Recomendações

Independente de não ter se concretizado a tão divulgada e temida paralisação dos militares no carnaval, fazemos a todos as seguintes recomendações:
– Que todo militar só saia do batalhão com as viaturas devidamente emplacadas, e se emplacadas de posse do porte obrigatório do veículo, conforme regulamentação de trânsito vigente.
– Que todo militar só saia dos batalhões com coletes em validade, armamento em condições e capas de colete individuais.
– Que não se armem com armamento que jamais usaram e pelos quais não estejam habilitados para o uso (fuzis, kits táticos operacionais para choque, etc.).
– Que todos os militares que estejam na rua abordem as pessoas e peçam os documentos. Caso não portem, conduzam a pessoa para as delegacias para serem identificadas conforme manda a lei.
– Que todos os militares peçam via requerimento cópias das escalas de serviço aos quais estão sendo submetidos, e o embasamento legal das mesmas.
– Que os militares que estão exercendo funções burocráticas observem o QO das unidades que servem e realizem as funções para os quais estiverem classificadas nela (exemplo: se está classificado como estafeta, realize as funções de estafeta).
– Que todos os militares que estejam trabalhando nos famigerados quadrantes à noite, façam abordagens a veículos que estejam saindo de bares ou restaurantes e se o condutor estiver apresentando indícios de consumo de bebidas alcoólicas, leve-o para delegacia.
– Que todos os militares que estejam entrando de serviço não deem números de celulares próprios para contato e que todo contato via central e vtr seja feito por rádio ou por telefones celulares fornecidos pela corporação.
Tenham sempre em mente a seguinte situação: quem não cumpre as leis é marginal, é um fora da lei. Tenham por exemplo o que ocorreu com o comandante-geral, que não cumpriu as leis e se deu mal. A propósito, por falar em comandante-geral, causou estranheza ter sido colocado no Podcast da Rádio Gazeta a seguinte informação: “Comandante da Polícia Militar, Gilmar Batinga (...)” (clique aqui), que reproduzimos na foto:
Seria esse o anúncio “indireto” de uma rasteira? Seja como for, acredito que depois do carnaval alguém vai dançar, ainda mais depois da mobilização que uns três coronéis full, cada um visando o seu próprio interesse, passaram a fazer na Assembleia Legislativa do Estado, inclusive ontem mesmo (dia 15/02) nos bastidores da sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos, ocasião em que sua excelência o governador se fez presente e disse em alto e bom som que aquela casa tem dado uma colaboração importantíssima para o seu governo!

14 comentários :

Anônimo disse...

ai tem coisa....

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE NÃO PEGUEI ESCALA EXTRA DE CARNAVAL, PORQUE MESMO SE PAGASSE, NÃO TIRARIA. ARRUMARIA UMA "PIRRITA" OU OUTRA COISA PRA DESENROLAR UM ATESTADO. NÃO TRABALHO DE GRAÇA NEEM PRA MEU PAI. NÃO ESCRAVO DE NINGUÉM!!!

james jose torres de oliveira disse...

COMPANHEIROS, VAMOS ENTENDER EM RESUMO, OS AVANÇOS DAS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO, SOBRE PROPOSTA DE AUMENTO SALARIAL PARA A PBAL-BMAL.

ANTES FAÇO UM ELOGIO A TODOS OS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÃO, E EM ESPECIAL AOS PRESIDENTES DA ASSMAL ( SGT TEOBALDO), E DA CBSMEA ( CEL IVON), PELA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTE PROCESSO DIFÍCIL, MAS PROGRESSIVO, EQUILIBRADO , SATISFATÓRIO E CONTÍNUO.

EM RESUMO, TODOS OS MILITARES DA PMAL E BMAL TERÃO NO MÊS DE ABRIL PRÓXIMO, UM AUMENTO INICIAL EQUIVALENTE A + - 10% ( DEZ POR CENTO), JÁ PARA O MÊS PRÓXIMO DE ABRIL.

TAMBÉM FICOU ESTABELECIDO E ACORDADO EM ATA QUE O SALÁRIO INICIAL DO SOLDADO PASSARÁ DE + - R$ = 1.800,00 PARA +- R$ = 2.150,00.

ESTES ACORDOS ESTÃO SENDO FEITOS DE FORMA GRADATIVA E POR CATEGORIAS, OU SEJA, A 1 CATEGORIA ( QUE CORRESPONDE A DOS SOLDADOS), JÁ FOI ACORDADA CONFORME A INFORMAÇÃO ACIMA, QUE TEVE UM PERCENTUAL DE AUMENTO EM TORNO DE + - 16% (DEZESSEIS POR CENTO)

AS DEMAIS CATEGORIAS, COMO POR EXEMPLO A DOS SARGENTOS E SUBTENENTES, OS ACORDOS SERÃO FEITOS NO PRÓXIMO MÊS DE MARÇO, E ASSIM SUCESSIVAMENTE, DE FORMA QUE MÊS A MÊS, CONFORME O QUE FICAR AGENDADO, TODAS AS CATEGORIAS SERÃO BENEFICIADAS COM SEUS PERCENTUAIS DE AUMENTO DEFINIDO.

OUTRAS INFORMAÇÕES SERÃO REPASSADAS POSTERIORMENTE..

Tôrres - 1 Sgt PM

Gazeta de Alagoas disse...

Número de homicídios faz prefeitura acelerar projeto para construir cemitério

Ossário pode ser construído no primeiro semestre, segundo Administração

O número de assassinatos registrado nos últimos anos em Maceió fez com que a prefeitura desengavetasse um projeto que prevê a criação de um novo cemitério público na capital. Um ossário deve ser construído ainda este ano para reduzir a superlotação dos quatro cemitérios municipais, que, segundo Márzio Delmoni, secretário de Administração de Maceió, não apresentam condições de receber mais corpos.

“É importante ressaltar que a superlotação é um problema antigo, mas que foi agravado ao longo dos últimos anos, com o crescimento da violência no estado. A maior parte das pessoas assassinadas faz parte de famílias carentes, que dependem, em sua maioria, de cemitérios públicos. Não é uma crítica ao governo do Estado, mas uma triste e infeliz constatação. A violência é algo visível”, informou Delmoni.

Conforme o secretário, o ossário segue um modelo de cemitério vertical e representaria um impacto menor que a construção de mais um cemitério público. “O impacto ambiental com a construção de um novo local é muito grande. Seria inviável se avaliada a relação custo-benefício. Portanto, o ossário atenderia às necessidades emergenciais e causaria o menor dano possível ao meio ambiente”, complementou.

Delmoni explicou que outras capitais adotam este modelo de cemitério como forma de diminuir a superlotação e minimizar os impactos. “O crematório seria uma opção, mas ainda não existe nenhum em Maceió. Vamos seguir o modelo adotado em outros estados. É algo que vem dando certo em grandes capitais”.

Como informado pela Gazetaweb nessa quarta-feira (15), a Câmara Legislativa de Maceió instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o alto número de assassinatos na capital. A medida foi criticada pelo governador Teotonio Vilela Filho, em discurso na Assembleia Legislativa. Vilela afirmou que o Legislativo municipal não tem a competência para apurar as ações de seu governo.

Gazeta de Alagoas disse...

Carros são incendiados à porta de delegacia no interior

Veículo de policial está entre eles; homem que já possui mandado de prisão será investigado, segundo polícia

Dois veículos foram incendiados no final da noite dessa quinta-feira (15), à porta do prédio do 72º Distrito Policial, no município de Taquarana, Agreste alagoano. De acordo com o chefe de operações Fernando Cirilo, os dois carros foram consumidos pelas chamas em questão de segundos. Ninguém se feriu e a suspeita é que de o incêndio tenha sido criminoso, já havendo a suspeita de que um homem com mandado de prisão em aberto tenha ligação com o fato.

Isso porque, segundo a polícia, um dos automóveis, uma picape Strada de placa NMM-7799/AL, pertence ao suspeito, que não teve o nome revelado.

A picape foi apreendida, ainda segundo Fernando, porque seria um veículo 'de estouro', quando o carro é adquirido de forma ilícita, com veículos semi-novos sendo comercializados a preços muito inferiores aos de mercado. O comprador, neste caso, adquire o automóvel financiado e não paga as prestações, repassando-o a terceiros.

A ação foi considerada ousada pelo delegado Sandro Marcelo da Silva, que se encontrava no prédio no momento da ação. "O delegado estava assistindo à partida de futebol pela televisão, enquanto eu me encontrava em outra sala, quando ouvi um estampido vindo de fora. Foi quando nos deparamos com os carros tomados pelo fogo", comentou Fernando Cirilo, que contou com a ajuda de vizinhos para conter as chamas.

Segundo ele, insatisfeito em incendiar o veículo que fora apreendido, o criminoso ainda ateou fogo em outro carro que também estava estacionado à porta da delegacia, um Gol de placa MVK-4371/AL, de propriedade do chefe de operações.

"Fiquei no prejuízo porque não tenho seguro. Mas, graças a Deus, acredito que conseguirei recuperá-lo porque o fogo não atingiu o motor, ao contrário do que ocorreu à picape Strada", explicou o policial, acrescentando aguardar uma equipe do Instituto de Criminalística, que deve realizar a perícia ainda na manhã desta quinta.

"Vamos iniciar as investigações ainda hoje [quinta]".

Militares cobram comissão para apurar o crime de sargento disse...

Um minuto de silêncio. Foi desta forma que os companheiros de corporação prestaram uma homenagem ao sargento da reserva Jorge Carlos Pereira Rodrigues, 55 anos, assassinado na última terça-feira (14) ao deixar uma agência bancária no bairro do Farol, em Maceió. O crime foi lembrado, com muita dor, durante a assembleia da categoria, que discutia a proposta salarial apresentada pelo governo do Estado.

Em meio às homenagens, os policiais militares cobraram uma postura diferenciada da Polícia Civil e fizeram uma comparação com as investigações do atentado a Nivaldo Albuquerque Neto, filho do deputado estadual Antônio Albuquerque, que teve uma comissão especial nomeada para apurar o caso.

“Repudio a falta de compromisso dos gestores, que não merecem o nosso respeito. A morte de um membro da corporação será investigada por apenas um delegado, no entanto, quando o filho de um deputado foi vítima de uma tentativa de homicídio, uma comissão foi designada para dar andamento nas investigações”, disse Cabo Simas.

Durante as homenagens, os militares se solidarizaram com os familiares da vítima e mostraram tristeza por mais uma perda dentro da corporação. “Não temos dúvida que onde ele estiver, estará olhando por todos nós. É mais um militar que teve a vida ceifada”, lamentou.

Latrocínio ou execução?

Por volta das 15h, o sargento foi morto em frente à agência bancária do Bradesco, na Avenida Fernandes Lima. Ele acabara de sacar dinheiro do banco, R$ 7.500, que não chegou a ser levado pelos criminosos, além de dez folhas de cheque.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda chegou a ser acionada, mas já encontrou o militar em óbito. Ele foi morto por um único tiro, que atravessou o braço, atingindo o coração.

A ação foi praticada por dois homens armados e a polícia tenta identificá-los através das imagens de câmeras instaladas na agência e também num lava-jato próximo ao local onde ocorreu o crime. A ideia é tentar reconstituir os últimos passos da vítima e também o momento do assalto.

A primeira hipótese para o crime foi de latrocínio – roubo seguido de morte. No entanto, como o dinheiro ou qualquer outro objeto da vítima não foi levado pela dupla, a polícia começa a trabalhar as investigações tratando o caso como execução.

Várias testemunhas começaram a ser ouvidas pelo delegado Denisson Albuquerque, do 7º Distrito Policial, responsável pelas investigações. O prazo de conclusão do inquérito é de 30 dias, podendo ser prorrogado.

Anônimo disse...

a tabela de salario ficaria assim a partir de abril.
soldo 5anos 10anos 15anos 20anos 25anos 30anos
aluno 1125,4
soldado 2156,00 2263,8
sold 2c 2270,65/2384,18/,2503,39/2628,56/2759,99/2897,99 3042,89
cabo 2391,81 2511,40 2636,97 2768,82 2907,26 3052,62 3205,25
sgt 3 3005,91 3156,21 3314,02 3479,72 3653,70 3836,39 4028,21
sgt2 3348,67 3516,10 3691,91 3876,50 4070,33 4273,85 4487,54
sgt1 3807,15 3997,51 4197,38 4407,25 4627,61 4859,00 5101,95
st 4335,67 4552,45 4780,08 5019,08 5270,03 5533,54 5810,21
al of 1 1681,83 1765,92 1854,22 1946,93 2044,27 2146,49 2253,81
al of 2 1804,1 1894,31 1989,02 2088,47 2192,89 2302,54 2417,67
al af 3 2041,07 2143,12 2250,28 2362,79 2480,93 2604,98 2735,23
asp 4170,92 4379,47 4598,44 4828,36 5069,78 5323,27 5589,43
tenente 2 4454,92 4677,67 4911,55 5157,13 5414,98 5685,73 5970,02
tenente 1 5120,49 5376,51 5645,34 5927,61 6223,99 6535,19 6861,95
cap 6656,44 6989,26 7338,73 7705,66 8090,94 8495,49 8920,27
maj 8948,5 9395,93 9865,72 10359,01 10876,96 11420,81 11991,85
ten.coronel 9622,07 10103,17 10608,33 11138,75 11695,69 12280,47 12894,49
coronel 11250,53 11813,06 12403,71 13023,89 13675,09 14358,84 15076,79

Sócio da ASSOMAL disse...

Em assembleia maioria dos militares decide aceitar proposta

Após uma longa reunião na manhã desta quarta-feira (15) entre os representantes da ASSOMAL, ACS/AL, ASSMAL, ASPRA, ASSORPOBOM, ARPMAL, ABMAL, Caixa Beneficente, Izac Jackson (CUT) e a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Gestão Pública (SEGESP), Ricarda Calheiros e a assessora especial de relações sindicais, Rafaela Soares, os líderes militares apresentaram durante a Assembleia Geral, ocorrida durante a tarde na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas, a proposta que foi acordada com o Governo.

Para maiores informações clique aqui.

Anônimo disse...

Um ótimo dia, aos amigos e família miliciana.

Vamos começar
Titulo
A GUERRA DO CIODS X COPOM
CIODS – CHEFE GERAL: O CAGÃO TC JUDSON, QUE NADA FAZ OU PENSA QUE SABE FAZER ALGO, E SEU AUXILIAR CHEFE DO CIODS – O PEQUENO MAJOR LUÍS, QUE PENSA EM FAZER, E O CAGÃO DO TC JUDSON DESFAZ TUDO QUE PODERIA SER FEITO...
DO OUTRO LADO
COPOM – CHEFE GERAL – O GRANDE E INTELIGENTE MAJOR TENÓRIO, E COMANDANDO O MESMO, O SÃO BATINGA, AQUELE QUE SE ACHA DONO DA VERDADE, O CMT DO CPC.
NUNCA SE MUDOU TANTO O CHEFE DO COPOM, ONDE O MAJOR TENÓRIO MAL CHEGOU, JÁ PEDIU LICENÇA ESPECIAL, ATÉ ELE NÃO AGUENTOU O SÃO BATINGA, E DEIXOU O ÓTARIO DO SGT BRAZ, COM TODO O PIPINO NA MÃO, QUE POR SINAL TÁ DESEMPENHADO UM ÓTIMO SERVIÇO NA FRENTE DA ESCALA, APERTANDO SEUS COLEGAS, COM TANTOS SERVIÇOS EXTRAS, VÁ DEVAGAR SGT BRAZ, NÃO QUEREMOS DENUNCIAR O SR TAMBÉM COMO O CARRASCO DAS ESCALAS EXTRAS.
GENTE, DESDE A CHEGADA DO SÃO BATINGA AO CPC, HÁ 01 ANO, NÃO EXISTIA TANTAS DISPENSAS MÉDICAS, LTS OU LTSPF NO COPOM, E COMEÇOU A QUEBRANÇA PELO O CAP FABIANO, QUE INFARTOU, O CAP LÚCIO ENDOIDOU, O CAP ANDERSON FABIANO, ESSE TAMBÉM QUASE INFARTA, E VÁRIOS OUTROS LÁ QUE TRABALHAM, COMO RADIO OPERADOR, UMA CABO QUE NÃO NOS PASSARAM O NOME, ESSA JÁ NÃO TRABALHA HÁ MAIS 120 DIAS, O SD SILVA ALVES MESMO PERÍODO, ENTRE OUTROS COLEGAS DE FARDA, E SE NÃO BASTASSE, AINDA SUSPENDERAM FÉRIAS DAQUELES QUE DEVIAM ESTÁ GOZANDO, O QUE VAI ACONTECER, JÁ ESTAMOS SABENDO, VÁRIOS ATESTADOS MÉDICOS VIRÃO, E O SGT BRAZ, NOVAMENTE VAI APERTAR SEUS COMPANHEIROS COM A ESCALA, COMPANHEIRO, SAIA DESSA BARCA FURADA, NOS PREZAMOS PELO SR, TEMOS UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELA SUA COMPETENCIA E DEDICAÇÃO, MAIS DO JEITO QUE O BARCO TÁ ANDANDO, NÃO IRÁ MUITO, O SR VAI INFARTAR TAMBÉM, E O SÃO GILMAR BATINGA, FALA EM TODOS OS BATALHÕES, QUE NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL., SAIA DESSA PORCARIA TAMBÉM, O COPOM JÁ FOI LUGAR BOM DE SE TRABALHAR, ANTES DA CHEGADA DO SÃO GILMAR CONHECIDO POR TODOS COMO O CORAÇÃO DE PEDRA..., ONDE TODOS QUEREM MANDAR NO COPOM, TC O CAGÃO JUDSON, QUE EXPULSOU O INCOMPETENTE CEL GONZAGA, TOMANDO-LHES A SALA DO CHEFE DO COPOM, E JÁ JÁ, COLOCARÁ O PEQUENO MAJOR LUÍS PARA CORRER TAMBÉM. O SÃO BATINGA CORAÇÃO DE PEDRA, DIZ QUE O COPOM NÃO TEM DONO, É UMA ZONA, NÃO RESPEITANDO AS SENHORAS CASADAS QUE LÁ TRABALHAM, O BOM SERÍA QUANDO ELE FALASSE QUE O COPOM É UMA ZONA, ALGUMA PFEM, LEVANTASSE E DICESSE, AINDA NÃO É UMA ZONA, SÃO BATINGA, SABE O PORQUE? SUA MULHER AINDA NÃO TRABALHA POR LÁ, E TEMOS TAMBÉM UMA OUTRA PRAGA NO CPC, O SIVIRINO ( MAJOR SILVA), QUE ESTÁ LOTADO LÁ ONDE FICAM OS PODEROSOS, OS BANDISOS OFICIAIS DE ALAGOAS, A CASA DE TAVARES BASTOS – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESTADUAL, E QUE TODOS OS DIAS ESTÁ NO CPC, AJUDANDO O SÃO BATINGA CORAÇÃO DE PEDRA, A APERTAR AS ESCALAS DOS BPM, E A BASTANTE COMENTÁRIO QUE O DIN DIN QUE O BABÃO DO SIVIRINO – O MAJOR SILVA, DIVIDE SUA GRATIFICAÇÃO COM SÃO BATINGA, E AÍ MP ( MINISTÉRIO PÚBLICO), CHUPA ESSA MANGA, QUER DIZER QUE POSSO TRABALHAR HOJE NO 1º BPM, MEU BATALHÃO DE ORIGEM, E DÁ UM SERVIÇO EXTRA LÁ NO COPOM, TIRAR UM SERVIÇO POR 50 CONTO, POSSO IR TAMBÉM NO BPRP, BOPE E ASSIM SUCESSIVAMENTE...
COMPANHEIROS DO COPOM, SE MANIFESTEM, CORRAM, PEÇAM PARA SAIR, OU ENTÃO FAÇA O MEMSO QUE ESTÃO FAZENDO, COLOQUEM ATESTADO MÉDICO, E DEIXE O DONO DA POLÍCIA SE VIRAR, QUERO VER ATÉ QUANDO ELE IRÁ AGUENTAR APERTANDO O POVO, O SÃO GILMAR BATINGA, NÃO TEM PENA DE NINGUÉM, E TODOS SABEM QUE ABAIXO DELE NINGUÉM MANDA...

E AGORA O COPOM PIOROU,AGORA com MAJOR VALDECIO, AQUELE QUE levou duas de 500 da sargenta,agora quer vingar nos praçs do copom..... por favor divulgue, para que nossos colegas do copom se manifestem

ATENCIOSAMENTE SOLDADO DESESPERADO.

Anônimo disse...

Ainda não entendi nada desse reajuste!

Anônimo disse...

Caros leitores, sou O Sgt Braz, quero expor minhas colocações e desculpas.
1º- Estou no copom +- 05 anos, comecei desempenhando minhas funções como Operador de Rádio, passando em seguida para supervisor de Rádio Comunicação, depois Auxiliar do Adjunto ao Coordenador Operacional ao CPC, e assumindo a função de escalante há 04 meses.
2º - Nesse período a frente das escalas do copom, senti-me um tanto triste, por ter em mãos pouco efetivo e muitas dispensas médicas, onde este Sargento todos os dias estava lá na sala de Rádio comunicação, conversando com todos os pares e subordinados sobre tal escala.
3º - Ainda não vi um igual ou subordinado reclamar deste graduado no tocante ao aperto em escala, pois este graduado praticamente não tinha folga, chegava as 06h00min e me recolhia após as 15 ou 16h00min, sempre ajustando as escalas.
4º - Sempre pedi e chamei voluntários para assumir seus serviços, em virtude de vários subordinados estarem de LTS, LTSPF, férias e licença especial,e CFCP, sempre aparecia 2 ou 3 militares para cobrir as lacunas, sabendo eles que sempre seriam recompensados e assim os fiz.
5º - Após os 4 meses a frente das escalas do COPOM, retornei a minha função, que é aquela de Auxiliar do Adjunto ao Coordenador do COPOM, com a volta da pessoa responsável pelas escalas.
6º - Acho eu, muito difícil, que tais reclamações, tenham partido de pessoas, que já trabalharam no COPOM, e que não serviu para os serviços do COPOM, porque os que lá estão, apesar de tudo, estão satisfeitos, onde eles são escalados de sobreaviso, quando eles mesmos faltam ao serviço, por motivos particulares ou doenças.
7º - Peço-lhes, que divulguem em primeira página, e solicitem dos nobres colegas que trabalham no COPOM, que se manifestem e falem o acham deste graduado.
8º - Confesso que, alguns capitães tiveram problemas de saúde sim, não acredito que tenha sido por conta de estarem trabalhando no COPOM, somos Policiais dedicados ao serviço, e confesso que esquecemos até de cuidar de nossa saúde, todos nós temos problemas, seja elas, financeiros, familiar e saúde.
9º - Portanto, de qualquer forma, só tenho a agradecer, a quem enviou tais informações, sobre minha conduta, a qual me serviu de orgulho, pois nem o nosso Senhor Jesus Cristo agradou a todos e quem seria eu?
10º - Nesses 5 anos, de efetivo serviço no COPOM, nunca faltei uma escala, e tão pouco cheguei atrasado, sempre cumprindo as determinações oriundas ao serviço, nunca extrapolando ou usando lado pessoal, para qualquer pessoa que seja, sou justo, e sempre cobrarei, que meus subordinados e iguais, se apresentem pronto para os serviço, seja de Rádio Operador, Supervisor de Rádio ou Supervisor de Call Center, Segurança e Descompressão, sempre em seu padrão ( Uniforme Limpo e Passado, Barba e cabelo feito, e coturno limpo), e o principal, o respeito para com seus iguais e superiores.
11º - deixarei aqui, meu E-mail pessoal e telefone particular, apesar de não estar mais a frente das escalas do COPOM, podem mandar sugestões, pois com certeza, levarei para a titular das escalas, juntamente com o chefe do COPOM, para uma melhor solução.
jbnbraz@hotmail.com, fones: 82-8863-0375 - 9926-6488.
12º - por fim, agradeço ao pessoal do BEF, por esta oportunidade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Seria um sonho colocar os superiores na escala 19:00 as 7:00 um dia sim outro não, como colocaram os peixes negativos praças do BPRP.

brisa em foco disse...

gostaria de saber porque o camentario sobre o cap.anizio nao foi espostó no blog

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver