Exploração no CFAP‏: isso tem que parar

Companheiros, depois de alguns meses fui ao CFAP resolver umas pendências que tinha por lá e vi 8 (oito) alunos “trabalhando” (capinando mato, para variar) próximo ao muro do cemitério.
Aproveitei que estava passando um sargento amigo meu e perguntei quem eram aqueles alunos, foi quando ele me disse que “são remanescentes de 2010 que ainda estão por lá”.
Esse mesmo sargento me disse que esses 8 alunos trabalham feito escravos, que o serviço realizado por eles é coisa pra mais de um pelotão completo (30 homens), pois eles – sozinhos – estão incumbidos de cuidar de toda a área da Unidade Escola.
Fiquei observando de longe aquela cena e me lembrei da forma como ocorreu a minha formação, e inclusive o meu CFCP. Parece que a formação policial está cada vez mais distante do ideal, fazendo lembrar a forma como os policiais eram formados até meados da década de 90. Já era mais de 16h e eles, os recrutas, estavam trabalhando no sol.
Procurei saber se existia alguma aula prevista para aquele horário, e fui informada que no QTS deles há horário vago (para descansar), mas “como não tem ninguém para fazer a faxina, são aproveitados [leia-se obrigados] para trabalharem nestes horários livres”.
Isso tem que parar. As associações deveriam denunciar e cobrar providências quanto a isso. O Conselho Estadual de Segurança deveria checar in locco a forma como os policiais estão sendo formados.
Os alunos não são mão de obra barata. Eles não estão ali para serem jardineiros e sim preparados para serem policiais que combater a violência, que cada dia está mais “especializada”. Repito: isso tem que parar!
Vai ter concurso para soldado (pelo menos é o que dizem), mas as coisas não podem permanecer da forma que está lá naquele inferno, que é o CFAP.
Como isso tudo não bastasse, um colega do corpo da guarda me disse que esse pelotão de 8 alunos está de revista durante toda a semana, porque não pegaram aquele maldito BI na sexta-feira, e por isso o Tenente Aníbal (sempre ele, esse aprendiz de ditador) colocou todos de revista durante a semana toda. Resumindo: os caras trabalham a tarde toda no sol e à noite ainda tem que voltar para a revista. Tenha paciência!

24 comentários :

Anônimo disse...

Governo do Estado tenta convencer militares a não entrar em greve

Secretaria de Gestão Pública apresenta proposta de reajuste à categoria

O presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos de Alagoas (Assmal), Teobaldo Almeida, informou na tarde desta quarta-feira que os militares tentam negociar o pagamento de reajuste salarial parcelado, proposto pelo governo. Conforme Almeida, o Estado teria proposto o pagamento de 7% atrasados em três parcelas: 2% em este ano, 2% em 2013 e 3% em 2014.

"Nós estamos discutindo e ainda não há nada fechado. Vamos tentar chegar a uma proposta que contemple as duas partes envolvidas. Nós gostaríamos que o pagamento, acontecesse em, no máximo, dois anos", afirmou o presidente da Assmal.

O governo do Estado tenta convencer militares a não entrar em greve às vésperas do carnaval. A secretária de Estado em exercício da Gestão Pública, Ricarda Calheiros, reúne-se com os representantes das associações militares e com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL) para apresentar a proposta de reajuste salarial à categoria.

No início da semana, o Governo anunciou que em cumprimento à política salarial implantada no ano passado, todos os servidores públicos estaduais receberão em abril de 2012 o percentual de reajuste de 6,5% correspondente à inflação de 2011.

Anônimo disse...

Esse tenente anibal !!!! Maconheiro fino querendo da liçao de moral

Anônimo disse...

O SGT MORREU NUMA SAIDINHA D BANCO, OU OQ SEJA E ESTAMOS AKI CM A CARA P/ CIMA,TEMOS Q DAR ATENÇÃO AOS FATOS LEVAMOS TAPA NA CARA DO ESTADO E NAS RUAS,ESTAMOS EM MEIO UMA GUERRA ESTA QL ACUADOS, ABRAM O OLHO!!!!

VALORIZAR O POLICIAL NÃO QR SÓ DIZER BOM SALÁRIO E EQUIPAMENTO. Nos valorizemos pq tememos ser escória para uma burguesia fudida!!!1

Anônimo disse...

Tenente Aníbal?!?!? Cara, vc tinha a mente mais aberta antigamente, o que tá acontecendo com vc? Será que vc ainda não aprendeu que projétil não diferencia estrela de manga lisa!! Na rua com certeza vc depende de soldados para que a "equipe" saia e volte para as suas casas com saúde. Trate seus subordinados como "companheiros", e lhes passe o máximo de conhecimento para o combate na rua, pois vc está formando policiais e não faxineiros.

Anônimo disse...

ola colegas de farda sou pmse e a nossa vitoria esta proxima acessem capitaomano.

Anônimo disse...

ola colegas de farda sou pmse e a nossa vitoria esta proxima acessem capitaomano.

Anônimo disse...

Sai acordo: militares aprovam reajuste e descartam greve

A assembleia dos PMs e bombeiros militares, no final da tarde desta quarta-feira (15), na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), confirmou a posição das lideranças das duas categorias e aprovou – mesmo com alguns protestos – a proposta de reajuste salarial do governo do Estado. Com isto, foi selado o acordo e descartada a greve dos militares em Alagoas às vésperas do carnaval.

Governo do Estado e lideranças militares haviam se reunido desde as 10h da manhã e chegaram a uma proposta de reajuste no início da tarde, que foi levada à assembleia conjunta das duas categorias.

A proposta aprovada concede o residual de 7% em três parcelas a partir de abril deste ano, sendo 2% na data-base, 2% em novembro e 3% em abril de 2013. Além disso, haverá o reajuste 6,5% a partir de abril e os soldados terão a elevação do piso salarial de R$ 1.847 para R$ 2.156, o que corresponde a um aumento de 16,8%.
Apesar de ter sido aceita, a proposta não atingiu as expectativas da categoria. "Não estamos satisfeitos, mas o sistema não ajuda. A tropa precisa se unir e ter uma participação maior. Além disso, o governo não honra com a palavra, pois esse mesmo acordo já havia sido feito no passado", afirmou o presidente da Assomal, major Wellington Fragoso.

Já para o coronel Ivon Berto, presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar, a negociação com o governo foi uma vitória. Segundo ele, a categoria deve continuar lutando pela progressão da tabela, com um aumento de 15% a 18%, do cabo ao coronel. "Não saímos com 100% de vitória, mas ganhamos muito", avaliou.

Ao final da assembleia, os militares fizeram um minuto de silêncio em solidariedade à família do sargento reformado Jorge Carlos Pereira Rodrigues, assassinado a tiros na tarde dessa terça-feira (14), quando saía de uma agência bancária, no bairro do Farol.

NEGOCIAÇÃO - O impasse da proposta fechada ontem pelo Estado foi em relação ao parcelamento em três vezes do reajuste de 7% até abril de 2014. Após aval da Secretaria da Fazenda, a secretária adjunta de Gestão Pública levou o novo plano, que foi aceito pelas lideranças e aprovado na assembleia.

O reajuste salarial das demais patentes será discutido durante um calendário de reuniões. No dia 29 de fevereiro, será avaliado o aumento salarial para os cabos. Já no próximo dia 3 de março, a Secretaria de Gestão Pública (Segesp) se reúne com os subtenentes e sargentos. No dia 12 de março, será discutido o reajuste com os representantes dos oficiais militares.

Os militares pediam ao governo a correção dos quinquênios, um resíduo de 7% de acordos anteriores não cumpridos, ganho real e aumento imediato do piso.

Anônimo disse...

PM divulga plano de segurança

O comando da Polícia Militar não quer nem ouvir falar de greve e anunciou o plano de segurança ostensiva para o carnaval com mais de 6.500 policiais de plantão nos quatro dias de festa. O comandante-geral, coronel Luciano Silva, afirma que a corporação montou “uma operação de guerra, no bom sentido” para colocar todo o efetivo na rua e garantir a manutenção de “um clima de paz e felicidade”.

Questionado sobre a ameaça de greve da tropa, o comandante se negou a falar sobre o tema. “A reunião aqui é sobre carnaval, peço que as perguntas sejam a respeito do carnaval”, interrompeu o coronel, sem querer conversa sobre a assembleia que as associações militares realizam hoje. “A população acredite: a PM irá cumprir sua missão constitucional de garantir a segurança”, encerrou o assunto.

O auditório da Secretaria de Defesa Social estava lotado de coronéis e majores, atentos para receber e repassar as ordens do organograma de carnaval. Para Maceió e os municípios da área metropolitana, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) dividiu o perímetro em quatro regiões de atuação, com um efetivo de 1.034 policiais por dia, o que equivale a 4.136 homens e mulheres de prontidão durante o carnaval. Haverá 124 viaturas, 38 motocicletas e 24 conjuntos de cavalaria em Maceió e cidades vizinhas.

ANTIGÃO OBSERVADOR! disse...

RISG - SEÇÃO II - DA INSTRUÇÃO E DA FAXINA - ... ART. 180 - FAXINAS SÃO TODOS OS TRABALHOS DE UTILIDADE GERAL EXECUTADO NO QUARTEL OU FORA DELE, COMPREENDENDO LIMPEZA, LAVAGEM, CAPINAÇÃO, ARRUMAÇÃO, TRANSPORTE, CARGA OU DESCARGA DE MATERIAL E OUTROS SEMELHANTES REGULADOS PELAS NGA/U. OS ALUNOS ESTÃO CONSCIENTES DO QUE PODE FAZER OU NÃO DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO E PÓS FORMAÇÃO, POIS ESTÃO SENDO BEM ORIENTADOS, PORTANTO SAIRÃO BEM FORMADOS. SOMOS POLICIAIS MILITARES, REGIDOS LÓGICO, POR REGULAMENTOS MILITARES. NÃO HÁ CERCEAMENTO DE LIBERDADE, SE ESTÃO CUMPRINDO REVISTAS DO RECOLHER,CERTAMENTE COMETERAM ALGUMA FALTA . SE OS PMS ANTIGOS (30 ANOS) FAZEM FAXINAS, PORQUE O CFP NÃO? OUTRA SITUAÇÃO: O SERVIÇO DE CAPINAÇÃO VEM SENDO FEITO POR REEDUCANDOS DO IGESP HÁ DUAS SEMANAS, E NÃO PELOS ALUNOS. OBS.: QUEM FAZIA A FAXINA DOS SANITÁRIOS UTILIZADOS PELAS TURMAS DO CFCP/10-11, ERA O CFP/10 A, B e INCLUSIVE o C, BEM COMO AS BITUCAS DE CIGARRO E OS PAPÉIS QUE DESLEIXADAMENTE JOGAVAM NO CHÃO, E AGORA QUEREM BANCAR DE PROTETORES. TIRE A TRAVE DO OLHO, ANTES DE TIRAR O CISCO DO TEU PRÓXIMO.

Uma Policial disse...

Se não me falha a memória, esse tenente Aníbal foi o que teve um problema com uma policial numa blitz. Não me lembro se foi uma sargento ou uma soldado, mas lembro que ela trabalha(va) com o Auditor Militar, que decretou a prisão do tenente por 72h a bem da disciplina! Pois é, não é tenente, que antes reclamou de perseguição e injustiça hoje tem feito pior.

Anônimo disse...

CARA DE PAU: RECLAMOU PARA DEUS E O MUNDO QUE O DR MANSO NETO ESTAVA SENDO AUTORITÁRIO E AGORA TAH FAZENDO ISSO...
ÉS UM VERDEIRO CABRA DE PEIA, E VICIADO...
ANÍBAL, "AH, SE EU TE ENTREGO..."

Anônimo disse...

O Aníbal tá respondendo até hoje na Auditoria Militar e por este motivo deveria aproveitar e ficar quietinho na moita, mas parece que ele ainda não aprendeu isso.

Sócio da ASSOMAL disse...

Governo sinaliza positivamente a contraproposta dos líderes

Em uma reunião de portas fechadas, realizada na manhã desta quarta-feira, 15, entre representantes de associações militares, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Governo de Alagoas, desta feita representado pela secretária adjunta de Gestão Pública, Ricarda Calheiros e pela assessora especial Rafaela Soares, foram discutidas diversas reivindicações da categoria.

Para maiores informações clique aqui.

Sd PM 2006 disse...

ah, se o juiz ficar sabendo de qualquer irregularidade desse tenente...

cria do sistema. disse...

ok o ten. Aníbal é maconheiro,isso não é novidade e todo mundo sabe.mas voltando ao assunto do sgt.rodrigues,trabalhei com ele e ele era uma pessoa de bem quando foi pra reserva estava na rp e comandou uma guarnição na qual eu era patrulheiro.homem de bem,sentiremos muito sua falta meu peixe,será sempre nosso queixo de rebeca,que deus o guarde em um bom lugar.

mas mudando de assunto;esse aumento só está bom para o governador e seus paus mandados,foi só mais uma coisa pra me lembrar que a policia não vale nada,não tem moral de nada e que se deve furar e extorquir com força sempre que puder,e quando estiver fora dos olhos de graduados e oficiais devesse fazer tudo para desmoralizá-la e dar sua fama merecida de instituição corrupta,comandada por corruptos,vendidos e crápulas de toda espécie.a policia hoje é meu bico,só estou nela ainda pra andar armado e dar carteirada.e dane-se.cansei,só vou fazer oque não presta.

cria do sistema. disse...

antigão você é muito é babão!lástima,não é por que você se fud...que todos tem que se fud.. não seu zé mané.esse tipo de serviço em pm´s mais evoluídas é terceirizado,oque é corretíssimo pois você pode fazer parte dessa baboseira chamada cfap babando os ten.navarro,bruno,etc,mas existem os verdadeiros guerreiros,aqueles que estão na rua de dia ou de noite patrulhando que se arrombam enquanto vocês enchem o rabo de cachaça ou roncam ao lado de seus bofes a noite.babão,pegue teu risg e enfie!aproveite e dê um pouquinho pra esses tenentes nada profícuos,eles gostam.acabou-se o respeito e dane-se!

Doutor pimpolho disse...

Antigao observador, devo lhe lembrar que o arcadismo e limitacoes de sua pouca cultura nao o permite enxergar que o risg aplica-se a militares em conformidade com o artigo 142, caput da cf. Quais sejam as forcas armadas. É irregular o uso de servidores publicos concursados em desvio de funcao e vou orientar estes servidores qye deveriam estar em servico de aprendizado a recusarem essa tarefa, bem como amanha mesmo vou alertar meu amigo dr manso sobre o ocorrido para que ele tome providenciad sobretudo com que pertine a responsabilidade adm do tenenta anibal

Sargento Gilberto disse...

Conheci o Rodrigão... Trabalhamos juntos...
Por que essas coisas não acontecem com os patifes da nossa coporação?

Anônimo disse...

Passei nove meses no CFAP; e o que aprendi de policia?
hum! dar vergonha de dizer que só um policial recém formado.

vergonha! essa doutrina de ensino desses oficias.

Anônimo disse...

Isso acontece porque as mentes brilhantes que passam três anos estudando na academia não sabem fazer um edital para contratação de empresa de limpeza e conservação de unidades. Aliás não precisa pensar muito, pesquise um edital da polícia federal, mude o cabeçalho para polícia militar, pegue alguns orçamentos, anexe e mande para DAL

Anônimo disse...

Companheiros,

O curso de formação é totalmente sem noção da realidade nua e crua que encontramos nas ruas! E juro por Deus se eu descer uma grota com algum dos oficiais do CFAP eu to morto!

Anônimo disse...

A unica coisa q se aprende so cfap é saber q a maioria dos oficiais q lá estao não valem merda ficam colocando banca pra cima dos alunos e na hora q o tiro como eles correm, são uns caga pau,como se fosse necessário quase 1 ano de curso pra aprender tirar as bitucas de cigarros que as magnificas estrelas deixam no chão,só se aprende o oficio na rua na atividade fim. Saímos de lá com ódio de oficias tipo Anibal,Nyron,Ricart,Maldecio e outros tantos. Recruta 2010

Anônimo disse...

Eu só aprendi a andar correndo e a fazer VINCO em calça jeans, por isso quando vejo um mala sem vinco, meto-lhe o sarrafo, pois só foi isso o que aprendi ali no CFAP.

Anônimo disse...

oxi o ricart aquele trouxe dando uma de durão!!!os oficiais da turma dele diziam que ele era chamado de BRANDÃO O CADETE CHORÃO hehehe...ridiculão!!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver