O Comandante Do Valle

“Vivemos de conversas vãs, de pessoas que utilizam a Polícia e os números para fazer política suja, muitos se aproveitam dos números do analfabetismo para manipular números e fatos, dessa opinião pública burra de educação e cultura.”

“DEPOIS DE UMA TEMPESTADE, VEM SEMPRE OUTRA! Quem gosta de paz e descanso vai ser Padre e não POLÍCIA... Aqui o bicho pega irmão, CAVEIRA!”

(Tenente-coronel Do Valle)

Que o Tenente-coronel Do Valle é combatente e operacional, disso não temos dúvidas. E quem acompanhou as operações policiais na área da sua Unidade nos últimos dias, pode perceber o quanto ele é um Comandante que trabalha com disposição ao lado da tropa. No entanto, partindo da premissa de que ele nem sempre é bem assessorado – ao mesmo tempo em que queremos alertar sobre uma falha que ainda pode ser corrigida, desde que ele queira –, hoje vamos revelar algo que aconteceu no 4º BPM, o Batalhão do Comandante Do Valle.

Um comandante de uma das Bases Comunitárias (da região de Maceió) informou-nos que um sargento saiu do Comando da Base em que trabalhava, no 4º BPM, simplesmente porque denunciou ao Doutor Maurício Brêda o descaso dos delegados com os militares que apresentam ocorrências na Central de Policia, assim como as dificuldades encontradas com as mazelas locais, bem como com a sociedade (que boa parte das vezes mais atrapalha a polícia que ajuda).

O militar em questão, que foi destituído da função, é o Sargento Miranda, que devido à falta de respeito como estava sendo tratado pelas autoridades, e porque reclamou da sociedade e fez a denúncia da falta de empenho dos demais órgãos – o que prejudicava o desenvolvimento das atividades diárias na filosofia do policiamento das Bases Comunitárias –, foi interpretado de forma totalmente equivocada pelo Major Alexandre, que chamou o Miranda e os demais comandantes de Base, e, sem maiores explicações, reclamou asperamente com os mesmos sobre as suas reivindicações, sendo que, além de proferir ameaças gratuitas perante todos que estavam presentes, ainda fez ver o peso do seu cargo e de sua patente.

E foi o peso de uma a patente que, de fato, tirou o Sargento Miranda. Isso porque algumas pessoas incomodadas com o Sargento Miranda, “solicitaram” do Comandante do 4º BPM o seu afastamento. E apesar da resistência do Tenente-coronel Do Valle (homem de bem), obrigaram-no a tirar o sargento da base.

O que pouca gente sabe, é que esse mesmo Sargento Miranda era constantemente elogiado pelo Major Alexandre, e por conta de um comentário do Juiz Maurício Brêda, segundo o que próprio major revelou para a tropa, “tinha que tirar o sargento de lá porque ele estava fazendo política.

Segundo o depoimento de um graduado que conhece o Sargento Miranda, a situação é revoltante:

“Não só conheço bem o Miranda, como compartilhei com ele diversas opiniões em reuniões no núcleo [da Base]. Ele foi um batalhador por aquela base. Todo e qualquer lugar onde andávamos víamos os comentários positivos pelo belo trabalho que ele vinha realizando, e agora, resultado, o juiz fala e ‘eles’ [o Comando do 4º BPM] cumprem sem dar explicação de nada, sem nem ao menos defender o subordinado. Eu me sensibilizei com o Sargento Miranda e toda essa situação, porque ele realmente é um homem batalhador e o que ele fez e faz pela polícia, no seu trabalho, duvido que lá no 4º BPM encontrem um que faça exatamente o que ele vinha fazendo em relação à comunidade. Parabéns, amigo, estou com você. Só estou ainda à frente dessa mentira toda (rotulada de ‘filosofia comunitária’) por conta de alguns privilégios. Porque senão, jamais atuaria nesse tipo de policiamento. Por mim, toda ocorrência do Loteamento Durville deveria ser resolvida pela Central e não pela Base, porque não vale à pena a gente se dedicar, se envolver, sem ter uma contrapartida, que é o apoio. Em 13 de outubro de 2011 eu prendi um mala armado no Durville e, depois do que passei, pra mim chega.”

Embora pareça sem sentido, ou carregado de revolta, o depoimento acima chama a atenção para a seguinte constatação: o policiamento das bases comunitárias não é aplicado conforme a filosofia desse tipo de policiamento, a razão principal é a ingerência que ele sofre. E foi exatamente por isso que, pelo 1º BPM, o Sargento Bitencourt, da Base do Vergel, embora estivesse fazendo um belíssimo trabalho junto à comunidade, foi “substituído”.

A nosso ver, o Comandante Do Valle deveria tomar partido pelo(s) seu(s) subordinado(s), principalmente quando os mesmos estão com razão. Em todo caso, querendo o Do Valle chegar ao real motivo da substituição do Sargento Miranda, isto é, ao seu pivô, basta consultar as ligações telefônicas arquivadas na Central Integrada de Operações da Defesa Social (CIODS) onde um cidadão de nome Fábio (do Osman Loureiro), apresentando-se como “primo legítimo” do Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Maurício César Brêda Filho, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEG), conforme ele faz questão de deixar claro, alegando ter “pessoas suspeitas nas imediações da sua residência”, solicita periodicamente a presença do policiamento no local para fazer rondas e abordagens – sendo que, na verdade, o que ele quer é exclusividade no policiamento, em detrimento da sociedade.

E foi por isso, por conta dos trotes de uma pessoa que vive “alugando” a polícia, pela bajulação de um major que vive fazendo reunião sem resolver nada, e pela falta de apoio do seu comandante que o Sargento Miranda se envolveu nessa situação.

Gostaríamos que o Tenente-coronel Do Valle atuasse nesse caso da mesma forma e com a mesma disposição como se apresenta perante a sociedade.

“DEPOIS DE UMA TEMPESTADE, VEM SEMPRE OUTRA! Quem gosta de paz e descanso vai ser Padre e não POLÍCIA... Aqui o bicho pega irmão, CAVEIRA!”

(Tenente-coronel Do Valle)

Precisamos eleger um Deputado Estadual para representar os nossos interesses!

27 comentários :

Anônimo disse...

esse mesmo dr. maurício brêda realmente é primo do fábio do osman loureiro, que vive passando trote prá policia, porque quer exclusividade no policiamento, vive constantemente denunciando os policiais da base do osman.

Anônimo disse...

vcs companheiros militares não sabem o que ocorreu em uma das visitas desse magistrado em uma base comunitária aqui em maceió,juntamente com o inrresponsável do maj alexandre, surgiu a denuncia na tal base e o mesmo primo do denunciante, simplismente tomou partido e acabaram punindo com a perda do comando da base o sgt pm miranda, homem de bem e de bom coração, resultado, tiraram o sgt da base, hj a mesma base vive abondonada e eles que falaram que o sgt estava fazendo politicia, e ai, o que vcs acham? se ele vive se promovendo juntamente com o governador e o majozinho pegando bigu...

Anônimo disse...

tiraram vc miranda, manda esse maj alexandre seu amuricio brêda tomar conta da base do osman, ele não sabe um palmo do nariz da região, faz algumas perguntas sobre alguma comunidade que ele não conhece nada, ele mesmo tem falado em reuniões, e rindo de algumas perguntas sobre projetos, tira esse cara dai e traz de volta o maj casado, ele sim conhece cada detalhe de todas as regiões, porque andava com nós policiais e o maj alexandre é uma reunião atras da outra e não resolve nada, flamos em gratificação, ele bronqueou, não peçam deixe que eles vão vê, agora por outro lado gostei do patriota, atemcioso, mais uma andorinha só não faz verão.

Anônimo disse...

agora é que esse juiz de futebol vai fazer a farra, foi aprovado e já disponivel, uma soma absurda para a construção de novas bases, que diga de passagem, custa aos cofres publicos r$ 600.00,oo, parece mais um chiqueiro feito em uma semana, e ele ainda fala em ótima estrutura, manda esse louco cassar bandido, assim ele aprende como é a vida militar.

andreiabrasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andreiabrasil disse...

como é.............cornagem na parada

Anônimo disse...

É coronel...reconhecimento profissional(e pessoal) devem fazer parte de alguém com uma postura igual a sua.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Militar revoltado
Pessoal, sempre que alguém ofender, xingar, fazer falsas imputações nos comentários, só deixem se a pessoa usar as suas próprias contas, pois assim é mais fácil meter um proceso pra cima, como certamente vai acontecer com essa tal "andreiabrasil". Obrigado

Anônimo disse...

Tem que unir a tropa contra a falta de respeito com a tropa e o abuso desse pessoal que acha que tem condição financeira tem que ter policia a sua disposição 24h, a população deveria tomar providencia e cobrar do governo, pra o governo não beneficiar só quem tem dinheiro, pois nesse governo é assim

Anônimo disse...

OLHA O MIRANDA JÁ É ANTIGÃO E SABE QUE NA PMAL NÃO VALE A PENA MORRER POR ELA .ISSO É O QUE DAR QUERER SER O CERTINHO .AGORA ESPERO QUE ELE SE LIGUE E DEIXE DE SE OTÁRIO,POIS NOSSA PMAL NÃO GOSTA DE POLICIAIS DEDICADOS E SIM DE FOLGADOS ,ASSIM COM EU QUE NÃO FAÇO NADA POR ELA.se liga miranda tu e outros que vivem morrendo pela pmal,olha oq ue tu ganhou!!!!1

Anônimo disse...

Muita gente critica o TC Do Valle, eu queria ver qualquer um na pele dele. Quando a Comissão chegou ao 4º BPM, o Juiz Mauricio Breda, já foi logo perguntando ao TC Do Valle, se o mesmo já havia tirado o Sgt Miranda da BCS Osman Loureiro, porque o mesmo estava com muito envolvimento com poíticos e não queria o mesmo lá.
Quem é o TC Do Valle para desobedecer uma ordem judicial?

E quanto ao triste comentário acima, sobre a vida particular das pessoas, não interessa. Estamos tratando de um assunto sério, mas sempre aparece uma engraçadinha como esta para querer se destacar e mudar o foco do assunto principal.

Anônimo disse...

Creio que esse belíssimo espaço ,não seja, para denegrir a imagem de ninguem,e sim,para mostra,divulgar e alertar para as pessoas de bem de Estado o que de real esta acontecendo.Pois tem muita autoridade fazendo politicagem.

Anônimo disse...

COMPANHEIROS DAS BASES, SIMPLESMENTE CUMPRAM COM AS OBRIGAÇÕES BÁSICAS. QUE A UTOPIA DA FILOSOFIA DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO FIQUE DENTRO DAS SALAS DE AULA, OU NA CABEÇA DESSAS "AUTORIDADES" BISONHAS. A SOCIEDADE QUER ATENÇÃO DO GOVERNO, MAS ESSES CABEÇAS DE BAGRES NÃO ESTÃO NEM AÍ, O QUEREM É DINHEIRO E RECONHECIMENTO.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Já estudei profundamente a filosofia de polícia comunitária e cheguei a uma conclusão: a maneira como as autoridades de Alagoas conduzem esse tipo de policiamento é uma piada.

Sargento Gilberto disse...

Caro comentarista que disse que “Muita gente critica o TC Do Valle (...)”. Se você presenciou o que o Juiz Mauricio Breda “perguntou” ao TC Do Valle, então, a meu ver, você trabalha na parte burocrática da Unidade. Nesse caso, se a sua função permitiu-lhe presenciar tal diálogo entre as duas autoridades, então sua proximidade com o comandante do Batalhão é grande. Sendo assim, faça um favor:

Diz para o TC Do Valle que a CF/88, art. 5º, II, assegura que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. No caso, a lei em questão é a Lei nº 6.399, de 15 de agosto de 2003, mais conhecida como LOB da PMAL, que em seu art. 179, estabelece que “o comandante de unidade ou subunidade operacional independente é o responsável pela administração, instrução, disciplina e emprego da tropa sob suas ordens, em consonância com as diretrizes, planos e ordens emanadas do escalão superior”.

Portanto, isso que o Dr. Brêda fez, mesmo sendo o presidente do CONSEG, foi ingerência. E o TC Do Valle tem a lei a seu favor para respaldar as suas ações ou omissões.

Anônimo disse...

Resta agora ver, Sargento Gilberto, se o Coronel Do Vale tem culhões para peitar as autoridades (da mesma forma como persegue bandidos nas ruas) fazendo valer as prerrogativas do cargo.

Anônimo disse...

Cornagem VALLE??????

Anônimo disse...

Em relação a esse texto, apenas deverá ser retirada a parte que diz que o sr. sargento Bitencourt foi substituído. Na verdade ele pediu pra sair, e segundo ele, tá bem feliz!!

O policiamento comunitário deve ser considerado algo importante para a cidade. Tem um objetivo diferente, mas que não temos condições de ser efetivado. QUEM COMANDA ESSE ESTADO, ou QUEM TEM PODERES nesse estado, não quer. Então, acho que no minimo, colocar culpa em um ou outro sobre esses problemas é no minimo um equivoco.

SEI DAS LIMITAÇÕES DESSE BLOG (DAS PESSOAS QUE ESCREVE PARA O BLOG), MUITAS VEZES POSSUI POUCA CAPACIDADE DE REFLEXÃO. MAS É BOM FAZER UM ESFORÇO!

Anônimo disse...

FÁBIO DO OSMAR, É ESSE GORDO RELAXADO QUE VIVE A SE CANDIDATAR PARA O CONSELHO TUTELAR E PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO É DE TÁ FAZENDO ESSES TIPOS DE COISAS MESMO, ESSE PREGUIÇOSO SEMPRE FOI DISSO MESMO. DEVERIA TER MAIS RESPEITO AOS POLICIAIS QUE ATUAM NESTA ÁREA, MAS ELE ACHA QUE PODE SE INTROMETER NO SERVIÇO DA POLÍCIA. TEM GENTE QUE SE ACHA NO DIREITO DE SAIR POR AÍ PREJUDICANDO OS OUTROS POR NADA E AINDA QUEREM MANDAR NO SERVIÇO DA POLÍCIA.

Anônimo disse...

ESSE CIDADÃO DE NOME FÁBIO DO OSMAR VIVE A DENUNCIAR, FAZER FALSAS ACUSAÇÕES, TROTES ETC E NENHUMA PROVIDÊNCIA SÃO TOMADAS. TROTE É CRIME COMO TAMBÉM DENUNCIAR FALSO CRIME. ESSE FÁBIO VIVE LIGANDO PARA OS PROGRAMAS DAS RÁDIOS PRA FAZER FALSAS DENÚNCIAS, ELE TÁ QUERENDO É APARECER E PODER MAIS A FRENTE PEGAR UMA VAGA DE VEREADOR. VIVIA NOS SITES DOS JORNAIS alagoasemteporeal, cadaminuto, gazetaweb, alagoas24horas, tribunahoje, tnh1 fazendo elogios ao Ex-prefeito de Maceió, isso é um babão, cabueta, xeleléu doidinho pra arruma uma vaga de baba ovo no gabinete do Prefeito.

Anônimo disse...

ESSE CIDADÃO DE NOME FÁBIO DO OSMAR VIVE A DENUNCIAR, FAZER FALSAS ACUSAÇÕES, TROTES ETC E NENHUMA PROVIDÊNCIA SÃO TOMADAS. TROTE É CRIME COMO TAMBÉM DENUNCIAR FALSO CRIME. ESSE FÁBIO VIVE LIGANDO PARA OS PROGRAMAS DAS RÁDIOS PRA FAZER FALSAS DENÚNCIAS, ELE TÁ QUERENDO É APARECER E PODER MAIS A FRENTE PEGAR UMA VAGA DE VEREADOR. VIVIA NOS SITES DOS JORNAIS alagoasemteporeal, cadaminuto, gazetaweb, alagoas24horas, tribunahoje, tnh1 fazendo elogios ao Ex-prefeito de Maceió, isso é um babão, cabueta, xeleléu doidinho pra arruma uma vaga de baba ovo no gabinete do Prefeito.

Anônimo disse...

FÁBIO DO OSMAR, É ESSE GORDO RELAXADO QUE VIVE A SE CANDIDATAR PARA O CONSELHO TUTELAR E PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO É DE TÁ FAZENDO ESSES TIPOS DE COISAS MESMO, ESSE PREGUIÇOSO SEMPRE FOI DISSO MESMO. DEVERIA TER MAIS RESPEITO AOS POLICIAIS QUE ATUAM NESTA ÁREA, MAS ELE ACHA QUE PODE SE INTROMETER NO SERVIÇO DA POLÍCIA. TEM GENTE QUE SE ACHA NO DIREITO DE SAIR POR AÍ PREJUDICANDO OS OUTROS POR NADA E AINDA QUEREM MANDAR NO SERVIÇO DA POLÍCIA.

Cb Hailton disse...

Faço minhas as palavras do Sgt Gilberto.

Anônimo disse...

ipm nesse grupo de bombeiros que se escondem nesse blogue. tc va na corregedoria do bm e indique os bms que sao blogueiros. eles dao a corda pra as mas linguas puxarem. sao uns covardes. bando de filha da puta safado. e se nao me engano tem mais mulher que homem por tras disso. mulher fofoqueira. parem de postar fotos dos outros e de chamar de c... e outros nomes seus canalhas.

Anônimo disse...

Primeiramente para vocês falarem de alguém vão aprender a escrever que não é OSMAR É OSMAN,pelo visto vocês também só vivem olhando a vida do povo porque para dizer até o que o cara faz 24hs fala sério! Cada um faz o que pode se ele incomoda o problema é de vocês porque os incomodados que se mudem queridinhos :) \o/

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver