Enquanto nosso Deputado Estadual não é eleito

Quando iniciamos a campanha Precisamos eleger um Deputado Estadual (...) muitos leitores manifestaram sua opinião em sentido contrário. Para boa parte dos militares com quem conversamos o Briosa em Foco não deveria encabeçar essa proposta de incutir no seio da tropa a necessidade de elegermos um Deputado Estadual para representar os nossos interesses.
Talvez os novos soldados ainda não tenha se ligado nessa situação, a de termos um Deputado Estadual representando os nossos interesses perante o Comando da PM, o governador, o parlamento estadual alagoano (a Assembleia Legislativa do Estado) e até mesmo nas questões do nosso dia a dia na vida castrense, mas os antigos sabem que todos nós, independente da antiguidade na corporação, temos essa necessidade, pois são os deputados quem aprovam as leis, bem como propõem a criação de outras, e é aí que reside os nossos interesses. Razão pela qual frequentemente somos obrigados a nos recorrermos a pessoas que somente nos ajudam “quando convém”, ou “quando querem”.
Ao longo dos últimos meses, nós, que fazemos o Briosa em Foco, discutimos – tanto internamente quanto externamente aqui nas postagens – sobre a falta de líderes na nossa corporação, bem como a revoltante fraqueza dos nossos representantes nas associações, que se auto proclamam “lideranças”. É claro que, mesmo não participando de nenhuma associação, algumas pessoas se apresentaram como autênticas lideranças, fazendo surgir focos de resistência e encorajamento em alguns setores da tropa. Mas sem o apoio das associações, as quais estavam suplantadas na vaidade dos seus presidentes, e sem a devida notoriedade aos seus atos, essas lideranças acabaram se tornando vítimas da perseguição. E, uma vez expostos e sem o devido apoio, logo foram “abafadas”.
É claro que entre lideres e presidentes classistas, algumas outras pessoas se insurgiram ante a tudo o que estava acontecendo, mesmo que timidamente.
Longe de querer tomar partido sobre quem deveria ser apresentado como o nosso grande líder, fato é que já estamos passando da hora de termos alguém efetivamente nos representando, seja defendendo os nossos interesses ou até mesmo propondo soluções para os inúmeros problemas que vivenciamos nos nossos ambientes de trabalho.
E depois de tanto batermos na tecla que Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!”, finalmente alguém entendeu que isso pode se concretizar e resolveu debater esse assunto em plena sessão na Casa de Tavares Bastos (a Assembleia Legislativa de Alagoas). E como sempre, atentos aos votos que podem surgir da família miliciana e os seus parentes no próximo pleito eleitoral, alguns deputados resolveram “sair na frente” e abraçar os nossos problemas.
O Deputado Judson Cabral, por exemplo, manifestou preocupação com o desrespeito aos direitos dos militares, prometendo investigar todas as denúncias que lhe chegarem ao conhecimento. O Deputado Ronaldo Medeiros, por sua vez, aproximou-se da tropa através de alguns presidentes de associações, prometendo levar a plenário os problemas internos (prisões abusivas, violação de direitos) e os projetos de lei que forem de interesse dos militares. O Deputado Jeferson Morais, cujo prestígio não anda em alta perante a Tropa, foi quem mais “se movimentou”. Ele criou e apresentou um anteprojeto de lei propondo o auxílio alimentação, o qual já foi encaminhado ao governo do Estado para apreciação, e na tarde hoje, dia 18.12, apresentou nova proposta. Desta vez, defendendo a gratificação para militares condutores de viaturas. Quanta eficiência em tão curto espaço de tempo. Vejamos:

Jeferson Morais defende gratificação para PMs condutores de viaturas
O Deputado Estadual Jeferson Morais, Democratas, apresentou na tarde de hoje indicação ao governo do Estado, para que os policiais militares, incluindo bombeiros, que são condutores de viaturas (incluindo motos e embarcações), recebam gratificação. Segundo o parlamentar, atualmente cerca de dois mil PMs trabalham como condutores sem que tenham qualquer gratificação, o que já chegou a gerar conflitos entre oficiais e subordinados, pois alguns militares foram praticamente forçados a conduzir viaturas. “Tenho certeza de que o governo atenderá o pleito, entendendo as dificuldades financeiras que assolam nosso Estado. É uma questão de reconhecimento ao trabalho dos policiais e bombeiros”, afirmou Jeferson Morais.
Na indicação encaminhada ao Palácio do Governo, o deputado propôs que a gratificação seja destinada do soldado ao sargento, pois são estes que atuam como condutores. Lembrou também que, quando um policial se envolve em acidente com uma viatura, além de responder a sindicância ainda paga pelos danos. “Precisamos estimular o policial, pois quando ele fez concurso não ficou explícito que seria condutor. Essa é uma atividade quase que paralela. Caso nossa indicação seja aceita pelo governo e receba as devidas emendas, novos policiais serão estimulados à conduzir viaturas e motos. Acho muito justo”, declarou.
A prática de diferenciar a função de condutor nas corporações militares já ocorre em vários Estados.
Senhores, em menos de dois anos teremos novas Eleições para Deputado Estadual. Estas pessoas, estes parlamentares que hoje estão “nos ajudando”, há quanto tempo estão em seus cargos? Por que não fizerem nada pela família miliciana há mais tempo? Amigos, não se iludam com essas migalhas que estão nos ofertando. Aceitemos tudo o que “eles” quiserem nos ofertar, mas na hora do voto, nas próximas eleições, vote(m) em um irmão de farda. De preferência, vote(m) em quem nunca participou de nenhum pleito eleitoral. Precisamos de um representante, a exemplo de outras Polícias Militares...

Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

16 comentários :

GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA PÚBLICA - GPSEG disse...

Texto preciso, pertinente e atual.
Parabéns ao autor, ou autora.

JG disse...

Enquanto isso...

Placar: 03 – 108 - 1922 até agora, 22:45hs caetés. Agora, tem-se 1.922 ASSASSINATOS no ano, cuja média é 174,81 MORTOS/Mês. Tem-se 108 MORTES em menos de 18 dias de Dezembro. SÃO DEZ MIL, DUZENTOS E CINQUENTA E DOIS (10.252*) MORTOS em 60 meses. Isso dá 170,86 MORTES/Mês, nesses quase 5 anos. Em 171 dias de Plano, tem-se 615 MORTES, que dá mais de 3,59 MORTES/Dia. E 108 MORTES em 18 dias dá 6,0 Mortes/Dia. Ah! E o dia nem acabou! Isso é que AVANÇO (?) Ou não?

Fonte: webjornais caetés*

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO:

Governo anuncia que vai pagar o 13º de todo funcionalismo na quinta
15:06 - 18/12/2012 Da Redação
Segundo Vilela, é a primeira vez em seis anos que pagamentos são adiados

Após afirmar que suspendeu o pagamento de fornecedores e prestadores de serviço para garantir o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores, o governo do Estado anunciou que o dinheiro será depositado na conta de todos os servidores nesta quinta-feira ao invés de fazer o pagamento em faixas. Na manhã de hoje, a previsão era de que até o dia 20 fosse pago o décimo de quem ganha até R$ 4 mil. O restante do funcionalismo receberia até o Natal.

O governador destacou o esforço feito pelo Governo do Estado para garantir o pagamento integral do abono natalino. “Neste dia 20, estaremos pagando integralmente o 13º salário de todo o funcionalismo estadual”, anunciou o governador pelo Twitter.

Teotonio Vilela explicou que, em consequência da crise financeira e da queda na arrecadação, o governo precisou suspender o pagamento a fornecedores e prestadores de serviço para garantir o pagamento integral do 13º aos servidores. Ele afirmou que mantém o esforço para restabelecer os pagamentos. “Reitero minhas desculpas aos fornecedores e prestadores de serviço, que, pela 1ª vez nesta gestão, sofreram algum atraso no pagamento. Estamos trabalhando para quitar nosso compromisso o mais breve possível”, afirmou.

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO:

Estacionamento do GBarbosa tem novo tiroteio e pânico
22:48 - 18/12/2012 Plínio Lins
O Gol do jovem que assaltantes pretendiam levar

Sete meses depois de um assassinato à queima-roupa, o estacionamento do supermercado GBarbosa, no Stella Maris, voltou a ser palco da ação de assaltantes por volta das 21h40desta terça-feira, um horário de muito movimento. Houve tiros a esmo, pânico e correria – mas desta vez os seguranças estavam a postos, e impediram consequências mais graves.

O jovem Thiago Henrique, de 26 anos, estagiário do Banco do Brasil, chegou ao estacionamento do supermercado em seu carro, um Gol, e foi abordado por dois jovens, ambos armados. “Eles mandaram que eu fosse para o banco de trás”, relatou Thiago. Provavelmente iria começar um sequestro-relâmpago.

Thiago contou que saiu do carro e deixou a chave na ignição. “Eles estavam nervosos, esqueceram de mim. Eu fui me afastando, eles entraram no carro, deram a partida”, relata o rapaz.

Nesse momento, segundo Thiago, os seguranças do GBarbosa perceberam a ação dos assaltantes. “Eram dois ou três seguranças, que ligaram as motos. Os ladrões iam fugir no meu carrro, mas na hora de fazer a manobra se atrapalharam e bateram em uma das pilastras do estacionamento. Aí fugiram a pé, atirando em qualquer direção. Todo mundo teve que se abaixar”.

Na verdade, havia três assaltantes. Um deles fugiu, também correndo, mas para dentro do supermercado – e foi preso pelos seguranças e entregue à Força Nacional, que chegou ao local minutos depois.

A jovem na linha de tiro

A estudante Gabriela, de 18 anos, que mora em frente ao GBarbosa, quase foi vítima dos tiros disparados a esmo pelos assaltantes em fuga. Ela estava no estacionamento com uma amiga e acabou ficando na linha de tiro. “Eu estava passando por ali, vi o tumulto, pensei que eles não iam atirar”, relata a jovem. “De repente ouvi o primeiro tiro. Quando o homem atirou, um segurança gritou para nós ‘abaixa!’ e empurrou nós duas para o chão. Logo em seguida veio o segundo tiro. Aí o segurança puxou a gente para dentro da loja e nós ficamos protegidas. Ainda ouvi um terceiro tiro. Depois fui ver, um dos tiros quebrou a vidraça do meu prédio”.

Veja a cobertura completa do episódio desta terça-feira no Fique Alerta, nesta quarta-feira, na TV Pajuçara.

Em maio, empresário foi morto

Na tarde de 14 de maio deste ano, uma segunda-feira, o empresário José Ednaldo Barbosa, de 67 anos, foi morto com um tiro, dentro do estacionamento do GBarbosa do Stella Maris. Dois homens o abordaram quando ele saía do carro. As polícia disse acreditar que ele reagiu ao assalto e por isso foi morto.

As câmeras de segurança filmaram os dois homens transitando pelo local, mas eles não foram identificados nem presos.

Pagando de Bom Samaritano disse...

Deputado Ronaldo Medeiros se reúne com o presidente do TJ, Sebastião Costa Filho

Na manhã desta segunda-feira, 3, o deputado Ronaldo Medeiros se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ\AL), desembargador Sebastião Costa Filho, com representante da Secretaria de Gestão Pública (Segesp) e da Secretaria de Defesa Social discutindo a situação da reserva técnica da PM.

"Venho discutindo bastante esse tema e lutando pela nomeação desses cidadãos que estudaram, se capacitaram e aguardam ansiosos pela nomeação", ressaltou o deputado.

Pagando de Bom Samaritano disse...

Pessoal da reserva técnica da PM se reúne com o deputado Ronaldo Medeiros

Uma comissão de concursados da reserva técnica da PM se reuniu na tarde desta quinta-feira, 29, com o deputado Ronaldo Medeiros (PT). Na reunião os trabalhadores discutiram a nomeação deles pelo Governo do Estado.

O deputado Ronaldo Medeiros lembrou que eles são cidadãos que estudaram, se capacitaram e até o momento não assumiram seus cargos.

"Tendo em vista os altos índices de criminalidade é inaceitável que ainda existam mais de 600 homens aguardando para trabalhar em defesa da sociedade. Já participei de várias reuniões discutindo esse assunto e estou na luta", observou o parlamentar.

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO PARA CHEGARMOS AO FUNDO DO POÇO,VOTE 45 PARA DEPUTADO ESTADUAL,ô POVO BURRO.

Anônimo disse...

AMESE - VIATURA DA PM/SE COM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO É RECOLHIDA PELA PRF.

Com dois anos em atraso no documento, PRF faz levantamento e apreende viatura da PM

Uma viatura pertencente à 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policia Militar, de Itabaiana, foi apreendida por agentes da Policia Rodoviária Feral (PRF), após se envolver em um acidente na BR 235.

A viatura da PM, pertencente a 1ª Cia, de Areia Branca, que se envolveu em um acidente nesta terça-feira (18), e que teve apenas danos materiais, acabou sendo apreendida pela PRF por estar com dois anos de licenciamento em atraso, além de um mandado de busca e apreensão.

Os agentes federais que foram até o local do acidente fazer o levantamento, não tiveram alternativa a não ser recolher o veiculo e levá-lo para o pátio da PRF, localizado na avenida Maranhão em Aracaju. É que para surpresa dos PMs e dos agentes, mesmo se tratando de uma viatura policial, essa estava com os documentos irregulares, ou seja, havia dois anos em atraso.

Surpresa maior e desagradável para os policias militares, aconteceu quando agentes da PRF foram fazer um levantamento sobre o veículo, que para surpresa de todos, havia um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Desta forma, com tantas irregularidades, o veiculo acabou sendo recolhido ao pátio da PRF aguardando que a secretaria de segurança pública possa resolver a situação para que o veiculo seja liberado.
Munir Darrage

Fonte: Faxaju (Munir Darrage)

Sócio da ASSOMAL disse...

Líderes militares apresentam proposta de tabela de subsídio

Postada em: 13/12/2012

O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), Major PM Wellington Fragoso e demais líderes militares da ASSOMAL, ASPRA, ASSMAL, ABMAL e ARPMAL se reuniriam nesta quarta-feira (12) na Secretaria de Estado da Gestão Pública (SEGESP) com o secretário Alexandre Lages para tratar da nova proposta da tabela de realinhamento do subsídio da categoria.

Os líderes apresentaram a proposta ao secretário e ele vai avaliar juntamente com outras secretarias a viabilidade da aplicabilidade da tabela a partir do próximo ano. Desde o início deste ano este assunto vem sendo discutido pelas lideranças das associações, mas até agora a diferença salarial de cabo a coronel ainda não foi corrigida. Somente os soldados tiveram o realinhamento definido, entretanto as outras patentes continuam sem perspectivas e isto tem causado certo desconforto na tropa.

Para maiores informações clique aqui.

Anônimo disse...

Quero só ver, até os coronéis são um bando de acomodados, um delegado neste novo aumento chega a ganhar até vinte mil reais e apesar de ser soldado, reconheço que um coronel, além dos tres anos do CFO, tem que ir para academia mais tres vezes para sair Coronel Fechado e tem a responsabilidade muito maior, com um grande efetivo, diferente de um delegado que comanda meia duzia de agentes. E quanto mais um coronel ganhar, o soldado ganha mais. Sou a favor da equiparação do salário do Coronel com o de um delegado e eles, os coroneis, deviam mobilizar a tropa, da mesma forma que fizeram em 2005 e todos tivemos um amumento de 93% em média, o que foi uma grande demonstração de força e poder da classe militar, apoiada pelos coronéis. Chega destes coronéis e majores se vender por uma merda de uma gratificaçãozinha que não fica no salário depois, AUMENTO SALARIAL JÁ, PARALISAÇÃO JÁ, CORONÉIS APOIEM ESSA IDÉIA E DAREMOS RESPALDO AQUARTELANDO TODA A TROPA. VAMOS RUMO AO SALÁRIO DE TRÊS MIL PARA SOLDADO E 18 MIL PARA OS CORONÉIS, QUE JÁ É A MÉDIA DE MAIS DE VINTE ESTADOS DO BRASIL.

Anônimo disse...

NÃO DEVEMOS ACEITAR CONTRA PROPOSTA MENOR, POIS A POLICIA CIVIL TEVE UM AUMENTO DE 25% PORQUE A POLÍCIA MILITAR MERECE MENOS? A DESCULPA DE EFETIVO MENOR NÃO VALE! SOMOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA DA MESMA FORMA QUE ELES DA CIVIL. SE O GOVERNADOR TEO PINOQUIO BALELA NÃO ACEITAR, VAMOS PARALISAR, VAMOS COMEÇAR 2013 MOSTRANDO A NOSSA FORÇA E NOSSA DETERMINAÇÃO, CHEGA DE ENROLAÇÃO, DE MENTIRAS E DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

RECADO AOS OFICIAIS - DEIXEM DE SER BABÕES E OTÁRIOS, JUNTOS TEMOS FORÇA E VOCES VÃO SAIR GANHANDO MUITO MAIS, ENQUANTO NÓS SOLDADOS VAMOS AUMENTAR 300 OU 400 REAIS, VOCES VÃO RECEBER DE DOIS MIL A TRES MIL REAIS A MAIS EM SEUS SALÁRIOS, PORTANTO APOIEM A TABELA OU A PARALISAÇÃO IMEDIATA.

Anônimo disse...

LÍDERES MILITARES, APÓS A PROPOSTA SER REJEITADA ( o que logicamente vai acontecer, pois o Ricardo Lages não tem palavra e é babão de Teo) REUNAM OS ASSOCIADOS E PROCUREM TER APOIO DOS OFICIAIS SUPERIORES E DECLAREM AQUARTELAMENTO, AGORA NO CARNAVAL, VAI SER A ÚNICA DATA DE IMPACTO PARA SERMOS RECONHECIDOS E TER O AUMENTO MERECIDO, JUNTOS CONSEGUIREMOS, LEMBRAM DE 2005? FOI 100% DE AUMENTO, COM AJUDA DOS OFICIAIS SUPERIORES, VAMOS FAZER ISSO NOVAMENTE, UM DEPENDE DO OUTRO E JUNTOS CONSEGUIMOS.

Sd PM disse...

Em 2005 os estrelados fizeram reunião às portas fechadas e só os oficiais superiores receberam aumento, deve lembrar disso e ainda, para prestar concurso de delegado, o candidato já deve ter curso superior de direito enquanto o CFO entra com nível médio e, quando coronel ´so determina: quero tantos homens para isso ou aquilo. Quanto mais um coronel ganhar, melhor para todos nós! Más está loge a responsabilidade deles a de delegado.

Sd PM disse...

Aos Srs. Deputados, dou meus agradecimentos, sendo para o bem da tropa ou interesses próprios, são significativas as melhoras que teremos com esses projetos sendo aprovados, no entanto, para mim, além de um salário digno, corrigido anualmente, fosse fixado uma CARGA HORÁRIA 40 HORAS SEMANAIS COMO JÁ ESTÁ DESCRITO EM NOSSOS CONTRA-CHEQUES.

Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

Anônimo disse...

Concordo que precisamos eleger um representante tanto estadual como federal, mas que NÃO seja nenhum dos mesmos de sempre: Simas,Fragoso, Teobaldo, etc... Tem que ser alguém limpo, sem manias como fingir que briga por nossa classe e ter pai, mãe, mulher e filhos com cargos comissionados no estado dado pelo Téo BALELA. Precisa ser alguém novo, sem mácula, sem interesses pessoais e com vontade de querer dar um fim ao MILITARISMO seboso, nojento, desumano, humilhante e vergonhoso.

Anônimo disse...

o ronaldo medeiros esta se tornando um inutil se juntando com os presidentes das associações que infelizmente nos representam, principalmente com o simas
a acs é nossa xô gabiru

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver