Comandante sem perfil

Quinta-feira, dia 22 de novembro de 2012, tinha tudo para ser um dia normal no 4º BPM... Mas o Comandante da Unidade resolveu (como sempre faz) quebrar a paz que reinava naquele ambiente.
Diga-se de passagem, o atual Comandante daquela Unidade Operacional, o Tenente-Coronel Gama, é um oficial sem o mínimo perfil para comandar um Batalhão de área, pois sempre desempenhou suas funções no Palácio do Governo, tendo um perfil de “oficial voltado para área administrativa” (metido a burocrata), isto é, nada haver com o cargo de Comandante de Batalhão; cujo mister requer habilidades para lidar diariamente com policiais estressados (por problemas particulares ou com as escalas apertadas), pouca folga, viaturas sucateadas, policiais alcóolatras, ou seja, o cargo de Comandante de Batalhão requer uma fina sensibilidade para contornar situações próprias das Unidades de área – acontece que essa habilidade e experiência o Tenente-Coronel Gama não tem, e nem tão pouco faz questão de se ajustar a essa realidade.
Como eu dizia no começo do texto... Era aproximadamente meio dia, quando o Sargento Adevan chegou à Sede do 4º BPM para assumir o serviço motorizado. Seu serviço era na famigerada escala de 13:00h a 01:00h da madrugada. Esta nova e estressante escala de serviço foi determinada aos Batalhões da capital pelo “Senhor dos Quadrantes”, o Coronel Gilmar Batinga.
O Sargento Adevan ao chegar no Batalhão, procurou uma refeição, pois tinha que estar pronto para assumir o serviço às 13:00 h. Ele se dirigiu, apressadamente, ao rancho do Batalhão com o intuito de pegar a velha boia (uma penosa mal preparada), para logo em seguida pegar o material e cair dentro da viatura para patrulhar a área do Batalhão.
Quando o Sargento Adevan estava almoçando, eis que chega o Comandante Gama. Ele adentrou no rancho e, com ar de fiscalizador, falou ao Sargento: “Sargento, eu não quero ninguém aqui no rancho comendo sem farda”. Prontamente o sargento respondeu: “Coronel, estou atrasado para o serviço de 13 horas, vou engolir para colocar a farda para trabalhar”. O Tenente-Coronel Gama disse: “Negativo sargento, você teria que estar fardado”. O sargento de imediato, respondeu: “Comandante, eu estou vestido, não estou nu. Aqui neste Batalhão nunca foi cobrado isso”. O Tenente-Coronel disse: “Você está preso, sargento, pode se apresentar ao Oficial de Serviço. Você está PRE-SO”.
Dito isto, gerou-se uma situação complicada, pois o Tenente-Coronel Gama foi muito infeliz com a atitude mesquinha e desnecessária. Na verdade, se o “Comandante” Gama tivesse sensibilidade, teria visto que mesmo apesar do sargento estar almoçando sem farda (algo que até então não era cobrado na Unidade), o mais importante é que ele assumisse o serviço em totais condições.
Depois dessa picuinha do Tenente-Coronel Gama, depois dele ter dado a ordem de prisão em alto e bom som, o sargento já estressado com vários problemas, foi ate o Comandante Gama e – olhando nos olhos do mesmo – disse: “Coronel eu sou um homem, um profissional, um pai de família, quem fica preso é bandido”. Depois disso o sargento quase partiu pra cima do Tenente-Coronel Gama e foi aquela correria no Batalhão.
O Tenente-Coronel Gama ainda quis voltar atrás, mas já era tarde. Foi peitado e desmoralizado pelo Sargento Adevan; que lavou a alma da maioria dos militares do 4º BPM, que andam loucos de vontade de também extravasarem seu descontentamento com o Comandante da Unidade.
Vejam, amigos briosianos, quanta imaturidade do Tenente-Coronel Gama, que sem tino para desempenho da função foi cobrar uma situação desnecessária, gerando um conflito que poderia dar ate em morte.
Resumindo: o clima no 4º Batalhão está péssimo, principalmente com os absurdos cobrados pelo Tenente-Coronel Gama. O efetivo do Batalhão está revoltado e cobra do Comandante do Policiamento da Capital, e principalmente do Comandante Geral, um posicionamento severo e responsável contra o Tenente-Coronel Gama, que por conta das suas ações contra seus subordinados (e o teor dessa postagem é apenas um dos casos) está quase gerando uma tragédia dentro daquela Unidade Operacional.
Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

35 comentários :

Militar do 4º BPM disse...

Pensei que jamis veria esse dia: "O atual cmt do 4bpm sem perfil de comando levando botada de um praça". Parabéns, Sargento‏. Bote pra empenar pracima desse ***.

Anônimo disse...

A verdade é que a maioria dos Cmts nunca olhão para seus subordinados como pessoas, ou seja, seres humanos que passam por dificuldades como qualquer outro, eles esquecem que o homem é um momento e que dependendo dele, um simples gesto pode levar a consequenciais serias. Até quando vamos ter que passar por isso, muitos oficias pensam que tem um "REI" na barriga e por qualquer coisa que logo deixar o praça preso, como o SGT falou quem tem que estar preso é bandido, infelizmente na PM ocorre o contrario o pai de família, que sempre procura fazer o certo ver um ditador dizer que ele está preso, agora mim diga, com que cara o profissional vai chegar em casa e explicar para sua esposa e filho que não voltou pra casa no horário de costume por que estava preso? Parabéns ao Sgt por ter mostrado a este DITADOR que ele esta trabalhando com homens e não com moleques. Alguém tem que falar pra este Coronel que a diferença dele para o SGT é apenas de cargo, ele não é nenhum DEUS.

Anônimo disse...

Boa noite, sou militar, e também, FILHO, do citado SARGENTO, essa história narrada por esse site está muito distorcida do ocorrido. Aliás, alguns fatos não ocorreram no mesmo dia e fatos importantes NÃO estão sendo expostos, como a expressão usado pelo comandante: "..VOCÊ TOMOU UMA ATITUDE DE CABRA SAFADO.."(dito por duas vezes), -MEU PAI NÃO É NENHUM CABRA SAFADO, meu pai é um cidadão de bem e pai de família. Ele já tem mais de 24 anos de polícia e mais de 23 anos de 4º BATALHÃO, e nunca nenhum fato dessa natureza ocorreu e nenhum superior hierárquico tomou tal atitude. Não sou conhecedor, a fundo, das leis, mas acho que as palavras usadas, pelo referido comandante, foram, totalmente, equivocadas e tais palavras feriram e denegriram a moral do meu pai. Sem mais para o momento, quem quiser saber sobre a vida profissional do meu Pai(24 anos de polícia), observe a ficha disciplinar dele. OBS.: Não consegui me identificar.

PRACA AMIGO DOS AMIGOS disse...

SOU TESTEMUNHA DO SARGENTO E VOU DEFENDER ELE ATÉ NA JUSTIÇA
ESSES ABSUREDOS TEM QUE ACABAR. VALEU SARGENTO, ADEVAN

Anônimo disse...

Sou mais um integrante do 4º BPM que estou indgnado com a atitude do nosso comandante,onde o mesmo vem demostrando seu comportamento bipolar desde que assumiu a unidade. Nesses anos que estou no batalhão conheço bem a postura e a personalidade do SGT,pessoa digna honesta e trabalhadora, pois nenhum cidadão digno gostaria de ser humilhado e destratado perante os companheiros de unidade,esperamos que o sr.CMT geral,tome as providências cabiveis para que o nome do 4ºBPM seja inaltecido perante a sociedade.
Parabêns SGT pela sua postura de um cidadão digno.

Conheço o GAMA disse...

POR ISSO UM AMIGO MEU SEMPRE DIZ QUE O 'MILITARISMO DÁ ASA A COBRA'. EXPLICO. SÓ OSTENTANDO O POSTO DE TENENTE CORONEL UM CARA COMO O GAMA, APAGADO PRA TUDO NA VIDA, ANTES UM CIVIL TÍMIDO E REPRIMIDO, PODE DAR UMA DE CAVALO DO CÃO. CORAGEM PRA ENFRENTAR OS PERIGOS DA NOSSA PROFISSÃO É ZERO,MAS COMO PRA ABUSAR DA AUTORIDADE NÃO É PRECISO CORAGEM, SÓ UMA BOA DOSE DE COVARDIA, AÍ O CARA SE TRANSFORMA. JÁ IMAGINARAM UMA COISA: SE O GAMA NÃO FOSSE TENENTE CORONEL DA PM (cargo que NÃO exige lá tanta inteligência), O QUE ELE SERIA NA VIDA? COMO ELE IRIA ENCARAR O MUNDO? ISSO VALE PARA OUTROS OTÁRIOS QUE NÃO ENXERGAM QUE A PASSAGEM PELA CASERNA É SOMENTE ISSO MESMO: UMA PASSAGEM. E ELE NÃO VAI LEVAR A POLÍCIA NO CAIXÃO, ATÉ PORQUE,NEM MESMO O CAPETA QUER O MILITARISMO NO INFERNO. SERIA DEMAIS...

Anônimo disse...

O problema é que nenhum desses coroneis babacas vão para rua dar voz de prisão a marginais, pois se borram de medo de cruzar com eles quando estiverem a paisana. São uns fracos, medrosos e covardes. Agora para dizerem que são HOMENS, que eles é que mandam DÃO VOZ DE PRISÃO A COLEGAS DE FARDA, que são PAIS DE FAMÍLIA, QUE TEM SUA HONRA e honra não tem preço, to vendo chegar a infeliz hora de alguém em um momento de raiva e humilhação gratuita sacar a arma e descarregar toda sua revolta em um oficial nojento desse.

Anônimo disse...

AS ASSOCIAÇÕES SÃO UM VERDADEIRO BANDO DE LADRÕES.

Os líderes de associações deveriam estar presos, pois como um líder de associação vê uma escala de 13h a 1h da manhã, e aceita sem convocar uma paralisação geral, como este líder não mobiliza a tropa para reivindicar uma escala decente e humana? Pesquisem e verão em todos os Estados da Nação que não existe uma escala similar e é completamente ilegal e desumana e nenhum desses líderes faz nada1 Todos comendo na mão do Comandante Geral e do Secretário de Defesa Social e o que mais me deixa consternado é que a TROPA ESTÁ ACEITANDO ESTA SITUAÇÃO CALADA, numa boa. Militares, acordem, vocês são gente, são profissionais, não deixem que meia duzia de imbecis ditem regras que ofendam sua dignidade humana e profissional. Lutem, reivindiquem, não se deixem escravizar.

Anônimo disse...

PORRA ISSO TÊM QUE ACABAR,ESQUECE ESTE FIO DA PESTE DESSE CORONEL,QUE A MUITO TEMPO ATRÁS OUTRO CôRNO POR NOME DE ADAUTO,FOI MANDADO PARA O QUINTO DOS INFERNOS PORQUE FICAVA DANDO NO SACO DE UM PRAÇA LEMBRE-SE DISSO SEU GAMA DE BOSTA.

Anônimo disse...

ô CORONELZINHO DE MERDA,TU TAIS LEMBRADO DE UM FIO DA PESTE DE UM SUB TEN DO 5ºBPM QUE FOI MANDADO PARA ARDER NO QUINTO DOS INFERNOS POR UM CABO PM POR PERSEGUIR O MESMO,OU SUA MEMÓRIA É CURTA TE ORIENTA PORRA.

Anônimo disse...

Temos que por na cabecinha cheia de ponta desses oficiais estressados com suas esposas supondo que estão ou estão levando ponta que nós não somos raparigas deles nem seus funcionários, somos concursados e portanto, servidores públicos... Agora, quando um pracinha endoida e mata um corno desse vem a mídia é quer tomar o PM por Judas.

Anônimo disse...

Tenente-Coronel Gama pelo amor de Deus ame sua vida e peça que um outro CORONEL ASSUMA seu cargo. Sugestão, O CORONEL LUCENA(Um coronel diferentes dos outros)é a pessoa mais bem capacitada para tamanha situaçao. Enquanto isso, o cmt dos "quadrados" nao sabe o que fazer... Comandante do CPC o senhor so vai entender "certas coisas" quando acontecer um HOMICIDIO em algum batalhao...

Anônimo disse...

Coronel Gilmar se o senhor precisar de ajuda, peça ao CORONEL LUCENA, este sim, é um talentoso gerenciador de crises...

Anônimo disse...

Coronel Gama tenta fazer isso la no 5º BATALHAO... tome jeito de homem rapaz. Coronel gilmar as ruas alagoanas estao sem policiamento e este ditador ainda contribui para isso...

Anônimo disse...

O major HERMES e o coronel Gama precisam aprender da maneira mais dolorosa e lenta.

Anônimo disse...

O Secretário de Estado de Gestão e Planejamento no uso das atribuições que lhe confere a Lei Estadual nº. 17.257, de 25 de janeiro de 2011, torna público, para conhecimento dos interessados, a realização de Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Estado de Goiás com 1.100 vagas:

Soldado - Combatente (945 masculino e 105 feminino);

Soldado - Músico (45 masculino e 5 feminino);

Remuneração:

Soldado 3ª classe - subsídio de R$ 1.841,11

Soldado 2ª classe - subsídio de R$ 2.971,95

Soldado 1ª classe - subsídio de R$ 3.276,58


SOLDADO PRIMEIRA CLASSE -> R$ 3.276,58

Anônimo disse...

SALARIOS DE SOLDADO PRIMEIRA CLASSE DAS PPMM

AMAZONAS - R$ 2.551,00

PARÁ - R$ 2.253,20

RONDONIA - R$ 2.913,66

TOCANTINS - R$ 3.057,76

BAHIA - R$ 2.557,37

CEARÁ - R$ 2.638,61

MATO GROSSO -2.739,33

SERGIPE - R$ 3.306,96

E NÓS? CADE A NOVA TABELA, DE QUANTO VAI SER O PRÓXIMO AUMENTO, A MAIORIA DAS POLICIAS JÁ ULTRAPASSARAM NOSSOS SALARIOS E OUTRAS QUE NÃO ULTRAPASSARAM PAGAM AUXILIO ALIMENTAÇÃO ( EX. MARANHAO, PERNAMBUCO E PARAIBA) EM TORNO DE R$ 250,00 A R$ 320,00. E TRABALHAM 24X72 E NÓS ? MÍSEROS R$ 2.200,00 É HORA DE AQUARTELAR, PENSEM NISSO.

MALUCO. disse...

OXE,ALMOÇAR NO SERVIÇO DE 13 ÁS 01?NA RADIO-PATRULHA NÃO EXISTE ISSO NÃO,O HOMEM QUE JÁ VENHA ALIMENTADO SENÃO SE LASQUE!

Anônimo disse...

ESSE FILHO DO SGT EDVAN É MUITO BABACA O PESSOAL TÁ DEFENDENDO SEU PAI E ELE VEM CONVERSAR BESTEIRA.RESPEITO SE DÁ A QUEM TE DAR ,SENÃO TRATO DA MESMA FORMA.RESPEITO TODOS OS OFICIAIS ,MAIS SE ALGUM DELES ME DESRESPEITAR TRATO-O DA MESMA FORMA.SÓ TENHO MEDO DE DEUS,PORÉM RESPEITO TODOS OS SERES HUMANOS.

Anônimo disse...

pior o despreparo do coronel gama, ele na preleçao só cobra TCO, e a tropa nao faz 1 sequer, ele fica cobrando pra fazer TCO de tudo, sem noçao TCO sem documento sem testemunha, incrivel a incapacidade do mesmo.
batinga cobra a ele TCO e ele quer que a tropa faça TCO de todo jeito, porem a tropa descontente com o mesmo, nao faz nada, ate os oficiais ficam fazendo gracinha do mesmo.

Anônimo disse...

ESSE SGT EDVAN PARA QUEM NÃO CONHECE, É MUITO MACETOSO E RECLAMADOR.
SE FOR PARA TRABALHAR NA PM É O DIA TODINHO RECLAMANDO, AGORA PRA DEIXAR O CARRO DELE LÁ NO 4º BPM E SEGUIR EM OUTRO CARRO PARA FAZER ESCOLTA DOS CAMINHÕES DA COCA COLA, É UMA BELEZA.
AOGORA PORQUE TUDO ISSO? DEU O SEU LUGAR PARA SER CHAMADO A ATENÇÃO.

Luiz Alves disse...

O Sgt Odevan é um cara tranquilo, é de fazer amizade e ser um bom companheiro, trabalhamos juntos muitos anos no 4Bpm, sei bem quem ele é, Sgt como te disse, conte comigo! E o advogado tá em QAP!

Anônimo disse...

Foi aí neste BPM, que um grupo de oficiais, em meado de 1986, espancaram um Cabo da PM deste BPM, quase matando de cacete.

Anônimo disse...

A sorte de vcs do 4º BPM é que ele mandou extrair uma parte do queixo.

Mefibosete disse...

Esse coronelzinho de bosta é um frustado. É formado em Direito, mas, nunca conseguiu ser Advogado. Foi colocado na PM pelos méritos do seu pai(Dr Gama ) que ao contrário do filho, é um homem equilibrado e não fica humilhando e tentando mostrar o que não é. Omem fraco, metido a moralista, por que não denuncia os apertos abusivos que leva do cunhado do Marcos Barbosa? Agora botar pra f.... na tropa é o que ele sabe fazer. Os policiais do 4º bpm que são operacionais podem dizer o quanto são cobrados pelo Queixudo, cito entre eles, o Sgt Adeildo, Cb Moura, Sgt Hermes, Cb Abreu, Cb J.silva, entre outros, que diz: quero arma, vão pra rua e peguem arma. Quando não dão resultado, o aperto aumenta, dá até mudança de escala. Os Pms são escalados a bel prazer da Cel Pm Eliane. O 4º bpm é um poço de injustiças. Com a palavra os revoltados.

Anônimo disse...

Essa Lastima miseravel foi jogado aqui no BPGd e o que era ruim ficou pior, essa praga precisa ser internado! O Capeta perde feio para essa praga.

Anônimo disse...

Cel PM Eliane: Ok colega Mefibosete....muito obrigada pela promoção, só está faltando mesmo receber o dinheiro referente a patente!

Sd Abreu disse...

Amigo Mefibosete, se o referido ABREU sou eu, o baiano, agradeço a promoção também, pois ainda sou soldado. Agradeço o reconhecimento pela operacionalidade, mas, tento fazer somente o que sou pago pra fazer, enquanto alguns se acovardam. Realmente, o clima no BPM não é dos melhores, mas, se isso ocorre, a culpa não é exclusiva do Comando. Existem utros fatores que deveriam ser relevados. Mas não me compete.

Sd Abreu disse...

A melhor forma de vencer os tiranos,vnão é ficando na moita, mas sim, estudando e lut ando com as armas que eles não dominam, a Mente e a Caneta.
Tem que acabar essa era de atraso, todos somos soldados, e todos tem obrigações e direitos. O comandante não comanda se estiver só, tem que ter os executores, que são, tão importantes quanto os que comandam. A sociedade observa muito a tropa quando está na rua trabalhando. A tropa reflete a imagem do comando. No livro "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, tem uma passagem que todo comandante deveria mentalizar: " Se ordenares a teus comandados, eles te obedeçerão; se tratá-los como irmãos, eles irão à guerra contigo; mas, se tratá-los como filhos, eles morrerão por ti."
Este ensinamento não vale somente para as F.A. Na vida de cada cidadão é dessa forma também. Oro a Deus para que dê tempo para os comandantes e líderes do nosso Estado possam refletir, e aprender a valorizar as pessoas, os seres humanos, pois, somos todos, feitos à imagem e semelhança do Criador.

Bibi disse...

Cada Unidade tem o comandante que merece...

Anônimo disse...

realmente afunção que ela exerce é merecida ganhar como Cel.

Anônimo disse...

a Cel merece não só o salário como o respeito dos envejosos

Anônimo disse...

AQUI NO BPRV TEM DUAS PESTES QUE NAO VALEM NADA TEN DANTAS E VELOSO O DANTAS QDO ERA SOLDADO PEGAVA GALINHA NO TREVO DO POLO E 5 REAIS DE CAMINHAO AGORA TA CAXIAS E O VELOSO PEGA DINHEIRO PRA BOTAR O POVO NA ESCALA DA ARSAL PEDI A ELE UMA VEZ PRA ENTRAR NA ESCALA E ATE HOJE NADA EU TAMBEM QUERO FURAR UM POUQUINHO.

Bahia disse...

Concordo. Na realidade, muitos policiais merecem o salario de Cel. E alguns nao mereciam ganhar nem como soldado. A Cel. Eliane dá duro realmente, pega logo cedo e às vezes sai já noite. Agora existem pessoas que não dão um dia de serviço e continuam um passo à frente dos que dão duro. Absurdo, mas que sou eu pra mudar alguma coisa?

Anônimo disse...

Se acordem nenhum desses caras não estão ligando para vocês ou mesmo segurança pública, eles só querem vantagens e se preocupa com as críticas e índice das estatísticas o resto é só escravos de seus interesses.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver