 2002 usa é a conhecida COVARDIA POETICA.
Labentável

Sequela, o cidadão disse...

Oha companheiro, eu discordo completamente do seu ponto de vista. Ate porque voce parece que não leu direito a postagem. A postagem diz exatamente isso, que deveriamos ser legalistas e somente dirgir as viaturas que estajam legais.
Voce que la no seu primeiro comentario a bem dizer chamou todo mundo de otario dizendo que nao dava em nada. Companheiro, de que lado vc esta? Do lado do comando ou do seu proprio lado?
é vergonhoza a sua posicao companheiro. é vergonhozo vc se considerar um covarde por conta da sua sobrevivencia? E acho que vc que falou tanto em familia deve ter filhos. Vc ameacou o colega de ate atirar pelas costas dele (foi o que eu entendi) e demosntrou coragem de ir prende-lo (mas é claro, nao sozinho, mostrando toda a sua coragem).
Mas demonstra covardia em cada palavra que diz
Companheiro, nada contra voce mas vc merece levar tromba meu veio, nao por seus ideiais mas pela sua covardia. o ruim pe que num movimento desse uns covardes como vc levam as vantagens e ainda saem por ai dizendo que participaram ativamente.
Tenho nojo de dividir as fileiras da corporacao com um cara como vc, 2002. e desonrando a sua propria turma que tem gente corajosa e de valor.
Vc consegue dormir bem com tamanha covardia, nao seja um judas que entrega jesus por 30 dinheiros companheiro, reflita e faca o que é certo.
NAO VAOS DIRIGIR AS VTRS companheiros, pois podem cortas todas as flores, mas jamais impedirão a primavera (Pablo Neruda)

Anônimo disse...

Besteira 2002 quer se limpar agora é olhe seu comentario la em cima:
"sd 2002-lado negro da força! disse:
eu acho é pouco,quem mandou ser policia?e tão aí obrigados é?pede pra sair,pede pra sair!se o cmt pedir pra prender companheiros eu prendo mesmo!pedra,pau e bomba nos manifestantes!

8.1.12"

Va se esfregar no canhao do QCG que é omelhor que vc faz, seu palhação.

Companheiros, o movimento continua eu ja parei, os colegas tão entregando as chaves

2002-lado negro da força. disse...

''labentável'' mesmo é ter que trabalhar com gente tão burra.atirar pelas costas?ameaça é dizer que entra dentro de uma opm pra atirar com .40 em companheiro,isso é ameaça.quem diabos falou nisso?e claro que se tiver prisão ninguém vai sozinho mas com a guarnição e sob ordens não é mesmo?eu estou do lado do certo e do justo,que não defende insubordinação levada pela emoção de quem tem raciocínio resumido.
não falei por mim,mas pelos antigões que estão no rancho,na garagem,na guarda e tem a perder com a burrice coletiva que alguns propõem.
parar nunca foi solução.até por quê seus miseráveis egoístas a população depende de nós e se um ente querido de algum companheiro precisar e nós estivermos sem vtr pra atender?só nossos interesses tem relevância?covarde são vocês que colocam suas vontades acima do bem da população,população essa formada por gente da gente que não tem nada a ver com a ingerência da porra da segurança pública desse estado,são trabalhadores e pais de família,mães,donas de casa e toda uma gama de pessoas cuja nossa missão é proteger e que só podem contar com a gente mesmo.
agora,bando de egoístas,se vocês não estiverem gostando da pm é só sair!simples assim!parar só vai trazer a população contra nós mesmos.
a pior covardia está sendo essa de vocês!mais uma pergunta,vocês motoristas estão colocando as alterações das vtr´s no papel?estão?estão porra nenhuma!bote no papel,se não der jeito denuncie à imprensa,apenas cruzar braços não vai resolver nada.
o edital de vocês foi bem falho.em 2002 tinha 1000 vagas e só entrou quem tinha condições,se aluiu com o passar do tempo a estória é outra.
quem não fizesse barra não passava,o concurso foi difícil,por isso que só entraram 550.e só.quem não correspondia os requisitos era eliminado.mas um concurso de 2006 que até hoje coloca todo tipo de lástimas só podia dar nisso.

Anônimo disse...

2002:
O povo tem a polícia que merece.
Vamos cruzar os braços pessoas, o 2002 é no mínimo um oficial da panelinha do dario cesar.

Anônimo disse...

aia vc da Peebe seu bestao.
Ou entao eu vou tirar lts essa semana e botar vc que é otario pra trabalhar no meu lugar pra botar vc que otario trabalhando pra mim agradando a sua populacao.
Eu vou ta me preocupando com o povo e esquecendo da minha situacap? o povo se pudesse colocava a agente la como escravo o povo nao da valor a policia.
Eu mermo ja parei, e to instigando os comapanheiros do 5 bpm a parar tb. Ja tem meio mundo de lts e ainda vai entrar uma porrada e a ideia é esse ano metade do efetivo parara por lts, stress companheiro, éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Fique com raivinha ai, fique.

facissonao disse...

Clega de 2002, facissonaooooo. No dia que voce se der mal na rua, sabe pra onde vc vai? baldomero rapaz. Vc acha isso correto?
Facissonao companheiro,tenha coragem. deixe de tentar babar as gonadas dos comandantes, eles nao tao nem ai pa vc. Inclusive quando sair as promoces (porque a gente sabe que vc é oficial) vc nao vai ser agraciado nao.

Facissonao amigao, tenha coragem pra nao ir pra merda que nem irao os comandantes porque os dias deles estao contados.

Anônimo disse...

Pois é companheiro 2002, pra vc ver como hj a policia vai mudar: a justiça esta colocando a PM no devido lugar dela, por conta disso é que imorais como Luciano Silva tiveram suas prisões decretadas e por conta disso, o ultimo concurso incluiu mais de 2000 membros nas fileiras da corporação, via correção judicial.
Talvez se vc parasse de agir como o carangueijo que puxa pelas patas dos outros que desejam sair do balde, a sua turma teria mais de 550 membros. Ainda mais: se a mesura de quem é bom para a PM afere-se pela sua opnião insensata por aqueles que fazem ou não fazem "barras", a policia fosse um ambiente melhor para que pessoas da sua natureza pudessem sobreviver dentro dela.
Ao contrário, num sistema externo influenciador do interno onde a meritocracia é cobrada pela sociedade (esta que você diz que precisa e nescessita dos nossos serviços) o broco não tem vez. Não podemos esperar as boas vontades de maus caráteres como o secretario e o comandante para modificar e nem nos culpar pelos anos de atraso em que fizeram com que alguns companheiros nossos que não teem competencia em termos de estudo pudessem ingressar na PM. Agora é a hora de quebrar a hieraruqia e a disciplina, pois a policia como ela existe vai passar a deixar de existir.
E se o que prevaleça deva ser o interesse da população, fica um recado a vc e aos da sua laia: NOS PMS tambem somos a sociedade. Pagamos nossos impostos e temos que ter segurança tanto quanto eles. Esse seu discursinho capenga de que servimos ao povo,mas nos excluimos da classificacao de povo, deixe para usar quando estiver diante da sua tropa ou lambendo os coturnos ou sapatos sociais dos seus superiores, para contrabalancear com a imoralidade assediadora que pode ser que pratique com seus subordinados.
Nos somos o povo, e vamos nos revoltar e cuidado quando estiver na nossa frente, nos de passagem para nao tombar com o peso da onde que é o despertar democrático de uma instituição falida.
Nao demorará para que nos invadamos o quartel e depusamos o ditador de la de dentro, tal qual Muamar Gadaffi foi deposto e retirado de dentro de um fétido cano.

Anônimo disse...

A casa caiu pra estes ditadores.
Nao cola mais aquelas estorias.
PARAR DE ANDAR DE VIATURA ILEGAL JA

Urbana Legio disse...

Nossas meninas estão longe daqui
Não temos com quem chorar e nem pra onde ir
Se lembra quando era só brincadeira?
Fingir ser soldado a tarde inteira?
Mas agora a coragem que temos no coração
Parece medo da morte mas não era então
Tenho medo de lhe dizer o que eu quero tanto
Tenho medo e eu sei porquê:
Estamos esperando.
Quem é o inimigo?
Quem é você?
Nos defendemos tanto tanto sem saber
Por que lutar.
Nossas meninas estão longe daqui
E de repente eu vi você cair
Não sei armar o que eu senti
Não sei dizer que vi você ali.
Quem vai saber o que você sentiu?
Quem vai saber o que você pensou?
Quem vai dizer agora o que eu não fiz?
Como explicar pra você o que eu quis
Somos soldados
Pedindo esmola
E a gente não queria lutar.

Anônimo disse...

Esse tal de soldado 2002 é um fanfarrão mermo.

Anônimo disse...

Vamos por fim a esse MILITARISMO seboso...

BUROCRÁTICO OPERACIONAL disse...

COMPANHEIROS, NÃO LIGUEM PARA ESSE QUE SE INTITULA 2002, ELE É APENAS UM, SABEMOS QUE "A UNIÃO FAZ A FORÇA", SABE-SE LÁ, SE ELE É PRAÇA OU OFICIAL, ELE QUER APENAS TOCAR O ZARALHO,MAS NÃO VAI CONSEGUIR. O QUE IMPORTA É SEGUIR A MENSAGEM POSTADA E VERMOS A COISA ACONTECER.SEDS CUIDADO COM A AVALANCHE.

Anônimo disse...

SEDS seu fim ira chegar, nos iremos acabar com essa opressao e vcs ao de sentir o peso da democracia e da forca do povo

Anônimo disse...

Esses carastem raiva porque briosa em foco nao tem boquinha nao é pau na moleira desses fdp ladrao e opressor

Anônimo disse...

esse 2002 ta mais pra 1910...já morreu!!!!

rsrsrs

Anônimo disse...

Nospraças da pmal apoiamos o bef porque nosso sonho sao melhores dias e nosso prazer é ver aquele nojento daquele dario cesar levar um bom chute no rabo pra fora daqui

Anônimo disse...

1910 kakakakakakakakakakakakkaka arcaico bagarai

Anônimo disse...

Eu prefiro é ser babão passar o tempo sem extra e sem platão, quem quiser se mesta abesta e fica se ferrando nas extras e nas viaturas

Anônimo disse...

TEM UM BATALHÃO DAQUI DE MACEIÓ QUE OS CABOS ESTÃO COLOCANDO OS SARGENTOS EM FORMA!OS CB ESTÃO COMANDANDO VTR E OS SGT DIRIGINDO PRA NÃO COMANDAR KKK OXE!TÁ CHUVENDO DE BAIXO PRA CIMA É?KKK E PRA TERMINAR NENHUM MOTORISTA É AO MENOS CLASSICADO NESTE BATALHÃO!!!NENHUM INCENTIVO PRA MOTORISTA...DESTA FORMA SOU OBRIGADO A TER A MESMA OPNIÃO...NÃO VOU DIRIGIR MAIS!

2002-lado negro da força. disse...

hummm...ficaram com raivinha né?do jeito que estou vendo,toda turma mais recruta é mesmo muito burra,não é a toa que entraram pela justiça.e não mudei de opinião não,veja se foi a turma de 2002 que saiu na tv por que estava muito gorda?um bando de balofos e mulheres feias,de certo modo é legal que não dirijam mesmo,quem sabe de p.o perdem alguma gordura,tá achando ruim,peça pra sair,vc não está aqui amarrado ou obrigado!vou contar outra estorinha pra vocês;era uma vez um monte de viadinhos e capivaras e certa vez...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk além de burros colam rápido!kkkk se matem,vocês não prestam pra nada!kkkkkkkkkkkkkk se não forem pra rua ninguém vai dar falta!kkkkkkkkkkkkkkk

2002-lado negro da força. disse...

hummm...ficaram com raivinha né?do jeito que estou vendo,toda turma mais recruta é mesmo muito burra,não é a toa que entraram pela justiça.e não mudei de opinião não,veja se foi a turma de 2002 que saiu na tv por que estava muito gorda?um bando de balofos e mulheres feias,de certo modo é legal que não dirijam mesmo,quem sabe de p.o perdem alguma gordura,tá achando ruim,peça pra sair,vc não está aqui amarrado ou obrigado!vou contar outra estorinha pra vocês;era uma vez um monte de viadinhos e capivaras e certa vez...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk além de burros colam rápido!kkkk se matem,vocês não prestam pra nada!kkkkkkkkkkkkkk se não forem pra rua ninguém vai dar falta!kkkkkkkkkkkkkkk

2002-lado negro da força. disse...

e outra,errar é humano,mas assim é demais também!vai escrever errado assim na casa do carái!por isso que são a rebarba!nem escrever direito sabem.maldita inclusão digital!

Anônimo disse...

Anonimo acima:
parabens pela sua decisão de não dirigir mais. vc é um exemplo para os demais.
Orgulho-me da sua posição.
VAMOS CONTiNUAR PARANDO ate que não sobre mais nenhuma vtr. E quando for pressionado, procure a delegacia e o miniterio publico

.40 disse...

NUNCA OPNEI AQUI, MAS DIGO A TODOS QUE, NOSSA CLASSE E MUITO DESUNIDA E VAI SER SEMPRE ASSIM POR CAUSA DA GANANCIA DE MUITOS,MAS UMA COISA É CERTA, FAÇAM O QUE VOCES ACHAM CERTO, DENTRO DA LEI, QUE SERÃO RESPEITADOS E RECOMPENSADOS PERANTE JESUS. AMO A PMAL AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE A DEUS, E DEPOIS A ELA, TUDO QUE TENHO. FIQUEM COM DEUS E ESTOU COM VCS.

Anônimo disse...

2002 seboso, com certeza não passaria na prova feita em 2006! Seu concurso foi a nivel de primeiro grau seu mané! E você fala como se não estivesse atropelando concordâncias, acentuações, pontuações e etc.. kkkkkkkkkk, vai se ferrar seu analfabeto... Aliás, nem se pode cobrar muito de você, tendo em vista que a exigência para a sua turma foi ter concluido somente o primeiro grau mesmo!!!!!!! :S

Anônimo disse...

Lastima de 2002, obrigado pelas suas colocacoes.é por opnioes como a sua que o movimento se fortalece e que vamos parar, agora sabemos com quem estamos lidando.
Parabens aos companheiros que estao parando as viaturas. E vamos continuar.

sd 2002 de nenhum lado da força disse...

em parte o 2002 ai tem razão. Anarquia, revolução, etc... não dão certo. No Brasil, essa não é a cultura. Deixem de ser burros, parar eh ciosa de gente sem inteligência. Se querem causar impacto, que se faça TOLERÂNCIA ZERO!O resultado será alcançado de forma legal, moral e ética, afinal, estaremos fazendo nosso trabalho. A população ficará do nosso lado.

Anônimo disse...

Uma coisa eu aprendi com o povo, "Polícia perto encomoda, longe faz falta". Então quando o povo sentir a ausência da polícia nas ruas, vai cobrar do governo, e o governo vai cobrar do comandante e o comandante vai cobrar do batinga e o batinga vai cobrar dos comandantes das unidades e os cmt da unidades dos oficiais e os oficiais dos praças e os praças dentros da legalidade cobra a justiça e daí com a lentidão da justiça pára (parar) tudo, e então, sobra para o povo que não nos dá valor. É mais fácil o povo entregar um policial do que entregar um traficante que domina seus filhos com drogas, isso chama-se inversão de valores, e quem perde? a sociedade que não saber exijir seus direitos, um povo conformista que aceita tudo e tem uma mente que esvazia-se fácil, entra rápido no esquecimento, se vende por um mileiro de tijolos, por uma cesta básica, aos políticos nojentos, inértes, gatunos, que não fazem nada pra dá um basta na violência, uns políticos que não criam projetos em prol da sociedades e das Polícias. A polícia cívil já está em greve branca há tempo. TEMOS QUE NOS JUNTAR A ESSA CAUSA, VAMOS DEIXAR DE SERMOS INCULTO, SE NÓS SOMOS GUARDIÕES DAS LEIS, VOMOS ANDAR DENTRO DA LEI! NÃO VAMOS ACEITEAR DIRIGIR VIATURAS QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS EXIGÊNCIAS DO CTB. O BEFE ESTÁ CERTÍSSIMO, VAMOS NOS JUNTAR E FAZER VALER NOSSOS DIREITOS E A LEI.

LEMBREM-SE: OFICIAL SOZINHO NÃO TRABALHA, TEM MEDO!!! SE ELES SÃO SABEDOR DA LEI, ELES NÃO SÃO DOIDOS A FORÇAREM NINGUÉM A FAZER O QUE NÃO ESTÁ DENTRO DA CARTA MÁGNA.

Anônimo disse...

vcs babacas q postam comentarios ameaçando uns aos outros reflitam e vejam q estamos todos do mesmo lado e no mesmo barco.se continuar assim o blog se tornará uma arma do próprio cmd pois esses tipos de comentários babacas repito mostram a fraqueza e desunião da tropa! Acordem idiotas estamos lutando por um bem comum de toda a tropa

Anônimo disse...

OLE OLA O BEF TAH BOTANDO PARROMBA

2002-elite da pm-lado negro da força. disse...

pô, pelo menos apareceu alguém inteligente que entendeu alguma coisa. eu vou explicar de novo bando de retardados; vc´s não vão ganhar nada parando de forma ilegal a não ser ficha suja! tem que saber fazer! agora se querem fazer a revolução, vão a frente bando de jumentos e se ***! e outra, apesar do concurso 2002 ter sido na teoria primeiro grau, 80 por cento que passou eram universitários e formados, procure saber quantos foram em 2006, e a prova teve geometria e equações do segundo grau, pa, pg, não sei quem disse que é assunto de primeiro grau, nem tinha problema uma vez que os 2002 são quase todos terceiro grau e são bem mais preparados que todos os demais... mas vc´s recrutas e 2006 fraquinhos que não foram reprovados pelo teste físico, era por que tinha que botar gente pra agradar o povo e não tinha outros não, mas não foi por capacidade de vc´s e vc´s sabem disso, quantos perderam na barra? incapacitados! só vou dizer uma coisa; pergunte a algum 2002 se ele fez barra pra entrar, se ele disser que não fez ele não é 2002! ao contrário de vc´s fracos! os que vieram depois de vocês nem se fala! a rebarba da rebarba! baixinhos, fracos, perturbados, loucos, delicados, nem puderam pagar de punhos cerrados, as florzinhas! (obs: apesar da o.a.b acompanhar o curso, fazíamos questão de pagar como homem!) bagaço geral! seleção que foi seleção foi a de 2002, o resto é resto e acabou-se! intelectualmente e fisicamente, indiscutivelmente! a caneta vai comer bando de florzinhas, agora conta tudo pra tua mãe kiko! o mais fraco de nós dá um banho no seus mais antigos, coloquem isso nas suas cabeças! é fato! e outra, cadê o movimento? não disse que era fogo de palha? acabou-se bando de recruta, consultem os mais antigos antes de gastar energia em coisas sem fundamento!

*** trecho retirado pelos moderadores do blog BEF.
OBS: da próxima vez não nos daremos ao trabalho de retirar os seus palavrões.

Anônimo disse...

Código de Transito Brasileiro (CTB) que em seu capítulo III, art 27, determina que: “antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”, pois, na RESOLUÇÃO Nº 14/98 O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro, resolve em seu art. 1º “para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios”, Olhem ´quais são os equiamentos de uso obrigatório.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO 2002 ACIMA
1º Você falou que 80% dos 2002 entraram na polícia com curso superior, pois bem, então te pergunto, você tem documentos comprovando isso? Então como diria um amigo meu... "Num ví, num voga!";
2º Todo mundo já cansou de saber que a exigência do seu concurso foi de primeiro grau;
3º Não preciso usar palavrões pra humilhar você, tendo em vista meu intelecto superior comprovado pelo critério de admissão para MEU CONCURSO que foi acima do seu ( foi exigido segundo grau COMPLETO);
4º Pelo grau de exigencia dos concursos presume-se que "todo soldado de 2006 possue segundo grau completo", por outro lado também fica bem claro que "nem todo o 2002 possue o segundo grau";
Considerando os fatos da exigencia do concurso de 2002, e que nem todos possuem segundo grau, então te aconselho:
VAI FAZER SUPLETIVO RAPAZ!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu ñ sei pq essa babaquisse entre vcs do q adianta ter o 1°,2°,3°,pós,mestrado enfim sendo soldado quem tem o 3°grau ganha mais do q quem tem apenas o 1°?acho q ñ.ja disse parem com isso babacas a luta é uma só e somos iguais dentro dessa merda.2002 com ciuminho do 2006 e vice e versa falam mal dos antigos mas ja tem ate 2010 furando e dando macete.todos sabem a realidade e sabe pq nós ñ chegaremos a nenhum lugar? ñ é por causa do governador nem do comandante nem do secretário é por nossa culpa mesmo.somos fracos covardes e burros,ao invés de resolvermos o problema ficamos procurando culpados!

sd Araújo disse...

Vou lhe contar um segredo, senhor comentarista que deu a "RESPOSTA AO 2002 ACIMA": Cara, eu sou soldado, tenho formação técnica, estou cursando o nível superior, fiz curso de inglês na Reitoria da UFAL, estou para ser cabo, MAS SOU COMANDADO POR UM CABO QUE TEM APENAS O 1º GRAU E É SEMIANALFABETO ou então POR ALGUM SARGENTO QUE NÃO SABE NEM CONFECCIONAR UM TCO. Disso eu lhe pergunto: o que são meus valores diante da hierarquia? Respondo: não são nada! Os 2002, e esse é o meu caso, podem até ter (teoricamente) uma formação inferior aos militares das demais turmas, mas estas sempre serão subordinadas os militares "mais antigos", ou seja, os 2002 têm precedência aos militares das demais turmas. Para finalizar, vou te contar o que um outro cabo semianalfabeto com quem trabalhei nos meus primeiros serviços me ensinou: "você poder ser um cientista da NASA, pode ter sido formado na melhor universidade americana, mas nunca se esqueça que o mais antigo é sempre o mais antigo, e se ele for um analfabeto funcional, pior do que ele vai ser você, pois vai estar subordinado a ele".

Moral da história, senhor comentarista "inteligente": "antes de você ficar falando (direta ou indiretamente) que os mais antigos são burros, ou que a sua turma ter uma formação mais elevada, lembre-se que você, com toda a sua sapiência, vai estar subordinado e cumprindo as ordens das pessoas a quem você rotula como sendo inferiores a você".

Portanto, haja conforme o ensinamento bíblico que diz: "a humildade é o princípio da sabedoria".

Anônimo disse...

LAVO A HONRA DOS SD 02 , ARAUJO. PARABE´NS !!!

Anônimo disse...

Aos que estão brigando por antiguidade, pegue a antiguidade de vcs e as usem como papel higiênico! A polícia nunca vai mudar enquanto estiver esse pensamento de "eu sou mais antigo, eu posso tudo", vocês tem que entender que (falo aos que trabalham na rua) sempre precisaremos uns dos outros. Tomara que não aconteça mas se por ventura um antigo vier a levar um tiro, não vá esperar pelo bandido te ajudar não, quem vai te tirar da fuleragem é o mais recruta mesmo, e vice versa! A BALA NÃO ESCOLHE POR ANTIGUIDADE, BOTEM ISSO NAS SUAS MEDÍOCRES CABEÇAS!!!!!!!!

Anônimo disse...

Assunto: saída de escala de motorista


- R E Q U E R -
Eu, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx, Mat. Xxxxx-x, pertencente ao ( ) BPM/PMAL, venho respeitosamente, por intermédio do presente, requerer a V.S.ª minha saída da escala de motorista pelos motivos abaixo:
Considerando que o Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelece no Art. 161 que “constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito deste código, [...] sendo o infrator sujeito às penalidades...;
Considerando que o CTB no Art. 162, III, estabelece como infração gravíssima “dirigir veículo... Com “Carteira Nacional de habilitação de categoria diferente da do veículo que estiver conduzindo”;
Considerando que o Art. 145, IV, do CTB, estabelece a obrigatoriedade de ser aprovado em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco;
Considerando que esse dispositivo é regulamentado pela Resolução nº 168, de 14/12/2004, e alterada pelas resoluções nºs 169/2005, 285/08 e 307/09, Deliberação nº 072/08, ambas do CONTRAN;
Considerando que não estou devidamente habilitado para conduzir veículo de emergência, em conformidade com o art. 145, IV, do CTB;
Considerando, por fim, que a inobservância de tais preceitos pode acarretar prejuízo a minha pessoa, com risco a responder por possível crime tipificado no art. 324 do CPM ou por transgressão disciplinar:
Dou ciência a V. Sª da minha impossibilidade de conduzir viatura emergencial, ao tempo em que me coloco à inteira disposição de V. Sª para qualquer outra atividade dentro da lei e da observância da técnica da Polícia Militar.

Nestes Termos

Pede Deferimento

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver