Para que serve o CONSEG?

Vamos começar a postagem respondendo de pronto à pergunta do título: o Conselho Estadual de Segurança tem servido de poleiro para as estripulias ilegais do Secretário Dário César e sua trupe.
O descumprimento da decisão judicial ordenando o retorno dos militares presos no Baldomero Cavalcante é uma reedição da vontade pessoal de Dário César, ao estilo de humilhar o Judiciário alagoano.
Por que reedição?
É simples. Vez por outra, a PM e outros órgãos do sistema de segurança descumprem abertamente decisões judiciais sob o manto da proteção do super secretário, como foi o caso de Luciano Silva, ex-comandante da PMAL, que engoliu a corda, descumpriu ordem judicial, mas acabou preso como “fora da lei” pelo Desembargador Manso. Uma exceção, porque quase ninguém do séquito de Dário César é preso por descumprir decisões da Justiça.
Nesse novo episódio, o “fora da lei” é o Conselho Estadual de Segurança Pública, esse órgão anômalo, acéfalo (no assunto segurança) e parido da vontade do próprio Dário César, que usou o CONSEG para detonar os “velhos coronéis” e “oxigenar” a PM, só que elle se “equivocou”, e usou gás sarin, sufocando criminosamente a corporação. Vejamos:
TUDO NA HORA
14:48 - 01/11/2012 Redação
Em julho deste ano, a juíza Ester Manso concedeu liminar às associações dos Subtenentes e Sargentos (Assmal) e dos Cabos e Soldados (ACS) da Polícia Militar de Alagoas. As entidades que pediram o retorno dos PMs presos no Baldomero para instalações militares.
A decisão não foi cumprida pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEG) até o momento.
Devido ao descumprimento, as entidades militares ingressaram com um Mandado de egurança, deferido pela juíza Ester Manso no dia 10 de outubro.
Agora, racionemos cá com os nossos botões: por que cargas d’água o CONSEG, que tem magistrados com assento no órgão, descumpriria a ordem judicial de transferir os militares (ilegalmente presos no Baldomero) para os quartéis?
Entendendo o problema:
Graças à vontade de Dário César, o CONSEG, a PGE e sabe Deus mais quem, carimbou o parecer maluco de demolir o Presídio Militar da GPMTB (Guarnição Policial Militar do Trapiche da Barra), encerrando no Presídio Baldomero Cavalcante os policiais militares presos processualmente.
O argumento extraoficial do Conselho: “o presídio militar é uma zona”.
“Uma zona”? Ora, que a gente recorde, era essa a ideia do Dário César e do Luciano sobre o presídio. Eles passaram essa ideia ao Conselho, e o CONSEG engoliu a corda, bonitinho e sem cuspe.
“Uma zona”? E por acaso o Baldomero é o quê? Um modelo de presídio?
“Uma zona”? (bis).
Se o Presídio Militar era “uma zona”, o Baldomero é uma “zona livre”, onde entra droga, celular a fole, armas e bebidas. E mais uma coisinha: no fim de semana sete agentes tomam conta daquele puteiro vespeiro. Os caras não fogem porque não querem.
Então, onde é que tá mesmo a “zona”?
Então, o ato ilegal, irresponsável e carregado de ódio do secretário e do ex-descomandante, Luciano “Malvadeza”, foi feito com o aval dos despreparados “diplomatas” do CONSEG: os militares foram parar no “Balneário” Cavalcante.
Falando em Malvadeza, o canalha agora pisa os felpudos salões do palácio de vidro, ocupando um cargo mais figurativo do que o da Rainha da Inglaterra, sem qualquer interesse público e sem qualquer valia real para a sociedade.
Ou será que estender o guarda-sol para a Rainha e tomar conta de sua segurança pessoal é tão importante assim para o interesse público?
Multa diária
Na decisão, a juíza manda intimar “pessoalmente” o presidente do CONSEG para que “cumpra a sentença sob pena de aplicação de multa diária em caso de descumprimento. A magistrada ordena também que a decisão seja comunicada ao Juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, “para que possa tomar as medidas que entender cabíveis no intuito de colaborar no cumprimento da citada decisão”.
Mais uma vez, uns babacas fascinados pela autoridade de Dário César, ou pelo seu tamanho físico, descumprem ordem judicial em seu nome, e recebem o bambão pelo descumprimento, deixando o “chefe” incólume, livre, pronto para mais uma desobediência judicial.
Sabe o que o CONSEG fez? Advinha?
Não cumpriu a decisão e mandou ver: remeteu tudo para a “Suprema Corte de Alagoas”, apelidada de Procuradoria Geral do Estado, a PGE.
No entender dos leigos, era pra cumprir a decisão da juíza e trazer de volta os militares para os quartéis, e só depois a PGE recorresse, se quisesse. Mas os doutores do Conselho, inclusive o Patriota (tido como humanista), fizeram o contrário.
Desobediência à ordem judicial: maior inimigo do sistema democrático. Cana neles!
A gente espera que a multa diária sobre para o Presidente do CONSEG, que, na prática, não foi o principal descumpridor da ordem, mas fê-lo por transferência de babada a César, coisa comum em Alagoas.
O ex-presidente do Consegue, que não é bobo nem nada, caiu fora da batata quente e renunciou à presidência do órgão. O abacaxi ficou para o seu irmão, o Juiz Maurício Breda.
Importante: os conselheiros não são remunerados. Eles estão lá por “amor” ao governador e devoção quase religiosa a Dário César, que, teme-se, pode até virar um profeta para essa gente rica e órfã de poder político que se recosta nas cadeiras do Conselho.
Conselho de Compadres
O Conselho Estadual de Segurança é um monstrengo dentro da Administração Pública de Alagoas. Nunca existiu antes dessa beleza de governo tucano. Foi enxertado nas vísceras do nosso Estado por uma lei morna e estranha à vontade do povo e aos interesses da sociedade.
Diz-se “autônomo” esse tal Conselho. Mas, uma olha mais acurada, e a gente pode vê-lo lá, pendurado nas barbas do visconde do Gabinete Civil, Dom Álvaro.
O CONSEG não chega a ser um tumor maligno, nem benigno. Pensando melhor, vamos compara-lo a um órgão vestigial do corpo humano, como o apêndice: existe, mas não serve pra nada. Se for extirpado não vai fazer falta. E ainda vai dar um alívio danado.
Entretanto, contrariando a lógica do apêndice, o CONSEG insiste em achar que serve para alguma coisa, e é aí que tá o problema. Órgão que deveria ser consultivo, tomou as vestes de conselho deliberativo, e até normativo, mas sem qualquer ação de relevância para a dignidade dos policiais, para a melhoria do aparato armado do Estado e, por conseguinte, para a solução do grave e aparentemente insolúvel problema da violência nas Alagoas.
Não dá para imaginar se é possível que o Conselho povoado de representantes de “poderes amigos”, compadres nos erros políticos e administrativos que atrasam Alagoas décadas a fio, seja capaz de fazer alguma diferença positiva no cenário caótico da Segurança Pública.
Em primeiro lugar, não há entre os conselheiros algo básico: o saber segurança pública. E isso inclui aos dois coronéis com assento no órgão, que estão lá para defender apenas, e “apenasmente”, os velhos interesses orgânicos da Cúpula da PM e do Bombeiro. Eles estão pouco se lixando para os problemas da violência, e menos ainda para o “gargalo segurança”, a espinha de baiacu no pescoço do governador que engasga a administração tucana.
E não podemos esquecer, pra não perder o costume: onde tem um coronel, reina a Lei de Murphy: Se alguma coisa pode dar errado, é certeza que vai dar. E, como desgraça pouca é bobagem, o CONSEG não tem apenas dois coronéis, porque, em verdade, eles se multiplicam por todos os coronéis e seus “interesses” comuns.
Quando está a defender o interesse da cúpula, o homem pensa pela cabeça da cúpula. Todos os conselheiros defendem ideias e interesses das respectivas cúpulas. Essa cúpula de aço pesa muito. Pesa sobre os ombros dos coitados e dos policiais que trabalham nas ruas, porque esse mesmo conselho carimbou um parecer do comando botando os militares (praças, claro) em escalas de vigia de quarteirão.
Se você está entre os que acham que algum dos conselheiros vai descer de seu pedestal social para enxergar a morte de pobretões nas favelas e nas ruas nojentas de Maceió e outras cidades alagoanas, tá redondamente equivocado.
Ou então, esqueça segurança e refaça o raciocínio a partir do ângulo de uma necessidade mais básica: a alimentação. Imagine quando um desses conselheiros está no “Palato”, a comprar uísque caro e outras maravilhas da degustação. Você acha que ele vai lembrar das crianças que passam fome nos guetos dessa província? Claro que não. Quem tem a barriga cheia não sabe o que é passar fome.
Enquanto o CONSEG for formado somente pelos representantes do rei, ele não servirá ao povo de Alagoas. Quem rodeia o rei quer distância do povo.
“Confirmar a autoridade do rei, o governador, e de seu fiel escudeiro, Dário César”, este é o papel reservado ao Conselho Estadual de Segurança Pública. Essa deve ser a sua eterna maldição.
E o novo presidente do Conselho tem como principal meta de sua gestão “acabar com o uso de celulares nos presídios”. É assim que funciona no governo: o remédio só é dosado quando a dor dói.
“Vamos combater o sintoma e pronto.” Mas, pera lá, não é mais importante saber o que tá causando a dor? Celular em presídio é sintoma da falência do sistema de segurança. Será que o Conselho sabe disso?
Ai, esse meu apêndice...
Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

10 comentários :

Anônimo disse...

verdade!!QUEM RODEIA O REI QUER DISTANCIA DO POVO!!TRANferindo para pmal.. quem rodeia os coroneis,tenentes (para ficar babando na caserna) quer distancia das ruas, a todo custo...e nós a se f... para manter a ordem..que a ordem vá pra PQP..

Anônimo disse...

perfeitas colocações...os coronéis safados acabaram com o presidio militar pq eles não ficam presos como lulú,paga fiança e vai embora pra os braços do negão relaxar...agora esse conseg vamos respeitar, que bosta n'agua vei...coitados de nós, e tome greve branca neles!!!!cheguei a marca de 6 meses sem nenhuma apreensão...

Anônimo disse...

senhores leitores!.que pena que como eu são muitos os praças que lêem esse blog, que com muita dedicação vem trazendo revelações, muitas verdadeiras outras não.Mas mudando, pra mim a verdade é que enquanto formos manipulados para beneficio próprio dos gestores de cada batalhão, estaremos fudidos,pois nos farão fazer qualquer tipo de coisa para o seu benefício,pois tem os afavores de quem manda e de quem podem julgar. E nós temos o que ou quem? quem tem a costa larga, ou afavores politicos verdadeiros ainda,ainda.Mas para quem for raquitico.kkk,bambão entra com força..

Anônimo disse...

NÃO É SO A POLICIA MILITAR,A JUSTIÇA,O EXECUTIVO EO LEGISLATIVO,TUDO NESTE ESTADO DESMORALIZADO DE ALAGOAS É UM PUTEIRO.

Anônimo disse...

COLEGAS, PRA MOMEÇAR,VAMOS JUNTOS COMBATER ESSE EMPRESTIMO (COBRANDO RESPONSABILIDADE DOS DEPUTADOS)QUE O DESGOVERNO QUER NOS METER GUELA A DENTRO. POIS COMO É QUE INSENTA USINEIRO DE PAGAR IMPOSTOS E DEPIS ANUCIA UM IMPRESTIMO MILIONARIO. SÓ OTARIOS É QUE NÃO QUER VÊ QUE VAMOS PAGAR ESSA VEGONHA. JUNTOS SEREMOS FORTES. PSDB NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

EU NÃO ENTENDO O PORQUE OS SENHORES,ESTÃO COLOCANDO NO FINAL DAS POSTAGENS QUE TEMOS,QUE ELEGER UM DEP FEDERAL,JA QUE IO POVO ALAGOANO GOSTA DE FAZER MERDA POIS ELEGEU UM PREFEITO DO MESMO PARTIDO DO CARA DE BURACO,VAMOS LOGO PARA O FUNDO DO POÇO VAMOS ELEGER UM DEP FEDERAL TAMBÉM APOIADO PELO CARA DE QUEIJO SUIÇO;Ô POVO BURRO.

Anônimo disse...

Eu ja assinei com o Nr de 9.812 - Assine também e repasse!

OITO SÃO MORTOS NA GRANDE SÃO PAULO
http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/634326/?noticia=OITO+SAO+MORTOS+NA+GRANDE+SAO+PAULO+TRES+POLICIAIS+SAO+BALEADOS

FAMILIARES DE POLICIAIS MORTOS FAZEM PROTESTOS
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6303673-EI5030,00-Familiares+de+PMs+mortos+participam+de+protesto+em+Sao+Paulo.html

Prezados Colegas,

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online: «REAJA BRASIL!; com a finalidade de ser apresentado um PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR, AGRAVANDO, AUMENTANDO AS PENAS E TORNANDO “CRIME HEDIONDO” os crimes praticados contra agentes da lei.»

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=REAJABRA

Pessoalmente, concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos.

Atenciosamente,

Anônimo disse...

NA PMAL EXISTEM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS: UMA PARA JULGAR O PRAÇA E A OUTRA PARA JULGAR O OFICIAL. TO ME REFERINDO AO CASO DOS OFICIAIS BOMBEIROS QUE FORAM PEGOS ROUBANDO (E NAO DESVIANDO ) OS DONATIVOS DAS VITIMAS DAS ENCHENTES,E QUE APESAR DE TEREM SIDOS PUNIDOS , NAO PERDERAM SEU CARGOS OU POSTOS. DIFERENTEMENTE DOS SGT RUFINO( NAO QUERO DIZER COM ISSO QUE ELE NAO MERECESSE SER PUNIDO),QUE FOI EXPULSO POR UMA ARMAÇAO E MONTAGEM DE ALGUEM QUE O QUIZESSE O PREJUDICAR.PODERIA O MENCIONADO SGT TER RECEBIDO UMA PUNIÇAO QUE FOSSE DE ATE TRINTA DIAS DE PRISAO,MAS SEM A PERDA DA FUNÇAO, FATO IDENTICO O OCORRIDO COM OS OFICIAS QUE NAO PEDERAM AS SUAS PATENTES. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

Anônimo disse...

O sistema de segurança está fálido e não é só culpa dos Governantes, é culpa dividida entre os que operam a segurança pública. Vejam um exemplo: O Sr. Governador não está nem ai para resolver os problemas de segurança, nem saúde, nem infra-estrutura... Nada. E nós que estamos nas ruas sendo humilhados por maioria dos Oficiais Nojentos que fazem cumprir as determinações do alto escalão, estamos querendo ressucitar o que está morrendo, tirando nosso serviços e querendo ser heroi a reculperar um sistema de segurança que está sendo tentado, na modalidade Homicidio Qualificado, destruindo todas as relaçoes de respeito que ainda há dentro da nossa briosa. Estamos querendo procurar serviços, e mostrando na midia que tambem ajudamos o Gov. que nada faz pelo nossos companheiros que estão no presidio sofrendo o pão que o diabo amaçou. Eu sei que eles merecem punições, mais acima disso, existe uma lei que diz que os militares que repondem processo devem ficar presos em prisões especiais, Militares, caso isto não ocorra, que fiquem em unidades militares, Mas como bem disse a reportagem, quem está ao lado do rei não lembra do povo. Nós que estamos soltos, não estamos nem ai para nossos companheiros de profissão.
Devemos agir da maneira correta, ou botamos pra lascar com a operação tolerancia zero, cobrando a risca a lei, que é nosso dever constitucional, ou mantemos, só que com mais intensidade, a greve branca, que é do tipo: a ocorrencia na esquina agente se distancia um quarteirão, o povo chama de um lado, agente vai pro outro, pegar as viaturas e ficar na area das nossas residencias, fazendo guarda proxima para nenhum meliante tentar nos atingir, nem nossos familiares. Vamos dá respostas a essa cupula de merda, que acham que podem mandar em tudo e em todos.
O filho do Governador foi preso com drogas e traficantes fortes, e porque ele não ta no Baldomero? porque é filho do dono da lei? porque o simbolo da justiça ta com uma venda nos olhos? será que é porque a lei é imparcial, existe para ser aplicada a todos.
O senhor Secretario de segurança, Não vale nem a pena mostrar a ficha criminal deste meliante, vigarista, bandido do velho oeste que tenta impor poder atravez de pressões psicologicas, mas sei muito bem que ele tem um casinho amoroso, e é com um homem. Este viadinho de merda, criminoso safado, quer aterrorizar os puliças(escrita errada de proposito) é porque é assim que ele trata agente, como ignorantes, com uma suposta moral, que não tem. O cidadão pode prender qualquer pessoa em flagrante, e ele ta descumprindo uma ordem judicial, podemos prender este marginal na rua.
Por ultimo, quero aqui expressar meu total descredito do judiciario, O dr. Mauricio Breda, que sempre foi um homem admiravel, pela sua imparcialidade, pela sua moralidade, e respeito com as leis, está simplismente fingindo que não ver, que não sabe de nada. Dr. sua amiga de trabalho, a Drª Ester Manso, está agindo dentro da lei, e o senhor não quer cumprir a decisão dela? o Gov que des-estruturar o Judiciario, poder independente, usando o senhor como fantoche para encobrir suas facetas. Se o senhor não tiver autoridade para fazer cumprir a lei neste conselho, peça pra sair, como Juiz o senhor tem mais autoridade.

Anônimo disse...

Denuncia:

NO CHOA a ST Rosália foi pega "pescando" pelo instrutor do curso e seria desligada pelo fato.Mas como é esposa do OUVIDOR- TC Wellington teve o pedido aceito pelo TC Comandante da Academia ( um ligou TC ligou para o outro ).
Se fosse qualquer outro seria desligado do Curso e PUNIDO.Como a Macetosa nunca deu um tapa numa BROA e só vive dando " seus pulos " Nada Ocorreu!
Se fosse você, perderia o curso e seria punido.
RAÇA DE HIPÓCRITAS!!!!

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver