E pode isso é, Gilmar?

O “giroflex” rotacionava suas luzes azul e vermelha em revezamento cromático, enquanto, de pé, não conseguíamos controlar o movimento de nossas pálpebras que teimavam em fechar. Era sono!
A porta mal fechada do CPC se abre e, de lá, surge a figura do seu Comandante: o Coronel Gilmar Batinga. Soa-nos estranho, sabendo que há menos de cinco anos o hoje “Coronel Fechado” era um neófito major... Coisas da hierarquia.
Perfilados, de frente ao pátio, estávamos nós, como outros tantos “severinos”, rígidos e de pé, como se fossemos manequins, alinhados de frente ao comando. Éramos homens e mulheres, alguns saídos de casa, outros deslocados de diversos setores da cidade para cumprir as “determinações extras” de policiamento, elaboradas por tão sábio “policiólogo”.
Quem vê hoje a pose de Gilmar Batinga, o oficial, jamais imagina a figura do vetusto Gilmar Batinga, o praça, cujos documentos não registram com fidelidade o que a memória jamais irá esquecer. Típicas histórias que são passadas boca a boca da tropa, de um para outro. E com tamanha riqueza de detalhes, que chega a ser o registro castrense mais fiel.
Nem a mais fantasiosa imaginação poderia alcançar o hoje poderoso Gilmar Batinga, imbuído do policiamento do centro da Maceió (no final da década de 80), encolhido às marquises dos restaurantes e lojas, sob o frio da madrugada, deitado ao chão de pedras do calçamento envolto a um papelão – na acepção mais clara do que possamos qualificar à palavra – vagabundo.
O mesmo arrochado “Gilmar” dos dias contemporâneos, não fosse a farda a lhe distinguir dos mendigos, aquela época não passava de um dos mais folgados militares que já cruzaram o Portão das Armas do Quartel do Centro.
Hoje, à frene do Comando do Policiamento da Capital, Gilmar opera milagres em busca da manutenção do binômio pilar. Administrando o maior comando da organização castrense, é preciso recriar a própria imaginação para conseguir compreender o esforço que Gilmar faz para punir aqueles que deseja ver sob controle.
Não há, nas camadas mais elementares da tropa – e nisso incluem-se o oficiais subalternos –, aquele que não tenha sido vitimado com uma das “marotices” disciplinares do Batinga; nesse ponto, a imagem evangélica parece mais apropriada: o buraco da agulha se assemelha ao malfeito praticado pelo militar, e o camelo que atravessa são os procedimentos movidos para punir. “Partes” colidem amontoando-se, Sindicâncias enfileiradas aguardam a sua solução sobre as mesas, numa confusão entre necessidade e abuso, onde a defesa do militar é o que menos importa, pois a “solução de Gilmar”, numa analogia apreciada por este, é uma sentença que percutirá para o militar como um ânus que se alarga com muita dor dos esfíncteres.
Mas não, nem sempre foi assim. Nem sempre é assim. Nem todos os que entram como acusados são efetivamente punidos. No dia 28 de novembro de 2011, por conta de uma vaga de estacionamento para um veículo particular defronte ao QCG, houve uma situação que, por pouco, não desaguou em tragédia com disparos de arma de fogo e agressões físicas mutuas.
Isso, porque o Soldado Fabionney (fardado e de serviço no estacionamento do Quartel Geral) desentendeu-se com o também soldado Frankilin (que, à época, estava paisano, em veículo particular, pretendendo adentrar no estacionamento do aludido quartel, sem possuir em seu veículo o tal adesivo do QCG). Dizem que a coisa foi feia. E para sedimentar esse entendimento, fazemos uso do documento abaixo, que nos chegou por um de nossos mais fieis colaboradores:
Como se vê, e sem adentrar no mérito da culpabilidade dos dois soldados, o Coronel Gilmar, sabe-se lá se tencionando “ponderar as suas veredas”, como já o sugestionamos, fora hábil em dirigir-se à Corregedoria e interferir na abertura do procedimento, coberto de “boníssimas intenções” (ou para proteger subordinado direto, numa hipótese mais maquiavélica).
Retorno então ao momento anterior, onde este mesmo Gilmar prelecionava a nós, a Tropa, ressaltando as implicações da ausência em qualquer destas extras por ele elaboradas, cobrando não só o cumprimento resignado de nossa parte, bem como usando a analogia porca e pobre acerca de uma “trozoba” que poderia adentrar às partes pudicas de alguém. Linguajar adequado a um comandante, decerto.
Diante do exposto, cabe a nos perguntar-nos, de forma singela: “Gilmar, que moral tem tu de punir alguém?”
Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

21 comentários :

Anônimo disse...

MUITO BEM CMT,QUANDO O SR.FOR PRA RESERVA VAI SER MUITO BEM QUERIDO PELA TROPA,É O BASTANTE PRECISAR DELA!

Anônimo disse...

Vamos criar coragem, ter espírito de união e ter também ombridade e vergonha na cara para podermos realizar UMA PARALISAÇÃO, UM AQUARTELAMENTO reivindicando o piso de R$ 3.000,00 para Soldado, com o devido escalonamento até coronel, pois 90% das policias teve aumento de 25% a 60% e a exemplo da Bahia, Sergipe e Ceará, tem salários mais dignos, mesmo os antigos que foram formados nas coxas e são medrosos tem que entender que são funcionários públicos EFETIVADOS e tem que APOIAR E INCENTIVAR O AQUARTELAMENTO e não ficar com medo e sempre criticando os 2002, 2006 e 2010 que querem reivindicar melhores condições de salário e de trabalho. Vamos nos unir antigos e recrutas e vamos lutar por uma verdadeira melhoria, pois esta nova tabela salarial da ACS É UMA VERGONHA e só demonstra o descaso das associações

Anônimo disse...

Vamos criar coragem, ter espírito de união e ter também ombridade e vergonha na cara para podermos realizar UMA PARALISAÇÃO, UM AQUARTELAMENTO reivindicando o piso de R$ 3.000,00 para Soldado, com o devido escalonamento até coronel, pois 90% das policias teve aumento de 25% a 60% e a exemplo da Bahia, Sergipe e Ceará, tem salários mais dignos, mesmo os antigos que foram formados nas coxas e são medrosos tem que entender que são funcionários públicos EFETIVADOS e tem que APOIAR E INCENTIVAR O AQUARTELAMENTO e não ficar com medo e sempre criticando os 2002, 2006 e 2010 que querem reivindicar melhores condições de salário e de trabalho. Vamos nos unir antigos e recrutas e vamos lutar por uma verdadeira melhoria, pois esta nova tabela salarial da ACS É UMA VERGONHA e só demonstra o descaso das associações
Reply

Anônimo disse...

SERIA BOM PERGUNTAR A ESSE "CORONEL GILMAR BATINGA QUAL O INVESTIMENTO OU QUAL O DESTINO DA COLABORAÇÃO QUE ALGUNS COMERCIANTES ENTREGAM EM MÃOS?
PARA QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO, DIVERSOS ESTABELECIMENTOS DA ORLA DA PAJUÇARA, PONTA VERDE E JATIÚCA, FORAM VISITADOS PELO ILMO CEL GILMAR BATINGA PARA QUE OS MESMOS PAGASSEM UMA CERTA QUANTIA TENDO COMO GARANTIA UM TRATAMENTO DIFERENCIADO, UM POLICIAMENTO REFORÇADO! E QUANDO O COMERCIANTE NEGAVA-SE A COLABORAR O FOLGADO RETRUCAVA!
A POLÍCIA MILITAR TEM A MISSÃO DE MANTER A ORDEM PÚBLICA E ESTÁ NAS RUAS PARA DESEMPENHAR A SUA FUNÇÃO PARA QUALQUER CIDADÃO, INDEPENDENTE DE RAÇA, COR, RELIGIÃO, CLASSE SOCIAL E ETC!
No meu entender, o folgado ex-praça, está utilizando o funcionalismo público como se fossem funcionários de empresa privada, para satisfazer só e somente as próprias vontades e furadas cidadãs a bem do bolso!

Anônimo disse...

O Soldado fabionei, tem um filho que faz tratamento de cancer, ele já saiu do 1 bpm, por causa de problemas psicológicos. Faz tratamento continuamente e toma remédio controlado. É um cara amigo de todos, mais é aquele doido, não mexa com quem tá quieto, mexeu fu... .Já presenciei ele pegar um cara dobrado com facilidade. lembro-me de um fato, que ele não tinha nada para fazer, matou o rotativo da viatura. Kkkkk, trocar tiro é com ele mesmo. Tem ate homicídio. devia ser aposentado. Não só ele, que a policia insisti de manter em seus quadros. Por outro lado tem o soldado Frankilin, dizem que quer mandar em outros soldados, se acha o melhor, o tal, o rei da cocada preta. babão de oficial, que não tem tamanho. como ele só lembro de um, o nosso ex-comandante geral, o coronel Luciano, que não podia ver o governador Ronaldo Lessa, dizem que ate .... . também ele tem seus méritos, passou no concurso de oficial da PMAL 2013, o sd Frankilin tem antecedente, foi transferido do ciods para o cpc, por causa do mesmo problema, briga entre pares.

Anônimo disse...

oxente bichinho. dois pesos duas medidas.

Anônimo disse...

O Ministério Público Estadual entrou com a quarta ação civil pública por improbidade administrativa contra o secretário estadual de Educação, Adriano Soares.
VAMOS FAZER UMA REPORTAGEM E UMA HOMENAGEM AO BRILHANTE TRABALHO DA PROMOTORA CECILÍA CARNAÚBA, contra esse LADRIANO SOARES. A unica que trabalha e esta sendo taxada de confronto pessoal, rixa contra o ladroano soares.

Anônimo disse...

ESSE SOLDADO FABIONEY É PROBLEMÁTICO E METIDO A BRABO ,CERTO DIA ELE QUIS ROUBAR UM AMIBGO MEU.MEU AMIGO GERENTE DE UMA BANCA DE REVISTA NA PAJUÇARA VINHA DE MOTO E COM 5MNIL DA BANCA E ELE QUERIA TIRAR A CAPANGA COM O DINHEIRO DELE.O CASO FOI PARAR NA CENTRAL .ELE É UM BANDIDO E NÃO RESPEITA NINGUEM ,COM VARIOS PROCESSOS NA CORREGEDORIA.TEM QUE TIRAR ELEW DO BPTRAN .

Anônimo disse...

Fabyonney disse: Seu Otário, que fala pelas costas. Minha consciência é limpa, quando abordei seu colega, o mesmo não queria ser abordado, por que conhece muitos policiais, que é furado pelos mesmos, como ele falou, tanto na hora, como na delegacia. Você que pega sorvete, agua, jornal, revista, etc, com o mesmo, seu furão, ladrão é você. meu compromisso e com a lei, doa a quem doer. Mais hoje em dia, o certo é o errado. Mais ainda existe a lei, peguei a pior juíza, para quem é policial. Pergunte a seu colega o que a Juíza fez com ele, 12 (Doze) Cesta básica e 5 anos. Seu amigo, foi com 3 advogados e eu só com deus. Na ocorrência estava com o SGT Nivaldo, e uma Sd de 2010, Sgt Nivaldo, tem um dos melhores conceitos do Bptran, como ele só conheço um, o SGT felix, ambos não tem uma punição. Antes de falar ou escrever, olhe para dentro, lave bem a boca e as mãos, se for melhor do que eu, pode sacudir a primeira pedra. Lembre-se dos dez mandamentos. Falso testemunho, que Deus tenha pena de você. coitado

NIVALDO disse...

O ENRUSTIDO SAFADO QUE ESTÁ ACUSANDO O FABYONEI DE LADRAO,NO MÍNIMO VOCE É MAIS UM DAQUELES QUE FICAVA FURANDO SORVETE E AGUA DESSE ELEMENTO DA BARRACA,E QUE LÁ NA OCORRENCIA FOI PEDIR PARA RELEVAR A SITUAÇAO E LIBERAR O ACUSADO.O CARA FOI PRESO PORQUE SE RECUSOU A SER SER REVISTADO E DESACATOU O PM COM AGRESSAO FÍSICA E RESISTIU A PRISAO, POR ISSO FOI PARAR NA MALA DA VTR E NA CENTRAL DE POLICIA.

Anônimo disse...

Caro anônimo já que voce sabe que o cel batinga esta exigindo dinheiro de comerciantes porque voce não denuncia ao ministerio publico, deixe de ser safado voce utiliza do anonimato para denegrir a imagem de um homem de bem, apresente provas .o cel batinga naoprecisa disso quem convive com ele sabe do seu caráter.procure o que fazer falar dele e fácil o difícil e ser ele.tom

Anônimo disse...

DÁ A TUA MULHER A ELE CôRNO BABÃO.

Anônimo disse...

VÃO SE LASCAR BANDO DE RECRUTAS PESTES,QUANDO LEVAREM UMA CANETADA NÃO DIGO NADA...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Vocês deveriam buscar fontes confiavéis antes de sair escrevendo qualquer merda sobre um assunto que vocês não conhecem, ter um filho com cancêr não quer dizer que o PM ou qualquer um pode sair por ai fazendo o que quer. Um dia desses um PM metido a doido como esse Fabioney encontra outro doido como ele e ai vamos ver quem é mais doido. O SD Franklin saiu do ciods por que não quiz servir de manobrista para um capitão que determinou que o mesmo fosse manobrar seu carro particular que estava trancando uma das viaturas dentro do estacionamento da seds. vc lembrou bem, ele passou no CFO 2013, daqui uns anos vai ser oficial e o que se faz de louco continuara CB, vocês deveriam arrumar uma vaga pro fabioney na academia, defendem tanto ele que dá até pena do bixinho.

Anônimo disse...

COMPANHEIRO, JÁ VI QUE VC DEVE SER DA TURMA DESSE FABIONEI, MEU FILHO TÁ DOENTE E NEM POR ISSO ANDO POR AI FAZENDO MERDA, TRABALHO COMO UM HOMEM, DOS MEUS PROBLEMAS COM A SAUDE DO MEU FILHO CUIDO EU. FICAR DEFENDENDO UM BOSTA COMO ESSE FABIONEI É PERDA DE TEMPO, ACHO ATÉ QUE SEI QUEM É VC, COLOQUE SEU NOME NOS PROXIMOS COMENTARIOS, SEJA HOMEM, FICAR FAZENDO FOFOQUINHA DE PRAÇA É NEGOCIO DE GENTE SAFADA, QUE NÃO TEM MORAL PARA COLOCAR A CARA NO QUE ESCREVE. SE O SD FRANKILIN ESTIVESSE ERRADO NÃO DÁ O DIREITO DESSE TABACUDO CHUTAR O CARRO DO CARA, QUEM ELE PENSA QUE É. SE FOSSE PARA CHUTAR, CHUTASSE O CARA.

Anônimo disse...

EITA GENTE, VOLTANDO AO PASSADO, QUE TAL INDICAR O SGT BRÁZ DO CIODS, ESSE SIM, CONHECEDOR DE LEIS E BRIGADOR COM O SÃO GILMAR DESDE A ÉPOCA DA RP, ATÉ O 1º BPM, QUEM O CONHECEU ATUANDO Nº 1º BPM O CONHECE PRINCIPLAMENTE AQUELES TENENTES E SUB TEN DA ÉPOCA, SUB TEN DILSON, RINALDO, TENENTES LILIAN, CELSON, TORRES. JOTA PAULO E OUTROS MILITARES, QUE NÃO TINHA CORAGEM DE ENFRENTAR O SÃO GILMAR, E EMPURRAVA O SGT BRAZ, QUE SABIA EMPURRAR DIREITINHO NO SÃO GILMAR, MESMO SENDO PUNIDO. SGT BRAZ O FUTURO DEPUTADO ESTADUAL JA, VAMOS INDICA-LO GENTE..... ATENCIOSAMENTE ST MARCOS

Anônimo disse...

uma boa ideia, esse cara tem atidude, postura e coragem, não tem papa na lingua, lembro que muitas vezes ele foi ao ministerio publico e imprensa denuncia vários comandantes de batalhão,esse não é o roberto carlos, mais é o cara

Anônimo disse...

uma boa ideia, Sargento brás, deputado estadual. pronto vai quebrar esses oficiais bunda mole, espera mais um pouco são gilmar, vai para reserva não, espera o gostinho do brás, ser candidato e deputado. que você e os demais pilantras de estrelas da pm, vão se vê..kkkkkkkkkk vamos apoiar o sgt brás gente..... cb adalberon

sgt brasil disse...

oxente bixinho, fala de fabionei, manda o cara colocar o nome mais, não coloca o seu, esse só pode ser o bosta do Sd Franklin, o fabionei tem gente para defende-lo, e colocou o nome, agora esse bosta não.

Anônimo disse...

companheiros a nossa briga deveria ser contra esses sangue sugas que estão no poder ganhado muito bem, enquanto a gente brigando entre nós, vamos nos unir e brigarmos sim pelos nossos direitos e salários que é o mais importante.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver