Analfabeto Funcional

Uma matéria publicada no portal Cada Minuto, sobre um episódio ocorrido na semana passada, exibe o grau de profissionalismo e cultural dos nossos gestores públicos na área da segurança pública, estes mesmos gestores que, a exemplo dos últimos acontecimentos, são habilidosos em todos os sentidos quando a questão envolve “tirar vantagem do cargo que ocupa”.
Cômico, deplorável e trágico, é o que se pode dizer do “monólogo” do “gestor público” detentor de uma patente que o “qualifica” como uma das maiores autoridades da segurança pública de Alagoas, a se julgar pelo cargo que ocupa. Se alguém simplesmente contasse o que aconteceu naquele fatídico 19 de abril passado, dificilmente haveria quem acreditasse. Ainda bem que a censura não foi tão ampla, pois senão jamais teríamos como reproduzir aqui o diálogo do policial que bem retrata o nível cultural e de conhecimento dos demais policiais que gerenciam a Polícia Militar de Alagoas, isto é, os responsáveis pela manutenção da ordem pública e da segurança da sociedade alagoana, que anualmente morre centenas de vezes:
Estudantes da Uncisal denunciam censura da PM durante protesto
No último dia 19 deste mês, o governo do Estado inaugurou mais uma obra do federal em Palmeira dos Índios, referente ao programa “Minha Casa Minha Vida”. Durante o evento, estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), protestaram com faixas e nariz de palhaço, pela situação da unidade de ensino, que está em greve e foram repreendidos por policiais que teriam censurado o manifesto.
O vídeo produzido pelo grupo de estudantes que foi vítima da ação policial, que mesmo sem agredir, mas censurou qualquer tipo de protesto, mostra uma das estudantes questionando a prisão de um colega, que ainda segurava o nariz de palhaço.
Nas imagens, o responsável pela guarnição da segurança do evento, coronel Nascimento, afirmou que o local não se tratava de um picadeiro para os estudantes estarem usando nariz de palhaço.
Questionado sobre o direito de democracia, o militar afirmou que existia democracia, mas não iria compactuar com a possível “anarquia“ dos estudantes. Coronel Nascimento ainda pediu que a jovem não questionasse ou o respondesse, que poderia ir juntamente com o colega para a delegacia.
O jovem que havia sido preso, questionou o militar se o fato de estar portando faixas e o nariz de palhaço era crime, e ouviu uma resposta taxativa do militar. “Isso não é um diálogo. É um monólogo, eu falo e você escuta”.
O coronel ainda foi informado que tudo que estava falando estaria sendo filmado, mas não pareceu se incomodar com a situação e logo em seguida deixou o local, sem mudar de opinião, mantendo assim, as faixas e narizes de palhaço apreendidas, assim como o jovem foi recolhido e posteriormente liberado na delegacia local.
Vejamos o vídeo:

Depois dessa, precisa explicar porque é que a segurança pública em Alagoas está do jeito que está?


59 comentários :

Anônimo disse...

Analfabetismo Funcional dos nossos "gestores", isso explica os mais de um milhão de acessos do blog...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sinceramente...não vi nada demais!

Anônimo disse...

Meu Deus! Até esse? Ele era diferente, mas, pelo visto, já aderiu ao estilo do Comando Geral.

Anônimo disse...

Simplesmente ridícula a atuação do TC Nascimento. Estou profundamente decepcionado. O que aconteceu, Comandante? Foi picado pela mosca da arrogância? Ou também virou capacho desse governadorzinho imoral?

Anônimo disse...

rapaz num to acreditando...quando o coronel Nascimento era major no BPGd foi um Ótimo comandante...e olhe que é difícil achar isto de algum oficial...é um cara de bem mesmo...agora olhando este vídeo, percebo o quanto a função sobe a cabeça e os interesses parecem que são colocados acima da pessoa...por q fazer uma merda dessa...sou seu fã mesmo senhor NASCIMENTO, lhe dou uma dica , vá publicamente e assuma e se desculpe pela merda que fez...ALAGOAS É UMA DITADURA VELADA! VC TEM DÚVIDA DISTO?

CAP. AMÉRICA disse...

Esses caras (gestores) são uma piada!!! isso me entristesse, me afligir. O brasil tem que acabar com esse Militarismo arcaico, e implantar ou aprovar a PRISÃO PERPÉTUA, pelo mens isso!.

Aflaudizio C Guimarães disse...

O TC Nascimento é um homem de bem. Todos sabem que ele é uma pessoa correta. Nunca perseguiu subordinados, tampouco se envolveu com atos ilícitos. Deve está arrependido.

Anônimo disse...

Esse comando isolou a PMAL da sociedade, na solenidade militar relacionada as comemorações do 21 de abril ficou patente o despretigio do Cel Luciano, pois nenhuma autoridade compareceu ao evento, foi tão vergonhoso que ele mesmo passou a tropa em revista, só nos resta lastimar o comando mais ridiculo da corporação

Anônimo disse...

POSSIVELMENTE ELE ACHOU QUE ESTAVA FALANDO COM ALGUNS OFICIAIS E PRAÇAS CATENGAS, PRINCIPALMENTE OS MAIS ANTIGOS. DIZ-SE QUE ERA COMUM ANOS REMOTOS O SUPERIOR DAR REGULAGEM NO SUBORDINADO E ESTE APENAS DIZER: SIM, SENHOR!PRATICAMENTE UM MONÓLOGO. ESSE TC CERTAMENTE FOI INSTRUÍDO PELO DADÁ OU PELO LULU.

Anônimo disse...

esse coronel bundao pensa que estar no quartel dando aperto nos recrutas,em casa e um cordeirinho que manda e a mulher e o pe de pano.

Anônimo disse...

Se Nesse blogue nao tivesse fofoca da vida alheia, se nao tivessem falado da vida pessoal das pessoas de bem com objetivo de difamar, caluniar e injuriar, se .. Talvez se... Ai sim essa marca de um milhao de acessos seria explicado por esta entre outras. Mas se esse blogue nao for do gecoc ou da inteligencia, nossos gestores sao incompetentes mesmo... Ainda nao rastrearam o ip? Ainda nao possui um responsavel pelos crimes cometidos por esses porcos? Quem estarah por tras dele??? Sera que a justica penal vai ser suficiente para devolver a honra e a moral aos ofendidos??? Acorda gecoc

Anônimo disse...

PM Alagoana:
O problema está em mossa formação: quando estão nos formando só nos ensinam isso: truculência, ignorância, brutalidade, arrogância. Era só o que a gente via em nossa formação, isso e doses cavalares de humilhação… Quem duvidar que fale o contrário ( só não vale os oficiais, pois eram os algozes).

Anônimo disse...

soldadoZINHO:
Agora danou-se: o coronerZINHO acha que os estudantes são militaresZINHOS que só vivem sendo humilhadosZINHOS já que passaram toda uma vida sendo asestradosZINHOS para que não lutem pelos seus direitosZINHOS... Só faltava essa no mimitarismoZINHO: rasgar a CF88... Se essa moda pega, o povo tá frito, kkk

Anônimo disse...

Analfabetismo funcional, desunião, valorização profissional pelos nossos proprios irmãoos de farda tudo isso com certeza explica a criação desse blog, além do conflito diário com os marginais ainda tem o conflito frequente entre companheiros de farda,isso é muito triste.
Educação, saúde e emprego é o que precisamos para mudar a segurança no brasil.
Obrigado pela atenção!
E vcs se acham revolucionários,rsrsrsrs!

Anônimo disse...

Ele fala de democracia e depois diz que quem manda ali é ELE, mas nem ao menos soube responder qual o crime que os estudantes estavam cometendo, fico triste porque quando a classe dos trabalhadores da segurança publica pedem ajuda da população pra apoia-los na luta por melhor condições de trabalho e salario, tudo bem, mas quando são os estudantes, os professores, somos tachados de maconheiro, bicho grilo e vagabundo.

LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO PUBLICA E DE QUALIDADE NÃO É CRIME!

Otoridade Puliçiau disse...

1. “Se quiser ficar, deixa as faixas aí e não coloca o nariz de palhaço. Se colocar nariz de palhaço aqui, vai para a delegacia. Aqui é lugar de democracia, e não de anarquia, ok? Não confunda democracia com anarquia. Democracia é você pedir para ser ouvido e ser atendido. Aqui não é circo! Você está vendo algum picadeiro aqui? A não ser que você queira chamar o governador de palhaço”.

2. “Então se comportem como estudantes, como trabalhadores, como nós somos também. Marquem audiência e façam a coisa de maneira democrática, com educação e respeito. É só isso que eu estou dizendo”.

3. “Você acha o que quiser, mas quem manda aqui sou eu! E se você colocar esse nariz de palhaço você vai parar na delegacia. Como eu sei que vocês não querem isso hoje, guardem as suas faixas e respeitem quem está mandando. Entendeu? Respeita a autoridade”.

4. “Não estou aqui para discutir autoridade com você porque você não é autoridade. Isso aqui não é diálogo não, é um monólogo, eu falo e você escuta. Se abrir a faixa, é desacato e desobediência à autoridade. Está me ouvindo?”

Anônimo disse...

Ah, essa autoridade faz parte da casa rosada. O "melhor comandante da PMAL de todos os temos" já disse ao interessado, informalmente, que o protegeria. Alguém duvida do arrumadinho? Não é a 1ª vez que essa autoridade policia se mete numa desse tipo e nao dá em nada.Duvidas? só pesquisar na internet dos tempos do CIODS que o mesmo tentou usar sua influencia pra livrar um parente na central de policia.

Anônimo disse...

Gente nada demais! o coronel apenas se falou o q não devia e tentou concertar, nada mais! sou pm e também já fui universitário, conheço os dois lados! e tenho o prazer de trabalhar no BPM que Ele é Comandante e sinceramente não trabalhei com nenhum melhor até hoje! pergunte aos puliças daqui!

Anônimo disse...

Não vi nada dmais. Todo mundo sab q muitos estudantes não passam d arruaceiros e maconheiros transvestidos d universitários q só kerem fazer baderna. Kuantos estudanteZINHOS principalment d direito não acham q são até juízes em direito na hora d uma abordagem policial e falam tanta besteira q até os q entraram na PM sem concurso sabem q eh leseira.

Anônimo disse...

Ten Cel Nascimento é um homem de bem, e agiu dentro da legalidade. A polícia militar é o braço forte do Estado, e como o próprio Cel afirmou, não deve ficar discutindo autoridade com estudante. As manifestações pacíficas, segundo a Constituição Federal de 1988, devem ser previamente informadas as autoridades, não impostas pela força como queriam os revolucionários disfarçados de estudante. Esses levaram sorte, pois não tiveram que engolir gás de pimenta, e sustentar BP-60 no espinhaço, pois com o seu "monólogo" o Coronel contornou a situação. Parabéns Coronel!

Anônimo disse...

As críticas podem aparecer como estão aparecendo. O que posso dizer é que esse coronel é um militar de bem, um ótimo comandante, foi meu superior no sétimo batalhão em santana do ipanema e nunca vi ninguém denegrir sua imagem. O que vi no vídeo foi um aluno e uma aluna insistentes em querer desmoralizar o governo chamandó-o de palhaço. alguém viu agressão física, moral ou outras? Eu confesso que não vi. esta merda dessa democracia que todos podem tudo é a desgraça do nosso Brasil. Hoje não se vê os mais novos chamar os mais velhos de senhor, é filho matando pai, prostituição nas praças, uma VERGONHA geral. Culpa dessa democracia anarquista.

Anônimo disse...

llluminati,

Ditadura velada jamais.
Ditadura discarada.
Ô Alagoas.

Anônimo disse...

sinceramente nao vi nada demais ai.. se fosse muitos praças q conheço tinha logo metido a mao num estudando desse que viesse cheio de direito pro meu lado,com nariz de palhaço e fazendo arruaça. achei o coronel muito paciente dando explicações

Aparecido disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Aparecido disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Aparecido disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

hoooomi vamos deixar esses oficiais pra la,enquato vcs perdem tempo com eles cade o nosso aumento? pelo que eu saiba so vai sair 2%, cade nossa escala de serviço melhorada? soube que vai piorar, cade o reajuste dos quiquenios? soube que nem se fala nisso. Pois digo a vcs vamos focar nossa união em coisas que venham para nossa melhoria e deixa esses oficiais pra la ou vai mudar alguma coisa esse bla bla bla aqui? abraço a todos.

Anônimo disse...

Por que vocês não se identificam? Judas agia da mesma maneira, e...

Anônimo disse...

Gostaria que vocês dessem a cara para bater como fazem alguns oficiais diante de superiores em reuniões e outras oprtunidades. Mas vocês não estão lá pra vê quem luta, de verdade, vocês simplismente falam mal e muito descaradamente se escondem. Sejam homens! Mostrem a cara, respondam por seus atos!

Anônimo disse...

O TC Nascimento com todos os defeitos é uma pessoa excelente, quem o conhece que assim diga, contudo a ação praticada pelo mesmo, no tom usado, deveria ser evitado, com certeza ele recebeu ordens para assim agir.

Anônimo disse...

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos seguintes termos:
I – omissis;
II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III a XIV – omissis;
XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens (...)”: (grifos não constantes no original)

“Art. 99. São bens públicos:
I – os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças; (...)” (grifos não constantes no original)

Código Penal, art. 262, art. 263 e art. 264:
“Atentado contra a segurança de outro meio de transporte
Art. 262 - Expor a perigo outro meio de transporte público, impedir-lhe ou dificultar-lhe o funcionamento:
Pena - detenção, de um a dois anos.
§ 1º - Se do fato resulta desastre, a pena é de reclusão, de dois a cinco anos.
§ 2º - No caso de culpa, se ocorre desastre:

“Quadrilha ou bando
Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes:
Pena - reclusão, de um a três anos. (Vide Lei 8.072, de 25.7.1990)
Parágrafo único - A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando é
armado.”

“Art. 330. Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
Pena – detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, e multa.”

O art. 5º,IV da CF não ampara práticas ilícitas e que atentam sobremaneira contra as demais
liberdades (CF, art. 5º, II) e ao direito de ir e vir (CF, art. 5º, XIV) das pessoas, muitas
vezes com compromissos e saúde prejudicados por abusos como assim o são os fechamentos de estradas e rodovias por determinados grupos.

critica de vcs desta vez esta sem nexo algum, democracia não é isto que estes alunos palhaços estavam fazendo.

o TC Nascimento esta correto, temos que acabar com esta palhaçada de bloqueio de vias.

Anônimo disse...

OUVE UMA FALHA POR PARTE DO CORONEL, MAS ISSO NÃO É MOTIVO DELE SER CRUCIFICADO. POIS É UM DOS POUCOS OFICIAIS DE BEM DA PMAL. ESTOU NO 10 BPM ONDE FUI JOGADO COM MEUS COMPANHEIROS MAS ELE NOS TEM TRATADO COM DIGNIDADE. QUE DEUS ABENÇOE O CEL NASCIMENTO.

Anônimo disse...

PM Problema, falem disso aqui oportunistas...

24/04/2012 16:24

Governo diz que não pode dar reajuste salarial imediato para Polícia Militar

Dirigentes de entidades que representam a Polícia Militar de Alagoas saíram frustrados do encontro para discutir reajuste salarial realizado nesta terça, 24, com membros do governo estadual. De acordo com informações divulgadas pela assessoria da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), o Estado alegou não ter condições de atender a reivindicação de imediato.

Ainda segundo a ASSMAL, o governo alegou que o reajuste causa impacto financeiro de R$ 13 milhões na folha. “Além disso, os 6,5% do IPCA, mais o ganho real que será por volta de 1%, não poderá ser pago na folha do mês de abril, como também o aumento para o soldado que ficou no valor de R$ 2.156 pois eles têm que ser aprovados na Assembleia Legislativa”, descreve o texto da assessoria.

“A categoria está à espera de uma resposta definitiva acerca dos seus vencimentos. Necessitamos de uma definição por parte do Governo, pois a tropa anda muito apreensiva em se tratando do reajuste salarial. Ninguém aguenta mais essa falta de compromisso com os militares”, disse em tom de desabafo o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS/AL), cabo PM José Soares.

Segundo a assessora de relações sindicais, Rafaela Soares, o aumento de 6,5% mais a indefinição quanto ao ganho real para todos os servidores públicos implicam na falta de pagamento do reajuste para este mês, ficando provavelmente para maio, saindo como retroativo ao mês de abril.

A assessora de relações sindicais informou ainda que o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Izac Jackson, e o secretário estadual de Gestão Pública, Alexandre Lages, discutem o valor do ganho real a ser aplicado para todo os servidores. “As negociações ainda estão em andamento. Será encaminhado para ALE um projeto único contendo o IPCA mais ganho real dos servidores estaduais. O valor poderá sair em folha suplementar retroativo ao mês de abril”, disse Rafaela.

Apenas 2% do resíduo

Na folha de pagamento do mês de abril, os militares receberão apenas os 2% do resíduo, percentual que se refere aos 7%, que foi dividido em três vezes pelo governo que deverá apresentar uma contraproposta na próxima reunião com as entidades, encontro marcado para 15 de maio, às 10 horas.

“As associações estão abertas a negociações. O que queremos ouvir é que irão trabalhar e fazer o levantamento do impacto apresentando uma proposta concreta. A nossa proposta inicial é do piso de coronel ser de R$ 18 mil até 2014 com escalonamento para demais categoria”, declarou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), sargento Teobaldo de Almeida.


por Redação com Divulgação ASSMAL

Anônimo disse...

cadê a noticia sobre os coroneis e o capitão que foram presos?????

Anônimo disse...

Solução de Processo Disciplinar Ordinário
Portaria nº 041- PDO- CG/Correg., de 12.09.2011.
Encarregado:
Ten Cel QOC PM mat. 77836 JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA.
Acusados: Ten Cel QOC PM mat. 79592 JAIRISSON CORREIA DE MELO e 2º Ten QOC PM mat. 133272 DANIEL PITA DE ALMEIDA AMARAL.

Motivo: apurar a responsabilidade pelos transtornos administrativos advindos do não encaminhamento em tempo hábil, de notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM, prestados pela importadora Auto Peças à DAL, conforme Memorando nº. 106/11-Sec/DAL, Of. s/n/11-1º BPM, Inf. s/n-1º BPM, BGO nº 075 de 20.05.11, BGO nº 084 de 05.05.11, BGO nº 093 de 18.05.11, reportagem do Periódico Gazetaweb, documentos da Importadora Auto Peças e Mem. nº 104/2011-Sec/DAL.

Face ao que resultou apurado, este Comando:

Considerando que aos acusados foi assegurado o direito da ampla defesa e do contraditório, previsto no art. 78 do RDPMAL e no art. 5º, inciso LV da Constituição Federal de 1988;
Considerando que o presente PDO foi instaurado para apurar se houve responsabilidade pelos possíveis transtornos administrativos advindos do não encaminhamento em tempo hábil, de notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM;
Considerando que no tocante a responsabilidade administrativa o servidor público responde por atos praticados com ação ou omissão antijurídica, culpa ou dolo e dano, ficando tal servidor com a obrigação de respeitar o que se estabelece em lei, bem como o que preceitua o Estatuto da categoria;
Considerando que é dever do servidor público acatar as ordens superiores e a lei, mantendo uma conduta ética pautada no zelo, eficiência e eficácia das atribuições administrativas;
Considerando que o acusado, Ten Cel PM Jairisson Correia de Melo, alega em sua defesa escrita, que o responsável direto pela Chefia de Transporte e Seção de Material Bélico era o também acusado, 2º Ten PM Daniel Pita de Almeida Amaral, segundo designação contida no aditamento nº 045 ao BGO nº 222, de 06 de dezembro de 2010, conforme Fl. 57;
Considerando que apesar do 2º Ten PM Daniel Pita de Almeida Amaral encontrar-se lesionado e dispensado de suas atividades laborais por 42 (quarenta e dois dias) segundo BGO nº 075 de 20 de abril de 2011, nº 084 de 05 de maio de 2011 e nº 093 de 18 de maio de 2011, tal lesão não impediria que entrasse em contato com o Comandante ou Subcomandante do 1º BPM para informar acerca da necessidade de encaminhar a Diretoria de Apoio Logístico as notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM, conforme Fl. 09, 10, 11;

(continua)

Anônimo disse...

Considerando que o acusado, Ten Cel PM Jairisson Correia de Melo, não foi informado pelo também acusado, 2º Ten Daniel Pita de Almeida Amaral, acerca da pendência do não envio em tempo hábil das notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM, conforme Fls. 46 e 47;
Considerando que o retardo no encaminhamento das notas fiscais por parte do 1º BPM causou transtornos à administração pública, contribuindo para o não pagamento à empresa prestadora do serviço de manutenção preventiva nas viaturas desta corporação que se encontravam em período de revisão e garantia, conforme Fl. 33;
Considerando que o não encaminhamento das notas fiscais em tempo hábil poderia causar a suspensão dos serviços pela empresa beneficiária em razão da inadimplência da corporação, uma vez que a Polícia Militar de Alagoas só poderia efetuar os pagamentos, após liquidação, e esta só ocorre quando se acosta ao processo de pagamento a nota fiscal devidamente atestada, conforme Fl. 34;
Considerando, por fim, que está previsto no RDPMAL como transgressão disciplinar a conduta de desrespeitar regras de trânsito, medidas gerais de ordem judicial ou administrativa.

Resolve:

1. Discordar do parecer emitido pelo Oficial encarregado do PDO;
2. Punir o acusado, 2º Ten QOC PM mat. 133272 Daniel Pita de Almeida Amaral por não encaminhar em tempo hábil as notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM, prestados pela Importadora Auto Peças, à DAL, causando transtornos administrativos a Polícia Militar de Alagoas;
3. Deixar de punir o Ten Cel QOC PM mat. 79592 Jairisson Correia de Melo, tendo em vista os autos não evidenciarem lastro probatório do cometimento de transgressão disciplinar;
4. Publicar esta solução em BGR;
5. Arquivar os autos na Corregedoria.

4ª PARTE

II – Disciplina
a) NP n°144/ 2012 -CG/CORREG - PUNIÇÃO DE OFICIAL – DETENÇÃO
: O 2º Ten QOC PM mat. 133272 DANIEL PITA DE ALMEIDA AMARAL, por não ter encaminhado em tempo hábil, as notas fiscais referentes aos serviços de manutenção de viaturas do 1º BPM, prestados pela Importadora Auto Peças à DAL, causando transtornos administrativos a Polícia Militar de Alagoas. Ao ser lhe conferido o direito de defesa, o exerceu, porém, não conseguiu justificar seu ato transgressional. Fica DETIDO por 04 (quatro) dias, conforme os artigos 33, 34 e 35 da Lei nº 5.346 de 26 de maio de 1992 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas), em consonância com o inciso XXVII do Art. 31, tendo como circunstância atenuante alínea “b”, inciso IV do Art. 36, sem circunstâncias agravantes, todos do RDPMAL (Regulamento Disciplinar da Polícia Militar de Alagoas), aprovado pelo decreto Estadual nº. 37.042 de 06 de novembro de 1996. Transgressão disciplinar de intensidade MÉDIA, devendo cumprir a punição na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello. Solução de PDO procedido pelo Ten Cel QOC PM mat. 77836 José Batista de Oliveira, através da Portaria nº 041/11-PDO-CG/CORREG., de 12.09.2011.

Fonte: BOLETIM GERAL RESERVADO Nº 009 DE 25 DE ABRIL DE 2012

PM com diploma disse...

Governador não quer PM com diploma, pois se insubordinariam.

O governador Beto Richa (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior.

A polêmica entre o governo e as associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação.

Segundo Richa, é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.

"Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior", afirmou o governador.

A declaração do governador é um desestímulo à educação e à cultura dentro da corporação. Nitidamente, o que Richa defende, em sua declaração, é que a PM dê preferência a pessoas que não estudem.

Além de tudo, mostra uma miopia em relação à realidade do mundo. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas (pela versão de Richa, as greves comandadas por Lula no ABC nunca existiram).

A função do Estado é estimular o estudo, e não o contrário. Mais do que isso: o governador não deveria desejar uma corporação de gente que simplesmente atende ordens cegamente, como ele parece querer. E, sim, fomentar um ambiente em que as pessoas sejam capazes de autonomia.

Richa poderia, sem nenhum problema, defender que não é preciso diploma para ser policial. Mas com outros argumentos.

Anônimo disse...

COMO SEMPRE, ESSES CORONÉIS TIRAM O DELE DA RETA E DEIXA O SUBORDINADO SE ARROMBAR.
AGORA VÃO VOCÊS DEFENDER ESTA CLASSE DE OFICIAIS. VEJA O EXEMPLO, O TEN MESMO DOENTE, SEM POSSIBILIDADE DE ENTREGAR
A TAL NOTA FISCAL, É PUNIDO POR NÃO ENTREGAR-LA EM TEMPO HABIL. E MAIS UMA VEZ O CMT SE ACHA O TODO PODEROSO E DISCORDA COM O PARECER DA CORREGEDORIA. CHEGA DE TOLERÂNCIA, JUSTIÇA NESSES IDIOTAS QUE PENSAM QUE SÃO DONOS DA POLÍCIA.

Tenente perseguido e humilhado por este canalha disse...

Como achei interessante (e patético) a mera citação de norma - ainda que de forma errônea - justificante da atitude arbitrária do "coroné" Nascimento. Crítica tão elementarmente frágil que eu pressuponho tenha sido feita pelo próprio iletrado oficial.

O direito penal é na ideia de Graff Zudona e Welzel (in Una nueva concepcíon del deretcho penal) a proteção subsidiária de Bens Jurídicos. Assim também é a linha principiológica da teoria moderna do crime.

O Brasil, "coroné", adota modernamente a teoria funcionalista da ação. Assim, o tipo penal, elemento constitutivo do crime ou em atos menores, da conduta a márgem da lei, é para fins de aplicação não a mera subsunção de fato a norma (posto que seria isso TIPICIDADE) mas uma cunjuntura de elementos maiores cominados, quais seriam a tipicidade, o injusto penal e a culpabilidade. Isto de forma grosseira.

Politica criminal é a forma subjetiva, normativa de valoração de condutas sociais lesivas a coletividade. Não traça relação direta com a proteção de bem jurídico, posto que chutar um cachorro vadio na rua, como exemplo, não ofende nenhum bem jurídico tutelado.

Tentei esforçar-me para compreender o que o coronel em anonimato quis dizer com a citação do art. 5º em quatro incisos, omitindo outros tantos. Consigo visualizar que a definição constitucional que este usa para conceituação do bem público agrava mais a sua conduta do que ameniza. Se são bens públicos as vias e praças, o BEM JURIDICO tutelado é a liberdade individual destes estudantes em manifestar-se, pois também é preceito constitucional esquecido pelo "inferior" superior que a manifestação do pensamento é livre, nos termos da mesma suprema lei que tenta de forma torpe mencionar.

Em avanço construtório do debate, aconselho que o analfabeto comandante de palmeira (para desgosto dos Palmarinos que já tiveram ilustres como Graciliano Ramos que, certamente fosse vivo estaria ao lado dos manifestantes com um artefato noseclown) instrua-se quanto o tipo penal referente a quadrilha ou bando, pois o tipo (Tatbestand) é composto de elementos objetivos (descrição de conduta delituosa fática), subjetivos (aspectos psicológicos dolo-culpa) e especiais do tipo (especificidade de agir). Traçando estes três parâmetros, aos quais sugiro a leitura de Cezar Roberto Bitencout para melhor compreender (e não somente despachos relatoriais contidos em boletins sem embasamento legal algum, como se verdadeiro absoluto fosse) o quão imbecil é a sua mera citação normativa como se realização criminal fosse. Vou me abster a entrar no mérito de uma necessidade da finalidade criminosa anterior e posterior para não confundi-lo mais do que vossa senhoria já o deva estar.

Resumindo, criticas sem nexo profere você quando tenta justificar um comportamento arbitrário - esse sim tipificado e exaurido nos termos do art 222 e 223 do código penal militar - que o torna um criminoso, em tese.

Poderia passar o dia dando-lhe lições de direito, ética e moral - mas a exceção da primeira as demais não aprende-se em aulas, são inatas e vem de berço.

Em resumo, Nascimento: Vá pentear macaco e procure uma trozoba de folga, seu bestão. E vê se para de escrever sobre o que você não sabe.

Antes que eu começe a falar dos crimes cometidos por você em Palmeira, que vão desde o uso de escoltas militares a ônibus de comerciantes indo à caruaru até roubo de combustíveis das viaturas do quartel.

Assina: Um tenente que você perseguiu, mas que há de ver sua queda.

Anônimo disse...

KD A TABELA DO AUMENTO?!?
KD A FOTO DA BUGA, DO ALELO RECESSIVO E DO ARMANDO?!?
KD A MOBILIZAÇÃO PARA ESSE DESCASO Q O GOVERNO NOS TRATA, VMS ENGOLIR SAPO VIVO OUTRA VZ !!!

ACORDE E LUTE, LEVANT AGORA!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
SOLDADO INCONFORMADO!!!! disse...

PESSOAL DO BRIOSA EM FOCO, QUERIA SE POSSÍVEL VCS FIZESSEM UMA MATÉRIA ACERCA, DA NOVA NORMA(INCONSTITUCIONAL)DA PMAL, QUE VERSA SOBRE ATESTADOS MÉDICOS, E PAGAR COM OUTRO DIA DE SERVIÇO NA SUA FOLGA!!!

Anônimo disse...

Leia-se,"BGR"Boletim Geral Reservado,imagine se um Ten Cel vai punir outro Ten Cel,sobrou pra o Ten,kkkkkkkk.Agora Ten infrator não se preocupe que a tropa não vai ser informada quanto aos 4 dias de detenção.BGR rsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Esse jairisson é o pior tarado da policia. Tinha uma pfem no 3 bpm que ele ficava ameaçando para que ela não o deixasse . falso, e invejoso. só vive falando mal dos seus superiores. Prestem atenção nas suas taras . fica na rp o dia todo vendo site pornografico.

Anônimo disse...

CUIDADO COM OS BURROS MOTIVADOS - Revista ISTO É
Entrevista de Roberto Shinyashiki)

A revista ISTO É publicou esta entrevista de Camilo Vannuchi. O entrevistado é Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional. Em 'Heróis de Verdade', o escritor combate a supervalorização das aparências, diz que falta ao Brasil competência, e não autoestima.

ISTO É - Quem são os heróis de verdade?
Roberto Shinyashiki -- Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu à pena, porque não conseguiu ter o carro, nem a casa maravilhosa. Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa, possa se orgulhar da mãe. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitiram que erraram.

ISTO É - O Sr. citaria exemplos?
Shinyashiki -- Quando eu nasci, minha mãe era empregada doméstica e meu pai, órfão aos sete anos, empregado em uma farmácia. Morávamos em um bairro miserável em São Vicente (SP) chamado Vila Margarida. Eles são meus heróis. Conseguiram criar seus quatro filhos, que hoje estão bem. Acho lindo quando o Cafu põe uma camisa em que está escrito '100% Jardim Irene'. É pena que a maior parte das pessoas esconda suas raízes. O resultado é um mundo vítima da depressão, doença que acomete hoje 10% da população americana. Em países como o Japão, a Suécia e a Noruega, há mais suicídio do que homicídio. Por que tanta gente se mata? Parte da culpa está na depressão das aparências, que acomete a mulher, que embora não ame mais o marido, mantém o casamento, ou o homem que passa décadas em um emprego, que não o faz se sentir realizado, mas o faz se sentir seguro.

ISTO É -- Qual o resultado disso?
Shinyashiki -- Paranóia e depressão cada vez mais precoce. O pai quer preparar o filho para o futuro e mete o menino em aulas de inglês, informática e mandarim. Aos nove ou dez anos a depressão aparece. A única coisa que prepara uma criança para o futuro, é ela poder ser criança. Com a desculpa de prepará-los para o futuro, os malucos dos pais estão roubando a infância dos filhos. Essas crianças serão adultos inseguros e terão discursos hipócritas. Aliás, a hipocrisia já predomina no mundo corporativo.

Continua...

Anônimo disse...

Continuação...

ISTO É - Por quê?
Shinyashiki -- O mundo corporativo virou um mundo de faz-de-conta, a começar pelo processo de recrutamento. É contratado o sujeito com mais marketing pessoal. As corporações valorizam mais a autoestima do que a competência. Sou presidente da Editora Gente e entrevistei uma moça que respondia todas as minhas perguntas com uma ou duas palavras. Disse que ela não parecia demonstrar interesse. Ela me respondeu estar muito interessada, mas como falava pouco, pediu que eu pesasse o desempenho dela, e não a conversa. Até porque ela era candidata a um emprego na contabilidade, e não de relações públicas. Contratei-a na hora. Num processo clássico de seleção, ela não passaria da primeira etapa.

ISTO É - Há um script estabelecido?
Shinyashiki -- Sim. Quer ver uma pergunta estúpida feita por um presidente
de multinacional no programa 'O Aprendiz'? - Qual é seu defeito? Todos respondem que o defeito é não pensar na vida pessoal: - Eu mergulho de cabeça na empresa. Preciso aprender a relaxar. É exatamente o que o Chefe quer escutar. Por que você acha que nunca alguém respondeu ser desorganizado ou esquecido? É contratado quem é bom em conversar, em fingir. Da mesma forma, na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder. O vice-presidente de uma as maiores empresas do planeta me disse: 'Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir'. Isso significa que quem fala a verdade não chega a diretor!

ISTO É - Temos um modelo de gestão que premia pessoas mal preparadas?
Shinyashiki -Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e não se preocupam com o conhecimento. Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência. Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função, para a qual não está preparado. Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso, para o qual eu não estava preparado. Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia. O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso.

ISTO É - Está sobrando autoestima?
Shinyashiki - Falta às pessoas a verdadeira autoestima. Se eu preciso que os outros digam que sou o melhor, minha autoestima está baixa. Antes, o ter conseguia substituir o ser. O cara mal-educado dava uma gorjeta alta para conquistar o respeito do garçom. Hoje, como as pessoas não conseguem nem ser, nem ter, o objetivo de vida se tornou parecer. As pessoas parecem que sabem, parece que fazem, parece que acreditam. E poucos são humildes para confessar que não sabem. Há muitas mulheres solitárias no Brasil, que preferem dizer que é melhor assim. Embora a autoestima esteja baixa, fazem pose de que está tudo bem.

ISTO É - Por que nos deixamos levar por essa necessidade de sermos perfeitos em tudo e de valorizar a aparência?
Shinyashiki -Isso vem do vazio que sentimos. A gente continua valorizando os heróis. Quem vai salvar o Brasil? O Lula. Quem vai salvar o time? O técnico. Quem vai salvar meu casamento? O terapeuta. O problema é que eles não vão salvar nada! Tive um professor de filosofia que dizia: 'Quando você quiser entender a essência do ser humano, imagine a rainha Elizabeth com uma crise de diarréia durante um jantar no Palácio de Buckingham'. Pode parecer incrível, mas a rainha Elizabeth também tem diarréia. Ela certamente já teve dor de dente, já chorou de tristeza, já fez coisas que não deram certo. A gente tem de parar de procurar super-heróis, porque se o super-herói não segura a onda, todo mundo o considera um fracassado.

Continua...

Anônimo disse...

Continuação...

ISTO É - O conceito muda quando a expectativa não se comprova?
Shinyashiki - Exatamente. A gente não é super-herói nem superfracassado. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso. Hoje, as pessoas estão questionando o Lula, em parte porque acreditavam que ele fosse mudar suas vidas e se decepcionaram. A crise será positiva se elas entenderem que a responsabilidade pela própria vida é delas.

ISTO É - Muitas pessoas acham que é fácil para o Roberto Shinyashiki dizer essas coisas, já que ele é bem-sucedido. O senhor tem defeitos?
Shinyashiki -Tenho minhas angústias e inseguranças. Mas aceitá-las faz minha vida fluir facilmente. Há várias coisas que eu queria e não consegui. Jogar na Seleção Brasileira, tocar nos Beatles (risos). Meu filho mais velho nasceu com uma doença cerebral e hoje tem 25 anos. Com uma criança especial, eu aprendi que, ou eu a amo do jeito que ela é, ou vou massacrá-la o resto da vida para ser o filho que eu gostaria que fosse. Quando olho para trás, vejo que 60% das coisas que fiz deram certo. O resto foram apostas e erros. Dia desses apostei na edição de um livro, que não deu certo. Um amigão me perguntou: 'Quem decidiu publicar esse livro?' Eu respondi que tinha sido eu. O erro foi meu. Não preciso mentir.

ISTO É - Como as pessoas podem se livrar dessa tirania da aparência?
Shinyashiki - O primeiro passo é pensar nas coisas que fazem as pessoas cederem a essa tirania e tentar evitá-las. São três fraquezas: A primeira é precisar de aplauso, a segunda é precisar se sentir amada e a terceira é buscar segurança. Os Beatles foram recusados por gravadoras e nem por isso desistiram. Hoje, o erro das escolas de música é definir o estilo do aluno. Elas ensinam a tocar como o Steve Vai, o B. B. King ou o Keith Richards. Os MBAs têm o mesmo problema: ensinam os alunos a serem covers do Bill Gates. O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.

ISTO É - Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?
Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade... A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se eles não tivessem significados individuais. A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias. A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz, enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou com amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema. Quando era recém-formado em São Paulo , trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz: 'Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei à vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz'. Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Um abraço fraterno Lira

Anônimo disse...

QUERIA AGRADECER O GOVERNADOR, O SECRETÁRIO. O CMT GERAL E AS ASSOCIAÇÕES PELO 2% DE AUMENTO NO MEIO SALÁRIO É ISSO QIE É CUMPRIR ACORDO

Anônimo disse...

Isso é para os "puxa-saco" de plantão: Ninguem disse que o Cel não era uma pessoa de bem, ele agiu com despreparo, foi incoerente ("aqui é uma democracia quem manda sou eu!(sic!"), se perdeu nas suas colocações.

Anônimo disse...

Autoritário, arrogante, despreparado "se botar o nariz de palhaço vai presokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é uma piada!, ele pode ser um homem de bem, mas é analfabeto completo!!!!kkkkkkkkkkkkkk Alagoas é um estado de analfabrtos funcionais!

Anônimo disse...

No Brasil de analfabetos funcionais, protestar é considerado crime, o povo tem que suportar todos os desmandos dos governantes pois esse povo tá acostumar no cabresto, sendo humilhado, maltratado e ter o seu direito usurpado, por serem ignorantes! e ainda acham normal!

Anônimo disse...

CORONEL FURÃÃÃÃÃÃOOOOOOO ISSSO SSSIIIIIIMMMMMM, COMENDO O DINHEIRO DAS ESCOLTAS, ALIÁS, SERÁ QUE NINGUÉM VAI ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA, A MAIS DE 15 ANOS QUE EXISTE ESSA ESCOLTA A ÔNIBUS PARTICULAR AQUI EM PALMEIRA E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIA!!!! QUERO MAIS É QUE ESSES OFICIAIS FURÕES LEVEM FUMO MESMO!!

Anônimo disse...

Ele parece o lumpa lumpa do filme a fantástica fábrica de chocolates

Jenésio, o Pecador disse...

Até tu, Comandante Nascimento? Pelo jeito, só escapa mesmo o Povo de Deus!

Anônimo disse...

O que dizer do Coronel Furãocimento, "Neimar e Ganso", quem é do 10º vai entender isso! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ei coronel, seja homem, acabe com essas escoltas, todo mundo sabe que são empresas PARTICULARES e deixar de atender a população pra ganhar uns trocados com escolta é FEIO, DEGRADANTE, OU VC NÃO QUER PERDER A BOQUINHA DOS QUASE 3.000 POR MÊS EIN FURÃO?????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Só aqui em alagoas a gente ver isso UM LADRÃO FARDADO, que entende mais do direito de expressão do que os ministros do STJ... Eia lugarzinho abençoado...

Anônimo disse...

Sou Policial Militar, e este Ten. Cel. esta é um LADRÃO Fardado, onde Leva a feira do Batalhao para dividir com os sobrinho, Corrupto que no dia 09 de janeiro de 2013 utilizou a viatura para transporta bebidas que recebeu de um comerciante de Palmeira, forão safado.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver