Um homem honrado, acima de tudo!

Recebemos, em nossa conta de e-mail, a seguinte carta:

Uma coisa que aprendi muito bem, desde criança, foi respeitar as pessoas. Aprendi também que na vida, social ou familiar, é preciso deixar um legado de bons exemplos para as futuras gerações. E assim vou vivendo: aprendendo e ensinando a respeitar as pessoas. E a vida nos proporciona momentos que nos fazem refletir.

Ainda fico atônito quando me recordo do que pode fazer uma “mera” acusação escrita, e inverídica, na vida de um cidadão de bem, honrado, honesto e trabalhador como eu. Sim, eu mesmo: Paulo Eugênio Freitas, Capitão da Polícia Militar de Alagoas, um Oficial que aprendeu a honrar a farda que veste, que sabe de sua importância como cidadão e servidor público que luta e defende outros cidadãos alagoanos. Essa é minha missão e eu sei honrá-la!

E foi no fatídico dia 23 de setembro de 2010 que vi minha casa e minha vida sendo ameaçadas por acusações infundadas, desrespeitosas, contra minha pessoa, contra minha dignidade. Como um bilhete anônimo teve tanto poder para me abalar psicologicamente. Não que tivesse culpa, e que, por dois anos seguidos e dias seriados, corri à procura das autoridades para provar a minha inocência.

Esse dia chegou, novos tempos, saiu nas páginas dos jornais que sou inocente.  Já estão aparecendo os verdadeiros culpados pela morte de quatro jovens adolescentes no Benedito Bentes, na intitulada “Chacina do Benedito Bentes”. Essa manchete jamais vou esquecer, porque me feriu no que tenho de mais puro: a minha honradez. E não foi uma tarefa fácil provar minha inocência.

Por dias e dias bati à porta dos locais certos, e às vezes incertos, para mostrar que nunca me envolvi em crime algum. Daí eu me pergunto: “Por que logo eu, ser acusado de matar ou de mandar matar adolescentes?” Ainda me dói na alma essa acusação. Dói forte, acreditem, porque sei o que é lutar para retirar do mundo das drogas jovens adolescentes do Benedito Bentes. Creio que meu projeto, o Pró-Paz, em prol da garotada no “Biu” tenha causado ciumeira e medo, mas o meu interesse não era a política partidária, era apenas a política humanitária, a política que salva vidas, que dá perspectivas a quem talvez quase não tenha. E o projeto foi interrompido, e por um bilhete.

Mas a vida e a dignidade de quem busca acertar e melhorar o mundo muitas vezes é abalada, sacrificada, desonrada. Jesus Cristo é o maior dos exemplos. Foi crucificado por querer salvar vidas; Gandhi, na Índia; Nelson Mandela, na África; Chico Mendes, na Amazônia; em Alagoas, Sílvio Vianna foi morto porque queria fazer o correto. E por que comigo seria diferente? Como eles, também fui injustiçado por um bilhete que, de forma irresponsável, provocou a ida de policiais até minha casa, me pegando de surpresa como se eu fosse um criminoso. Pior ainda: exposto à humilhação pública. Naquele momento, o espetáculo estava pronto e coberto pelos holofotes de alguns veículos de comunicação, que mais pareciam querer promover um espetáculo midiático. E promoveram. Mas a verdade sempre vem à tona, e eu, como forte e determinado que sou, não poderia esquecer os 45 dias de recolhimento na minha academia de polícia, nem esquecer que tive meu sigilo telefônico quebrado, intermináveis interrogatórios, portas fechadas, minha honra afetada.

video

Jamais deixei de me indignar contra o desrespeito a que fui submetido como pessoa humana. E fui à luta baseado na frase do ex-vice-presidente José Alencar, do governo Lula, que dizia: “Eu não tenho medo de morrer, tenho medo de ser desonrado”. Para esta frase e para meu mestre inspirador José Alencar, eu tiro o meu chapéu, como também para todas as pessoas que acreditaram na minha verdade, na minha decência e inocência.

Paulo Eugênio Freitas – Capitão PMAL e Relações Publicas

20 comentários :

Anônimo disse...

Agora vem o "troco". E ninguém que contribuiu para essa tamanha vergonha vai ficar impune, seja lá quem for a autoridade que errou. Agora vem "a lei do retorno".

Anônimo disse...

Perfeito! Não imaginei que isso foi ser divulgado aqui.

SGT ADEILDO disse...

TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM O CAPITÃO EUGENIO, E SENTIA MUITO POR TODA ESSA SITUAÇÃO VEXATÓRIA EM QUE PPMM SÃO COLOCADOS NA MÍDIA, COMO SEMPRE DIZEM, COMO NÃO TEM NOTÍCIA , PAU NA POLÍCIA, E COMO DA MATÉRIA ISSO. NÃP IMPORTA QUEM SEJA, COMO NO CASO DOS "INOCENTEZINHOS QUE ESTAVAM COM ALGEMAS APERTADAS, E LEVARAM UM CHEGA PRA LÁ , COMO TODA SOCIEDADE TEM VONTADE DER FAZER MAS TEM MEDO DE EXPRESSAR ESSA VONTADE, MAS FICAM "ATEROORIZADAS QUANDO OS JORNAIS CONSEGUE EXPOR A NÓS COMO TORTURADORES, HOMICIDAS, E OS NOSSOS CHEFES ? BEM DEIXA PRA LÁ ELES TÊM QUE MANTER SEUS CARGOS COMISSIONADOS, NUNCA E REPITO NUNCA ASSUMEM, A CONDIÇÃO DE QUALQUER CULPABILIDADE, ELES NUNCA ERRAM, E AGORA QUEM ERROU EM APRESENTAR A IMAGEM DO CAPITÃO A IMPRENSA, QUEM DEVE RESPONDER POR TUDO ISSO?

Anônimo disse...

META UMA LAPADA JUDICIAL NESSES CORONEIS TRAIRAS, PRA APRENDEREM A RESPEITAR UM HOMEM DE BEM, COISA QUE MUITOS DESSES CMT DA PMAL QUE PASSARAM NÃO SÃO ,RAÇA DE CORRUPTOS QUE SI VENDEM PRO GOVERNO E RAÇA DE TRAIDORES POR FICA CONTRA OS PM ,QUEREM NOMES ,EX: CORONEL LUCIANO SILVA DE MERDA E CORONÉ DARIO CESAR FRACO DA SILVA.

Anônimo disse...

Capitão Eugênio, Deus é fiel quem confia no senhor, Ele fará justiça. Eugênio, fui injustiçado por 20 anos, sofri demais, esperei com paciência, mas a verdade chegou, e a mentira foi desmascarada. Quanto a você irmão eu não tinha dúvida de sua inocência, graças a Deus estás livre e aqueles que ti caluniaram um dia vão prestar conta a Deus. Que Deus abençoe você e sua família.

Anônimo disse...

Parabéns Maj Eugênio. Sou Oficial da PMAL e lhe admiro muito como profissional que o Sr. é.

Anônimo disse...

Logo logo, a Justiça do Todo Poderoso D'us chegará a casa daqueles que contribuíram com todas as acusações insanas. O que o homem semear ele ceifará.

Anônimo disse...

Mas que promotora fraca da fhorra, num sabe nem o que está falando. Se o MP depender dela para julgar os acusados, certamente os malas sairão impune.

"esses homens são reincidentes em práticas DELITIVAS..." (o que aconteceu foi um crime)

"todos eles se encontram presos (por porte arma...)" (isso não é motivo de prisão, e sim de detenção)

quando a repórter disse que a pena deles iria aumentar, ela disse "na verdade, eles serão RESPONSABILIZADOS..." (sim, mas e a pena?)

ah!, tá, depois que ela disse disse que a prisão preventiva "já foi ACATADA pelo MP..." e que "os mesmos CONTINUARÃO PRESOS ATÉ O TÉRMINO DAS INVESTIGAÇÕES..." [lembre-se que as investigações já foram encerradas], só nos resta concluir que não vai dar em nada, e quem se arrombou, tendo a imagem exposta ao ridículo, sendo humilhado e tendo de gastar até o que não tinha, foi Cap Eugênio, que se phodeu, servindo de "bode RESPIRATÓRIO" (expiatório, não, RESPIRATÓRIO MESMO - pois foi essa chacina e a elucidação dada com a sua prisão o que fez com que Dadá "respirasse" e se mantivesse no cargo...)


Anônimo disse...

Agora, ele tem que fazer como o Cap Fortes: entrar com uma ação na Justiça pedindo reparação por danos morais.
O Cap Fortes ganhou.
Quando esses jornalecos de Alagoas e seus jornalistazinhos de 5ª começarem a sofrer as consequências pelas difamções que impingem aos homens de bem desse Estado, a coisa mudará de figura.

Anônimo disse...

Eugênio, que Deus te abençõe, o tempo , cura as feridas mas ficam as cicatrizes , sei como é, tudo que a gente faz, que seja para ficar em paz con nós mesmos, pelo prazer do dever cumprido,não espere reconhecimento , apenas entrega teu caminho ao senhor confia nele e tudo ele fará !!! Já falamos sobre isso meu chapa , uma certa vez,, lembra?...eu mesmo já chutei o pau da barraca, literalmente..kk.. fica em paz meu velho.

Anônimo disse...

Conheço Paulo Eugênio, desde menino, o Paulinho, como era conhecido no Jardim das Acácias, é sempre a mesma pessoa, menino bom, amigo, atencioso e cumpridor do seu dever. É paulinho, bola pra frente meu irmão, a trajetória da vida, infelizmente tem estas coisas. Eu já fui vitima de um bilhete anônimo e guardo ele até hoje, por sorte não foi escandalizado, por ter chegado as mãos de de uma pessoa descente, segurou porque era tudo mentira, mas me machucou muito, com tanta mentira e tanta maldade.

Anônimo disse...

(Bibi)Parabéns Maj Eugênio. Também sou da PMAL e lhe admiro muito pelo profissional que sois. Ainda estou lotado no 5ºBPM e ja trabalhamos juntos. Um abraço.

Anônimo disse...

Promotor debuncia seu asno. Fico pasma com o que eu leio aqui no bef(bofes encubados fuleiros) falem de mim quem quise, mas sou OFICIAL e vao se fuder quem quiser. Ten Noamir a boa da PMAL.

Anônimo disse...

Nós que não atestamos esses falsos líderes (Maj Fragoso, Sgt Teobaldo, Cb Simas, Cb Soares, etc) repudiamos os silêncios de vocês. O que vocês fazem muito bem é ir para imprensa dizer que está tudo bem com a tropa. A exemplo do Sargento Eglivan, Diretor da ASSMAL, que a mando do Sgt Teobaldo foi para imprensa dizer que estava tudo bem com a segurança pública em nosso Estado.
Assim como o Maj Eugênio, sócio das duas Entidades de Classe (ASSMAL e ASSOMAL) ficou sozinho para se defender desse absurdo que aconteceu com ele, como os outros colegas sócios que também ficaram sozinhos quando foram acusados de crimes que não cometeram.
Maj Fragoso, Sargento Teobaldo, Cb Simas, Cb Soares estamos investigando vocês. Nos aguardem! Nos aguardem! Nos Aguardem!

Anônimo disse...

Major vc é uma pessoas de bem, porém deixe de se meter em confusão quando não estiver de serviço !! E tome conta de seu filho que gosta de se aparecer nas suas costas ! Lembre-se que se a farda, nós POLICIAIS somos meros civis. Deixe de ser metido a operacional, não gaste energia a toa, guarde para o serviço quando estive de serviço.

Anônimo disse...

Major não se esquesa que quem apresentou a acusação foi aquele merd desse VEREADOR SILVANO BARBOSA, PAU NELE, ai ele gosta, meninha de mamamae. vereador cabra sss........

Anônimo disse...

EU SEMPRE ACREDITEI NO CP EUGENIO,NA SUA INOCENCIA .E AGORA FOI MOSTRADO ISSO COM SUA INOCENCIA.EU SOU AMIGO DELE E DO TEN ADAIL E FIQUEI MUITO ALEGRE POR ISTO.DEUS É FIEL NA TUA VIDA ,MEU AMIGO.CB JCARLOS BPESC

Anônimo disse...

Eugênio, vc não é santo que se cheire,vai, e não vai, vc apronta, igual ao rocha lima..

Anônimo disse...

isso e um pisicopata

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
Não se omita, deixe a sua participação.

Se quiser fazer contato por e-mail, escreva para contatobriosaemfoco@gmail.com

Guarnição da bef

Destaque nos últimos 30 dias

 
Meu Profile: Área Restrita - Somente PESSOAL AUTORIZADO pode ver