Soldado processa o Coronel Dimas Cavalcante

Em nosso cotidiano, enquanto cidadãos do dia a dia, ainda mais nos últimos tempos, temos visto as consequências do que acontece internamente em nossa corporação. E nesses tempos de violência desenfreada em Alagoas, frequentemente vivenciamos os efeitos dramáticos de algo que muitos não conseguem ver, ou seja, a desmotivação decorrente do desrespeito e da perseguição a que estão sujeitos os militares alagoanos no seu próprio ambiente de trabalho.
Ao logo de sua gestão, como foi exaustivamente dito por mais de um ano, o Coronel Luciano Silva, por exemplo, perseguiu e oprimiu a muitos militares, o que deixou a PM devastada por conta de suas ações em nome da “hierarquia” e da “disciplina”. Sua própria hierarquia e disciplina, estas mesmas que o levaram a ser preso, e não a dos nossos regulamentos.
Contudo, o Coronel Luciano não é um caso à parte no nosso meio. E, igual a ele, podemos citar os seguintes algozes e desmotivadores da tropa: o Comandante do 10º BPM, o Comandante do BPEsc, o Comandante do BOPE, o Comandante do BPE, o Comandante da 2ª Cia/I, o subcomandante do 3º BPM, dentre outros, sendo que o perseguidor/desmotivador de maior destaque, até mesmo pelo cargo que ocupa, é o Comandante Geral, o Coronel Dimas Cavalcante.
Para confirmar essa nossa afirmação, vejamos o que foi publicado na manhã de hoje, sábado, dia 14.07, no site Primeira Edição:
Soldado processa comandante da PM por abuso de autoridade
Assessoria de comunicação da PM afirma que punição estava dentro do regulamento
Marcela Oliveira
O ex-policial militar José Enaldo da Silva Júnior entrou com um processo pelo crime de abuso de autoridade contra o comandante geral da Polícia Militar, Dimas Cavalcante. A ação refere-se ao período em que Cavalcante era subcomandante da corporação.
Enaldo Júnior conta que em janeiro deste ano, quando já estava afastado de suas funções na Polícia Militar para cursar um curso de pós-graduação, foi surpreendido com uma punição de quatro dias de prisão. “Essa punição ocorreu por eu ter ido ao dentista em 5 de julho de 2011 e justificado com um atestado, em um procedimento onde não me fora nomeado oficial defensor e nem sequer oportunidades de defesa, o que fere a ampla defesa”, conta através de e-mail.
Ele, que atualmente mora em São Paulo, afirma que recorreu internamente da decisão e que seus argumentos foram “desconsiderados”. “Tomei, entretanto, conhecimento de que os relatórios anteriores que me isentavam da punição foram avocados pelo coronel Dimas Cavalcante, que então era subcomandante da PM/AL, tendo este modificado o relatório para punir-me. Não tive outra alternativa, senão provocar o judiciário para que oferecesse a devida representação, pelo crime de abuso de autoridade”.
Atualmente, os autos do processo de número 00052644720128020001, estão sendo analisados pelo promotor de Justiça, titular da 13ª Vara Criminal - Auditoria Militar, já que é de competência do Ministério Público ofertar tais ações.
Enaldo acredita que a decisão foi de interesse pessoal. “Os motivos foram além do ingresso na justiça, que me concedeu a licença para estudos sem prejuízo de minha remuneração. Também há uma ação judicial que movi em 2011 visando à retirada de uma punição ilegal em 2009, por ter realizado uma doação de sangue ao Hemocentro da Santa Casa”, conta ele acrescentando que, quanto esta ação, a Justiça deferiu liminar, na terça-feira (10), e suspendeu o pedido de prisão, oriundo de manifestação coletiva de caráter reivindicatório liderada pelas associações militares em 2009.
Em sua decisão, o juiz José Cavalcanti Manso Neto, ressaltou que a Lei Federal nº 12.505, de 11 de outubro de 2011, anistiou todos os militares do Estado de Alagoas que participaram de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho ocorridos entre o dia 1º de janeiro de 1997 a publicação da referida lei. O magistrado concluiu que, “desta forma, restando provável a ofensa à legalidade administrativa (fumus boni iuris), imperioso se faz suspender liminarmente o ato administrativo ora atacado”.
Ainda de acordo com ele, que atua como advogado de policiais militares de Alagoas, apesar de nunca ter recebido ameaças após ter entrado com a ação de abuso de autoridade, já teve “prerrogativas violadas em alguns momentos no tocante a simples requerimentos. Já oficiei a OAB/AL na pessoa do presidente Omar Coelho que tomará as devidas providências”.
“Punição está dentro do regulamento”
O Primeira Edição entrou em contato com o comandante Dimas Cavalcante. A assessoria de comunicação da PM informou que o processo de punição contra Enaldo Júnior está dentro do regulamento militar. “Ele não avisou a tempo da consulta, então foi punido. O oficial PM não pune por punir. Ele [Enaldo] teve as garantias. Não sei por que cita o Dimas. Ele foi punido dentro do regulamento”.
Quanto à afirmação de que Dimas modificou o relatório, o assessor afirma que os comandantes “têm poder de concordar com o parecer do oficial ou não” e, além disso, “o relatório não estava favorável a ele”.
Diálogo com a tropa
Quando nomeado comandante da PM pelo governador Teotônio Vilela Filho, no final de junho deste ano, o coronel Dimas Cavalcante ressaltou que sua postura será de “diálogo com a tropa, sempre pautado pelo Regulamento Geral da Polícia Militar”.
Enaldo, que move o processo por abuso de autoridade contra Cavalcante, acha pouco provável. “A Polícia Militar no Brasil, e em Alagoas não poderia deixar de ser diferente, padece de uma crise institucional em sua formação. O militarismo propicia isto. Não acredito – como advogado e ex-integrante da tropa de Tiradentes – que um membro que não julgue seus subordinados dentro da legalidade tenha algo a acrescentar em matéria de diálogo àquela instituição secular”.
Não queremos deixar o nosso Comandante Geral empolvoroso, mas, pelo que estamos sabendo, esse é apenas um dos tantos processos que o Coronel Dimas vai responder pelo mesmo motivo, isto é, abuso de autoridade, fora os de dano moral, bem como improbidade administrativa. Tudo nos termos da lei.


58 comentários :

Anônimo disse...

Esses recrutas vem para a PM, sem vocação, aprontam, fazem o que quer, são macetosos e só pensam no salário. Ainda querem processar comandante. Se querem ser donos do proprio nariz, façam CFO ou curso de general, ou então peguem descendo para deixar a vaga para os verdadeiros soldados. É por essas e outras q a hierarquia e disciplina está em decadencia na PMAL. Voou do serviço ou faltou sem justa causa, caneta neles. SE querem regalias vão trabalhar nas fábricas para verem onde o sapato aperta...affff é cada uma q vemos

Anônimo disse...

Com certeza o Anônimo aí acima é um BABÃO, nem sequer leu a matéria direito... Ô seu acéfalo, as faltas dele estavam devidamente justificadas, ele tinha atestado médico, quem é vc pra dizer que o médico está errado?? Deixa de ser ignorante seu imbecil, pois nem os cadetes são donos do próprio nariz, sempre averá uma pessoa acima deles, até o CMD geral tem o secretário de segurança a sua frente, que por sua vez tem o governador e todos não podem ver QSJ que abrem as pernas!!!

Anônimo disse...

Vai ter o mesmo destinodo Sd Velames ... Agaurde...

Anônimo disse...

salvo a excessão deste caso expecifico,os pm´s bandidos que roubam o que é alheio espacam,invadem e subtraem os bens que não lhes pertecem nas casas alheias,e não consideram seus própios companheiros de farda têm mais é que serem punidos para aprenderem a trabalhar direito.

Anônimo disse...

eita!!! nada como uma lavagem cerebral... além de babão esse "antigão" ainda tem raiva dos "recrutas" que correm atras dos seus direitos!!! ô antigo, tira a guia e começa a andar com as próprias pernas, que a PMAL agradece!!

Anônimo disse...

Esse anonimo ai é no minimo um oficial babaca que pensa que eles (oficiais) estão acima da lei !
É Justiça neles!

Anônimo disse...

Sem tomar partido, eu conheço a seguinte PMAL, temos hj só 10% de responsaveis e compromissados cm a causa policial e desses 10% mais da metade acha o militarismo falido, ond vemos q a antiguidad da graduação ou posto só serv p/ mascarar macetosos e irresponsáveis, ñ é a totalidad, mas é a maioria. Como pode ser uma só instituição e ser rachada em 2,ond as partes não se toleram, pois exista a PM dos ricos ** e a dos pobres ^, e isso é alimentado cm toda naturalidad de um banho d sol ou d um passeio no shopping, temos q nos valorar e isso tm q começar das praças, somos colocados em duvida sempre q argumentamos, e isso até pelos próprios pares, ñ nos respeitamos e não nos damos o respeito. O militarismo acaba cm a saúde mental, pois nos deparamos cm injustiças latentes q ñ seriam toleradas num meio saudavel e leal com os profissionais que o fazem. Um profissional q não é valorizado é profissional desmotivado, marco passo há 10 anos qro ser CB sei q faço um serviço diferenciado do demais, pois não desanimo e Policia é um sonho p/ mim, mas sou desrespeitado dia após dia, p/ ond viro só vejo limitação e falta d empenho.
Vivemos em meios alopoieticos e sem principios básicos, estamos a caminho do caos e ñ temos iniciativa q dignifiquem e justifiquem um caminho contrário.

Anônimo disse...

Guerreiro esta de parabens pela sua determinaçao e pelo seu empenho em correr atras do seus direitos, eles nao estão acima da lei e vc mais do que eles sabe disso pois vc é formado e graduado, essa policia é tão desunida que tudo que acontece que deveria ser tomado como exemplo, fica meio mundo de praça ou sei lá, se num é algum oficial querendo criar caso, entre os manga lisa, ficam citando meio mundo de nomes de parceiros que deveriam ser, nós da Pm deveriamos lutar juntos, pela melhoria de escala, e salarial entre outras coisas pois nossas associaçaoes não estam preocupadas com o policial não e sim com seu proprio bem estar, vejam

Anônimo disse...

Agora virou moda esses recrutas virem do mundo civil achando q tão a passeio. querem ser donos do próprio nariz? vão trabalhar no centro em lojas p verem o q eh bom. Acho muita graça nesse povo, na polícia kerem ser todos cheios d direito, se tivessem em uma empresa privada tavam lambendo o saco do chefe e aguentando todo tipo d humilhação. Kerendo dá m inocente e pobre coitado dpois d tanto macete justament p tropa q entend d todo tipo d macete. Fala sério! Quem trabalha certo eh qm se ferra por causa desse tipo d gnt.Sobra serviço. Se ajustiça começar a dar ouvidos a tudo q essas lástimas da PM querem. Eh melhor a PMAL fehar logo as portas e deixar q eles tomem conta. Aí eu keria ver como a justiça ia lhe dar c todos os problemas da corporação.

Anônimo disse...

esperem para ver outros processos vem a tona logo com por exenplo os aptos com resticoes estao se mexendo Dº ELIANE O SEU VEM AI

Anônimo disse...

A, faltou citar q muitos desses macetes são p fazer o bico. Não sou contra o bico. Mas desse jeito eh muita cara d pau. Ao invés d fazer a PM e os companheiros d palhaços arrumem outro emprego melhor qm não tiver gotando do militarismo. Ninguém eh obrigado a ficar a polícia não minha gnt. Ao invés d perder tmpo c picuinhas vão estudar p sair dela. Bando d frustrados kerendo se sair por mártir.

Anônimo disse...

CONTINUE ATACANDO A CÚPULA, CEL IVON, SEU CARTA FORA DO BARALHO, TODO MUNDO SABE QUE VOCÊ ESTÁ POR TRÁS DESSE BLOG. AQUELA HISTÓRIA DAQUELE TEXTO LHE ATACANDO FOI SÓ PARA TIRAR DE TEMPO, E TODO MUNDO PERCEBEU A SUA MANOBRA. VOCÊ NÃO SE ELEGERÁ VICE-PREFEITO, E QUANDO SUA QUEDA SE CONCRETIZAR, CHUTÁ-LO SERÁ O MESMO QUE CHUTAR CACHORRO MORTO. EU SEI QUE ASSIM QUE VIR ESSE COMENTÁRIO VOCÊ IRÁ EXCLUIR, MAS TOMARA QUE DÊ TEMPO DE MUITOS LEITORES VEREM ESSE RELATO.

GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA PÚBLICA - GPSEG disse...

Seria bom ter um candidato de vergonha para apoiar nestas eleições, mas sejamos sinceros: a qualidade tá triste.

Anônimo disse...

Essa PM é realmente uma Puta Merda. E quem faz essa merda toda são os próprios comandantes. No caso da morte do bandido da torcida do CRB, por exemplo, o Batinga foi na imprensa e disse que vai punir os PMs que trabalharam de extra no jogo. Mas fosse numa extra dele, ou seja, do CPC, estaria tudo bem. Além de terem suas folgas desrespeitadas, agora o cara ainda corre o risco de ser punido por causa de uns maloqueiros. Seria bom abrir a caixa preta da federação alagoana de futebol, para saber o quanto ela repassa para a PM, ou melhor, para o Batinga.

Anônimo disse...

Amigos de Alagoas, vejam esta notícia nos links a baixo e, se possível, ajudem de alguma forma este soldado da PMPE:

Vídeo 1: migre.me/9kFCT

Vídeo 2: migre.me/9kFFe

Vídeo 3: migre.me/9kFGX

Anônimo disse...

Caros amigos, sou Soldado pertencente ao 7º BPM, e estou fazendo este comentário para dizer aos demais companheiros que também estamos sendo perseguidos naquele batalhão: a nossa escada está 1 por 2, a tropa não aguenta mais, 90% do pessoal encontra-se em uma situação muito difícil. Tem uma turma que é de Pernambuco e o comandante não permite que se faça permuta para o pessoal trabalhar 2 por 4, então a turma viaja em torno de 230 KM quase todos os dias, sem falar que esse pessoal viaja de carona aumentando ainda mais o risco de morte dos policiais. E sempre que nos incomodamos e externamos essa situação para o comandante, para que ele seja flexível, surgem as ameaças de banguela e punição.

Peço a vcs que coloquem alguma coisa sobre essa situação aqui no blog, orientando aos demais policiais, em especial a nós, para que possamos nos defender deses abusos, pois a situação está insuportável.

Obs: Parabéns a todos os miliares que não se curva ante aos abusos e desrespeitos dos opressores, e Parabéns a vocês que fazem esse site, que é a nossa voz.

Att, um Soldado oprimido que um dia á de se libertar das garras da tirania.

Anônimo disse...

Essa gestão é marcada pela perseguição aos pares e pela incompetência. Recordemos:

DOU Nº 82, sexta-feira, 27 de abril de 2012

Espécie: Termo de Rescisão Unilateral Ao Termo de Permissão de Uso de Bem Móvel. Nº Processo: 00350.000309/2011-91. Permitente:
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA - CNPJ
05.482.692/0001-75. Permissionário: ESTADO DE ALAGOAS
CNPJ: 12.200.176/0001-76. Objeto: RESCISÃO UNILATERAL ao
Termo de Permissão de Uso de Bem Móvel, 01 (uma) "Lancha
Patrulha" - SEAP-17. Data da Assinatura: 19/04/2012. Assina pelo Permitente Átila Maia da Rocha - Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura - Substituto.

Mas se alguém ainda tem dúvidas, a história, daqui á alguns anos irá confirmar.

Anônimo disse...

Putz, e a rescisão foi UNILATERAL

Anônimo disse...

Bando de babão bestão. O enaldo já pediu baixa da PM. Pra o 1º comentário acima eu digo: Ser oficial pra que? Pra viver com o @# na mão? bando de medroso, que recebe uma pressão de coronel e modifica parecer de relatório pra que o superior apenas "concorde" com o parecer do oficial carregado. Vejo isso sempre, eles "amarram" como querem seja pra punir ou não. Eu prefiro ser soldado de policia e não abrir as pernas pra oficial nenhum do que ser ter estrela no ombro, ganhar mais e ter rabo preso, ser medroso e não bater de frente. Não é Fazer CFO não, é fazer um concurso melhor. Essa PM é uma farsa. Quero ver ter moral na rua. Tão pensando que soldado é gado pra ser ordenhado é?

Anônimo disse...

A perseguição aos aptos com restrições está grande. Não estão sendo justos ao colocarem os companheiros em locais inapropriados e menos justos ainda ao puni-los pela falta se a restrição está especificada na dispensa medica do CMH. Os companheiros estao recorrendo à justiça para rever essa opressão. Tão pensando que Os SD de hoje é os antigos de 1900 e lá vai bolinha é? processo neles!!!! Quero ver pagarem cestas basicas e dano moral.

Anônimo disse...

esses antigos reclamam dos recrutas que tem coragem de briga com os oficias, os antigos so sabem balança a cabeça e dizer sim senhor, passam 30 anos e ainda sao cabos e aceitam numa boa, querem ser humilhados e escravizados tudo bem, mas nao quiram que da turma 2002 pra frete sejam tambem.
parabens enaldo, vc é um exemplo,como foi o velames e outros,

Anônimo disse...

a policia civil é subsidio igual a PM, porem eles tem adicional noturno, e agente da pm nao tem, nos trabalhamos as 12 hs a noite e nao recebemos alimentaçao.

ta nao hora dessa associaçao se mobilizar e prol dos seus associados.

Anônimo disse...

Soldados do 7ºBPM que moram em Pernambuco ou em outros estados da federação, vou dar um conselho, VENHAM MORAR EM ALAGOAS, preferencialmente na cidade sede do BPM. Essa DESCULPA ESFARRAPADA que mora longe, para chegar atrasado ao serviço ou para ter privilégio nas escalas em detrimento dos POLICIAIS MILITARES que moram no estado, é PURO MACETE. Por que não entrou na PM de Pernambuco? Não gosta da PMAL?! Odeia o militarismo?! PEDE PRA SAIR!!!

Anônimo disse...

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMAL. SEÇÃO II
DAS TRANSGRESSÕES MÉDIAS:
Art. 31 - São transgressões disciplinares médias:
XIX - deixar de participar a tempo, à autoridade imediatamente superior, impossibilidade
de comparecer à OPM, ou a qualquer ato de serviço;
QUAL FOI A ILEGALIDADE NA REPRIMENDA DISCIPLINAR APLICADA AO ENTÃO SOLDADO PM? "Quer ser amado,ame"(Sêneca). "Direito tem,quem direito anda"(ditado popular). Para ter direito não basta ser formado em direito,tem que andar direito,pois,direito tem quem direito anda. kkkkkk

Anônimo disse...

Mesmo DEstino do Ex Sd Velames

Anônimo disse...

caros companheiros do briosa, tive a honra de trabalhar com o
Enaldo excelente policial:companheiro,dedicado,operacional, conhecedor dos seus direitos nunca se acovardou nos momentos mais dificeis em ocorrências de grande vulto, sempre tratou o cidadão com respeito e sempre da linha:"o pau que bate no chico bate em Francisco, homem de bem polcial honesto,Enaldo meu companheiro lembro-me dos nossos serviço na querida RP,ele nunca foi macetoso, um grande abraço velho amigo de tantas lutas e labutas na barca de Rp.

Anônimo disse...

Pau que bate em chico bate em Francisco? Kkkkkkkkk.... Deixa de mentir... Isso não existe não... A não ser que você trate os favelados como você trata o filhinho de papai da ponta verde. Isso não tem acontecido...

Anônimo disse...

EU ACHO É INTERESSANTE ESTE PRIMEIRO COMENTARIO. O CAMARADA NÃO CONHECE NEM OS SEUS DIREITOS, E AINDA POR CIMA DEFENDE ESSA CLASSE SEBOSA DE OFICIAIS. O COMPANHEIRO QUE ESCREVEU É NO MINIMO UM OFICIAL OU ALGUM PRAÇA BABÃO.
AO INVÉS DE DEFENDER A CLASSE DOS PRAÇAS, FICA AÍ COM ESSE JOGUINHO DE CONFLITOS PARA COM OS RECRUTAS.
NÃO INETRESSA MEU AMIGO, SE É RECRUTA OU ANTIGO, O CARA TEM QUE SER HOMEM E LUTAR PELOS SEUS DIREITOS.
PARABENS AOS COMPANHEIROS QUE CORREM ATRÁS DE SEUS DIREITOS, NÃO BAIXEM A CABEÇA PARA ESSES MALDITOS QUE PENSAM QUE SÃO PODEROSOS. PROCESSO NELES.
BOA SORTE ENALDO, LUIZ ALVES, ÍTALO, TEIXEIRA, OMENA, LINDOMAR E MUITOS OUTROS QUE NÃO LEMBRO.

Anônimo disse...

CARO COMPANHEIRO ANÔNIMO A CIMA, PENSAR Q TEM DIREITOS NÃO KER DZER Q VC REALMENT OS TENHA. RECONHEÇO Q ALGUNS INJUSTIÇAS SÃO COMETIDAS E Q MUITOS COMPANHEIROS NOSSOS (OFICIAIS E PRAÇAS)SÃO PERSEGUIDOS E TEM DIREITO A LUTAR PELO CONSIDERAM JUSTO. O Q DESPREZO FIELMENTE EH A PIROTECNIA GERADA POR ALGUNS DESSES RECRUTAS SEM PROPÓSITO Q NÃO SEJA O DE AFUNDAR AINDA MAIS A CORPORAÇÃO A EXEMPLO DO VELAMES E DO ITALO. DOIS INFELIZES Q EM NADA CONTRIBUÍRAM OU CONTRIBUEM CONCRETAMENTE PARA Q O SERVIÇO SEJA D QUALIDADE. PARASITAS Q SEMPRE SUGARAM A TROPA E UM DIA VÃO TER EXATAMENT O CASTIGO Q MERECEM. UM DIA A MÁSCARA DELES CAIRÁ E A PRÓPRIA TROPA OS REJEITARÁ. VEREMOS...

Anônimo disse...

É VEREMOS ONDE A CORDA VAI POCAR, QUEM FOR PÔDRE QUE SE QUEBRE, MORRA VC PELA POLICIA, POIS O QUE VALE É A DIGNIDADE DO SER HUMANO.
SER MASSACRADO POR ESSE REGIME MALDITO, SEM REAJUSTE, SEM UM PLANO DE SAÚDE,ETC. E VC AINDA VEM FALAR EM MACETE. É POR ISSO QUE CONCORDO COM A GREVE BRANCA, ENQUANTO DURAR ESTA ERA TÉO VILELA E CIA DE MALFEITORES. NO MINIMO COMPANHEIRO VC É UM OFICIAL SE DOENDO TANTO E MENOSPRESANDO OS NOVATOS COM TANTA INDIGNAÇÃO. PROCURE O QUE FAZER OU SE MATE POR ESTE ESTADO MISERAVEL QUE TEM MUITO A LHE APOIAR NO DIA EM QUE VC PRECISAR,DÊ UMA DE CAVALO DO CÃO QUE UM DIA VC VAI ENTENDER.

Jose Enaldo da Silva Junior disse...

Olá a todos.

Fiquei surpreso com a publicação neste espaço da matéria do Primeira Edição.

A algumas semanas fui procurado aqui em SP por um Jornalista, que me perguntou se procederia o comentário que tinha ouvido quanto a um processo que eu movia contra o Comandante Geral. Confirmei e este perguntou-me se eu poderia conceder uma entrevista mediante a algumas perguntas, não fiz objeção.

Fui SD durante seis anos, formei-me à primeira e única turma do CFP cursada na Rádio-patrulha. Fui de rua, combati o bom combate, mas chegou a hora de acabar a carreira e guardar a fé.

A policia não dá espaço a pessoas inteligentes. Li um comentário, se não me engano o primeiro, onde um colega afirma que os recrutas esculhambam a corporação e que se é desejado regalias que busquem na iniciativa privada, pois o trabalho em fábrica machuca os pés.

Discordo na totalidade.

Atualmente sou Advogado em SP. Não tive dificuldades com meu conhecimento, em conseguir atuar na minha área. Em menos de seis meses neste estado eu atuo em um grande escritório e sou bem remunerado e respeitado pelos meus pares, pelas autoridades do estado e do judiciário local. O que me dá o luxo de escolher meus clientes, de cobrar-lhes o que acho justo ou de simplismente negar-me a cobrar algo destes, como é o caso de alguns companheiros que tive a honra de trabalhar quando fui soldado desta PM, atuando para estes em simples pro bonno.

Ao que parece, não fui parar em uma fábrica e nem por detras dos balcões do bompreço, como o folclore da corporação apregoa sobre o destino dos que buscam aventurar-se para além da polícia militar, o xangrilá dos seus membros.

Não quis e nem nunca foi meu desejo a subversão da hierarquia e da disciplina da instituição. O que não é admissível é que para a preservação de ambas passem por cima de direitos consagrados constitucionalmente e que quem seja pago pelo povo para atuar contra o crime venha a cometer crimes.

Soldados, cabos, sargentos, oficiais de baixa patente, coroneis fechados: todos são servidores públicos do estado. Aparentemente, esta policia em que passei seis anos e a qual muitos ainda estão não é um bom lugar de se trabalhar.

Não vou entrar no mérito dos processos que eu movo contra o estado de alagoas, pois penso que mérito processual se debate no âmbito forense. O que eu acho é que se puniu-se ou pretensamente quer punir alguém, deve-se fazê-lo sob a ótica da legalidade.

E se eu estiver enganado nos processos em que eu movi, não há o que temer. Agora se eu estiver certo...

No mais boa sorte a todos, e me disponho a auxiliar a todos os companheiros que sorem arbítrios naquilo que for possível.

um Abraço a todos.

Luiz Alves disse...

"J J"
Vc é um cara de bem, te conheço antes de sermos pm`s; todos que trabalharam com vc na iniciativa privada e na pública sempre te elogiaram, tanto na sua competencia, como em sua fidelidade com seus colegas de trabalho. É "caba véio", a pm é quem sai perdendo, ou por alguns companheiros que pedem baixa igual a vc, ou por outros que não produzem o que poderiam; é uma pena, pq era massa ser policia!
No mais meu amigo, te desejo saúde e sucesso!
E se precisar, vc sabe como me achar!

Atenciosamente, Luiz Alves(Bebeto).

Anônimo disse...

Companheiros da briosa desde o dia em que fui pra reserva os meus dias estão mais longos e felizes, mas confesso pra os senhores que já estava de saco cheio de ver tanta coisa errada e muitas injustiças vendo os nossos direitos negados e não poder fazer nada, porque se falar o que pensa vai preso, se cobrar seus direitos é transferido e perseguido, enfim amigos que DEUS os ilumine e não parem de lutar por todos os seus direitos, afinal somos seres humanos e merecemos respeito.

Anônimo disse...

Conformismo, Preguiça, Acomodação, Desmotivação, Covardia, Injustiça, Ignorância, Limitação, Preconceito, Insalubridade, Descaso, Irresponsabilidade,Ambição.
entre substantivos e adjetivos, hj sei exemplicá-los bem sem deixar dúvidas, vivo isso no meu dia a diA.
PMAL 176 ANOS

Anônimo disse...

não dou um d cavalo do cão não e nem preciso, faço o básico, meu feijão c arroz isso já eh o suficient. não tenho pretenção d ser herói até pq meu tempo disso já passou. mas repito se acha q não dá p vc companheiro não perca seu tempo reclamando, ganhe estudando e saia desse emprego q põe comida no seu prato e vá p outro melhor se vc tem capacidad p isso. concordo c vc, qm for podre q se kebre,praças ou oficiais d todos os itpos: ladrões, furões, macetosos...

Anônimo disse...

Pelo menos esse soldado Naldo teve postura d homem. Não estav content c seu emporego, sabia q podia ser mais, crescer muito mais, correu atrás e conseguiu. Parabéns!!! Pior eh um Velames da vida q não sab fazer mais nada senão choramingar pitangas e kerer esculhambar mais ainda oq já não está bom. Agora se ele achou q era direito dele processar cabe a justiça julgar.

Uma Policial disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uma Policial disse...

Tem gente que perde preciosos minutos da vida lembrando e escrevendo o nome de quem não tá nem ai para a PM ou para os invejosos. Gente, esqueçam quem se foi (se por macete, baixa ou reforma). Cuidem das suas carreiras, seus estudos, suas vidas. Se a PM está ruim, saiam dela. Se "fulano fez isso", "beltrano aquilo", perder o seu precioso tempo falando sobre isso vai te engrandecer em quê? Tenham maturidade, e caso não a tenham partam em busca dela, pois isso há de edificá-los e, com certeza, fará com que vocês possam vislumbrar algo melhor; seja na PM ou, principalmente, fora dela.

Anônimo disse...

kkk... "Se querem ser donos do proprio nariz, façam CFO ou curso de general" babaca, kkk... bitólado.
Melhorar de vida é passar em outro concurso e sair dessa merda. Enquanto eu estiver por aqui é dá macete mesmo pra dá tempo de estudar pra outro.

Anônimo disse...

mas num é? essas pessoas que ficam dando ibope e fazendo propaganda de terceiros (na filosofia do "fale mal de mim, mas fale") parece um monte de mininu amarelo que não aprende as coisas kkkk por isso é que tem que ficar fazendo "ordinário marche" para o superior analfabeto funcional "se não vai preso pro quarté" kkk

Atento disse...

Tive a oportunidade de conhecer o Enaldo na época que ele passou pelo 5ºBPM,bem como durante as manifestações dos servidores, e posso dizer que é um cara 100% como profissional como homem.Reitero o que ele falo no que diz respeito ao fato de ele, em nenhum momento,querer atentar contra os pilares do militarismo,na verdade a luta é contra a arbitrariedade,a intolerância e a ilegalidade de muitos que se acham superiores por possuir uma patente.Você fez certo,Enaldo,pular fora dessa barca furada,em breve serei eu...essa barca que não merece soldados pensantes,criticando quando necessário em busca de uma policia que exija do militar,porém dê condições e respeite seus direitos.Essa policia sim merece militares como esse 1º anonimo a postar.

Anônimo disse...

você que acha o que relatei sobre o Enaldo não é verdade; pobre homem de mente fraca e mesquinha,pois o que quero dizer a você é : o policial não precisa ser truculento com o pobre e frouxo com o rico é agir de forma correta com todos, agora uma coisa eu digo mais uma vez Enaldo sempre foi e será um homem de bem.E outra coisa te digo seu cabra bandido tem que ser tratado como bandido e se você não entendeu ou é burro ou bandido para não querer entender o que eu disse, pois nos homens de bem da PM agiremos desta forma, seu fraco, omisso,medroso,covarde e colaborador de criminosos.

Sd Hailton disse...

Hoje recebi um alerta de um colega enviado por outro colega: "Hailton, a máfia rosa está de olho em você",

Se isso significa que estou prestes a sofrer retaliações por causa de publicações em minha Fan Page: Combateurbano e na Fan Page Alagoas Estado de Emergencia, bem como de meus comentários aqui, então serei punido ilegalmente, pq o que faço é simplesmente exercer o direito de me expressar e emitir minha livre opnião, sei que podem procurar meios de tentar me enquadrar no RDPMAL, mas, mais uma vez de forma ilegal, pq sou um policial cumpridor da lei e totalmente contra qualquer tipo de "furada", apoio, parceria ou qualquer outro nome que queiram dá´`a essa prática vergonhosa, não me esquivo do serviço, ao contrário há quem diga que eu procuro trabalho, vício adquirido em mais de 8 anos na casa do PitBull. Como cmte de guarnição minhas decisões são antes discutidas com meus colegas mas tomadas sempre em prol do melhor desempenho da função policial militar. Não paro de trabalhar, não faço greve branca, pq sei que como consequência, eu ou um parente meu pode ser vitima do meu descaso, mas luto por meus direitos com toda a força que Deus me deu e quando essa força não é suficiente, oro e peço a Ele um pouquinho mais, não sou de abrir nem prum trem carregado de pólvora com um doido fumando em cima.

Obrigado ao amigo que me enviou o alerta, conte comigo que eu conto com você, e se tudo se concretizar contarei mais ainda,

abraços e boa sorte aí pra vc.

Sd PM Hailton

Sd Hailton disse...

Eu não sei o que é essa tal "MÁFIA ROSA", mas o que quer que seja, saibam que podem até me pegar subindo as calças, mas cagando nunca!

Sd Hailton

Anônimo disse...

SINTO QUE A REVOLUÇÃO ESTA APENAS COMEÇANDO!!!!! QUE TODOS OS INJUSTIÇADOS, PRINCIPALMENTE PRAÇAS, TOMEM COMO EXEMPLOS ESSES CORAJOSOS SOLDADOS QUE ENTRAM NA JUSTIÇA CONTRA ESSES DITADORES QUE SE ACHAM DONOS DA PULIÇA, BANDO DE FDP!!!!! ABAIXO O ABUSO DE PODER, ABAIXO O ABUSO DE OTORIDADE!!!! JUSTIÇA NESSES SAFADOS
ELES SÓ APRENDEM QUANDO SENTE UMA FACADA NO BOLSO, FAZEMOS ELES PAGAREM CESTA BASICAS PRA INSTITUIÇÕES KKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Processo: 0055149-64.2011.8.02.0001

Classe: Mandado de Segurança

Área: Cível

Assunto: Atos Administrativos
Local Físico: 10/07/2012 17:47 - Cartório
Distribuição: Sorteio - 21/11/2011 às 14:29
13ª Vara Criminal da Capital / Auditoria Militar - Foro de Maceió
Valor da ação: R$ 545,00
Custas: Visualizar custas


Partes do Processo
Impetrante: José Enaldo da Silva Júnior
Advogado: Maria Nalme da Silva
Impetrado: Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas

Anônimo disse...

Enaldão,


Saudades de tu querreiro.Continuo aqui na RP sangrando muito, mas estudando..até o fim do ano saio da pmal.É Impossivel continuar nesse sistema, tudo aqui em Alagoas favorece bandido.
Estamos sendo administrados por burocratas....já viu no que deu né....Alagoas um dos lugares mais violentos do mundo.
Que deus continue te iluminando.

Grande abraço...

chico butico disse...

Hailton, pare de forçar a barra, vc já tá exagerando e pegando pesado nesse negocio de ser presidente da acs, vc é gente boa, mas pelo amor de Deus, presidente de uma associação?! Logo vc, que numca bateu num prego, dexa disso, quero vc como amigo, pois vc é um cara gente fina, mas na acs, DEUS ME LIVRE E GUARDE!
Tu é macetoso de mais, mama de mais, imagine lá! Se aqueta e para de dizer, que disseram, que vc bota oficial no lugar...
A gente te conhece do cfap.
Pucha teu cavalo!

Sd Hailton disse...

Butico, acho que vc não me conhece tão bem assim: Uma, eu disse que sairia candidato a ACS se e somente se não tivesse outro nome, mas apoio a candidatura do Bebeto (Luiz Alves), até pq não tenho aspirações a ser presidente de nada, nem faz parte da minha vaidade(tanto é verdade que quando concluir meu bacharelado pretendo abrir meu escritório e quem sabe fazer a defesa dos meus ex-colegas), agora o que não pode é aquele tal de Soares continuar cagando e andando a frente da associação e ninguem fazer nada para tirá-lo de lá, até vc pode lançar seu nome guerreiro e se eu achar que vc merece vai contar com meu voto sim, duas, pq macetoso, pq sofri acidente e passei algum tempo trabalhando interno, mesmo com uma haste de 50cm enfiada na porra do femur e andando de muletas, isso é ser macetoso? meu velho, eu fiquei com 3cm a menos no femur direito e não uso isso pra me esquivar do serviço na rua, pois tão logo fui liberado pelo médico voltei às ruas até hoje (sou o único Sd cmte de guarnição na 5ª CIA, inclusive com apreensão de arma de fogo nos últimos 15 dias), quanto ao fato relatado por mim, recebi o recado de um 2006 que trabalha comigo (ontem na hora do rancho), sendo que o recado veio de outro 2006 cujo nome foi amplamente falado ou escrito nesse blog nas últimas postagens, se vc acredita ou não, problema seu, quanto a mim, já disse, num abro nem prum trem carregado de pólvora com um doido fumando em cima, e quanto a mamar, não entendi, seria furar? Se vc tivesse trabalhado comigo saberia que num aceito nem furadas indiretas, aquelas onde o praça vai comprar e o comerciante faz questão de dar, os rec 10 da RP que trabalharam comigo sabem disso.

Por fim eu acredito no que acredito e não vai ser vc nem ninguem que vai mudar minha visão de mundo, e com certeza não só eu como qualquer um que lançar seu nome a presidencia da ACS vai tá na mira de muita gente grande,isso serve de alerta pro meu amigo Bebeto, fica esperto guerreiro, e pra que essa porra fique bem claro, mais uma vez eu reafirmo, vc é meu candidato à ACS, e tenho dito.

Sd "mamador", rsrsrs, Hailton

Sd Hailton disse...

Ah e guerreiro butico, não esquenta o redondinho com um compridinho fino não porra, vc pode emitir sua opnião sobre mim quantas vezes quiser, é seu direito, não vou ser justamente eu a negar-lhe esse preceito constitucional, eu posso até não concordar com nenhuma palavra que vc disse aqui, mas vou morrer defendendo seu direito de dizê-las. É nisso que acredito.

Abraço meu velho

Sd Hailton

Luiz Alves disse...

Hailton,
Potencia não esquente com esse tipo de coisa, tem gente que posta comentarios com a unica intenção de agitar, não ajuda em nada, não acrescenta nada, só quer esculhabar, não vá nessa onda, quem lhe conhece sabe que vc é afavor!
Um abraço.

Luiz Alves disse...

Hailton, tem gente q só posta comentario aqui para agitar, não vá na onda nem esquente com isso, não perca seu pouco tempo de folga respondendo isso, quem te conhece sabe q vc é afavor!

Anônimo disse...

companheiros do 7ºBpm que relatou sobre a escala que está 24/48 é uma escala absurda, pois todos sabemos que a escala de 24horas tem que ser 72horas de folga,e com relação aos policiais dobrar o serviço para folgar mais um pouco é apenas questão de bom censo do Comandante da unidade e dos demais oficias pois nada proibi que nas Opms aja qualquer ajuste para os componentes das unidades, mas é claro toda adequação sem prejuízo para o serviço, até porque somos todos concursados e pertencemos a PMAL portanto não importa se o PM mora próximo a sede do BPM ou a 100,200,300km de distancia o importante é como já disse antes, sem prejuízo para o serviço; e além do mais somos servidores públicos do Estado de Alagoas e não da cidade ou região que estamos trabalhando e se o policial exerce a sua função a contento não irá trazer prejuízo para a sua unidade.

Anônimo disse...

Muito bem EX (graças a Deus) sd Enaldo. O militarismo nunca prestou e nunca vai prestar porque é uma instituição que não valoriza os seus integrantes, não cumpre com nenhum direito para nós PMs como: ADICIONAL NOTURNO, PERICULOSIDADE, PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS, PLANO DE SAÚDE, DIGNIDADE HUMANA, RESPEITO, ESCALAS DESGASTANTE E DESUMANAS, ETC... Tenho um amigo que trabalha na CEAL e só de valorização ele tem quase o dobro do próprio salário: ADICIONAL NOTURNO, PAGAMENTO DE 90% DE FACULDADE, PLANO DE SAÚDE, PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS, ESCALA HUMANA, PERICULOSIDADE, INSALUBRIDADE, AUXÍLIO BABÁ, VALE-REFEIÇÃO, AUXÍLIO POR ESTÁ DE PRONTIDÃO, , ALÉM DE RESPEITO, DIREITOS, E DIGNIDADE. Resumindo: vale a pena ser PM?

Anônimo disse...

Eu queria saber o que passa na cabeça desses oficiais de merda para pensarem que estão acima da lei. Vão trabalhar e deixe que os praças estudem p sair dessa bosta...atestado médico não é de sua competência para discutir, seu otário do primeiro comentário. Tá achando ruim o macete...morraaaaaaaaaaaa, imbecil. Garanto que meu QI é maior q o seu...então vá estudar mais um pouquinho pra deixar de falar tanta bosta.

Anônimo disse...

Meu Deussssssss esse povo ainda acha que pra ter sucesso na vida TEM que ser OFICIAL.. Porra!!! Ate eles estão querendo sair da PMAL para algo melhor..Se toca!!!! Tem um mundo além de ser Oficial da PMAL...

Anônimo disse...

Senhores policiais militares, sejamos inteligentes! Lutem pelo que é de direito, pois sou oficial da PM, tenho parentes em outros Estados tanto praças como oficiais, honrosos pela farda mas não abrem não do que é seu... Sigam os exemplos formidáveis e legais de outros lugares pois só assim conseguiremos mudar esse coronelismo.

Anônimo disse...

pow enaldo quando soube que vc saiu da pmal fiquei muito feliz por vc porque estou seguindo o mesmo caminho, to contando os dias para sair dessa instituição que finge que existe, trabalhei muito com vc cara na época do raio e tudo de bom relatado em relação a sua pessoa é 100% verdade,e para vcs, que são como o primeiro anonimo, que provavelmente é um oficial que acha que é deus e que acha que o militarismo na policia é imortal, aguardem!, pq vem uma surpresa para vcs, e não é o governo brasileiro que está planejando, é a ONU(aí é mais 500,kkk) que está pressionando, e eu espero já estar fora dessa instituição para ver de longe a perda de poder dos que se acham deuses desse sistema arcaico e não funcional de policia, vou ver todos perderem seus infeites de ombros! uhurarararaaaaaaa!!!!!!!! viva o fim da merda do militarismo! e ainda tem gente que ainda me pergunta se eu vou fazer cfo, respondo no ato vc é doido?!?!, não desejo isso para meu pior inimigo, prefiro ir para policia cívil( tem varios problemas também), porém vc pelo menos pode brigar pelos seus direitos!!!!!!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver